Avaliação: Honda ZR V Touring o SUV do Civic

Avaliação: SUV Creta Limited Safety
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10/12/2024
Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Fabricado na mesma plataforma do sedã Civic, o SUV ZR-V é espaçoso e muito bom para dirigir

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic, a letra ‘Z’ é uma referência a geração Z

Por: Edison Ragassi

Durante vários anos o sedã médio, para os padrões brasileiros, Honda Civic, reinou quase que absoluto, como o preferido entre os compradores deste tipo de automóvel. Digo quase, porque alternava a preferência com o concorrente da Toyota, o Corolla. Nos dias de hoje, o consumidor quer os SUVs. Por isso, a Honda utiliza a plataforma do sedã no utilitário esportivo, o ZR-V. Por sua vez, vale explicar o significado das letras ZR-V, “Z Runabout Vehicle”, sendo que o Z inicial é uma referência à Geração Z, ou seja, pessoas nascidas entre 1997 e 2010.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Frente

Frente Honda ZR-V Touring

No que diz respeito a visual, vale uma curiosidade, nos Estados Unidos a Honda Automóveis comercializa o ZR-V com o nome de HR-V e a diferença não é apenas no nome. Como já citado, o ZR-V vendido no Brasil e o HR-V comercializado nos Estados Unidos, são montados na plataforma do Civic, enquanto que no Brasil, o HR-V é produzido na plataforma (PF2) do Honda City 

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Grade

Honda ZR-V Touring, com uma grande grade frontal na cor preto brilhante/ Foto: Divulgação

Importado do México, o Honda ZR-V Touring tem o capô alongado e vincos acentuados que formam um ‘V’. Os faróis full LED têm assinatura em LED na parte inferior. A logomarca da Honda, o grande ‘H’ está acima da grande grade preta. O para-choque integra a frente como uma só peça, nas pontas, molduras pretas. Elas são tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras. A cor preta também está na parte inferior do para-choque onde está uma grade menor.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Lateral

Lateral do Honda ZR-V Touring com vincos e detalhes na cor preta para reforçar o visual esportivo/ Foto: Divulgação

Por sua vez, a lateral do Honda ZR-V tem o para-lama com vinco arredondado e logo abaixo a moldura da caixa de roda. Um vinco começa no para-lama e segue pela carroceria até terminar na maçaneta traseira. Outro vinco acentuado está na parte inferior das portas e logo abaixo um friso para ligar as caixas das rodas. No ZR-V a área envidraçada é grande, para reforçar o visual esportivo, as colunas das portas têm apliques pretos. O retrovisor com lâmpadas sinalizadoras, vem com base preta e a capa na mesma cor da carroceria igual a das maçanetas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas pintadas na cor cinza e acabamento diamantado. Os pneus são 215/60R17.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Traseira

Honda ZR-V Touring, na traseira um grande aerofólio sai do teto. As lanternas LED avançam para a tampa do porta-malas

Na traseira, um aerofólio sai do teto, ele também acomoda o breaklight. O limpador traseiro está no centro do vidro e logo abaixo aparece o ‘H’. As lanternas em LED saem das laterais e avançam para tampa. Uma moldura central acomoda a placa de identificação, e a inscrição ZR-V Touring foi colocada na ponta inferior esquerda da tampa do porta-malas. Já o para-choque traseiro é preto com refletores.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Painel

Painel em dois tons deixaram o interior do ZR-V com visual requintado/ Foto: Divulgação

Por dentro, o Honda ZR-V Touring tem materiais de acabamento sensível ao toque. O painel de instrumentos é digital, mas mantém a grafia dos instrumentos como velocímetro e conta-giros mecânico. O volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade é multifuncional.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Painel de instrumentos

Painel de instrumentos digital do Honda ZR-V Touring com visual de instrumentos mecânicos/ Foto: Divulgação

Nos comandos colocados nos dois raios do volante do ZR-V, há os controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. Ele ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Multimídia/ Saídas de ar

Multimídia Honda ZR-V, tela 9 polegadas sensível ao toque/ Foto: Divulgação

As saídas de ar laterais e centrais têm o formato de colmeia. O multimídia tem uma tela sensível ao toque de 9 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Logo abaixo das saídas de ar centrais, está o comando do sistema de ar-condicionado digital dual zone.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Console

Console central Honda ZR-V Touring/ Foto: Divulgação

Já o console central flutuante do ZR-V traz desenho curvilíneo, ele acomoda a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento eletrônico. Além dos vários porta-objetos, há o carregador por indução e as portas USB. Os bancos são revestidos em couro de cor clara, a mesma dos detalhes de acabamento do painel, a qual contrasta com os detalhes escurecidos.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Porta-malas Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Porta-malas rebatido 60/40 Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Porta-malas rebatido

Porta-malas Honda ZR-V com capacidade de 389 litros, ao rebater os bancos a superfície é plana/ Foto: Divulgação

Dimensões e capacidade Honda ZR-V Touring

Com dimensões apropriadas para um automóvel deste porte, o Honda ZR-V tem 4,56 m de comprimento, sua largura é de1,84 m e a distância entre-eixos é de 2,65 m. Com os bancos em posição normal, a capacidade do porta-malas do ZR-V é de 389 litros. Os encostos dos bancos traseiros são divididos e rebatem 60/40. Ao rebater totalmente, eles criam uma superfície plana, um piso contínuo, assim, a capacidade total com os bancos rebatidos é de 1.306 litros. No ZR-V, semelhante ao Civic, a Honda não incluiu o sistema de assentos traseiros Magic Seat, o qual permite várias configurações para transporte de cargas. Ele está presente no Honda HR-V.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Motor

Motor 2.0l aspirado no Honda ZR-V Touring

Motor, câmbio, direção e freios SUV Honda ZR-V Touring

O Honda ZR-V tem o motor 2.0 16V DOHC i-VTEC movido a gasolina. Ele trabalha acoplado ao câmbio CVT. Este conjunto entrega potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Segundo divulgado pela Honda, este motor comparado ao 2.0 do Civic de 10ª geração, tem 11 cv a mais, além de apresentar menor índice de emissões. Ele tem duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape.  Ainda na mecânica do ZR-V vale destacar que ele tem o sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS). A suspensão dianteira é independente tipo MacPherson e a traseira independente multilink, ambas com subframe de alumínio. Os freios são a disco nas quatro rodas.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Impressões ao dirigir

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Impressões ao dirigir Honda ZR-V Touring

Ao observar o visual externo do SUV Honda ZR-V Touring a primeira percepção é de que se trata de um utilitário com traços esportivos. Ele também traz linhas diferentes das utilizadas no HR-V e Honda City, sem perder a característica do design da Honda.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Interior dianteiro Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Interior traseiro

Ao entrar, o motorista sente que é um veículo confortável e bem acabado, pois a mistura de cores e tons usados na cabine dá um toque de requinte ao modelo.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Movimento

Honda ZR-V com suspensões independentes na dianteira e traseira

Depois disso, ao dirigir o ZR-V na cidade o condutor confirma que ele oferece conforto, pois ao passar nas ondulações do asfalto, lombadas, valetas e até buracos, as suspensões independentes atuam de maneira equilibrada, para proporcionar o máximo de conforto aos ocupantes.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Movimento

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Também oferece bom isolamento acústico, pois pouco do ruído exterior entra na cabine. Os sistemas de auxilio como sensores e câmera de ré, ajudam nas manobras de estacionamento e até para avisar que um veículo se aproxima nas laterais.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Movimento estrada

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic/ Foto: Divulgação

Na estrada, o ZR-V desenvolve velocidade rapidamente com pouca pressão no acelerador. O que pode incomodar alguns motoristas é a reação ao realizar uma retomada. O motorista precisa exigir mais do acelerador, o que passa a impressão de forçar o motor. Mas esta é uma das características dos automóveis com o câmbio CVT.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Movimento lateral

Honda ZR-V Touring, motor 2.0l com boa potência e torque desenvolve velocidade constante na estrada/ Foto: Divulgação

No entanto, ao atingir a velocidade desejada e manter o acelerador com pouca pressão, ele baixa o giro e estabiliza. No geral, o Honda ZR-V está bem ajustado para as condições de uso no Brasil e atende quem têm a necessidade de um veículo para múltiplos usos.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic Consumo

O motor 2.0l atual do ZR-V tem consumo menor do que o utilizado no Civic geração 10

Consumo Honda ZR-V Touring

O consumo do Honda ZR-V, segundo validado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), ele faz por litro na cidade 10,2 km/l, enquanto que estrada o consumo é de 12,1 km/l. No período de Avaliação, o ZR-V gentilmente cedido pela Honda para esta postagem, rodou tanto na cidade, como na rodovia, sempre respeitando a velocidade máxima indicada e com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o consumo registrado foi de 9,5 km/l no ciclo urbano e 11,1 km/l na estrada.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Preço, itens de série Honda ZR-V Touring

O SUV posicionado entre o Honda HR-V e CR-V é o ZR-V vendido no Brasil só na versão topo de linha Touring com teto solar elétrico. Ele tem preço sugerido de R$ 214.500. Todos os equipamentos mostrados neste descritivo do Honda ZR-V são de série, ele sai de fábrica ainda com o sistema Honda SENSING, um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:

– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;

– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;

– LKAS – Sistema de permanência em faixa – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;

– AHB – Farol alto automático – comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

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E para a segurança e conforto do motorista e ocupantes o ZR-V traz 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Avaliação: Honda ZR-V Touring o SUV do Civic

Ficha técnica Honda ZR-V Touring

Motor: 2.0l DOHC 16V i-VETEC

Tipo: Dianteiro, transversal

Cilindrada: 1.996 cm³

Número de válvulas: 16

Taxa de compressão: 10,8:1

Combustível: Gasolina

Sistema de injeção: Multiponto

Potência: 161 cv a 6500 rpm

Torque: 19.1 kgfm a 4200 rpm

Transmissão Honda ZR-V Touring

Câmbio: Automático tipo CVT

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)

Suspensão Honda ZR-V Touring

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente Multi-link

Freios Honda ZR-V Touring

Dianteiro: Discos ventilados

Traseiro: Discos sólidos

Rodas/ Pneus Honda ZR-V Touring

Rodas: Liga leve 17″

Pneus: 215/60R17 96H

Dimensões/ Capacidades Honda ZR-V Touring

Comprimento: 4.568 mm

Entre-eixos: 2.655 mm

Largura: 1.840 mm

Altura: 1.611 mm

Porta-malas: 389 litros

Tanque de combustível: 53 litros

Colaborou:

Honda Automóveis

Assista o vídeo de Avaliação do Honda HR-V Touring 

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