Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Em 2020 foi lançada a nova geração da picape Fiat Strada pelo Grupo Stellantis. A picape compacta recebeu novo visual, ficou maior e ainda ganhou o motor 1.3L Firefly. O público brasileiro gostou da novidade, pois em 2020 a picape compacta emplacou no país 112,5 mil unidades. Este também fez com que a Strada fosse o automóvel mais vendido do mercado brasileiro. Sendo assim, diz o ditado que, ‘em time que está ganhando não se mexe, mas melhora’, a Fiat Automóveis melhorou a compacta. Para isso incluiu no mix de produtos a Fiat Strada com o câmbio automático CVT, lançada em dezembro de 2021, nas versões Volcano, igual a dessa avaliação, e a Ranch topo de linha.
Fiat Strada Volcano Automática, assinatura em LED nos faróis e grade com detalhes cromados
Os faróis em LED da Fiat Strada Volcono Automática são ligados por uma barra cromada. No centro da grade o logo FIAT está em destaque. A grade tem frisos cromados, do lado esquerdo na parte inferior está a Fiat Flag, são quatro barras para representar a origem italiana da marca. Na mesma cor da carroceria é o para-choque, nele há uma grade inferior. Nas extremidades do para-choque, áreas esculpidas as quais acomodam as luzes de neblina e abaixo, no sentido do assoalho há o overbumper.
Nas laterais da Fiat Strada Volcano, apliques nas colunas das portas e caixas das rodas com molduras confirmam o visual esportivo
As laterais da picape Fiat Strada Volcano automática têm os filetes dos faróis que avançam para o para-lamas, os quais são ressaltados, com molduras nas caixas das rodas. No teto as barras cromadas reforçam o visual esportivo. A área envidraçada é grande e nas colunas das portas há apliques na cor preta. Os vincos estão na região das maçanetas e na parte inferior das portas. Logo abaixo, frisos pretos para reforçar o visual esportivo. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 205/55R16.
Fiat Strada Volcano Automática, traseira com desenho convencional e para-choque preto
O visual da traseira da picape compacta Fiat Strada Volcano Automática tem as lanternas que invadem a tampa, porém não são bipartidas, a moldura de encaixe é parte da carroceria. A tampa da caçamba abre para baixo. A identificação do modelo está do lado esquerdo e da versão VOLCANO AT, no lado direito. Como não poderia deixar de ser, no centro a grande logomarca FIAT. Já o para-choque é preto com refletores nas pontas.
Fiat Strada Volcano tem painel com mostradores analógicos e tela TFT no centro
Ao entrar na Fiat Strada Volcano Automática nota-se que o quadro de instrumentos tem o conta-giros, velocímetro e marcador de combustível analógicos. Já ao centro há uma tela de 3,5 polegadas TFT com as informações do computador de bordo e o mostrador de velocidade digital. O volante multifuncional revestido em couro, tem a base reta e ajuste de altura.
Fiat Strada Volcano Automática com multimídia de 7 polegadas
A central multimídia Unconnect com tela de 7 polegadas sensível ao toque está no centro do painel. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, ambos pareados sem conectar um cabo. Logo abaixo está os comandos do ar-condicionado mecânico e o carregador do celular por indução (Wireless Charger) está no console. Os bancos são revestidos em couro e tecido.
Tampa da caçamba da Fiat Strada Volcano Automática abre para baixi
A Fiat Strada Volcano Automática mede 4,4 m de comprimento, com a distância entre-eixos de 2,7 m. A largura é de 1,7 m e a altura é de 1,5 m. Vale lembrar que na geração anterior a Fiat oferecia a picape compacta com opção de três portas, a qual não está mais disponível, agora só duas ou quatro portas. No entanto, essas dimensões são suficientes para oferecer bom espaço interno aos ocupantes.
A altura em relação ao solo da Fiat Strada automática é de 208 mm e o ângulo de entrada é de 24º. Por se tratar de um veículo comercial, o volume da caçamba é de 844 litros. A capacidade de carga da Fiat Strada Volcano Automática é de 650 kg, e carga máxima rebocável, no caso o reboque sem freio é de 400 kg.
Motor 1.3 Firefly na Fiat Strada Volcano Automática
Embaixo do capô a Fiat Strada Volcano traz o conhecido motor 1.3 Firefly, já que também é utilizado no hatch Argo e sedã Cronos. Ele entrega potência de 107 cv (E) a 6.250 rpm/ 98 cv (G) a 6.000 rpm. O torque é de 13,7 kgfm (E) a 4.000 rpm/ 13,2 kgfm (G) a 4.250 rpm. O câmbio automático CVT (Transmissão Continuamente Variável) simula 7 marchas quando utilizado no modo manual, as trocas podem ser feitas na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. São três modos de condução: Automático, nesse caso a central eletrônica faz leituras para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo de acordo com a maneira do motorista dirigir.
Fiat Strada Volcano com câmbio CVT que simula 7 marchas
Já no modo manual, as trocas do câmbio CVT da Fiat Strada são feitas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. E o modo Sport é utilizado para quem busca uma condução mais dinâmica e divertida. No modo Sport, a central eletrônica da Fiat Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Logo ao entrar na Fiat Strada Volcano Automática, o motorista tem a sensação de estar em um veículo de passeio, muito semelhante a de entrar em um sedã. Fazer os ajustes no banco, espelhos não é difícil, mas o volante de boa empunhadura poderia ter ajuste de profundidade o que melhoraria para buscar a posição ideal. O painel também é de fácil visualização, assim como a tela do multimídia. O processo de pareamento do celular é feito rapidamente com uns poucos toques na tela do aparelho e multimídia.
Volante multifuncional da Fiat Strada Volcano com ajuste de altura Automática
Depois disso, ao girar a chave, isso mesmo, a Fiat Strada Volcano Automática tem a tradicional chave tipo canivete, o som do 1.3L Firefly que invade a cabine é suave. Para arrancar e sair da posição estática, é só colocar a alavanca na posição ‘D’, soltar o freio de mão e pressionar levemente o acelerador. A picape compacta arranca de maneira suave, o que é esperado, já que não é um veículo alta performance.
Fiat Strada Volcano Automática, boa altura em relação ao solo
Ao circular na cidade tem desempenho normal, muito semelhante ao de um sedã. O motorista sente algum desconforto caso passe por uma rua com asfalto repleto de ondulações, mas esse desconforto é aceitável, pois não vamos esquecer que se trata de um veículo comercial, o qual tem que estar preparado para levar peso na caçamba. Quando ela está vazia, ao passar pelas imperfeições do asfalto, o chacoalhar tende a invadir o interior do carro.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Mesmo vazia, sem carga na caçamba, ao entrar na rodovia, a Fiat Toro Volcano Automática, é estável, mesmo vazia, em velocidade média de 100 km/h não joga a traseira. Ao acelerar desenvolve velocidade de maneira rápida e constante, sem lag nas trocas das marchas. Caso o motorista necessite ou goste de melhor performance é só acionar o modo Sport e até optar por trocar as marchas manualmente.
Fiat Strada Volcano Automática, desenvolvida para o trabalho e passeio
Vale ressaltar que, independentemente do tamanho, uma picape é um veículo que foi pensado e desenvolvido para aplicações comerciais, ou seja, para trabalhar fazendo entregas, no transporte de mercadorias e coisas do gênero. E não é por isso que precisa ser rústico sem conforto.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Sendo assim, a engenharia que desenvolve as picapes passou a pensar nelas como veículo de passeio, porém, que também é utilizado no trabalho. Por isso as calibrações e ajustes das suspensões demanda esforços redobrados, para que o modelo ofereça conforto e resistência ao levar carga ou não na caçamba, com ou sem passageiros. E nesse caso a engenharia da Fiat conseguiu um bom ajuste, que atende as várias situações de uso.
Consumo da Fiat Strada Volcano Automática é menor que a Strada com o câmbio manual
Qual o consumo A Fiat Strada Volcano Automática? A Strada Automática consome mais que a com o câmbio manual? Para responder essas questões, antes é necessário explicar que para receber o câmbio CVT, o motor 1.3L Firefly da Fiat Strada Volcano foi calibrado para este tipo de transmissão. Sendo assim, o consumo registrado no Inmetro é de 12,4 km/L na cidade e 13,9 km/L na estrada com gasolina. Ao trocar o combustível para Etanol a Strada Automática Volcano consome no ciclo urbano 8,8 km/L e no rodoviário 9,9 km/L.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Nessa Avaliação a Fiat Automóveis entregou a Strada Volcano Automática abastecida com Etanol no tanque, e foi utilizada com o ar-condicionado ligado. Nessas condições, a média obtida na cidade foi de 8,2 km/L e ao rodar na estrada chegamos a 9,5 km/L, ou seja, muito próximo aos resultados obtidos nos testes oficiais. Ao comparar com a Fiat Strada Volcano que utiliza o câmbio manual de 5 marchas na cidade, abastecida com gasolina é de 12,1 km/L e com Etanol de 8,4 km/L. E na estrada consome 13,3 km/L ao usar gasolina e 9,4 km/L com etanol.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
O preço da picape Fiat Strada Volcano Automática é de R$ 122.990. Ela traz de série os dois airbags obrigatórios dianteiros para motorista e passageiro e os laterais. Vem ainda com o controle eletrônico de estabilidade, os também obrigatórios freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo de freio com o controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), alerta de uso do cinto de segurança para motorista e passageiro.
Câmera de ré é item de série na Strada Volcano Automáica
Outro item de série presente na Strada Volcano com o câmbio CVT é a câmera de ré, e ainda os vidros são elétricos nas quatro portas, a chave com telecomando e alarme antifurto. O protetor de cárter, capota marítima e santoantonio. Ainda entre os itens de série está o sistema direção com assistência elétrica progressiva e o E-Locker. Trata-se de um Controle de Tração Avançado (TC+) que bloqueia o diferencial para auxiliar rodar em pisos com terra, barro e pedras.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Entre as cores disponíveis, pela cor sólida Preto Volcano não é cobrado custo adicional, porém, as sólidas Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo, custam R$ 990,00. Enquanto que, as metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone custam R$ 2.290,00. A picape Fiat Strada é responsável por uma mudança na preferência do consumidor brasileiro. Isso porque em dois anos seguidos, ou seja, 2021 e 2022, foi o automóvel mais emplacado do Brasil, isso porque o mais comum seria um hatch ou SUV conquistar esta marca.
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Número de válvulas: 8
Injeção de combustível: Injeção eletrônica
Direção : Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo rígido, com amortecedores hidráulicos de duplo efeito e molas parabólicas longitudinais
Dianteiro: A disco ventilado
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 205/55R16
Comprimento: 4.480 mm
Largura: 1.732 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Altura do veículo: 1.595 mm
Altura mínima do solo: 214 mm
Ângulo de entrada: 23,2°
Ângulo de saída: 28,4°
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Volume da caçamba: 844 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens
Colaborou: Fiat Automóveis
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