O Fiat Argo chegou ao mercado nacional em 2017. Com várias opções de motor e câmbio, o que fez ele preencher o espaço deixado por Bravo e Palio.
Em abril de 2019, a fabricante trouxe a versão aventureira urbana do modelo o Fiat Argo Trekking com motor 1.3 Firefly e câmbio manual. Como os automóveis com o câmbio automático ganham a preferência dos consumidores, atendendo aos pedidos dos clientes, a fabricante de origem italiana incluiu em seu mix de produtos o Fiat Argo Trekking 1.8 com o câmbio automático, igual ao destacado nesta Avaliação.
Nesta avaliação do Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático, vale destacar que os responsáveis pela identidade visual do automóvel não pouparam esforços e criatividade para se destacar entre os modelos convencionais. A começar pelo teto na cor preta, pois todas as opções de cores de carroceria são bicolor. Ele tem o capô com vincos que formam um ‘V’. No entanto, para ser diferente, foi colocado um adesivo preto em formato de ‘U’ com as bordas na cor cinza.
Os faróis têm máscara negra e molduras de LED. A grade é preta, com o logotipo Fiat ao centro. Com para-choque integrado na cor do carro, parece uma peça única, o visual esportivo é reforçado pelas entradas de ar nas extremidades, os faróis de neblina e a grade preta no centro.
Nas laterais, o teto tem barras, os faróis invadem os pára-lamas. Há um vinco que segue para a região das maçanetas e termina na lanterna traseira. Nos vincos inferiores das portas traseiras, um adesivo preto e cinza e a inscrição da versão ‘Trekking’. As molduras das caixas de rodas têm desenho exclusivo e as rodas são de liga leve de 15” com exclusivos pneus 205/60R15 de uso misto.
Visto na parte traseira, o teto tem aerofólio também na cor preta. A terceira luz de freio, o break light é interno e aparece na parte superior do vidro, abaixo o limpador traseiro.
Na tampa um vinco e logo abaixo as lanternas que são bipartidas. No centro o logotipo ‘FIAT’ também na cor preta. O pára-choque é na cor do carro, com refletores nas extremidades. A moldura para a placa de identificação tem o fundo preto. Aliás, a cor preta aparece também no protetor (overbumper) e ponteira do escapamento.
O Fiat Argo Trekking tem comprimento de 4 m e distância entre-eixos de 2,5 m. A largura da carroceria é de 1,9 m e a altura de 1,5 m. Estas dimensões proporcionam um porta-malas com capacidades de 300 L. A capacidade pode ser ampliada até 720 L ao rebater totalmente os bancos.
A versão desta avaliação do Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático traz o quadro de instrumentos 7″ em TFT, ar-condicionado digital, apóia braço no banco do motorista, volante revestido em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, bancos revestidos em couro ecológico e banco traseiro bi partido. Todos são itens opcionais comercializados em pacotes. Porém, a central multimídia Uconnect de 7 polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, os vidro dianteiros e traseiros elétricos e retrovisores elétricos são de série.
Outra diferença constatada nesta avaliação do Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático, em relação ao Argo convencional é a altura. Ele tem a suspensão elevada em 40 mm, o que resulta em um vão livre do solo de 210 mm. O sistema dianteiro é independente do tipo McPherson. Na traseira a suspensão tem o eixo de torção e os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. As rodas são de liga leve de 15” com exclusivos pneus 205/60R15 de uso misto. O ângulo de entrada é 18,5° e o ângulo de saída de 27,2°.
O Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático tem o motor 1.8 E.torQ 16V. Portanto a potência é de 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm. Entrega torque de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. Ele está acoplado ao câmbio da fabricante japonesa Aisin automático de 6 marchas. Entre os recursos deste câmbio, por exemplo, está o que faz ele desacoplar, quando o carro para em um semáforo, isso ocorre para economizar combustível.
Nos testes validados pelo Inmetro para o programa brasileiro de etiquetagem veicular, abastecido com etanol, na cidade mostrou que o consumo é de 6,9 km/l e na rodovia de 9,2 km/l. Abastecido com gasolina o consumo é de 9,7 km/L na cidade e 12,8 km/L na estrada.
O carro entregue pela Fiat para esta avaliação do Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático, estava abastecido com etanol. Com o ar-condicionado ligado, o consumo de combustível foi de 6,6 km/L na cidade e 8,3 km/L na rodovia.
Em uma avaliação do Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático vale citar o visual do carro. Com todos os itens visuais ele é um modelo que se destaca e chama a atenção nas ruas por onde passa. Ao entrar o motorista se depara com um banco confortável, de fácil ajuste. Os comandos são acessíveis e o painel com ótima visualização, porém vale ressaltar que o modelo avaliado tem a tela TFT 7″.
Mas mesmo a com tela 3,5″, igual a utilizada no painel do Fiat Argo Drive, a visualização é boa. Com o motor 1.8L 16V e câmbio automático, o Argo Trekking é um veículo de arranque rápido e bom sincronismo de marchas.
Na cidade, a suspensão elevada faz com que passe por valetas e lombadas confortavelmente, sem raspar o assoalho. O recurso não comprometeu a estabilidade do modelo, ele passa bem por curvas, até as mais acentuadas.
Por causa deste ajuste de suspensão, dá até para encarar uma trilha leve, não vá tentar competir no Rally dos Sertões, pois o carro não é para este tipo de uso.
O motor oferece tem boa potência e torque, porém, decepciona nas retomadas em uma rodovia. O motorista precisa afundar o pé com vontade no acelerador para realizar uma ultrapassagem. E isso faz com que consuma mais combustível.
Já ao ser utilizado no trânsito, onde a aceleração menor, ele responde bem. Desenvolve velocidade progressivamente, tem a direção com assistência elétrica progressiva, a qual é bem ajustada. È confortável nas manobras de estacionamento e firme o suficiente nas curvas.
O Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático tem preço sugerido de R$ 69.990. Vale lembrar que com este motor só há opção de câmbio automático. Com o câmbio manual só com motor 1.3L Firefly que custa R$ 62.790. Ele traz um bom pacote de equipamentos e acessórios, como o alarme antifurto, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas. A Central Multimídia UCONNECT de 7” Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, também é de série.
Traz os obrigatórios airbag duplo (motorista e passageiro) e freios com ABS com EBD. O quadro de instrumentos é 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável. Vem ainda com o sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento e tecidos dos bancos com costura exclusiva na cor laranja.
A versão avaliada tem o KIT TECH o qual é composto por: Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7” personalizável e Kit High Tech, com sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico, que custa R$ 3.660,00.
Para adicioná-lo é necessário levar também a câmera de ré por mais R$ 1.200,00. Já o KIT STILE custa R$ 2.990, ele inclui apoia-braço central no banco do motorista, volante em couro com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta, piloto automático, bancos revestidos em couro e banco traseiro bi partido. As cores disponíveis são: Preto Volcano, sem custo. Já as opções Branco Banchisa ou Vermelho Montecarlo, ambas com teto preto, custam R$950,00. A Cinza Silverstone e a Branco Alaska, custam R$ 1.800,00.
Com todos os opcionais oferecidos, o Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático igual ao avaliado custa R$ 78.790.
Para quem procura um automóvel com suspensão elevada, ou seja, mais alto que um modelo convencional, com visual chamativo, porém, não quer um SUV, o Fiat Argo Trekking 1.8 câmbio automático irá suprir esta necessidade.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 1.8 E.TorQ Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747cm³
Potência: 135 cv (G) / 139 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 18,7 kgfm (G)/ 19,2 kgfm (E) a 3.750 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 12,5:1
Câmbio: Automático, 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Dianteiro: Disco ventilado, diâmetro de 284 x 22 mm
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 205/60 R15 de uso misto ATR
Rodas: Liga leve 15″
Comprimento: 4.002 mm
Largura: 1.749 mm
Altura: 1.568 mm
Entre-eixos: 2.520 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 300 litros