Durante vários anos o sedã médio, para os padrões brasileiros, Honda Civic, reinou quase que absoluto, como o preferido entre os compradores deste tipo de automóvel. Digo quase, porque alternava a preferência com o concorrente da Toyota, o Corolla. Nos dias de hoje, o consumidor quer os SUVs. Por isso, a Honda utiliza a plataforma do sedã no utilitário esportivo, o ZR-V. Por sua vez, vale explicar o significado das letras ZR-V, “Z Runabout Vehicle”, sendo que o Z inicial é uma referência à Geração Z, ou seja, pessoas nascidas entre 1997 e 2010.
No que diz respeito a visual, vale uma curiosidade, nos Estados Unidos a Honda Automóveis comercializa o ZR-V com o nome de HR-V e a diferença não é apenas no nome. Como já citado, o ZR-V vendido no Brasil e o HR-V comercializado nos Estados Unidos, são montados na plataforma do Civic, enquanto que no Brasil, o HR-V é produzido na plataforma (PF2) do Honda City
Importado do México, o Honda ZR-V Touring tem o capô alongado e vincos acentuados que formam um ‘V’. Os faróis full LED têm assinatura em LED na parte inferior. A logomarca da Honda, o grande ‘H’ está acima da grande grade preta. O para-choque integra a frente como uma só peça, nas pontas, molduras pretas. Elas são tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras. A cor preta também está na parte inferior do para-choque onde está uma grade menor.
Por sua vez, a lateral do Honda ZR-V tem o para-lama com vinco arredondado e logo abaixo a moldura da caixa de roda. Um vinco começa no para-lama e segue pela carroceria até terminar na maçaneta traseira. Outro vinco acentuado está na parte inferior das portas e logo abaixo um friso para ligar as caixas das rodas. No ZR-V a área envidraçada é grande, para reforçar o visual esportivo, as colunas das portas têm apliques pretos. O retrovisor com lâmpadas sinalizadoras, vem com base preta e a capa na mesma cor da carroceria igual a das maçanetas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas pintadas na cor cinza e acabamento diamantado. Os pneus são 215/60R17.
Na traseira, um aerofólio sai do teto, ele também acomoda o breaklight. O limpador traseiro está no centro do vidro e logo abaixo aparece o ‘H’. As lanternas em LED saem das laterais e avançam para tampa. Uma moldura central acomoda a placa de identificação, e a inscrição ZR-V Touring foi colocada na ponta inferior esquerda da tampa do porta-malas. Já o para-choque traseiro é preto com refletores.
Por dentro, o Honda ZR-V Touring tem materiais de acabamento sensível ao toque. O painel de instrumentos é digital, mas mantém a grafia dos instrumentos como velocímetro e conta-giros mecânico. O volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade é multifuncional.
Nos comandos colocados nos dois raios do volante do ZR-V, há os controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. Ele ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.
As saídas de ar laterais e centrais têm o formato de colmeia. O multimídia tem uma tela sensível ao toque de 9 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Logo abaixo das saídas de ar centrais, está o comando do sistema de ar-condicionado digital dual zone.
Já o console central flutuante do ZR-V traz desenho curvilíneo, ele acomoda a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento eletrônico. Além dos vários porta-objetos, há o carregador por indução e as portas USB. Os bancos são revestidos em couro de cor clara, a mesma dos detalhes de acabamento do painel, a qual contrasta com os detalhes escurecidos.
Porta-malas Honda ZR-V com capacidade de 389 litros, ao rebater os bancos a superfície é plana/ Foto: Divulgação
Com dimensões apropriadas para um automóvel deste porte, o Honda ZR-V tem 4,56 m de comprimento, sua largura é de1,84 m e a distância entre-eixos é de 2,65 m. Com os bancos em posição normal, a capacidade do porta-malas do ZR-V é de 389 litros. Os encostos dos bancos traseiros são divididos e rebatem 60/40. Ao rebater totalmente, eles criam uma superfície plana, um piso contínuo, assim, a capacidade total com os bancos rebatidos é de 1.306 litros. No ZR-V, semelhante ao Civic, a Honda não incluiu o sistema de assentos traseiros Magic Seat, o qual permite várias configurações para transporte de cargas. Ele está presente no Honda HR-V.
O Honda ZR-V tem o motor 2.0 16V DOHC i-VTEC movido a gasolina. Ele trabalha acoplado ao câmbio CVT. Este conjunto entrega potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Segundo divulgado pela Honda, este motor comparado ao 2.0 do Civic de 10ª geração, tem 11 cv a mais, além de apresentar menor índice de emissões. Ele tem duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. Ainda na mecânica do ZR-V vale destacar que ele tem o sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS). A suspensão dianteira é independente tipo MacPherson e a traseira independente multilink, ambas com subframe de alumínio. Os freios são a disco nas quatro rodas.
Ao observar o visual externo do SUV Honda ZR-V Touring a primeira percepção é de que se trata de um utilitário com traços esportivos. Ele também traz linhas diferentes das utilizadas no HR-V e Honda City, sem perder a característica do design da Honda.
Ao entrar, o motorista sente que é um veículo confortável e bem acabado, pois a mistura de cores e tons usados na cabine dá um toque de requinte ao modelo.
Depois disso, ao dirigir o ZR-V na cidade o condutor confirma que ele oferece conforto, pois ao passar nas ondulações do asfalto, lombadas, valetas e até buracos, as suspensões independentes atuam de maneira equilibrada, para proporcionar o máximo de conforto aos ocupantes.
Também oferece bom isolamento acústico, pois pouco do ruído exterior entra na cabine. Os sistemas de auxilio como sensores e câmera de ré, ajudam nas manobras de estacionamento e até para avisar que um veículo se aproxima nas laterais.
Na estrada, o ZR-V desenvolve velocidade rapidamente com pouca pressão no acelerador. O que pode incomodar alguns motoristas é a reação ao realizar uma retomada. O motorista precisa exigir mais do acelerador, o que passa a impressão de forçar o motor. Mas esta é uma das características dos automóveis com o câmbio CVT.
No entanto, ao atingir a velocidade desejada e manter o acelerador com pouca pressão, ele baixa o giro e estabiliza. No geral, o Honda ZR-V está bem ajustado para as condições de uso no Brasil e atende quem têm a necessidade de um veículo para múltiplos usos.
O consumo do Honda ZR-V, segundo validado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), ele faz por litro na cidade 10,2 km/l, enquanto que estrada o consumo é de 12,1 km/l. No período de Avaliação, o ZR-V gentilmente cedido pela Honda para esta postagem, rodou tanto na cidade, como na rodovia, sempre respeitando a velocidade máxima indicada e com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o consumo registrado foi de 9,5 km/l no ciclo urbano e 11,1 km/l na estrada.
O SUV posicionado entre o Honda HR-V e CR-V é o ZR-V vendido no Brasil só na versão topo de linha Touring com teto solar elétrico. Ele tem preço sugerido de R$ 214.500. Todos os equipamentos mostrados neste descritivo do Honda ZR-V são de série, ele sai de fábrica ainda com o sistema Honda SENSING, um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:
– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;
– LKAS – Sistema de permanência em faixa – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;
– AHB – Farol alto automático – comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.
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E para a segurança e conforto do motorista e ocupantes o ZR-V traz 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.
Motor: 2.0l DOHC 16V i-VETEC
Tipo: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.996 cm³
Número de válvulas: 16
Taxa de compressão: 10,8:1
Combustível: Gasolina
Sistema de injeção: Multiponto
Potência: 161 cv a 6500 rpm
Torque: 19.1 kgfm a 4200 rpm
Câmbio: Automático tipo CVT
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente Multi-link
Dianteiro: Discos ventilados
Traseiro: Discos sólidos
Rodas: Liga leve 17″
Pneus: 215/60R17 96H
Comprimento: 4.568 mm
Entre-eixos: 2.655 mm
Largura: 1.840 mm
Altura: 1.611 mm
Porta-malas: 389 litros
Tanque de combustível: 53 litros
Colaborou:
Assista o vídeo de Avaliação do Honda HR-V Touring