Com motor forte, bom isolamento acústico e suspensões bem calibradas, o hatch compacto Premium da Fiat agrada pelo visual e conforto
Quando chegou ao mercado em 2017, o hatch Fiat Argo veio para substituir o Bravo, Palio e Punto. Por isso as versões foram projetadas para atender necessidades variadas. Isso justifica o fato de a Fiat oferecer o carro com três opções de motor (1.0L e 1.3L Firefly e o mais forte 1.8L E.torQ) e dois tipos de câmbio (manual e automático).
Na linha 2020, entre as várias opções, está o Argo Precision 1.8 AT. No visual, ele tem o capô com vincos que formam um V. Os faróis são grandes e saem pelas laterais. A grade tem o logotipo Fiat ao centro, abaixo, o para-choque na mesmas cor da carroceria, tem pequenas entradas de ar nas extremidades e uma grade menor. As luzes auxiliares estão em cada uma das extremidades.
A lateral do Fiat Argo Precision 1.8 AT câmbio automático 2020 tem os retrovisores na mesma cor da carroceria, com as lâmpadas repetidoras. Um vinco que começa na moldura do farol segue na altura das maçanetas, ele atravessa toda a extensão e termina na lanterna traseira. Os vincos também estão na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 15 polegadas com pneus 185/60 R15.
Visto de traseira, nota-se que ela traz o aerofólio no teto, limpador no vidro, um vinco está logo abaixo. No centro da tampa do porta-malas o logotipo Fiat. As lanternas invadem a tampa, o para-choque é na cor do carro, com refletores nas extremidades, abaixo uma moldura preta. O Fiat Argo Precision tem comprimento de 3,9 metros, sua largura é de 1,7 m. A distância entre-eixos é de 2,5 m e a altura de 1,5m. O porta-malas tem a capacidade de 300 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater os bancos.
No interior, o painel de instrumentos tem o velocímetro e odômetro analógicos. No centro uma tela digital com as informações do computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) e também a velocidade em km/h e mph. Elas são acessadas pelo volante multifuncional que tem ajuste de altura. Os bancos são revestidos em couro, o do motorista com ajuste de altura. A central multimídia até a linha 2020 é item opcional. Compatível com o Android Auto e Apple Carplay, o que permite utilizar os aplicativos como Google Maps, Whatsapp, entre outros.
O Fiat Argo Precision 2020 tem o motor 1.8L E.torQ 16V. A potência é de 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. Ele trabalha com o câmbio automático de 6 marchas da fabricante japonesa Aisin. Entre os recursos para a economia de combustível, por exemplo, ele desacopla do motor, quando o carro para em um semáforo.
No programa brasileiro de etiquetagem veicular, promovido pelo Inmetro, o carro abastecido com etanol, na cidade mostrou que o consumo é de 7,1 km/l e na rodovia de 9,5 km/l. Abastecido com gasolina o consumo é de 10,1 km/L na cidade e 13,2 km/L na estrada.
O Argo Precision 2020 desta avaliação foi abastecido com etanol. Ao utilizá-lo com o ar-condicionado ligado, o consumo de combustível foi de 6,8 km/L na cidade e 9,0 km/L na rodovia.
Logo ao entrar o motorista percebe que o banco é confortável e também fácil de ajustar. Na sequencia o que chama a atenção é o painel. Bem iluminado, com ótima visualização, porém é necessário prestar atenção. No raio do lado esquerdo no volante multifuncional há uma tecla ‘OK’. Pois bem, quando na tela aparece a velocidade em km/h, se o motorista acioná-la, o mostrador de velocidade muda para mph, ou seja, milhas por hora.
Uma milha é igual a 1,6 km/h. Sendo assim, se no marcador mostrar que você está a 50 mph, a velocidade será de 80 km/h. Não é preciso comentar que as autoridades do trânsito de uma cidade com velocidade média de 50 km/h ficarão felizes com o aumento do faturamento quando o carro passar pelos radares.
Nesta avaliação do Fiat Argo Precision1.8 AT câmbio automático 2020, foi possível identificar que uma outra qualidade do carro é o isolamento acústico. Pouco se ouve do ruído externo, inclusive o som do motor em funcionamento. Por falar no motor, o 1.8L 16V proporciona arranque rápido. A relação das trocas é longa, mas no caso de o motorista preferir a condução esportiva, pode utilizar os engates manuais sequenciais.
Ao rodar na cidade, as suspensões mostram que estão bem calibradas, assim como o sistema de direção com assistência elétrica. Passar por valetas, lombadas, imperfeições do asfalto é confortável. Ele também é estável em por curvas, até as mais acentuadas.
O motor oferece boa potência e torque, porém, as retomadas não empolgam em uma rodovia. É necessário pressionar com vontade o acelerador para realizar uma ultrapassagem. Mas se utilizar o modo de trocas manuais, ele fica mais esperto.
No trânsito, onde a aceleração não é tão exigida, responde satisfatoriamente. Também é confortável nas manobras de estacionamento, pois a direção utiliza assistência elétrica.
Nesta avaliação do Fiat Argo Precision1.8 AT câmbio automático 2020, vale destacar que a linha 2020 do hatch foi lançada em abril de 2019. Na época o preço sugerido da versão Precision era de R$ 63.590. Como opcional figuravam os kits Tech (ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, keyless entry’n’go, sensores de chuva e crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico). Outra opção era o kit Stile (apoia braço para banco motorista, volante em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, acabamento interno com detalhes cromados e bancos revestidos em couro ecológico) e também o kit Function (retrovisores externos elétricos com função tilt down e setas integradas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, rodas de liga leve 15 polegadas, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido). Com todos os opcionais o custo total chegava a R$ 74.950.
Na linha do Fiat Argo 2021, lançada em setembro deste ano, a versão Precision foi descontinuada. A mais próxima, com o mesmo motor e câmbio é a esportivada HGT que sai por R$ 74.990, porém, o visual externo e interno é de um modelo esportivo. E na tabela Fipe, o preço médio do Fiat Argo Precision 2020 câmbio automático é de R$ 60.191. A Fiat também passou a oferecer outros pacotes de acessórios, os quais estão disponíveis no configurador do veículo.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora.com.br e Saulo Mazzoni
Motor: 1.8 E.TorQ Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.747cm³
Potência: 135 cv (G) / 139 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 18,7 kgfm (G)/ 19,2 kgfm (E) a 3.750 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 12,5:1
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Dianteiro: Disco ventilado, diâmetro de 284 x 22 mm
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 185/60 R15
Rodas: Liga leve 15 polegadas
Comprimento: 3.998 mm
Largura: 1.724 mm
Altura: 1.568 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 300 litros