Ônibus movido a GNV em Curitiba

Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
Avaliação: Fiat Strada Volcano Automática
24/02/2023
Ford Pro consolida a marca no segmento de comerciais leves
Ford Pro consolida a marca no segmento de comerciais leves
24/03/2023
Ônibus movido a GNV em Curitiba

Ônibus movido a GNV em Curitiba/ Foto: Divulgaçãp

Ônibus movido a GNV em Curitiba

A Scania e Compagas iniciam demonstração de ônibus movido a gás natural veicular na capital do Paraná

Ônibus movido a GNV em Curitiba

Ônibus movido a GNV em Curitiba/ Foto: Divulgação

Por: Edison Ragassi

Um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV), cujo motor é fabricado pela Scania, começou a operar a partir de hoje, dia 3 de março, no sistema de transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba.

Esta ação integra o projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado. O operador escolhido foi a Viação São José. A demonstração na linha metropolitana levará 30 dias e o objetivo será certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.

Ônibus movido a GNV em Curitiba

Chassi do ônibus movido a GNV exige poucas alterações/ Foto: Divulgação

Neste caso, o itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e de modelo K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana.

Segundo divulgado pela Scania, o uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Comparado ao motor movido a diesel, o veículo a gás emite um índice que pode chegar a até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

Ônibus movido a GNV em Curitiba com poucas alterações na carroceria

No entanto, a Scania explica que, para viabilizar os ônibus movidos a gás não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. Sendo assim, as instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.

Ônibus movido a GNV em Curitiba

Ônibus movido a GNV em Curitiba/ Foto: Divulgação

Motor do ônibus movido a GNV em Curitiba

O modelo K 280 4×2 que roda em Curitiba tem motor com 280 cavalos de potência. Sendo assim, ele é de Ciclo Otto, ou seja, o mesmo conceito dos motores de automóveis e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Vale destacar que não é um propulsor que foi convertido do diesel para o gás, mas sim desenvolvido para utilizar o GNV. Ele tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, ele se enquadra nos três pilares sustentáveis exigidos, ou seja, é econômico, social e ambiental. Para o ônibus em demonstração em Curitiba, foram instalados 8 cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

Por sua vez, a Scania incluiu o desenvolvimento do motor movido a gás natural veicular no plano de investimento de R$ 2.6 bilhões, o qual foi compreendido entre o período de 2016 e 2020, o qual contemplou o lançamento da Nova Geração de Caminhões da marca. Agora o próximo passo é demonstrar e buscar clientes para os ônibus movidos a GNV.

 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *