Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
Por: Edison Ragassi
Em tempos de constantes aumentos nos preços dos combustíveis, vale antes de comprar um carro analisar o qual é o consumo de combustível do modelo escolhido. E o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex com o câmbio manual, figura entre os mais econômicos comercializados no Brasil.
Frente do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, os faróis têm máscara negra
Fabricado na Argentina na mesma plataforma do hatch Fiat Argo, o Fiat Cronos foi lançado em fevereiro de 2018. Na frente o Cronos Drive tem vincos no capô que formam um ‘V’. A grade dianteira é preta com o símbolo da marca ao centro com dois frisos cromados. A Fiat Flag está no canto inferior esquerdo da grade, ela foi incluída a partir da linha 2021. Os faróis são com máscara negra e o para-choque, na cor do carro. Ele tem no centro uma grade preta, nas extremidades, suportes pretos, onde são acoplados os faróis de neblina.
Lateral Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, as rodas são de aço e as calotas têm desenho que parecem liga leve
Visto de lateral, ele tem o farol que invade o para-lama. O vinco inicia no para-lama dianteiro, avança por toda a extensão da carroceria na altura das maçanetas que são na cor da carroceria, e segue até a lanterna traseira. Há apliques pretos nas colunas das portas e o retrovisor com a capa na mesma cor do carro têm lâmpada de seta. As rodas são de aço estampado 15 polegadas com calotas integrais e pneus 185/60 R15.
Fiat Cronos Drive 1.3 Flex , na traseira lanternas bipartidas que avançam para a tampa
Ao observar a traseira do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, a começar pelo teto, ele tem a antena preta. O vidro é arredondado nas pontas e na tampa do porta-malas há um ressalto. Na parte superior o logo FIAT cromado, as lanternas bipartidas têm as pontas que estão nos para-lamas traseiros arredondadas. Elas afinam e avançam para a tampa. No centro uma escultura para acomodar a placa de identificação. O nome Cronos está no lado esquerdo e a denominação do modelo ‘DRIVE’ no lado direito. O para-choque tem a parte superior na cor da carroceria e a inferior na cor preta com refletores nas pontas.
No Fiat Cronos Drive com o câmbio manual, o volante é multifuncional/ Foto: Divulgação Fiat
O interior do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, traz o volante multifuncional com ajuste de altura e um quadro de instrumentos com a tela central em TFT de 3,5 polegadas. Nela o motorista obtém as informações digitais do computador de bordo como o consumo médio, hodômetro total e parcial, velocidade digital, entre outras. Já o velocímetro e o conta-giros são analógicos. Bem no centro do painel está a Central Multimídia UCONNECT com tela de 7” sensível ao toque. Ela é compatível com Android Auto e Apple Car Play, vem ainda com Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. O sistema de ar-condicionado é mecânico. No console há espaço para acomodar o smartphone. Os bancos são revestidos com tecido, enquanto, o do motorista vem com ajuste de altura e de encosto. Os assentos traseiros utilizam três encostos de cabeça e os cintos de segurança, são os obrigatórios de três pontos, assim como o sistema Isofix para cadeiras infantis.
O sedã compacto Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual mede 4,3 m de comprimento, com distância entre-eixos de 2,5 m, e 1,9 m de largura da carroceria e a altura é de 1,5 m. Uma das boas qualidades do sedã Fiat é a capacidade de 525 litros no porta-malas, sem rebater os bancos, sendo assim, é um dos maiores da categoria. E o tanque de combustível tem a capacidade de 47 litros.
Fiat Cronos Drive com motor 1.3 Flex Firefly
Embaixo do capô, o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual tem o motor Firefly 1.3L com 101 cv (G) a 6.000 rpm/109 cv (E) a 6.250 rpm de potência e o torque de13,7 kgfm (G)/14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm. Com 4 cilindros em linha é montado em um bloco e cabeçote de alumínio. Utiliza a corrente de comando, ou seja, não tem a correia dentada e está acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. A direção utiliza assistência elétrica progressiva.
Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
Ao entrar no Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual o motorista percebe que é um carro espaçoso. O painel é fácil de visualizar e entender os comandos para obter as informações mostradas na tela TFT que está no centro do painel de instrumentos. A central multimídia é conhecida, pois a Fiat a utiliza em vários modelos e também simples de operar.
Multimídia com Android Auto e Apple Car Play no Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual/ Foto: Saulo Mazzoni
Depois de acionar o motor e engatar a primeira marcha, o motorista não encontra dificuldades para tirar o sedã Cronos com motor 1.3L da posição estacionária. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida e constante. O câmbio é macio, as trocas precisas, inclusive ao engatar a marcha a ré.
Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
No circuito urbano, ou seja, ao rodar na cidade, o conjunto de suspensões absorvem bem as imperfeições do asfalto e proporcionam conforto aos ocupantes. Ao entrar na rodovia, com três ocupantes e porta-malas com carga ele surpreende. Chega aos 120 km/h facilmente, o giro do motor se estabiliza em 3.500 rpm e não perde o fôlego. Já em uma subida de serra ele responde melhor quando está em terceira e quarta macha, dependendo de quanto o terreno é íngreme.
Por ter um porta-malas generoso e bom espaço aos ocupantes, inclusive para as pernas de quem senta no banco traseiro, isso aliado ao visual moderno, o Fiat Cronos Drive 1.3 Flex é um ótimo sedã para quem precisa de um veículo versátil, que frequente vários ambientes. O Fiat Cronos Drive 1.3 Flex é indicado também para os motoristas de aplicativos, principalmente porque consome pouco combustível, como mostraremos a seguir.
Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
O consumo de gasolina do Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual na cidade é 13 km/L e na estrada 15,6 km/L. Já o consumo de álcool, etanol na cidade é 9 km/L e na rodovia 11 km/L. Estes resultados são oficiais divulgados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE.
Nesta Avaliação o sedã foi entregue pela Fiat abastecido com etanol e utilizado com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o consumo de álcool do Cronos Drive 1.3 Flex manual foi de 8,3 km/L na cidade e 10,5 km/L na estrada. A diferença estre os resultados obtidos nos testes oficiais e ao usar veículo em condições normais ocorre porque o consumo sofre influência pela maneira que o motorista dirige, situações climáticas, terreno entre outras. E a melhor maneira de obter o melhor rendimento e seguir as indicações no painel do melhor momento para trocar as marchas.
Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, central multimídia é item de série
Preço Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, equipamentos de série
O preço do Fiat Drive 1.3 Flex manual é R$ 88.921. Para segurança do motorista e os passageiros ele sai da fábrica com os obrigatórios air bags para motorista e passageiro, freios ABS com EBD, sistema de auxilio em rampa (Hill Holder) e controle de estabilidade e tração. Inclui também a sinalização de frenagem de emergência (ESS), o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O Fiat Cronos Drive 1.3L vem ainda com as travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível), retrovisores elétricos e vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento.
Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual, câmera de ré é opcional
Como opcionais a Fiat oferece o pacote PACK DRIVE PLUS que custa R$ 3.219,00. Ele é composto por: retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga leve15 polegadas.
As cores disponíveis para o Fiat Cronos Drive 1.3L são: Preto Volcano sem custo, Branco Banchissa e a Vermelho Monte Carlo, as quais custam R$ 1023,00. Pelas opções de cores metálicas Preto Vesúvio, Cinza Silverstone e Prata Bari é cobrado 1.962,00. E as opções perolizadas são o Vermelho Marsala e Branco Alaska, cada uma delas também custa R$ 1.962,00.
Motor: Firefly 1.3L
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 101 cv (G) a 6.000 rpm / 109 cv (E) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 13,2:1
Câmbio: Automático, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor com sapata
Pneus: 185/60 R15
Rodas: Aço estampado 15″
Comprimento: 4.364 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Largura: 1.726 mm
Altura: 1.508 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
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