Lançado em 2017, o Fiat Argo entrou no mercado nacional com versões para atender necessidades variadas. Sendo assim, a fabricante oferece o modelo com três opções de motor (1.0L/1.3L/1.8L) e dois tipos de câmbio (manual/automático).
Nesta avaliação destacamos o Fiat Argo Drive com motor 1.3L e câmbio manual, ou seja, uma opção intermediária e de características urbanas.
O hatch da Fiat tem capô com vincos que formam um V. Os faróis são grandes e saem pelas laterais. A grade tem o logotipo Fiat ao centro, abaixo, o para-choque na mesmas cor da carroceria, tem pequenas entradas de ar nas extremidades e uma grade menor. As luzes auxiliares são opcionais, estão em cada uma das extremidades. Sem as luzes, as molduras são na cor preta.
Nas laterais, o Fiat Argo Drive 1.3 com o câmbio manual tem como opcional os adesivos pretos nas colunas das portas. Os retrovisores são na mesma cor da carroceria, mas o interessado pode optar pela cor preta, também como opcional, eles têm as lâmpadas repetidoras. Um vinco que começa na moldura do farol segue para a altura das maçanetas, ele atravessa toda a extensão e termina na lanterna traseira. Os vincos também estão na parte inferior das portas. As radas são de aço 14 polegadas com pneus 175/65 R14 e calotas.
A traseira traz aerofólio no teto, limpador no vidro, um vinco está logo abaixo. No centro da tampa do porta-malas o logotipo Fiat. As lanternas invadem a tampa, o para-choque é na cor do carro, com refletores nas extremidades, abaixo uma moldura preta para reforçar o visual esportivo.
Em dimensões, o Fiat Argo tem comprimento de 3,9 metros, sua largura é de 1,7 m, a distância entre-eixos é de 2,5 m e a altura de 1,5m. Já no porta-malas a capacidade é de 300 litros.
No interior, o painel de instrumentos tem o velocímetro e odômetro analógicos, no centro uma tela digital que mostra a velocidade e as informações do computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso). Elas são acessadas pelo volante multifuncional que tem ajuste de altura. Os bancos são revestidos em tecido, o do motorista com ajuste de altura.
A central multimídia é item opcional, mas fácil de entender e utilizar. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, o que permite, além de espelhar, utilizar os aplicativos como Google Maps, Whatsapp, entre outros.
Nesta avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L, mostramos que o motor é o Firefly com potência de 101 cv (G)/ 109 cv(E) e torque de 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm. Este motor, um dos mais modernos do Grupo FCA, tem 4 cilindros em linha. Utiliza bloco e cabeçote de alumínio e corrente de comando, ou seja, não tem a correia dentada. Vale destacar que para preservar a vida útil, não comprometer as partes móveis e manter bons níveis de consumo e emissões de poluentes é necessário trocar o óleo no período recomendado e sempre utilizar o lubrificante especificado pela fabricante.
O consumo de combustível do Fiat Argo Drive 1.3L com etanol é de 9,4 km/l na cidade e 10,5 km/l com gasolina. Já na rodovia o consumo abastecido com gasolina é de 13,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Estes são os resultados validados pelo Inmetro no programa de etiquetagem veicular.
Com o ar-condicionado ligado, na avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L manual, sendo que o carro estava abastecido com álcool, o consumo urbano foi de 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na rodovia.
O Fiat Argo é um legitimo representante dos hatchs compactos que parece pequeno por fora, mas é grande por dentro. Ao entrar o motorista não tem dificuldades para ajustar o banco, volante e retrovisores e se colocar na posição ideal para dirigir. Um detalhe que chama a atenção é o painel de instrumentos.
A grafia é de fácil visualização, tanto do conta-giros como do velocímetro. No centro as informações digitais estão em harmonia, não atrapalham e nem confundem. Para acessá-las, apenas um toque do polegar é suficiente.
Depois de acionar o motor, percebe-se que o Argo tem bom isolamento acústico, já que pouco se ouve dos sons emitidos pelo motor.
Ao engatar a primeira marcha, acelerar e soltar a embreagem, o arranque surpreende. Não é como o de um modelo esportivo, mas para um hatch deste porte, com motor 1.3L o arranque é bom.
Todas as versões do Argo trazem de série o auxilio elétrico progressivo na direção, bem ajustado, consegue ser leve nas manobras de estacionamento e também firme ao fazer as curvas fechadas, transmite sensação de segurança em várias condições.
O hatch Argo com motor 1.3L câmbio manual é um veículo com características urbanas, por isso a pequena diferença em consumo. Na cidade ele vai bem no anda e para do trânsito. O câmbio é bem sincronizado, com trocas macias, precisas.
Já o Start/Stop de série, auxilia na economia, porém, por trata-se de um modelo com o câmbio manual, o motorista não pode esquecer de colocar em ponto morto e tirar o pé do pedal da embreagem para o equipamento ser acionado.
As suspensões estão bem ajustadas, isso faz com que passe por buracos, valetas e lombadas de maneira confortável.
Ao entrar na rodovia, também não decepciona. Desenvolve velocidade rapidamente, o motor é elástico, em uma redução no freio de até 70 km/h, não é preciso trocar a marcha ao voltar a acelerar e chegar a 100 km/h.
Para quem procura um modelo com bom desempenho e baixo consumo de combustível, sem ter a necessidade de porta-malas grande, o Fiat Argo 1.3L manual atende estas necessidades.
O Fiat Argo Drive 1.3L câmbio manual tem o preço sugerido de R$ 56.790. Entre os itens de série figuram o ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, os obrigatórios airbags duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD. Também traz predisposição para sistema de áudio o qual é composto por 4 alto-falantes, 2 dianteiros, 2 traseiros, 2 tweeters, antena e alarme antifurto. No interior há ainda a tomada 12V, travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível) e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.
A versão mostrada nesta avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L câmbio manual, tem preço total de R$ 63.747. Isso porque tem o Kit Bicolor HGT com o teto, retrovisores e detalhe do parachoque dianteiro, que custa R$ 950,00. As opções de pintura são: Branco Alaska com teto Preto Vesúvio; Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano; Cinza Silverstone com teto Preto Vesúvio e Branco Banchisa com teto Preto Vulcano.
O Kit Multimedia UCONNECT 7″, traz o volante com comandos de rádio e telefone. Segunda porta USB para passageiros traseiro e a Central Multimídia UCONNECT de 7′, com tela sensível ao toque, a qual aceita o Android Auto e Apple Car Play, tem o sistema Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz por R$ 3.050,00.
O cabide de banco preto que encaixa no encosto de cabeça custa R$ 211,00. Os sensores de estacionamento adicionam mais R$ 379,00. A manopla do câmbio personalizada sai por R$ 115,00.
Na parte exterior o farol de neblina custa R$ 1.057. Tem ainda adesivo de coluna Blackout por R$ 470,00 e o adesivo lateral Mopar por R$ 199,00. Para acomodar e distribuir melhor as compras no porta-malas, tem o porta-objetos flexível ecobag que custa R$ 226,00.
Motor: 1.3 Firefly
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 101 cv (G) a 6.000 rpm / 109cv (E) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Taxa de compressão: 13,2 : 1
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Dianteiro: Disco sólido
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 175/65 R14
Rodas: Aço estampado 14″
Comprimento: 3.998,mm
Largura: 1.724 mm
Altura: 1.501 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
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