Em 2022 o Grupo Stellantis promoveu mudanças em um dos seus veículos mais populares o Jeep Renegade. Essas alterações contemplaram não só o visual do SUV compacto, mas também no trem de força, ou seja, motor e câmbio. Deixou de ser fabricado o Renegade com motor diesel, o qual foi substituído pelo moderno motor T270, turbo, flex, com injeção direta de combustível. E a versão topo de linha, Renegade Trailhawk, manteve o sistema 4×4 com o exclusivo modo Rock (Selec-Terrain) e também o câmbio automático de 9 marchas.
O visual dianteiro do Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 tem no capô com vincos, os quais formam um ‘U’ nas extremidades e o centro ressaltado. Também traz adesivo na cor preta e vermelha, que identifica a versão. Os faróis Full LED vêm com assinatura em LED DRL (Daytime Running Light) arredondada e as lâmpadas de seta ou luzes de direção estão integradas aos faróis. A grade frontal preta traz 7 fendas. O para-choque dianteiro vem com a parte superior na cor da carroceria e a inferior preta. Nas extremidades há luzes de neblina em LED e detalhes vermelhos para reforçar o visual esportivo.
A lateral do Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024, ao observar a partir do teto, nota-se as barras na cor preta, a mesma das molduras dos vidros e apliques nas colunas das portas e capa do retrovisor com luz de direção em LED. Os vincos estão nos para-lamas dianteiros e traseiros. Há um outro vinco que passa abaixo das maçanetas, elas são na cor da carroceria. Na parte inferior da porta está em letras maiúsculas a inscrição RENEGADE. A caixa das rodas, tanto na frente como atrás, traz molduras pretas, ligadas por um friso. As rodas são de liga leve 17 polegadas calçadas com pneus de uso misto 215/60 R17.
Também observada a partir do teto, a traseira do Renegade Trailhawk 2024, traz na parte superior, ou seja, saindo do teto, um aerofólio que acomoda o break light. O vidro traseiro tem as laterais arredondadas e o limpador no centro. A marca JEEP está acima da área emoldurada que acomoda a placa de identificação. As lanternas em LED formam um “X”, colocado na horizontal.
No lado esquerdo da tampa está a inscrição T270 4×4 e do lado direito o símbolo Trailhawk. O para-choque traseiro tem a cor preta com refletores nas pontas e gancho para reboque na cor vermelha do lado esquerdo. Um overbump na cor cinza avança para o assoalho do carro.
Por dentro o Jeep Renegade Trailhawk 2024 traz um painel totalmente digital. A tela do cluster de instrumentos é de 7 polegadas configurável, não há ponteiros. São várias as informações disponíveis como por exemplo, a pressão do turbo, percentual de potência enviada para às rodas e até a força G. Também mostra a pressão dos pneus, consumo médio e instantâneo, odômetro total e parcial, além disso, mostra as informações do sistema de auxilio ADAS, como posicionamento na faixa, distância do veículo que vai na frente, aproximação de veículos nas laterais, entre outras.
Bem no centro do painel está a tela da central multimídia de 8,4 polegadas, ela aceita conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. O volante é multifuncional, com ajuste de altura e profundidade. Há no console central o carregador de celular por indução, com resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, o que evita superaquecimento do aparelho. São duas entradas USB, ou seja, uma do tipo A, uma do tipo C e ainda uma tomada 12 Volts. Há também uma porta USB para os ocupantes dos bancos traseiros. Ainda no console central está o seletor para controlar o sistema tração 4×4. O ar-condicionado é digital duas zonas, as saídas laterais são na cor vermelha e os bancos revestidos em couro com as costuras vermelhas, relevos nos assentos e encostos com a inscrição Trailhawk.
As dimensões do Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 são: Comprimento de 4,26 m, enquanto que a largura da carroceria é de 1,80 m. A distância entre os eixos é de 2,57 m e a altura de 1,71m. Isso porque ele tem a suspensão elevada, em relação as outras versões.
Quem compra um Jeep Renegade Trailhawk, não irá utilizar esse modelo só na cidade. Sendo assim, para trafegar nos terrenos acidentados, ele oferece ângulo de entrada é de 30,0° e de saída de 32,0° e o ângulo de rampa de 22,0°. A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade Trailhawk 2024 é de 314 litros, porém, os bancos podem ser rebatidos 60/40. Já o tanque de combustível tem a capacidade máxima de 55 litros.
Como foi mostrado no início da postagem, a Stellantis optou por retirar o motor diesel da linha Renegade. Todas as versões, inclusive o Jeep Renegade Trailhawk 4×4 2024 recebeu o motor T270 turbo flex. Ele entrega potência de 185 cv (E)/180 cv (G) e 27,5 kgfm (270 Nm) de torque. Geralmente os veículos com motor diesel e tração 4×4, custam mais caro que o similar com motor flex.
Sendo assim, a marca Jeep optou por oferecer o Renegade com tração nas quatro rodas só com o motor flex, para ter custo mais acessível. E ainda a diferença do Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024, em relação as opções com tração 4×2 fica por conta do câmbio automático de 9 marchas e bloqueio de diferencial. As versões 4×2 utilizam o mesmo motor, porém, o câmbio é automático de 6 marchas.
Logo ao entrar, o interessado no Renegade vai perceber que, por ser um SUV compacto, o Jeep Renegade Trailwalk oferece um bom espaço para os ocupantes. Quem sente desconforto é o passageiro que senta no meio no assento traseiro, isso por causa do túnel central elevado. Já o motorista, tem a sensação de estar em veículo moderno e tecnológico ao visualizar o painel digital e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
Além disso, os matérias dos bancos, portas e painel do Renegade Trailwalk 2024, é refinado, apesar de ser um modelo preparado par uso rústico. O ar-condicionado de duas zonas auxilia a manter a temperatura agradável dentro do veículo. Uma solução eficaz incorporada ao Jeep é o carregador de celular sem fio, com refrigeração. Aliás, vale uma dica, ao recarregar o smartphone por indução, retire antes a capa protetora, isso auxilia para não aquecer tanto. Os ajustes do banco, no caso feitos mecanicamente, pois não há opção de ajuste do banco elétrico, volante e espelhos ocorrem de maneira fácil e o multimidia do Jeep Renegade é intuitivo, com poucos toques na tela o motorista entende como funciona.
Já ao arrancar, ou seja, sair da posição estacionária, o Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 com o motor T270 e câmbio automático de 9 marchas, é lento. A Jeep divulga que o Trailhawk faz 0 a 100 km/h em 9,9 s (gasolina)/ 9,7 s (etanol).
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Para efeito de comparação, o Renegade Sport com o mesmo motor e câmbio automático de 6 marchas faz de zero a 100 km/h em 8,7 s. Porém esse arranque mais lento não prejudica a performance geral do SUV. Na estrada, ao estabilizar em 120 km/h, tirar o pé, frear e acelerar novamente, essa retomada é ágil, não provoca sustos.
O Renegade também é estável nas curvas, pois as suspensões dianteira e traseira são independentes e bem ajustadas. A direção com auxilio elétrico progressivo é firme quando necessário e macia ao realizar manobras de estacionamento. No circuito urbano, por exemplo, as valetas, lombadas, buracos, são obstáculos que pouco incomodam os ocupantes.
E no fora de estrada, o off-road, o Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 é o mais preparado para estas situações, já que a tração é 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno para quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e ainda vem com os protetores para o cárter, tanque de combustível e transmissão.
No que diz respeito a consumo de combustível, o Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 e câmbio automático de 9 marchas faz por litro na cidade 9,1 km/L abastecido com gasolina e 6,3 km/L ao utilizar etanol no tanque. Quando vai para a estrada ele faz 10,8 km/L (gasolina)/ 7,6 km/L (etanol). Para esta Avaliação, o Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 foi entregue abastecido com gasolina, sendo assim, durante o período de uso em várias situações corriqueiras, com o ar-condicionado ligado, o computador de bordo mostrou consumo de 9,2 km/L na estrada e 8,5 km/L na cidade.
O preço do Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024 é R$ 180.990. Além dos itens já mostrados, o SUV Jeep vem com o controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, Start/Stop, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.
No total são 7 airbags no Renegade Trailhwak, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, comutação automática do farol alto, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro, sensores crepuscular e de chuva e sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist). Como opcional a Jeep oferece o teto solar elétrico panorâmico que custa R$ 8.600.
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Aspiração: Turbocompressor com wastegate elétrica
Cilindrada: 1.332 cm³
Alimentação: Injeção direta de combustível
Tração Jeep Renegade Trailhawk: 4×4
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17 polegadas
Pneus: 215/60 R17
Comprimento: 4.268 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Largura: 1.805 mm
Altura Jeep Renegade Trailhawk: 1.712 mm
Altura mínima do solo: 202 mm
Ângulo de entrada: 30,0°
Ângulo de saída: 32,0°
Ângulo de rampa: 22,0°
Porta-malas: 314 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Colaborou:
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens