Avaliação: Honda WR-V EXL 2021 / Foto: Saulo Mazzoni
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021/ Foto: Saulo Mazzoni
Próximo de completar quatro anos de comercialização, já que o SUV compacto Honda WR-V foi lançado em março de 2017, ele passou por atualização na linha 2021, e ainda recebeu equipamentos para auxiliar a condução.
No Honda WR-V 2021, os faróis foram redesenhados / Foto: Saulo Mazzoni
Entre as mudanças, a frente recebeu faróis redesenhados e luzes de LED. Para os faróis de neblina, uma nova moldura, com lâmpadas em LED. Permaneceram as luzes diurnas de rodagem em LED. Estes faróis são interligados por um friso largo cromado, com o H símbolo da marca no centro. Abaixo uma grade, que lembra uma boca na cor preta. O capô possui vincos acentuados no formato de V. Para reforçar o visual aventureiro urbano, um overbumper na cor prata sai do para-choque em direção ao assoalho do modelo.
No SUV Honda WR-V EXL as barras no teto são itens de série/ Foto: Saulo Mazzoni
O desenho lateral tem vincos assentados no para-lama, outro vinco que começa na lateral da porta, sobe para a região das maçanetas e termina na lanterna traseira. E ainda outro vinco acentuado na base da porta. A caixa de roda é emoldurada e as rodas de liga leve 16 polegadas são calçadas com pneus 195/60 R16.
Na versão 2021 o WR-V teve as lanternas redesenhadas / Foto: Saulo Mazzoni
A traseira do SUV Honda WR-V recebeu um novo para-choque com 67 mm a mais no comprimento. As lanternas que avançam para a tampa continuam no formato de ‘C’, porém a luz de ré que era colocada no centro foi deslocada para a base da peça, elas são em LED. E o friso superior da placa, que antes era cromado, na versão 2021 passou a ser na cor da carroceria. O para-choque é preto com refletores nas pontas e também há uma moldura na cor cinza. Além das mudanças visuais, o SUV WR-V 2021 ganhou em todas as versões os controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS).
Honda WR-V EXL 2021, bancos revestidos em couro/ Foto: Saulo Mazzoni
A parte interior do SUV Honda WR-V EXL tem o volante multifuncional com revestimento em couro e ajuste de altura e profundidade na coluna de direção. Os bancos são revestidos em couro, sendo que o do motorista tem a regulagem de altura. Há encosto de cabeça para todos os ocupantes e no console central uma tomada 12 Volts, entradas USB, porta-copos e porta-objetos. Ainda, um outro porta copos abaixo da saída de ar-condicionado no lado do motorista, a cabine conta com iluminação interna dianteira individual e central.
Volante revestido em couro, multifuncional / Foto: Saulo Mazzoni
O painel de instrumentos é clássico, pois o conta giros e o velocímetro são analógicos, porém, o mostrador de combustível, temperatura do motor, temperatura ambiente, odometro total e parcial, consumo médio e autonomia estão em um mostrador digital.
No centro do painel está o multimídia, a tela é de 7 polegadas sensível ao toque, denominada pela Honda de multi-touchscreen. É responsivo aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay com navegador GPS. Além disso, possui Bluetooth com comandos HFT (Hands Free Telephone), Voice Tag. A tela ainda mostra as imagens da câmera de marcha a ré multivisão. No total são 4 alto-falantes (2 dianteiros e dois traseiros) e 2 Tweeters dianteiros. Na versão EXL, o SUV Honda WR-V ainda tem o ar-condicionado digital, os comandos estão na tela full touchscreen, com a função de ajuste automático de temperatura.
Já o espaço interno é a maior qualidade do Honda WR-V EXL, mas não é só isso. Ele possui o sistema de configuração dos bancos exclusivo denominado Magic Seat Honda. Tanto o banco do passageiro, como os encostos e assentos traseiros podem ser configurados para o transporte de carga. É possível até acomodar uma prancha de surf na cabine, ou um vaso com uma planta. A capacidade do porta-malas do Honda WR-V EXL 2021 é de 363 litros, ela pode ser ampliada para 1.045 litros ao rebater os bancos.
Honda WR-V EXL 2021, com motor 1.5L i-VETEC/ Foto: Saulo Mazzoni
Para o SUV WR-V, a Honda optou pelo motor 1.5 i-VTEC FlexOne, o mesmo utilizado no Honda Fit e Honda City. Abastecido com etanol ele entrega 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. Quando o tanque está com gasolina a potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgfm a 4.800 rpm de torque. O câmbio é do tipo CVT, possui conversor de torque e na versão EXL traz Paddle Shifts atrás do volante, para as trocas de marchas manuais. A direção tem assistência elétrica progressiva (EPS). Os freios são a discos na dianteira e tambor na traseira. A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson com batentes hidráulicos e a suspensão traseira do WR-V utiliza barra de torção.
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021 / Foto: Saulo Mazzoni
Uma característica da escola japonesa na construção de automóveis é a de desenvolver veículos práticos, funcionais e seguros. O Honda WR-V, desenvolvido no Brasil, não fugiu destas características. Ele compartilha a plataforma do monovolume Honda Fit, o qual foi projetado com o objetivo de ser um veículo compacto, espaçoso, funcional e econômico. Na época, os engenheiros projetaram primeiro a carroceria e depois o motor com o tamanho ideal para aquela carroceria.
Honda WR-V EXL 2021, painel de fácil visualização e interior espaçoso / Foto: Saulo Mazzoni
Logo ao entrar o motorista percebe que se trata de um veículo espaçoso. Muito fácil de encontrar a melhor posição para dirigir e o painel de simples visualização e entendimento. No volante os comandos de áudio, controlador de velocidade (piloto automático) e Bluetooth, todos intuitivos, sem dificuldades para utilizar, o mesmo ocorre com o multimídia, depois de parear o smartphone.
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021, na traseira suspensão com eixo rígido / Foto: Saulo Mazzoni
Após acionar o motor, colocar a alavanca de marchas na posição D e acelerar, o motorista percebe que o arranque é lento. Isso é normal, pois não se trata de um veículo de alta performance, porém, não é amarrado, pois desenvolve velocidade rapidamente e de maneira constante. Para aproveitar melhor a eficiência energética, não precisa utilizar muita força no acelerador, deixe a velocidade aumentar de maneira progressiva.
Para realizar as manobras de estacionamento a visualização é boa, tanto nos espelhos, como na câmera de ré. E a direção com assistência elétrica é muita macia neste tipo de manobra.
Ao passar por valetas, lombadas, não raspa o assoalho e as suspensões absorvem bem as imperfeições do piso sem causar desconforto aos ocupantes.
Na rodovia, também é estável, ficou melhor com a adição do controle de estabilidade e tração (VSA), o qual pode ser desligado caso o motorista prefira dirigir esportivamente e ter a sensação de maior controle. O câmbio oferece também o modo S, para este tipo de condução, onde as marchas são trocadas com giro mais alto, ou de maneira manual pelos Paddle Shifts atrás do volante.
Honda WR-V EXL 2021 recebeu controle de tração / Foto: Saulo Mazzoni
Mesmo na estrada a velocidade é constante, não há sustos ao realizar ultrapassagens ou nas acelerações e retomadas. Graças a altura, ao sair do asfalto e ir para terra, ele comporta-se bem, sem desconforto para os passageiros.
O consumo de combustível do Honda WR-V EXL 2021 registrado no Conpet, o programa brasileiro de etiquetagem veicular, abastecido com etanol é de 8,1 km/L na cidade e 8,8 km/L na estrada. Já ao utilizar gasolina o Honda WR-V EXL consome 11,7 km/L na cidade e 12,4 km/L na estrada. Nesta Avaliação, o SUV foi entregue abastecido com gasolina. Ele foi utilizado na cidade e rodovia com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o computador de bordo registro consumo de 9,8 km/L na cidade e 11,7 km/L na estrada.
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021 / Foto: Saulo Mazzoni
O preço do Honda WR-V EXL 2021 é de R$ 96.600, exceto para o Estado de São Paulo. Neste caso a Honda sugere para consultar um concessionário, pois recentemente ocorreu aumento do ICMS. As cores disponíveis são: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium, além da nova cor Azul Cósmico Metálico, todas metálicas, neste caso é cobrado mais R$ 1.500,00. Já as cores perolizadas são: Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio, elas custam R$ 1.800,00.
Honda WR-V EXL 2021, molduras nas luzes de neblina / Fotos: Saulo Mazzoni
Entre os itens de segurança, além dos já citados, o Honda WR-V EXL traz 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), alarme, barras de proteção lateral, aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador, limitador de força e regulagem de altura. Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas, estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering). Também traz o sistema TPMS para monitoramento de pressão dos pneus, Sistema Immobilizer (impede a ignição do motor, caso a chave tenha uma senha diferente), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis, trava de segurança central dos vidros dos passageiros, de segurança na portas traseiras e travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h. Ainda tem o conjunto de tapetes de série e pino de segurança para tapete do motorista.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021 / Foto: Saulo Mazzoni
Motor: 1.5 L i-VTEC FlexOne
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16 SOHC
Injeção de combustível: Eletrônica
Potência: 115 cv (G)/ 116 cv (E) a 6.000rpm
Torque de 15.2 kgfm (G)/ 15.3 kgfm (E) a 4.800 rpm
Tipo: Automático CVT com o conversor de torque
Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Dianteira: Independente McPherson com batentes hidráulicos
Traseira: Barra de torção
Rodas: Liga leve 16” com acabamento diamantado e preto
Pneus: 195/60 R16
Comprimento: 4.068mm
Distância entre eixos: 2.555mm
Largura: 1.734mm
Volume do porta-malas: 363L
Volume máximo do porta-malas com bancos traseiros rebatidos: 1.045L
Tanque de combustível: 45,3 litros