Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Nova Chevrolet Montana Premier 2023 Movimento
Avaliação: Nova Chevrolet Montana Premier 2023
08/05/2023
Avaliação: Peugeot e-2008 GT
Avaliação: Peugeot e-2008 GT
06/06/2023
Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Movimento

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

O SUV Honda HR-V mudou o visual, recebeu um novo motor, tecnologias semiautônomas, mas manteve as qualidades de espaço e dirigibilidade

 

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Por:  Edison Ragassi

A marca japonesa Honda Automóveis é conhecida por oferecer veículos econômicos, robustos e eficientes. Porém, no que diz respeito ao design eles costumam manter um estilo conservador. No caso do novo Honda HR-V 2023, eles deixaram de lado o conservadorismo e utilizaram linhas mais modernas e futuristas no seu utilitário esportivo.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Frente

Frente do New HR-V EXL 2023 tem a grade especifica para a versão

A frente do New HR-V EXL SENSING 2023 tem vincos acentuados nas extremidades do capô. Os faróis full LED, com assinatura LED na parte superior são de série em todas as versões, com moldura preta nesta versão. Eles são ligados por um pequeno friso cromado. Uma grande grade frontal grande ostenta o ‘H’ cromado, logomarca da Honda ao centro. O para-choque é na mesma cor da carroceria, ele traz as luzes de neblina em LED nas pontas. No meio do para-choque há uma grade menor estilo colmeia.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Lateral

Lateral do novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 com linha de cintura alta

O desenho da lateral do novo Honda HR-V, mostra uma área envidraçada grande, com molduras e apliques na coluna das portas na cor preta, o que reforça o visual esportivo. As capas dos retrovisores com lâmpadas de direção em LED são na cor da carroceria, assim como as maçanetas das portas dianteiras. As maçanetas traseiras na cor preta estão na parte final das molduras dos vidros. É como uma marca registrada do SUV. Um vinco inicia no para-lama dianteiro e segue até a traseira. Outro vinco mais acentuado está logo abaixo das maçanetas, o que confere ao SUV da Honda uma linha de cintura alta. As caixas das rodas não possuem molduras e as rodas 17 polegadas de liga leve escurecidas de 6 raios são calçadas com pneus 215/60R17.    

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Traseira

No HR-V 2023 as lanternas em LED são ligadas por uma barra que amplia o sistema de iluminação

Quando visto na traseira, fica evidente no New HR-V 2023 o visual semelhante ao utilizado nos carros dos filmes de ficção cientifica, ou nos jogos de vídeo games. A antena é estilo barbatana de tubarão e do teto sai um aerofólio. O vidro traseiro é inclinado, com o limpador na parte inferior. As lanternas traseiras bipartidas do novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 são fumês com LED nas luzes de posição e freio. Para unir os dois lados há uma barra horizontal de LED, a qual também cumpre a função de luz de posição. Esta barra é dividida pelo ‘H’ da Honda que está posicionado no centro da tampa. Uma área esculpida acomoda a placa de identificação, na parte superior estão as luzes em LED de iluminação da placa, a câmera de ré e o comando para a abertura do porta-malas.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Painel

Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023, painel ganhou novas saídas de ar

Ao entrar no novo Honda HR-V EXL SENSING 2023, o interessado percebe que o SUV é um veículo confortável e espaçoso. Os materiais de acabamento são sensíveis ao toque e o desenho do painel também é novo. O quadro de instrumentos mistura as informações analógicas do velocímetro e conta giros, com as digitais que aparecem na tela TFT no centro do quadro.

Acesse o Canal AutoAgoracombr

O volante do New HR-V 2023 é multifuncional de três raios, revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. A tela da central multimídia sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas está no centro do painel e aceita o Android Auto e Apple Car Play, conectados sem a necessidade do cabo de dados.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Saída ar lateral Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Saída de ar traseira

Uma mudança radical foi feita no sistema de ventilação para o ar-condicionado digital. Ela traz um novo tipo de difusores, os quais permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso (foto esquerda), o comando desse sistema está nas saídas de ar laterais. Também foram colocadas saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro (foto direita).

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Alavanca de câmbio

Honda HR-V EXL SENSING 2023, alavanca do câmbio elevada

A alavanca do câmbio é elevada, e no console há o carregador por indução para smartphones, teclas para acionar o freio de estacionamento eletrônico, o modo ECON para a economia de combustível e Auto Hold.  Os bancos revestidos em couro receberam uma tecnologia chamada pela Honda de Sistema de Estabilização Corporal, a qual proporciona maior conforto aos ocupantes.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Magic Seat

Sistema de acentos Magic Seat permite transportar vários tipos de cargas no Honda HR-V 2023

E como diz o ditado, ‘em time que está ganhando não se mexe, mas melhora’, a Honda manteve nos assentos traseiros do New HR-V 2023 o sistema Magic Seat, exclusivo da marca, o qual permite modularidade dos bancos, com três modos de utilização (Utility, Long e Tall), assim permite a acomodação de objetos de amplas dimensões e volumes.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Bancos sem rebater Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Banco rebatido 60/40 Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Banco totalmente rebatido

Dimensões e capacidades, novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

O comprimento do HR-V HR-V EXL SENSING 2023 é de 4,3 m. Sua distância entre-eixos é de 2,6 m, para uma largura de 1,7 m e altura de 1,5 m. A capacidade do porta-malas do Honda HR-V 2023 é de 354 litros, porém, vale ressaltar que o sistema Magic Seat permite várias configurações, as quais ampliam esta capacidade. E no tanque de combustível recebe até 50 litros.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 novo motor 1.5 aspirado Honda

Honda HR-V EXL SENSING 2023, recebeu o novo motor 1.5L aspirado com injeção direta

Motor e câmbio novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

O motor do New Honda HR-V EXL SENSING 2023 foi lançado no New City. Ele é 1.5 litro, quatro-cilindros em linha aspirado, com bloco e cabeçote de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC (Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) Este sistema varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, assim pode variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão. A injeção de combustível é direta, assim a potência o motor 1.5 DI i-VTEC Flex do HR-V 2023 é de 126 cv a 6.200 rpm, abastecido tanto com etanol como com gasolina. Já o torque é de 15,8 kgfm (E) e 15,5 kgfm (G), ambos obtidos a 4.600 rpm. Este motor trabalha com um câmbio CVT o qual simula 7 marchas, com paddle shifts no volante para trocas manuais.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Movimento

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Impressões ao dirigir Honda HR-V EXL SENSING 2023

Na descrição feita sobre os detalhes do desenho da carroceria do novo Honda HR-V 2023, ficou evidente que o SUV mudou radicalmente. Sendo assim, ao visualizar o modelo, quem ainda não sabe sobre a mudança, vai pensar que se trata de um carro que ainda não estava no mercado.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Espaço dianteiro Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Espaço traseiro

Honda HR-V EXL SENSING 2023, bom espaço para os ocupantes

Depois disso, o caminho natural é entrar no New HR-V, e perceber que o interior é espaçoso e confortável. Vale verificar também a parte traseira e confirmar a boa disposição para os ocupantes do banco traseiro. Por sua vez, podemos dizer que o quadro de instrumentos do novo HR-V 2023 tem estilo conservador. O velocímetro e odômetro utilizam a grafia dos modelos analógicos, a diferença fica por conta da tela TFT, a qual mostra as informações do computador de bordo colocada no centro.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Volante multifuncional

Novo Honda HR-V 2023 SENSING com ajuste de altura e profundidade no volante multifuncional

A geração anterior do HR-V tem a tela da multimidia embutida, nesta geração ela continua embutida, porém, fica acima. No visual a anterior é mais agradável, porém, a funcionalidade continua a mesma. Para utilizá-la é simples, os comandos são intuitivos.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Tela do multimídia

Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023, tela do multimídia elevada

Após observar estes itens, ao acionar o motor no botão de partida (Start/stop Engine), o New HR-V 2023 tem sensor de proximidade e não a chave canivete, percebe-se que pouco do ruído do motor invade a cabine. Ao movimentar a alavanca do câmbio CVT para a posição ‘D’ e acelerar, o novo HR-V EXL SENSING 2023 arranca de maneira moderada e desenvolve velocidade progressivamente.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Movimento lateral

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

O motorista do New HR-V SENSING 2023 não precisa abusar na pressão do acelerador, isso mesmo com o modo ECON ligado. No entanto, ao mudar para o modo Normal, a diferença no desempenho e reações é quase que imperceptível.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Passando em lombada

Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 com eixo rígido na suspensão traseira

É importante destacar o bom trabalho de calibração das suspensões, pois, na cidade, o motorista sente segurança ao fazer curvas, e conforto nos obstáculos como valetas e lombadas, isso sem raspar o assoalho.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Câmera no retrovisor

Ao acionar a seta a câmera mostra no multimidia o lado direito do novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Os recursos eletrônicos como os sensores e câmeras, já que o HR-V EXL tem a câmera de ré e outra no retrovisor, auxiliam para fazer as manobras de estacionamento e as conversões com segurança.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Movimento

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

O novo HR-V EXL SENSING 2023 também tem bom desempenho na estrada. Desenvolve velocidade de maneira rápida, estabiliza facilmente. Quando é necessário reduzir e retomar a velocidade, faz isso prontamente. Por se tratar de um veículo familiar, a performance é boa, agrada quem necessita de um veículo espaçoso e funcional. Já para quem quer um modelo que tenha todas essas qualidades com desempenho de esportivo, o indicado é escolher o HR-V 2023 Touring com o motor 1.5L turbo. Mas isso é tema para outra postagem. Aguarde!

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Consumo de combustível Honda HR-V EXL SENSING 2023

A Honda divulga que, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New HR-V 2023 com o motor 1.5L aspirado, quando abastecido com etanol na cidade faz 8,8 km/L e na estrada 9,8 km/L. Ao utilizar gasolina o consumo na cidade é de 12,7 km/L e na rodovia de 13,9 km/L. O SUV emprestado para esta Avaliação foi entregue abastecido com gasolina e utilizado em condições normais, ou seja, trânsito parado, vários trechos com subida, passando por valetas, lombadas, entre outras situações e também na rodovia com velocidade média de 120 km/h, ar-condicionado ligado e modo ECON acionado. A média de consumo mostrada no computador de bordo foi de 11 km/L na cidade e 12,8 km/L na estrada.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Preço New Honda HR-V EXL SENSING 2023 e itens de série

O preço do New HR-V EXL Honda SENSING é R$ 159.600, divulgado no site da Honda Automóveis na data de fechamento desta postagem. Além dos itens já mostrados ele traz, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, alerta de pressão dos pneus (TPMS).

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Console

Comandos do ECON, auxílio em rampa, freio de estacionamento eletrônico e Break Hold no console

Para completar, o novo HR-V SENSING 2023 vem ainda com o Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, apoio de braço central no banco traseiro, quatro alto-falantes, dois tweeters dianteiros, sensores de estacionamento traseiros e quatro portas USB, sendo duas na dianteira e duas para os passageiros do banco traseiro.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 Honda SEMSING

Informações do Honda SENSING no quadro de instrumentos do New HR-V 2023

Tecnologias integrantes do sistema SENSING do Honda HR-V EXL 2023

Por sua vez, o sistema SENSING é composto por uma série de tecnologias de auxilio ao motorista que são:

ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.

CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.

LKAS – Sistema de permanência de faixa – Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.

RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.

AHB – Ajuste automático de farol – Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação.

Acesse o Canal AutoAgoracombr

Confira o que mudou no Honda HR-V EXL SENSING 2024

Comparado ao Honda HR-V da geração anterior, o New HR-V 2023 evoluiu. Além de receber um visual moderno, ele ganhou tecnologia, um motor e câmbio mais eficientes, ou seja, foi um salto de qualidade.

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Avaliação: Novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Ficha técnica New Honda HR-V EXL SENSING 2023

Motor New Honda HR-V EXL SENSING 2023

Denominação: Honda 1.5 DI i-VTEC Flex

Posição: Dianteiro, transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16 i-VTEC

Taxa de compressão: 11,5:1

Alimentação: Injeção direta de combustível

Cilindrada: 1.497 cm³ 

Potência:126 cv a 6200 rpm (G/E)

Torque: 15,8 kgfm (E)/ 15,5 kgfm (G) a 4600 rpm

Câmbio New Honda HR-V EXL SENSING 2023   

Câmbio tipo CVT simula 7 marchas com Paddle Shifts

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica progressiva EPS

Suspensão novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Barra de torção

Freios novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Rodas e pneus New Honda HR-V EXL SENSING 2023

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 215/60R17

Dimensões e capacidades novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Comprimento: 4.330 mm

Distância entre-eixos: 2.610 mm

Largura: 1.790 mm

Altura:1.590 mm

Capacidade porta-malas novo Honda HR-V EXL SENSING 2023

Volume: 354 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Ângulos de entrada:17,8°

Ângulo de saída: 22,0°

Altura livre do solo: 185 mm

Peso em ordem de marcha: 1.309 kg

Fotos: AutoAgora.combr – Imagens

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *