Por: Edison Ragassi
Em tempos de constantes aumentos nos preços dos combustíveis, vale antes de comprar um carro analisar o qual é o consumo de combustível do modelo escolhido. E o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex com o câmbio manual, figura entre os mais econômicos comercializados no Brasil.
Fabricado na Argentina na mesma plataforma do hatch Fiat Argo, o Fiat Cronos foi lançado em fevereiro de 2018. Na frente o Cronos Drive tem vincos no capô que formam um ‘V’. A grade dianteira é preta com o símbolo da marca ao centro com dois frisos cromados. A Fiat Flag está no canto inferior esquerdo da grade, ela foi incluída a partir da linha 2021. Os faróis são com máscara negra e o para-choque, na cor do carro. Ele tem no centro uma grade preta, nas extremidades, suportes pretos, onde são acoplados os faróis de neblina.
Visto de lateral, ele tem o farol que invade o para-lama. O vinco inicia no para-lama dianteiro, avança por toda a extensão da carroceria na altura das maçanetas que são na cor da carroceria, e segue até a lanterna traseira. Há apliques pretos nas colunas das portas e o retrovisor com a capa na mesma cor do carro têm lâmpada de seta. As rodas são de aço estampado 15 polegadas com calotas integrais e pneus 185/60 R15.
Ao observar a traseira do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, a começar pelo teto, ele tem a antena preta. O vidro é arredondado nas pontas e na tampa do porta-malas há um ressalto. Na parte superior o logo FIAT cromado, as lanternas bipartidas têm as pontas que estão nos para-lamas traseiros arredondadas. Elas afinam e avançam para a tampa. No centro uma escultura para acomodar a placa de identificação. O nome Cronos está no lado esquerdo e a denominação do modelo ‘DRIVE’ no lado direito. O para-choque tem a parte superior na cor da carroceria e a inferior na cor preta com refletores nas pontas.
O interior do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, traz o volante multifuncional com ajuste de altura e um quadro de instrumentos com a tela central em TFT de 3,5 polegadas. Nela o motorista obtém as informações digitais do computador de bordo como o consumo médio, hodômetro total e parcial, velocidade digital, entre outras. Já o velocímetro e o conta-giros são analógicos. Bem no centro do painel está a Central Multimídia UCONNECT com tela de 7” sensível ao toque. Ela é compatível com Android Auto e Apple Car Play, vem ainda com Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. O sistema de ar-condicionado é mecânico. No console há espaço para acomodar o smartphone. Os bancos são revestidos com tecido, enquanto, o do motorista vem com ajuste de altura e de encosto. Os assentos traseiros utilizam três encostos de cabeça e os cintos de segurança, são os obrigatórios de três pontos, assim como o sistema Isofix para cadeiras infantis.
O sedã compacto Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual mede 4,3 m de comprimento, com distância entre-eixos de 2,5 m, e 1,9 m de largura da carroceria e a altura é de 1,5 m. Uma das boas qualidades do sedã Fiat é a capacidade de 525 litros no porta-malas, sem rebater os bancos, sendo assim, é um dos maiores da categoria. E o tanque de combustível tem a capacidade de 47 litros.
Embaixo do capô, o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual tem o motor Firefly 1.3L com 101 cv (G) a 6.000 rpm/109 cv (E) a 6.250 rpm de potência e o torque de13,7 kgfm (G)/14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm. Com 4 cilindros em linha é montado em um bloco e cabeçote de alumínio. Utiliza a corrente de comando, ou seja, não tem a correia dentada e está acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. A direção utiliza assistência elétrica progressiva.
Ao entrar no Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual o motorista percebe que é um carro espaçoso. O painel é fácil de visualizar e entender os comandos para obter as informações mostradas na tela TFT que está no centro do painel de instrumentos. A central multimídia é conhecida, pois a Fiat a utiliza em vários modelos e também simples de operar.
Depois de acionar o motor e engatar a primeira marcha, o motorista não encontra dificuldades para tirar o sedã Cronos com motor 1.3L da posição estacionária. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida e constante. O câmbio é macio, as trocas precisas, inclusive ao engatar a marcha a ré.
No circuito urbano, ou seja, ao rodar na cidade, o conjunto de suspensões absorvem bem as imperfeições do asfalto e proporcionam conforto aos ocupantes. Ao entrar na rodovia, com três ocupantes e porta-malas com carga ele surpreende. Chega aos 120 km/h facilmente, o giro do motor se estabiliza em 3.500 rpm e não perde o fôlego. Já em uma subida de serra ele responde melhor quando está em terceira e quarta macha, dependendo de quanto o terreno é íngreme.
Por ter um porta-malas generoso e bom espaço aos ocupantes, inclusive para as pernas de quem senta no banco traseiro, isso aliado ao visual moderno, o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex é um ótimo sedã para quem precisa de um veículo versátil, que frequente vários ambientes. O Fiat Cronos Drive 1.3 Flex é indicado também para os motoristas de aplicativos, principalmente porque consome pouco combustível, como mostraremos a seguir.
O consumo de gasolina do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual na cidade é 13 km/L e na estrada 15,6 km/L. Já o consumo de álcool, etanol na cidade é 9 km/L e na rodovia 11 km/L. Estes resultados são oficiais divulgados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE.
Nesta Avaliação o sedã foi entregue pela Fiat abastecido com etanol e utilizado com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o consumo de álcool do Cronos Drive 1.3 Flex manual foi de 8,3 km/L na cidade e 10,5 km/L na estrada. A diferença estre os resultados obtidos nos testes oficiais e ao usar veículo em condições normais ocorre porque o consumo sofre influência pela maneira que o motorista dirige, situações climáticas, terreno entre outras. E a melhor maneira de obter o melhor rendimento e seguir as indicações no painel do melhor momento para trocar as marchas.
Preço Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, equipamentos de série
O preço do Fiat Drive 1.3 Flex manual é R$ 88.921. Para segurança do motorista e os passageiros ele sai da fábrica com os obrigatórios air bags para motorista e passageiro, freios ABS com EBD, sistema de auxilio em rampa (Hill Holder) e controle de estabilidade e tração. Inclui também a sinalização de frenagem de emergência (ESS), o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O Fiat Cronos Drive 1.3L vem ainda com as travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível), retrovisores elétricos e vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento.
Como opcionais a Fiat oferece o pacote PACK DRIVE PLUS que custa R$ 3.219,00. Ele é composto por: retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga leve15 polegadas.
As cores disponíveis para o Fiat Cronos Drive 1.3L são: Preto Volcano sem custo, Branco Banchissa e a Vermelho Monte Carlo, as quais custam R$ 1023,00. Pelas opções de cores metálicas Preto Vesúvio, Cinza Silverstone e Prata Bari é cobrado 1.962,00. E as opções perolizadas são o Vermelho Marsala e Branco Alaska, cada uma delas também custa R$ 1.962,00.
Motor: Firefly 1.3L
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 101 cv (G) a 6.000 rpm / 109 cv (E) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 13,2:1
Câmbio: Automático, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor com sapata
Pneus: 185/60 R15
Rodas: Aço estampado 15″
Comprimento: 4.364 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Largura: 1.726 mm
Altura: 1.508 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
Leia também: Quem precisa colocar a placa Mercosul