Avaliação Fiat Toro 1.8 Flex Endurance câmbio manual 2020, portanto, a versão de entrada da picape. Ela está posicionada entre as compactas e médias. Para começar, vale comentar que a Toro chegou ao mercado brasileiro em 2016 e rapidamente consolidou-se no mercado nacional.
Sem dúvida nenhuma, quando foi lançada em 2016, o que mais chamou a atenção na picape Toro foi o visual, isso porque o desenho da carroceria é chamativo, e até por esse motivo, ela mudou pouco na linha 2020.
O capô ostenta vincos que formam um ‘V’. Mas por outro lado, o conjunto ótico saiu do convencional. Ele é formado por dois faróis afilados em LED. Eles se unem por um friso cromado que tem o logo da Fiat no centro.No grande para-choque há dois faróis nas extremidades e ao centro a grade que também é grande.
A parte inferior acomoda nas pontas as luzes de neblina e no meio, a principal mudança da linha 2020. Isso porque incluirão o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), portanto esta é a principal modificação.
A lateral tem área envidraçada grande. As portas são cortadas por vincos, eles estão em toda a lateral e passam na altura das maçanetas. As caixas de rodas são ressaltadas com molduras pretas, esta solução além de reforçar o visual esportivo, deixou a picape com aspecto de 4×4. As rodas parecem de alumínio, mas não são!
A opção Endurance tem rodas de aço 16″, as calotas fazem parecer que são de alumínio, porque são diferentes. Inclusive, as rodas de liga leve não são oferecidas como opcional. Os pneus são 215/65 R16, e o santoantonio também é item de série.
Para não dizer que traseira de picape é tudo igual, a Fiat mudou a tampa. Ela continua retangular, por isso parece comum, com as lanternas em LED nas extremidades, porém, a tampa abre para fora e não para baixo como nas outras.
É dividida em duas partes, como em um armário, por exemplo. A fechadura elétrica está localizada no centro da tampa, onde figura o logo Fiat. O para-choque é preto com as luzes de ré nas pontas e defletores.
Por dentro a picape é confortável. A versão Endurance utiliza bancos em tecido, o do motorista com ajuste do encosto e de altura. O volante multifuncional está disponível em um dos vários kits opcionais. Nele, com os dedos é possível acessar as informações do computador de bordo e mudar as estações do rádio.
Durante a avaliação da Fiat Toro Endurance 1.8 Flex câmbio manual 2020 foi possível aumentar e diminuir o volume, atender o celular pareado e ajustar o controlador de velocidade de cruzeiro, também conhecido como piloto automático nos comandos do volante.
No centro do painel de instrumentos um visor digital, o qual mostra várias informações, inclusive a velocidade. Nele o motorista acessa o consumo médio e instantâneo, hodômetro parcial e total, pressão dos pneus, entre outras. Tem ainda conta-giros e velocímetro analógicos.
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A picape Fiat Toro câmbio manual avaliada , veio com a central multimídia, um item que figura entre os opcionais, a tela é de 7” sensível ao toque. As funções são ativadas como em um tablet. Em outras palavras, é completo e intuitivo. O motorista não encontra dificuldades para entender como funciona, mas vale ressaltar. Consulte o manual porque é mais fácil de entender as funções.
Compatível com Android Auto e Apple Carplay, espelha o smartphone, porém, o navegador é independente. Vem com o Bluetooth para pareamento e o ar-condicionado é mecânico.
Como citado no inicio, a Fiat Toro está entre as picapes compactas e médias, por isso tem o comprimento de 4,9 m. A distância entre-eixos é de 2,9 m, com a largura da carroceria de 2 m, a altura em relação ao solo é de 1,6 m.
A avaliação da Fiat Toro 1.8 Flex câmbio manual 2020, mostrou que estas dimensões conferem bom espaço interno e acomoda três adultos de maneira confortável no banco traseiro.
A capacidade volumétrica da caçamba é de 820 litros e a capacidade de carga de até uma tonelada, ou seja, 1.000 kg.
Na linha 2020, a Fiat promoveu poucas alterações na picape Fiat Toro, elas ficaram restritas ao para-choque dianteiro e detalhes de acabamento interno. Sendo assim, o motor é o mesmo da versão 2019, o 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex. Portanto, a potência e torque não foram alterados. Ele entrega 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm e torque máximo de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm.
Para esclarecer, quando foi lançada em 2016 a picape Fiat Toro só tinha uma opção com o câmbio manual e motor diesel. Na linha 2020 o câmbio manual de cinco marchas é item apenas da opção Flex Endurance, igual a avaliada, ou seja, na linha 2020 não há mais opção diesel com o câmbio manual.
Imagina-se que, quem compra uma picape não tem a intenção de ter um veículo que arranque rápido e desenvolva velocidade de maneira ágil. Pois bem, para obter a melhor eficiência energética da Fiat Toro com o câmbio manual, o ideal é dirigir de maneira tranquila, portanto, sem abusar da força no pé direito. Na avaliação da Fiat Toro Endurance 1.8 Flex 2020 foi possível utilizar o sistema Start/Stop, porque rodou bastante na cidade.
Ao parar em um semáforo, por exemplo, desliga o motor, desde que o motorista não mantenha o pé na embreagem. Aliás, descansar o pé na embreagem não é recomendado, pois pode prejudicar o sistema. Consequentemente, para o equipamento funcionar é necessário desengatar o carro.
Mesmo com acionamento rápido, é só tocar no pedal da embreagem que o motor liga, o processo demora alguns segundos, o que compromete a agilidade. Certo que o Start/Stop pode ser desligado, mas com o equipamento desativado o veículo vai consumir mais combustível. O câmbio é macio, preciso, engates fáceis, e deixa a picape mais na mão. Além disso, ela é mais esperta que a versão com o câmbio automático.
Por falar em esperteza, a Fiat Toro tem no painel uma tecla de modo Sport. Ao acionar este modo, a impressão é de ligar o turbo! Mas, não, ela ainda não tem turbo, porém a diferença no desempenho é grande, e lógico, isso tem custo. Na avaliação da Fiat Toro Endurance 1.8 Flex câmbio manual 2020 foi possível constatar que nestas condições o consumo de combustível aumenta.
E já que tocamos no assunto consumo, como resultado da validação do Inmetro no Programa de Etiquetagem Veicular, ele mostra que a Fiat Toro Endurance 1.8 Flex MT gasta, abastecida com etanol 6,9 km/l (cidade) e 7,6 km/l (rodovia). Com gasolina o consumo é de 9,9 km/l (cidade) e 10,9 km/l (rodovia).
A versão emprestada pela Fiat foi abastecida com 100% etanol, na avaliação com o ar-condicionado ligado, em várias situações de uso urbano o consumo foi de 5,7 km/l (cidade). Ao entrar na rodovia chegou a 7,2 km/l, andando em velocidade média de 100 km/h.
Nesta avaliação da Fiat Toro 1.8 Flex manual 2020, vale destacar também a boa calibração das suspensões independentes na dianteira e traseira. Transmite conforto e segurança tanto ao motorista como aos passageiros, principalmente para os que estão no banco traseiro. Portanto, agarra bem nas curvas, sem deixar a traseira escapar. Já nos buracos, lombadas, imperfeições em geral, elas absorvem bem os impactos.
A Toro Endurance 1.8 MT5 Flex manual custa R$ 96.990. Traz de série os equipamentos de segurança obrigatórios, os airbags frontais e freios com assistência ABS/ EBD. Vem ainda com o controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.
O alarme também é item de série, assim como o ar-condicionado mecânico, direção eletro-assistida, desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos nas quatro portas. Os retrovisores são de comando manual e ainda o santoantonio na caçamba.
Por trata-se de um veículo utilitário, a picape Fiat Toro Flex com câmbio manual tem preço diferenciado para o produtor rural e microempresário que é de R$ 80.501,70, isso porque o carro será utilizado para o trabalho.
Parafuso antifurto
Para barros pneus dianteiros e traseiros
Frisos das portas na cor preta com nome Toro
Badge Custom Shop.
Rodas de aço estampado 16″ (Super Spoke) + Pneus 215/65 R16
Faróis de neblina
Porta-escadas
Brake light
Sensor de estacionamento traseiro
Iluminação de caçamba
Retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas
Câmera de ré
Central multimídia com tela de 7″ sensível ao toque com Android Auto, Apple CarPlay e Navegação GPS embarcada, comandos de voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar, Porta USB e 6 alto-falantes
Volante em couro com comando do rádio e telefone
2 Tweeters no painel
As cores disponíveis são as sólidas Vermelho Colorado, sem custo e a Branco Ambiente com valor de R$ 1.500. A pintura metálica custa R$ 2.500 e as opções são: Prata Billet, Marrom Deep, Azul Jazz, Preto Carbon, Cinza Antique e VermelhoTribal. Ainda no catálogo de cores, uma opção de pintura perolizada, a Branco Polar que sai por R$ 3.000
A avaliação da Fiat Toro Endurance 1.8 Flex câmbio manual 2020 mostra que a picape é uma opção interessante para quem tem a necessidade de fazer uso duplo do veículo, ou seja, no trabalho e uso social, e ainda gosta de ter mais controle do carro, ou seja, trocar as marchas manualmente. O ponto negativo é o consumo de combustível, alto para um veículo com motor 1.8L Flex, sem carga.
A Fiat disponibiliza a picape Toro em cinco versões, Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. São três opções de motores, o Flex 1.8 e 2.4 e Turbodiesel 2.0, e três diferentes câmbios: manual de cinco marchas, automáticos de seis e nove marchas. Com trações 4×2 ou 4×4. Podemos até pensar que a picape Fiat Toro surfou na onda dos veículos utilitários esportivos. Isso porque ela agrada o cliente que gosta de um automóvel alto com visual chamativo, mas não compra um SUV, pois tem a necessidade de um veículo com caçamba.
Recentemente a Fiat promoveu uma ação no Big Brother Brasil o BBB 20 da Rede Globo, onde o vencedor da prova do Anjo ganhou a picape Fiat Toro Ultra. A vencedora foi a influenciadora Rafaella Kalimann. Porém um participante, o Babu Santana, apesar de não vencer a prova, também vai ganhar a picape. A Fiat irá presenteá-lo com o veículo por causa da paixão mostrada pelos modelos da marca durante o programa, e por isso o modelo foi muito comentado nas redes sociais.
A Fiat Toro Ultra foi apresentada no final de 2019, e da mesma forma como as demais versões, como linha 2020. Ela traz uma tampa metálica na caçamba, chamada de dynamic cover. O santoantonio é na mesma cor da carroceria e as rodas pretas, o que deixou a Toro com visual ainda mais esportivo. A Fiat Toro Ultra só é comercializada com motor 2.0 Turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, por isso o câmbio é automático de 9 marchas e a tração 4×4. Mas o preço da Fiat Toro Ultra é bem maior que o da opção Endurance Flex, ou seja, custa R$ 167.990.
Motor: 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747 cm³
Potência: 135 cv (G) /139 cv (E) a 5750 rpm
Torque: 18,7 (G) / 19,3 (E) a 3.750 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente Multibraço
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/65 R16
Rodas: Aço 16”
Comprimento: 4.944 mm
Largura: 2.033 mm
Altura: 1.655 mm
Entre-eixos: 2.990 mm
Tanque de combustível: 60 litros (capacidade reserva 8 litros)
Caçamba: 820 litros
Colaborou: FCA Fiat Chrysler Automóveis