Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Uma das características que o Jeep Renegade preserva é o visual, pois remete ao primeiro modelo da marca, o qual surgiu em 1940 para uso militar, e depois foi disponibilizado na ‘versão civil’ ao público em geral e fez tanto sucesso no mercado mundial.
Sendo assim, desde o lançamento em 2015, a Jeep não fez mudanças radicais no desenho do SUV, digamos que, ano a ano ele é atualizado e recebe tecnologias.
Na frente o Jeep Renegade Limited 1.8L 16V Flex, ostenta no capô um ressalto colocado no centro e a marca Jeep na frente. Os faróis full LED são redondos com assinatura LED em formato de argola. A grade do tipo colmeia utiliza molduras retangulares, são 7 no total.
Já o para-choque pode ser chamado de bicolor, isso porque a parte superior é na cor da carroceria e a inferior na cor preta com as luzes de neblina nas extremidades. A placa de identificação do tipo Mercosul está no centro. Uma moldura na cor grafite acomoda outra grade colmeia inferior.
Visto de lateral, o Jeep Renegade Limited tem o rack preto, vale destacar que a partir da linha 2021 o teto solar é de série nesta versão. Os para-lamas com molduras nas caixas de rodas são ressaltados e se unem aos para-choques. Os vincos laterais estão na região das maçanetas, elas têm a mesma cor da carroceria. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras têm as capas pintadas também na cor da carroceria. Já as rodas são em liga leve 19 polegadas com pneus 235/45R19 para uso misto.
Para prolongar o teto, no Jeep Renegade Limited há um o aerofólio com a terceira luz de freio, o breaklight. O vidro da tampa traseira é em formato de ‘U’, com o limpador na cor preta ao centro. A inscrição Jeep está no centro, abaixo uma moldura para a placa de identificação. As lanternas em LED no formato quadrado com um ‘X’ estilizado, prestam homenagem ao primeiro veículo da marca, pois remetem aos traços do galão de combustível acoplado na traseira do antigo Jeep militar. Este galão era chamado de “jerry can”.
O Jeep Renagade Limited é um SUV compacto, ele mede 4,2 m de comprimento. Sua distância entre-eixos é de 2,5 m, largura de 1,8 m e altura de 1,7 m. No entanto, apesar de ser um veículo robusto e alto, a capacidade do porta-malas do Jeep Renegade, independente da versão é de 273 litros. Esta capacidade pode ser ampliada ao rebater os bancos, inclusive são rebatidos 60/40, mas deixa un pouco a desejar, para quem gosta de viajar e levar companhia.
Interior Jeep Renagade Limited 2021
Por dentro, o Jeep Renegade Limited 1.8L 16V Flex 2021 tem o painel de instrumentos com tela de 7 polegadas colorida, os mostradores são analógicos e digital. No lado direito o velocímetro é analógico, assim como o conta-giros que fica no lado esquerdo. Já no centro uma tela digital colorida mostra todas as informações do computador de bordo, como o consumo total e parcial, calibragem dos pneus, emissora de rádio, telefone conectado, horas de uso do motor e também a velocidade. O volante com ajuste de altura e profundidade é em couro e multifuncional com borboletas para as trocas de marchas manuais.
Para maior conforto dos ocupantes, o sistema de ar-condicionado é digital dual zone, ou duas zonas, onde o motorista pode escolher uma temperatura e o passageiro outra, inclusive por comando de voz.
O Renegade Limited Flex 2021 tem no centro do painel, a central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas. Pode ser pareada ao celular via Bluetooth e utilizar o Android Auto ou Apple Carplay.
Além disso, tem o rádio AM e FM, 6 alto-falantes, comando de voz, o qual o motorista pode inclusive mudar as emissoras de rádio ou a temperatura do ar-condicionado. As entradas USB contemplam também os ocupantes do banco traseiro. Os bancos são parcialmente revestidos em couro, como opcional pode optar pela cor marrom, que custa R$ 1.281,00.
O Jeep Renegade Limited 1.8L 16V Flex 2021 tem embaixo do capô o motor E.torQ EVO 1.8 16V Flex, ou seja, aceita etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. A potência é de 135 cv (G) /139 (E) a 5750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm (G)/19,3 (E) kgfm a 3750 rpm. Ele trabalha junto com o câmbio automático de 6 marchas.
Nesta avaliação do Jeep Renagade Limited 1.8L 16V Flex 2021 vale destacar que logo ao entrar o motorista percebe que se trata de um veículo confortável e muito fácil de utilizar todos os equipamentos que estão disponíveis. O painel é de boa visualização, os comandos são intuitivos, inclusive do multimídia.
Depois de acionar o botão para ligar o motor e colocar a alavanca na posição D, ao arrancar, o melhor é pressionar o acelerador levemente, pois assim ele vai desenvolver velocidade de maneira progressiva, sem forçar. Isso é recomendado porque o Jeep Renegade não é um veículo de alta performance, as características são urbanas, por isso o arranque é lento.
Mas, depois que o Renegade embala, em linha reta se mantém na velocidade constante. O motorista vai precisar exigir mais do acelerador quando passar por uma subida, pois o Jeep com motor 1.8 16V perde embalo. Para maior conforto, nestas condições, utilizar o modo manual de trocas de marchas é interessante.
Quando ele entra na rodovia estabiliza rápido na velocidade média de 120 km/h, isso em linha reta, mas semelhante ao que ocorre na cidade, ao enfrentar uma subida o Renegade Limited Flex automático perde fôlego. Ao reduzir e acelerar para retomar, a resposta também demora. Sendo assim, ao ultrapassar na estrada, a manobra é melhor realizada com a troca das marchas sendo feitas manualmente, nas borboletas ou pela alavanca.
Os dados de consumo divulgados pela fabricante do Jeep Renagade Limited 1.8L 16V Flex 2021são: 9,4 km/L na cidade e 11 km/L na estrada, quando abastecido com gasolina. Já ao utilizar etanol no tanque, ele consome 6,4 km/L na cidade e 8 km/L na rodovia. O Jeep Renegade Limited 2021 Flex foi entregue para esta avaliação abastecido com 100% etanol no tanque. Nas condições de uso no trânsito e rodovia, o carro com o ar-condicionado ligado, consumiu 6,0 km/L na cidade e 7,7 km/L na estrada.
O preço do Jeep Renagade Limited 2021 1.8 16V Flex automático é de R$ 136.898. Como já citado acima, a partir da linha 2021 ele passou a contar com teto solar panorâmico Command View de série. Esta versão topo de linha com motor Flex traz ainda de série os itens de segurança como os obrigatórios air bags dianteiros, além deles, os air bags de cortina e joelho para o motorista e air bags laterais. Entre os equipamentos de auxilio para a condução do veículo figuram o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa, sistema Start & Stop (desliga o motor ao parar em um semáforo, por exemplo).
Integra ainda a lista de equipamentos de série do Jeep Renegade Limited 2021 a direção com assistência elétrica progressiva, os sensores de chuva, crepuscular e estacionamento. Inclui ainda a câmera de ré, os sensores de proximidade, alarme, ajuste do volante em altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento elétrico.
Os freios são a discos nas quatro rodas e as suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e traseira, porém na parte de trás ela é multibraço com barra estabilizadora.
Desde o lançamento, o Jeep Renegade registrou 350.000 unidades vendidas. Este ano figura como o quarto veículo mais emplacado do Brasil. No primeiro semestre, ou seja, até julho, foram 47.464 veículos emplacados.
Motor: 1.8 E.TorQ Evo Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747 cm³
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida (direção elétrica)
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: McPherson com rodas independentes, multibraço e barra estabilizadora
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 235/45 R19
Rodas: Liga leve 19”
Comprimento: 4.232 mm
Largura: 1.798 mm
Altura: 1.686 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 211 mm
Ângulo de ataque: 27°
Ângulo de saída: 31°
Ângulo de rampa: 20°
Tanque de combustível: 60 litros
Porta-malas: 320 litros