Bom espaço interno e porta-malas grande são algumas das qualidades do sedã da Fiat
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Lançado em fevereiro de 2018, o sedã compacto Premium Fiat Cronos é fabricado na Argentina, ele é montado na mesma plataforma do hatch Fiat Argo. Uma das principais qualidades deste modelo é o espaço interno e a capacidade do porta-malas.
Na frente o Cronos tem vincos no capô que formam um ‘V’. A grade dianteira é preta com o símbolo da marca ao centro com dois frisos cromados um de cada lado e, a partir da linha 2021 recebeu a chamada Fiat Flag no canto inferior esquerdo da grade. Os faróis são com máscara negra e o para-choque, na cor do carro. Ele tem no centro uma grade preta, nas extremidades, suportes pretos, onde são acoplados os faróis de neblina.
As laterais utilizam apliques pretos nas colunas das portas. Os vincos iniciam nas lanternas traseiras, atravessam toda a carroceria na altura das maçanetas que são na cor cinza, até os faróis. Os vincos estão também na parte inferior das portas e um friso cromado completa o visual. O Fiat Cronos Precision 1.8 Automático tem as rodas de liga leve 16 polegadas e pneus 195/55 R16.
O Cronos Precision tem comprimento de 4,3 m. A distância entre-eixos é de 2,5 m, já a largura da carroceria é de 1,9 m e altura de 1,5 m. No porta-malas, o sedã oferece a capacidade de 525 litros, isso sem rebater os bancos, por isso é um dos maiores da categoria. E o tanque de combustível tem a capacidade de 48 litros.
No interior, o quadro de instrumentos tem a tela TFT de 3,5″. O velocímetro e o conta-giros são analógicos. No centro há uma tela com as informações digitais do computador de bordo. Portanto, através dele é possível visualizar o consumo médio, hodômetro total e parcial, velocidade digital, entre outras.
No centro do painel do Fiat Cronos Precision está a Central Multimídia UCONNECT com tela de 7” sensível ao toque. Ela é compatível com Android Auto e Apple Car Play, vem ainda com Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. Os bancos são em tecido, o do motorista vem com ajuste de altura e de encosto. Os assentos traseiros utilizam três encostos de cabeça e todos os cintos de segurança, por exemplo, são de três pontos. Ele vem ainda com o sistema Isofix para cadeiras infantis.
O Fiat Cronos Precision 1.8 Automático tem o motor 1.8 E.torQ Evo. Sua potência é de 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. Ele trabalha com o câmbio automático de 6 marchas. Esta transmissão automática traz recursos como o de desacoplar, quando o carro para em um semáforo, isso ocorre para economizar combustível. Os freios são a discos ventilados na frente e tambores traseiros. A direção tem a assistência elétrica progressiva com o motor de auxilio na coluna da direção.
O Fiat Cronos Precision 1.8 Automático, nos testes validados pelo Inmetro para o programa brasileiro de etiquetagem veicular, abastecido com etanol, na cidade mostrou que o consumo é de 7,4 km/L e na estrada de 9,3 km/L. Ao utilizar gasolina o consumo é de 9,8 km/L na cidade e 13,2 km/L na rodovia. Nesta avaliação do Fiat Cronos Precision 1.8 Automático, com o ar-condicionado ligado, o consumo de combustível foi de 7,2 km/L na cidade e 9,0 km/L na estrada.
Para encontrar a opção mais confortável com boa visualização dos instrumentos e espelhos, o motorista não encontra dificuldades é fácil fazer os ajustes. O espaço é bom para todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro, até para quem senta no meio. Ao tirar o Fiat Cronos Precision 1.8 Automático da posição estacionária, igual ao que ocorre na maioria dos automóveis com o câmbio automático, ele tem arranque lento.
Mas, aqueles que preferem uma performance mais esportiva, pode usar o recurso de trocar as marchas manualmente, tanto na alavanca do câmbio ou nas borboletas ao lado do volante. No uso urbano, ou seja, na cidade, com o trânsito congestionado, as mudanças são suaves, sem trancos. Porém, ao exigir um pouco mais, pressionar o acelerador com mais força, a reação é lenta.
O mesmo ocorre quando está na rodovia, ao fazer uma ultrapassagem, por exemplo. Apesar disso, o motorista não sofre susto quando é necessário exigir do conjunto motor/câmbio, ele entrega boa potência e torque, faz o carro andar rápido, só demora um pouco para reagir.
É confortável ao passar nos buracos, valetas, lombadas, e firme nas curvas de uma estrada, sem jogar a traseira. O sistema de direção elétrico progressivo é bem ajustado, não leve nas manobras de estacionamento e atende as exigências quando é preciso ser firme em uma curva.
O preço do Fiat Cronos Precision 1.8 Automático é de R$ 102.246. Entre os itens de série para segurança do motorista e ocupantes, traz os obrigatórios air bags duplo e freios ABS com EBD.
Para auxiliar a condução, o motorista conta com o controle de estabilidade e tração. No entanto, ele pode ser desativado. Inclui também o sistema ativo do freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas em subida (Hill Holder).Vem ainda com a sinalização de frenagem de emergência (ESS), o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus. N o pacote estão as travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível. Vidros elétricos nas quatro portas e ar-condicionado digital.
As cores disponíveis são a cor sólida preta sem custo. Já as cores Branca Banchissa e a Vermelha Monte Carlo custam R$ 1023,00. Pelas opções de cores metálicas Preto Vesúvio, Cinza Silverstone e Prata Bari é cobrado 1.952,00. E as opções perolizadas são o Vermelho Marsala e Branco Alaska, cada uma delas também custa R$ 1952,00.
Assista o vídeo no Canal AutoAgora
O Fiat Cronos Precision 1.8 Automático está disponível para ser configurado no site da Fiat. Para quem necessita de um modelo urbano, com bom desempenho e espaço, ele atende estas necessidades.
Motor: E.TorQ Evo 1.8 16V Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747cm³
Torque: 18,7 kgfm (G)/ 19,2 kgfm (E) a 3.750
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 12,5:1
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Freios
Dianteiro: Disco ventilado, diâmetro de 284 x 22 mm
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 195/55 R16
Rodas: Liga leve 16″
Dimensões / Capacidades:
Comprimento: 4.364 mm
Largura: 1.962 mm
Altura: 1.516 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
Leia também: Avaliação: Fiat Argo Precision1.8 AT câmbio automático 2020