Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Desde 2016, quando foi lançado, o Jeep Renegade soma ano a ano recorde em vendas. Por causa do valor menor, as versões com motor flex são as mais vendidas. Para oferecer oportunidade aos que sonham com o Jeep diesel, em outubro de 2020 a fabricante lançou o Renegade Moab para ser a versão de entrada, ou seja, o Jeep Renegade Moab é o mais barato com o motor diesel e tração 4×4. O nome é uma referência ao deserto de Moab, no estado norte-americano de Utah, onde na época da Páscoa, acontece um evento criado por entusiastas de veículos off-road.
O Renegade Moab traz detalhes escurecidos na dianteira. No capô um ressalto bem ao centro, os faróis são redondos com lâmpadas halógenas e assinatura em LED. A grade é formada por 7 retângulos na cor preta. O para-choque é preto com lanternas nas extremidades e os faróis de neblina nas pontas. A placa de identificação está no centro e os ganchos para reboque também são pretos.
Nas laterais do Jeep Renegade Moab, a cor preta aparece como decoração no rack do teto, nas molduras das janelas e caixas das rodas, também na capa dos retrovisores, maçanetas e nas rodas de liga leve 17 polegadas com pneus 215/60R17 de uso misto.
O Jeep Renegade Moab tem na traseira um aerofólio que prolonga o teto, onde está o breaklight, a terceira luz de freio. Em formato de ‘U’ com as laterais arredondadas aparece o vidro traseiro. No centro da tampa do porta-malas está a placa de identificação. As lanternas têm o contorno preto, elas são em LED são no formato quadrado e mantém o desenho que é uma herança aplicada inclusive no Jeep Wrangler, ou seja, o “X” estilizado que remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de “jerry can”.
As dimensões do SUV compacto Jeep Renagade Moab são: 4,2 m de comprimento, distância entre-eixos é de 2,5 m, sua largura é de 1,8 m e a altura é de 1,7 m. A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade Moab é de 320 litros e o tanque recebe até 60 litros de combustível. Os bancos são rebatidos 60/40 para ampliar o espaço.
O Jeep Renegade Moab vem com o motor turbo diesel Multijet II. É um 4 cilindros em linha e sua cilindrada é de 1.956 cm³. A potência do Multijet II é de 170 cv a 3.750 rpm e o torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático ZF948TE de 9 marchas. Vale ressaltar que surgiram reclamações sobre o trocador de calor do câmbio do Jeep, porém não é o câmbio do motor diesel e sim o câmbio AISIN AT6 utilizado nas versões com motor Flex como por exemplo o Jeep Renegade Limited 1.8L 16V Flex.
O Moab traz a tração 4×4, por isso é preparado todo o terreno. O seletor para mudança de tração está no console. Quando o motorista utiliza o modo Auto, ele lê as condições do piso e distribui a força em cada roda. O modo Snow serve para neve e terrenos escorregadios. O Sand é indicado para a areia, ao entrar na lama utiliza-se o modo Mud e o Rock é para pedra. Além das variações do 4×4 há o sistema Hill Descent Control, o qual é acionado por botão, ou seja, é um controle de descida. O motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.
Por ser a versão de entrada da linha diesel, o Jeep Renegade Moab 2.0 Diesel AT9 4×4 tem no interior acabamento mais simples. Os detalhes na cor cinza estão nas molduras das saídas de ar laterais, molduras dos alto-falantes, console e volante. Já as molduras dos alto-falantes traseiros, colocados nas portas têm os frisos na cor preta. Os bancos são com forração de tecido e têm os ajustes manuais. Mesmo assim, é fácil ajustar banco e espelhos.
O painel de instrumentos do Renegade Moab está dividido em informações analógicas, no caso velocímetro e conta giros, e digitais, pois no centro há uma tela com as informações do computador de bordo, inclusive velocidade. Para o motorista entender e utilizar as informações durante a condução, o melhor é explorar e navegar nos vários menus, com o Jeep parado. Mas vale um aviso, fique atento com o velocímetro digital, pois ao acionar a tecla ‘OK’, ele muda para milhas por hora.
E na central multimídia é possível ajustar vários sistemas do veículo. Outro detalhe que caracteriza o Moab como um 4×4 ‘raiz’ é a chave tipo canivete, isso porque as versões acima utilizam sensor e botão. Depois de acionar o motor diesel, o ruído característico entra na cabine.
Ao acelerar percebe-se que é diferente de outros veículos com motor ciclo diesel, pois ele arranca rápido e desenvolve velocidade mais rápido ainda. As trocas das marchas são suaves, não há trancos, mesmo quando o acelerador é utilizado com mais força em uma ultrapassagem, ou retomada.
Natural no motor diesel o torque elevado, por isso o Jeep Renegade Moab passa por subidas sem sofrer. Ele tem direção com assistência elétrica que atua de maneira firme nas curvas e macia nas manobras de estacionamento. A altura em relação ao solo favorece e proporciona conforto ao passar por lombadas, valetas, e os buracos no asfalto. A boa calibração das suspensões, independente McPherson na dianteira e McPherson independente multibraço na traseira, favorecem o conforto e a estabilidade.
O consumo de diesel do Jeep Renegade Moab na cidade é de 10,1 km/L e na estrada de 12,5 km/L, estes dados são validados pelo Inmetro. Na Avaliação feita por AutoAgora.com.br utilizamos o Jeep Renegade Moab 2.0 Diesel, na cidade, com o trânsito engarrafado, na rodovia e algumas incursões na terra, sempre com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o consumo de combustível com o ar-condionado ligado foi de 9,9 km/L na cidade e 11,5 km/L na rodovia. As condições de uso refletem no consumo, sendo assim, ele sofre a influencia de fatores externos, por isso a diferença de valores.
O preço do Jeep Renegade Moab 2.0 Diesel AT9 4×4 é de R$ 165.383 e não tem opcionais. Ele traz de série entre os itens de segurança os obrigatórios air bags dianteiros. Os cintos de segurança são de três pontos e os dianteiros têm ajuste de altura. Vem ainda com o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa e os freios com sistema ABS obrigatórios. A direção é eletro assistida progressiva. Integra ainda o pacote, a câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, alarme, ajuste do volante em altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento elétrico.
O rádio com RDS e porta USB é integrado. A tela sensível ao toque é de 7 polegadas, aceita Android Auto e Apple Carplay. O sistema tem comando de voz, portas USB e Bluetooth e o ar-condicionado é dual zone. Para a versão Moab são oferecidas cinco cores: Preto Carbon sem custo, Branco Ambiente que custa R$806,00. Já as metálicas Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon custam R$ 1.757,00. A Jeep lança este ano o Novo Renegade, além das mudanças visuais ele passa a contar com o motor T270 Flex, por isso, ela tira da linha as versões com motor diesel. Se a sua intenção é comprar um, corra, pois irá acabar!
Motor: Multijet II 2.0L Turbo
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.627 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Comprimento: 4.232 mm
Largura: 1.805 mm
Altura: 1.714 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 216 mm
Ângulo de ataque: 30°
Ângulo de saída: 33°
Ângulo de rampa: 22°
Porta-malas: 320 litros
Tanque de combustível: 60 litros