Por: Edison Ragassi
Desde o último trimestre de 2018, a picape média Nissan Frontier é produzida na Argentina. São várias as versões oferecidas ao interessado em comprar, entre elas, a opção aventureira Nissan Frontier Attack, feita para chamar a atenção.
Na frente, o capô da Attack tem vincos acentuados em forma de V com um aplique preto no centro. Estes vincos se unem a grade, a qual usa uma moldura preta, nas outras versões, ela é cromada, chamada de V Motion, e no centro os filetes pretos com a logomarca Nissan cromada bem destacada. O conjunto ótico em formato de bulmerang é formado por um filete de Led na parte de cima com máscara negra, as luzes dos faróis e lâmpadas de seta. O para-choque com Overbumper é na cor da carroceria, ele tem nas extremidades as luzes de neblinas, com molduras pretas. No centro da parte inferior outra grade menor.
Na lateral a Nissan Frontier Attack tem uma pequena parte do farol que avança no para-lamas, por sua vez há também uma pequena lâmpada de seta. A caixa de roda é ressaltada e ao observar as portas, na grande área envidraçada há frisos cromados na parte inferior. As colunas das portas possuem apliques pretos, mesma cor da capa do retrovisor e das maçanetas. As duas portas têm um vinco embaixo das maçanetas e outro na parte inferior, onde aparece bem grande a inscrição Attack, alusiva da versão. Há uma separação entre a cabine e a caçamba. Na parte de trás, a caixa de roda também é ressaltada e a lanterna avança para a lateral onde está a inscrição 4×4. O santoântonio é na cor preta. As rodas pretas de liga leve 16 polegadas são com pneus 255/70R17.
Na parte traseira, a picape média Frontier Attack tem o break light na parte superior da cabine e o santoantônio bem destacado. As lanternas são retangulares na posição vertical. A tampa tem a maçaneta de abertura na cor preta na parte superior. Abaixo dela o logotipo Nissan no meio de um vinco no formato de V. Do lado esquerdo está o nome da picape Frontier e do lado direito, a versão Attack. O para-choque na cor preta tem no centro uma moldura que acomoda a placa de identificação.
Em dimensões, a Nissan Frontier Attack tem 5,2 m de comprimento, 1,7 m de altura e 1,8 m de largura. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519 mm, enquanto a largura atinge 1.560 mm e, a altura, é de 473 mm. A capacidade de carga total é de 1.025 kg.
A versão esportiva Frontier Attack tem no interior um painel com o velocímetro e conta-giros analógicos. No centro do quadro de instrumentos uma tela TFT para mostrar as informações digitais do computador de bordo, configurações do sistema de áudio, consumo e economia de combustível. Ainda estão disponíveis o relógio digital, temperatura externa, hodometro total e parcial, velocidade digita, entre outras. O volante mutifuncional é revestido em couro.
No centro do painel a tela do multimídia A-IVI de 8″ com Android Auto e Apple Car Play, para espelhar o smartphone com cabo. Abaixo o controle do ar-condicionado mecânico de uma zona. Ainda no console o setor de comando da tração e acionamento do controle automático de descida (HDC). E os bancos são revestidos em tecido.
Embaixo do capô, a Nissan Frontier Attack traz o motor diesel 2.3L biturbo. Ele entrega 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Para melhor performance e eficiência energética, os dois turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes, isso ocorre para permitir acelerações progressivas durante a aceleração. Acoplado ao motor está o câmbio automático de 7 marchas com opção de trocas manuais sequenciais. No lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, há o botão para a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF).
Ele é um componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel. Para garantir a maior eficiência, a limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica. A suspensão dianteira é do tipo double-wishbone e a traseira utiliza eixo rígido com molas helicoidais e multibraço (multilink).
Já é sabido que os compradores de picapes, ou caminhonetes, não utilizam o veículo só para trabalhar. Mais recentemente, com o avanço da preferência por SUVs, elas receberam um novo público, os que querem veículos altos, robustos, mas não simpatizam com utilitários esportivos. Por isso as fabricantes empenharam-se em fazer as picapes cada vez mais próxima de um modelo de passeio, no que diz respeito a conforto e segurança.
Com a Frontier Attack, a Nissan conquistou o equilíbrio, pois a picape tem visual chamativo com apelo esportivo e conservou as boas condições de dirigibilidade que as outras opções entregam. Os controles elétricos do banco são manuais e simples de ajustar na melhor posição. O painel é grande, fácil de visualizar. As informações do computador de bordo, mostradas na tela TFT, auxiliam a conduzir a picape de maneira eficiente. A central multimídia é intuitiva, semelhante a um tablet, não há dificuldades ao parear o Android Auto ou Apple Carplay e a definição da tela também é boa. Ao acionar o motor diesel, percebe-se que tem isolamento acústico condizente com um veículo deste tipo, pois pouco se ouve do ruído do motor na cabine só o que é aceitável.
Para tirar a Frontier Attack da posição estacionaria, basta colocar a alavanca do câmbio na posição ‘D’ e pisar levemente no acelerador. O arranque é lento, normal para um veículo deste porte. Apesar do tamanho e peso, no circuito urbano é confortável. Ela chacoalha um pouco sim quando passa por asfalto ondulado, mas vazia, não há como reduzir isso, porém, graças ao trabalho feito pela engenharia da Nissan nos sistemas de suspensões ela está bem ajustada. Levando em conta o porte, ao passar por ondulações no asfalto, valetas, lombadas, pode ser considerada macia.
Apesar de ser um veículo grande e pesado, na rodovia a Frontier Attack, na rodovia ela desenvolve velocidade rapidamente, de maneira constante, e o câmbio troca as marchas de maneira suave. Claro que ao passar por curvas é necessário ter algum cuidado, mas de uma maneira geral é estável, mesmo com a caçamba vazia. E nos terrenos acidentados, onde é necessário utilizar o sistema 4×4, as várias configurações para terra, barro, pisos escorregadios são eficientes e fáceis de acionar. O seletor do 4×4 esta no console, próximo a alavanca do câmbio. As opções de tração são integral e reduzida. Ela pode ser a acionada com o simples girar de uma manopla no painel com o veículo em movimento até 100 km/h, em qualquer tipo de terreno.
No terreno acidentado, a cabine tem boa vedação, o que evita a entrada de poeira. Os ângulos de saída e entrada são 27,2º e 31,6º, respectivamente e o vão livre de 292 mm. Na parte de baixo, há uma placa de ferro para proteger toda a parte inferior. O consumo de combustível da Nissan Frontier Attack é de 9,5 km/L na cidade e 10,5 km/L na estrada. Durante o período de Avaliação, com o ar-condicionado ligado, no circuito urbano, a Nissan Frontier Attack consumiu 9,9 km/L na cidade e na rodovia 10,9 km/L. Vale lembrar que o consumo de combustível varia de acordo com as condições que o veículo é guiado.
O preço da Nissan Frontier Attack é R$263.648. Além dos equipamentos e acessórios já citados, a Attack tem o estribo lateral Dark Chrome. rack de teto na cor preta, câmera de ré, desembaçador traseiro com temporizador, escurecimento manual dos retrovisores, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, tomada de 12V, 2 entradas USB e entrada auxiliar, volante com ajuste de altura manual. São 2 alto-falantes na porta dianteira e 2 tweeters. Entre os itens de segurança figuram os controles de tração e estabilidade, limitador de diferencial (LSD), o sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem.
Leia também: Duas novas opções de cores para a Nissan Frontier Attack
Motor: 2.3L biturbo diesel
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Combustível: Diesel
Alimentação: Injeção direta
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 45,9 kgfm entre 1.500 ~2.500 rpm
Tipo: Automático de 7 marchas com função manual seqüencial
Tração: 4×4 Shift On The Fly (4×2, 4×4 High e 4×4 Low)
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: tambores e sapatas
Direção: Assistência hidráulica
Dianteira: Double-wishbone
Traseira: Eixo rígido e multibraço com molas helicoidais
Liga leve: 16″ de alumínio
Pneus: 255/70R16
Comprimento: 5.264 mm
Largura: 1.850 mm
Altura: 1.826 mm
Distância entre-eixos: 3.150 mm
Comprimento máximo da caçamba: 1.509 mm
Largura máxima da caçamba: 1.560 mm
Altura máxima da caçamba: 473 mm
Capacidade de carga: 1.025 kg
Tanque de combustível: 80 litros
Ângulos de ataque / saída/ inclinação
Ângulo de ataque 30,3°
Ângulo de saída (com para-choque): 27,4°
Ângulo de inclinação máxima em subida: 23,2°
Altura do solo: 230 mm
Fotos: Imagens AutoAgora.com.br