Avaliação: Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Avaliação: Honda Civic LX 2020 a versão de entrada
Avaliação: Honda Civic LX 2020 a versão de entrada
16/03/2020
Avaliação: Fiat Toro 1.8 Flex Endurance câmbio manual 2020
10/04/2020
Avaliação: Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020  mostra os itens de série e opcionais, consumo de combustível, preço e impressões ao dirigir do SUV preparado para oferecer conforto, segurança e comodidade em qualquer tipo de terreno

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br mostra como o carro é utilizado no dia a dia do usuário.

O Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 é  fabricado na unidade produtiva da FCA Fiat Chrysler Automóveis em Goiana (PE), portanto, embaixo do mesmo teto onde são produzidos o Jeep Renegade e a Fiat Toro. O SUV médio foi lançado em outubro de 2016.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Visual esportivo com boas dimensões e capacidades

AutoAgora.com.br avaliou o Jeep Compass Diesel 2020 versão Trailhawk. A frente tem o capô com vincos, no centro um adesivo preto. As lâmpadas dos faróis são de Xenon, eles têm assinatura em LED.

Avaliação: Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

A grade frontal é dividida, ela lembra a letra ‘O’ uma ao lado da outra, são sete no total. A parte superior do para-choque é na cor do veículo. Enquanto que a inferior utiliza o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), e dois ganchos na cor vermelha.

As extremidades dos para-choques acomodam as luzes de neblina e as lâmpadas repetidoras (lâmpadas de seta).

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel, lateral com vários vincos

Nas laterais a área envidraçada oferece fácil visualização. Há um vinco que nasce na lanterna traseira, atravessa o carro na região das maçanetas e termina no para-lama.

As caixas de rodas utilizam molduras na cor preta. As rodas são de liga-leve 17″, calçadas com pneus 225/60 All Terrain (todo terreno).

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk, o teto preto é de série

O SUV mede 4,4 m de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,6 m e a largura é de 1,8 m.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel, traseira com lanternas que invadem a tampa

Na parte superior da traseira um aerofólio preto para reforçar a esportividade, nele a terceira luz de freio (break-light). O vidro com limpador é inclinado, no centro da tampa a logomarca Jeep.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

O porta-malas tem a capacidade de 390 litros, sem rebater os bancos.

As lanternas são bipartidas, ainda na tampa uma moldura aprofundada onde está a placa de identificação. 

O para-choque traseiro é preto com refletores nas extremidades e overbumper. Também na traseira um gancho para rebocar outros veículos na cor vermelha.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel interior confortável

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Interior confortável e funcional

A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora  mostra que ao entrar no Compass Trailhawk é fácil identificar os detalhes em vermelho.

Eles estão nas costuras dos bancos parcialmente revestidos em couro, na moldura dos alto-falantes e painel de instrumentos.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel, volante multifuncional

O volante de boa empunhadura é revestido em couro e multifuncional. Nele é possível acessar as informações do computador de bordo, controlador de velocidade, atender o celular e acionar o comando de voz, o qual permite mudar as estações de rádio e temperatura do ar-condicionado.

Também é possível iniciar e ajustar os sistemas semi-autônomos, quando disponíveis. 

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Painel de instrumentos em TFT

A tela do painel de instrumentos de TFT colorido 7″ oferece informações analógicas e digitais. O conta-giros e velocímetro são analógicos, no centro o display digital que mostra velocidade, consumo, calibragem dos pneus, horas de uso do motor, entre outras.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Multimídia com tela sensível ao toque

No multimídia, a tela é sensível ao toque de 8,4″, compatível com Android Auto e Apple Carplay.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Comandos do ar-condicionado no multimídia

Nela o motorista configura, por exemplo, o acionamento do freio de estacionamento quando a alavanca do câmbio é colocada na posição P, o toque da buzina ao fechar o carro com o sensor de proximidade, entre ouras funções.

Serve também para acionar o sistema de climatização, ajustar temperatura, ventilação. Ah, sim! As emissoras de rádio tanto AM como FM também são programadas no multimídia.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Motor Turbo Diesel com 170 cv

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Motor, câmbio e tração

O Jeep Compass versão Trailhawk tem motor diesel Multijet II 2.0L Turbo, o câmbio é o ZF948TE automático de 9 marchas. Este conjunto oferece potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm disponível a 1.750 rpm.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Câmbio automático de 9 marchas

Preparado para o fora de estrada utiliza a tração 4×4 Jeep Active Drive Low. Ao encarar uma trilha, estrada que leva para a fazenda, chácara ou sitio, o motorista pode optar pelo modo Auto, o qual lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

No seletor colocado no console central, próximo a alavanca do câmbio há os modos Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra).

Há o sistema Hill Descent Control, um controle de descida, ao ser acionado, o motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Impressões ao dirigir

Em qualquer tipo de veículo, antes de sair dirigindo é importante se ambientar, por isso é bom dar uma checada no manual para conhecer e entender as várias tecnologias disponíveis para segurança e auxilio ao motorista.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Botão OK passa o mostrador de velocidade para mp/h

A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br identificou que a maioria dos comandos são intuitivos, porém é bom saber antes, por exemplo, que ao acionar o botão ‘OK’ que está no lado esquerdo do volante, a velocidade mostrada em km/h passa para milhas por hora.

Velocimétrico pode ser alterado para milhas por hora 

Só por curiosidade, ao trafegar com o velocímetro mostrando 50 km/h, se apertar o botão ‘OK’ a velocidade mostrada é de 30 mph. Não precisa nem comentar qual será a conseqüência se passar por um radar.

Ambientar-se no Jeep Compass Trailhawk é muito fácil. O modelo 2020 ganhou de série banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções e o volante tem a coluna ajustável em altura e profundidade. Os comandos dos espelhos e travas das portas estão bem a mão, fáceis de usar.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

O motor pode ser acionado antes de entrar, no sensor presencial ao apertar duas vezes o comando especifico, mas antes de arrancar é necessário apertar o botão de partida com o pé no freio.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Detalhes em vermelho na versão Trailhawk

Feitos os devidos ajustes, ao arrancar uma surpresa. É natural um motor diesel proporcionar arranque lento. O Multijet II 2.0L Turbo, não é assim, o arranque é rápido nem parece ser movido a diesel.

Na avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br foi possível sentir que o câmbio está bem sincronizado, faz as trocas suavemente, não tem trancos. Apesar das 9 marchas, é um câmbio automático convencional com o conversor de torque, mas o funcionamento lembra o CVT em termos de suavidade.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Câmbio de 9 marchas parece CVT

No uso urbano, velocidade média de 50 km/h, permanece em 1.500 rpm e a nona marcha nem é engatada. Ela acopla em uma rodovia com a velocidade média de 100 km/h, ou seja, é uma marcha de cruzeiro.

A versão Trailhawk tem a suspensão elevada em relação as outras opções e proteções extras no assoalho para o uso no fora de estrada.

Porém, também auxilia na cidade, pois faz passar por valetas e lombadas de maneira suave.

A suspensão elevada não compromete a estabilidade ao entrar em curvas, as suspensões independentes, dianteira e traseira, estão bem calibradas.

Com sistema de direção eletro-assistida, as manobras de estacionamento não exigem esforço, e ainda vem de série com o sistema semi-autônomo para estacionar sozinho em vagas longitudinais e perpendiculares.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Na terra tem muitas qualidades

A marca Jeep tem por tradição fazer veículos robustos que encaram qualquer tipo de terreno. Neste quesito, o Compass Trailhawk não decepciona.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

AutoAgora.com.br levou o modelo avaliado para uma pista off-road onde foi possível utilizar alguns dos recursos disponíveis para este tipo de terreno.

Ao acionar a tração 4×4 ele deixa de ser o carro dócil da cidade e transforma-se em um valente da terra, sem perder o conforto para os ocupantes.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Sistema de auxilio em descida

É seguro utilizar o sistema de auxilio em descida, até parece que dirige sozinho.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Na terra tem bom desempenho

Ao utilizá-lo na estrada com cascalho tem boa dirigibilidade, dá até para exigir um pouco mais do acelerador, quase que como se estivesse no asfalto e com pouco ruído invadindo a cabine. Infelizmente, não choveu no período de empréstimo do Compass, por isso não foi possível testá-lo na lama.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Consumo de combustível, preço, itens de série e opcionais

A validação do Inmetro para o Jeep Compass Trailhawk Diesel 2.0L Turbo mostrou consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na rodovia. 

Durante o período de avaliação feito, com ar-condicionado ligado, o computador de bordo marcou 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. E aqui vale a observação, o consumo de combustível é influenciado pela maneira que o motorista dirige.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Preço, itens de série e opcionais

Com preço sugerido de R$ 181.990, o Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 traz entre os itens de série: Acendimento automático dos faróis Xenon, alarme, borboletas para a troca das marchas no volante, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e o interno eletrocrômico.

O rádio com RDS, porta USB e Bluetooth é integrado ao painel e 6 alto-falantes. Câmera de ré, sensores de chuva e estacionamento.

Os vidros e travas são elétricos, abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado dual zone, teto preto e freio de estacionamento eletrônico.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Itens de segurança

Entre os itens de segurança estão os air bags dianteiros obrigatórios, além deles o de joelho para o motorista, de cortina e laterais.

Tem ainda o controle de estabilidade para trailers (quando o engate é Mopar), controle de estabilidade anti-capotamento.

Assistente de saída em rampa, monitoramento de ponto cego, protetores de cárter, tanque e câmbio, e o controle de tração.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020, teto solar opcional

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: Opcionais

A Jeep oferece para o Compass Trailhawk Diesel 2020 por R$ 8.000,00 o Pack High Tech:

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Aviso de mudança de faixas (LDW)

Acendimento automático de faróis

Abertura eletrônica do porta-malas

Sistema de som Premium Beats de 506 W (8 alto-falantes + subwoofer)

Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência

O teto solar elétrico panorâmico Command View também é opcional e custa R$ 8.600,00.

Com todos os opcionais o preço final chega a R$ 198.590.  

Jeep Compass sucesso de vendas desde o lançamento

Desde quando chegou ao mercado em 2016, o Jeep Compass está entre os utilitários esportivos preferidos do consumidor brasileiro.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Em 2019, segundo os dados de emplacamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), encerrou o período com 60.361 unidades emplacadas, o que corresponde a 10,06% de participação.

Jeep volta a produzir e assume a liderança do segmento de SUVs

A marca Jeep, depois de anos sem produzir no Brasil, a partir do momento que retornou a produção foi reconhecida como sinônimo de SUV, o veículo utilitário esportivo.

Ao incluir nesta conta o irmão menor do Compass, o Jeep Renegade, que emplacou 68.726 unidades no ano passado, o que representa 11,45%, chegamos ao total de 21,51% de participação, ou seja, no segmento de SUVs, quem se destaca é marca Jeep.

Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020

Ficha técnica Jeep Compass Trailhawk 2.0 Turbo Diesel 2020

Motor: Multijet II 2.0L Turbo

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.956 cm³

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 a 1.750 rpm

Alimentação: Injeção direta

Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas

Tração: 4WD

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente McPherson multibraço

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 225/60 R17 ALL TERRAIN

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.416 mm

Largura: 1.819 mm

Altura: 1.660 mm

Entre-eixos: 2.636 mm

Tanque de combustível: 60 litros

Porta-malas: 390 litros


Deprecated: WP_User->id foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 2.1.0! Use WP_User->ID como alternativa. in /home/storage/c/b5/35/autoagoraimprens1/public_html/wp-includes/functions.php on line 4997
autoagora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *