Avaliação: Fiat Argo Drive 1.3 câmbio manual/ Foto: Saulo Mazzoni
Avaliação: Fiat Argo Drive 1.3 câmbio manual/ Foto: Saulo Mazzoni
Lançado em 2017, o Fiat Argo entrou no mercado nacional com versões para atender necessidades variadas. Sendo assim, a fabricante oferece o modelo com três opções de motor (1.0L/1.3L/1.8L) e dois tipos de câmbio (manual/automático).
Nesta avaliação destacamos o Fiat Argo Drive com motor 1.3L e câmbio manual, ou seja, uma opção intermediária e de características urbanas.
Fiat Argo Drive 1.3 manual, as luzes de neblina são opcionais/ Foto: Saulo Mazzoni
O hatch da Fiat tem capô com vincos que formam um V. Os faróis são grandes e saem pelas laterais. A grade tem o logotipo Fiat ao centro, abaixo, o para-choque na mesmas cor da carroceria, tem pequenas entradas de ar nas extremidades e uma grade menor. As luzes auxiliares são opcionais, estão em cada uma das extremidades. Sem as luzes, as molduras são na cor preta.
Fiat Argo Drive 1.3 com rodas de aço e calotas/ Foto: Saulo Mazzoni
Nas laterais, o Fiat Argo Drive 1.3 com o câmbio manual tem como opcional os adesivos pretos nas colunas das portas. Os retrovisores são na mesma cor da carroceria, mas o interessado pode optar pela cor preta, também como opcional, eles têm as lâmpadas repetidoras. Um vinco que começa na moldura do farol segue para a altura das maçanetas, ele atravessa toda a extensão e termina na lanterna traseira. Os vincos também estão na parte inferior das portas. As radas são de aço 14 polegadas com pneus 175/65 R14 e calotas.
Fiat Argo Drive 1.3 câmbio manual, o aerofólio traseiro é item de série/ Foto: Saulo Mazzoni
A traseira traz aerofólio no teto, limpador no vidro, um vinco está logo abaixo. No centro da tampa do porta-malas o logotipo Fiat. As lanternas invadem a tampa, o para-choque é na cor do carro, com refletores nas extremidades, abaixo uma moldura preta para reforçar o visual esportivo.
Em dimensões, o Fiat Argo tem comprimento de 3,9 metros, sua largura é de 1,7 m, a distância entre-eixos é de 2,5 m e a altura de 1,5m. Já no porta-malas a capacidade é de 300 litros.
Painel com informações analógicas e digitais/ Foto: Saulo Mazzoni
No interior, o painel de instrumentos tem o velocímetro e odômetro analógicos, no centro uma tela digital que mostra a velocidade e as informações do computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso). Elas são acessadas pelo volante multifuncional que tem ajuste de altura. Os bancos são revestidos em tecido, o do motorista com ajuste de altura.
A central multimídia é item opcional, mas fácil de entender e utilizar. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, o que permite, além de espelhar, utilizar os aplicativos como Google Maps, Whatsapp, entre outros.
Motor 1.3 Firefly, um dos mais modernos da FCA/ Foto: Saulo Mazzoni
Nesta avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L, mostramos que o motor é o Firefly com potência de 101 cv (G)/ 109 cv(E) e torque de 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm. Este motor, um dos mais modernos do Grupo FCA, tem 4 cilindros em linha. Utiliza bloco e cabeçote de alumínio e corrente de comando, ou seja, não tem a correia dentada. Vale destacar que para preservar a vida útil, não comprometer as partes móveis e manter bons níveis de consumo e emissões de poluentes é necessário trocar o óleo no período recomendado e sempre utilizar o lubrificante especificado pela fabricante.
O consumo de combustível do Fiat Argo Drive 1.3L com etanol é de 9,4 km/l na cidade e 10,5 km/l com gasolina. Já na rodovia o consumo abastecido com gasolina é de 13,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Estes são os resultados validados pelo Inmetro no programa de etiquetagem veicular.
Com o ar-condicionado ligado, na avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L manual, sendo que o carro estava abastecido com álcool, o consumo urbano foi de 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na rodovia.
Avaliação: Fiat Argo Drive 1.3 câmbio manual/ Foto: Saulo Mazzoni
O Fiat Argo é um legitimo representante dos hatchs compactos que parece pequeno por fora, mas é grande por dentro. Ao entrar o motorista não tem dificuldades para ajustar o banco, volante e retrovisores e se colocar na posição ideal para dirigir. Um detalhe que chama a atenção é o painel de instrumentos.
Foto: Saulo Mazzoni
A grafia é de fácil visualização, tanto do conta-giros como do velocímetro. No centro as informações digitais estão em harmonia, não atrapalham e nem confundem. Para acessá-las, apenas um toque do polegar é suficiente.
Depois de acionar o motor, percebe-se que o Argo tem bom isolamento acústico, já que pouco se ouve dos sons emitidos pelo motor.
Ao engatar a primeira marcha, acelerar e soltar a embreagem, o arranque surpreende. Não é como o de um modelo esportivo, mas para um hatch deste porte, com motor 1.3L o arranque é bom.
Bancos com revestimento em tecido
Todas as versões do Argo trazem de série o auxilio elétrico progressivo na direção, bem ajustado, consegue ser leve nas manobras de estacionamento e também firme ao fazer as curvas fechadas, transmite sensação de segurança em várias condições.
O hatch Argo com motor 1.3L câmbio manual é um veículo com características urbanas, por isso a pequena diferença em consumo. Na cidade ele vai bem no anda e para do trânsito. O câmbio é bem sincronizado, com trocas macias, precisas.
Já o Start/Stop de série, auxilia na economia, porém, por trata-se de um modelo com o câmbio manual, o motorista não pode esquecer de colocar em ponto morto e tirar o pé do pedal da embreagem para o equipamento ser acionado.
Fiar Argo 1.3 manual com suspensões bem calibradas / Foto: Saulo Mazzoni
As suspensões estão bem ajustadas, isso faz com que passe por buracos, valetas e lombadas de maneira confortável.
Ao entrar na rodovia, também não decepciona. Desenvolve velocidade rapidamente, o motor é elástico, em uma redução no freio de até 70 km/h, não é preciso trocar a marcha ao voltar a acelerar e chegar a 100 km/h.
Para quem procura um modelo com bom desempenho e baixo consumo de combustível, sem ter a necessidade de porta-malas grande, o Fiat Argo 1.3L manual atende estas necessidades.
Fiat Argo Drive 1.3 câmbio manual, cinto de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro/ Foto: Saulo Mazzoni
O Fiat Argo Drive 1.3L câmbio manual tem o preço sugerido de R$ 56.790. Entre os itens de série figuram o ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, os obrigatórios airbags duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD. Também traz predisposição para sistema de áudio o qual é composto por 4 alto-falantes, 2 dianteiros, 2 traseiros, 2 tweeters, antena e alarme antifurto. No interior há ainda a tomada 12V, travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível) e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.
Kit bicolor opcional/ Foto: Saulo Mazzoni
A versão mostrada nesta avaliação do Fiat Argo Drive 1.3L câmbio manual, tem preço total de R$ 63.747. Isso porque tem o Kit Bicolor HGT com o teto, retrovisores e detalhe do parachoque dianteiro, que custa R$ 950,00. As opções de pintura são: Branco Alaska com teto Preto Vesúvio; Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano; Cinza Silverstone com teto Preto Vesúvio e Branco Banchisa com teto Preto Vulcano.
Kit multimídia opcional/ Foto: Saulo Mazzoni
O Kit Multimedia UCONNECT 7″, traz o volante com comandos de rádio e telefone. Segunda porta USB para passageiros traseiro e a Central Multimídia UCONNECT de 7′, com tela sensível ao toque, a qual aceita o Android Auto e Apple Car Play, tem o sistema Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz por R$ 3.050,00.
Cabide de banco opcional para o Fiat Argo 1.3 manual
O cabide de banco preto que encaixa no encosto de cabeça custa R$ 211,00. Os sensores de estacionamento adicionam mais R$ 379,00. A manopla do câmbio personalizada sai por R$ 115,00.
Porta-malas com capacidade de 300 litros, e porta-objetos ecobag
Na parte exterior o farol de neblina custa R$ 1.057. Tem ainda adesivo de coluna Blackout por R$ 470,00 e o adesivo lateral Mopar por R$ 199,00. Para acomodar e distribuir melhor as compras no porta-malas, tem o porta-objetos flexível ecobag que custa R$ 226,00.
Foto: Saulo Mazzoni
Motor: 1.3 Firefly
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 101 cv (G) a 6.000 rpm / 109cv (E) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Taxa de compressão: 13,2 : 1
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Dianteiro: Disco sólido
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 175/65 R14
Rodas: Aço estampado 14″
Comprimento: 3.998,mm
Largura: 1.724 mm
Altura: 1.501 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
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