Por: Edison Ragassi
Para 2022, a Honda Automóveis fez uma atualização completa em sua linha de modelos. Esta atualização começou com o Honda City. Primeiro lançaram o sedã, em dezembro de 2021, com as entregas começando em janeiro de 2022. Já a novidade, ou seja, o Honda City Hatch teve a pré-venda realizada até a metade de fevereiro e as entregas feitas no mês de março.
Nesta Avaliação mostramos o novo Honda City Hatch Touring 2022, ou seja, a versão topo de linha. O visual da dianteira tem o capô com vincos bem acentuados em forma de ‘V’. Os faróis com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto e DRL, eles são em full LED com acendimento automático. Uma faixa larga cromada com as pontas em formato de seta e o grande H, símbolo da marca liga os faróis. Traz também uma grade preta menor para reforçar o visual com um toque de esportividade. Nas extremidades do para-choque há molduras, as quais acomodam as luzes de neblina também em LED. E, na parte debaixo do para-choque do New City Hatch Touring 2022 há uma grade menor na cor preta.
Visto de lateral, o New City Hatchback Touring 2022 tem o teto com caída bem acentuada na traseira. Com área envidraçada grande e apliques na cor preta nas colunas. Os retrovisores trazem lâmpadas repetidoras em LED. A capa é na cor da carroceria e a base na cor preta. Na parte do farol que avança para o para-lama tem início um vinco o qual avança por toda a carroceria, ele passa por cima das maçanetas, que são na cor da carroceria. Na parte inferior das portas, outro vinco acentuado. As rodas com desenho exclusivo são de liga leve 16 polegadas calçadas com pneus 185/55R16.
Se o desenho da frente e lateral do novo City Hatch Touring 2022 é semelhante ao do com carroceria sedã, já na traseira é totalmente diferente, até porque não havia uma versão hatchback do modelo. O New Honda City hatch 2022 recebeu no teto um aerofólio com o breaklight. O vidro tem as extremidades arredondadas, com o limpador traseiro no centro e abaixo o grande H símbolo da marca. As lanternas em LED nas setas e freios, são bipartidas e invadem a tampa do porta-malas. Logo abaixo da lanterna esquerda aparece a inscrição ‘City’. A parte superior traz o nome do carro ‘City’ e o grande H no meio. Uma área esculpida acomoda a placa de identificação. O para-choque na mesma cor da carroceria, traz refletores na posição vertical nas extremidades.
O Honda City Hatch Touring tem bom espaço interno, seu comprimento é de 4,3 m. A distância entre eixos é de 2,6 m. Enquanto que a largura é de 1,7 m e altura de 1,4 m. A capacidade do porta-malas do New City harch 2022 é de 268 litros, a qual pode ser ampliada, pois os bancos rebatem 60/40.
Ele herdou do Honda Fit o sistema Magic Seat, o qual permite várias configurações dos assentos traseiros. Eles são modulares, o motorista pode, por exemplo, levantar só o assento para ter mais espaço entre o assoalho e o teto. E o tanque de combustível recebe até 39,5 litros.
Por dentro o New City Hatch 2022 tem o painel e volante igual ao do sedã. O painel é de material sensível ao toque e o quadro de instrumentos totalmente digital. As informações são mostradas em uma tela de TFT 7 polegadas de alta resolução. Apesar de ser digital, o visual é de instrumento analógico, mas no visor do conta-giros, o usuário pode visualizar as informações do computador de bordo, ativar e desativar os assistentes de direção, entre outrasopções.
O volante revestido em couro do Honda City Hatch Touring 2022 é multifuncional, enquanto que a coluna da direção eletricamente assistida pode ser ajustada em altura e profundidade. No centro do painel está o multimídia com a tela de 8 polegadas sensível ao toque. No sistema é possível utilizar o Apple CarPlay e Android Auto sem fio para espelhar o smartphone. A tela também é utilizada para visualizar as imagens da câmera de ré. O ar-condicionado é digital, ele tem saída para os passageiros da traseira e o revestimento dos bancos em couro sendo que os ajustes são manuais.
No City Hatch e sedã 2022 a Honda utiliza o novo motor 1.5 L 16V DI DOHCi-VTEC. Montado em um bloco de alumínio tem quatro-cilindros é aspirado com injeção direta de combustível. O cabeçote utiliza dois comandos de válvulas, um para as 8 válvulas de admissão e o outro nas 8 válvulas de escape. Abastecido com gasolina ou etanol, a potência do motor do City Hatch 2022 é de 126 cv a 6.200 rpm. Já o torque varia de acordo com o combustível utilizado, com etanol entrega 15,8 kgfm a 4.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.600 rpm utilizando gasolina. Por causa do novo motor, a Honda recalibrou o câmbio CVT. No volante há Paddle Shifts para troca das marchas manuais, já que ele simula 7 marchas. Ainda incluiu o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking).
Quando o motorista prefere uma condução esportiva, o Step-shift, com o acelerador no fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, para reforçar a sensação das mudanças das marchas e de esportividade. No entanto, o EDDB é acionado quando o City está na descida. Ao ser acionado o freio para diminuir o ganho de velocidade por conta da inclinação, o câmbio CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. Esta função do EDDB é automática e segundo a Honda, aumenta a segurança sem afetar o consumo.
Em 2003 a Honda Automóveis lançou no Brasil o Honda Fit, um monovolume compacto, o qual era sucesso em outros mercados com o nome de Honda Jazz. Aqui o carro caiu logo nas graças do consumidor, pois além de ser um modelo com a confiabilidade japonesa, oferecia excelente espaço interno e versatilidade para transportar cargas. Quase 20 anos depois, o Fit foi descontinuado, porém, a Honda, deixou em seu lugar o City Hatch com várias tecnologias de auxílio ao motorista.
Ao entrar no City Hatch Touring, o motorista identifica um interior com soluções modernas e o bom acabamento. Um detalhe diferenciado é o sinal sonoro que cumprimenta o motorista quando ele entra no hatch.
Depois disso, é fácil ajustar banco, espelhos e volante do Honda City Hatch. Já o painel 100% digital aparece logo ao acionar o botão de partida, ele mostra primeiro os ponteiros e depois o restante das informações disponíveis.
O cluster de instrumentos é de fácil de visualização e entender. O volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade, traz os comandos colocados nas e fáceis de manusear. E a multimidia párea smartphones de maneira simplificada, tanto no Android Auto como no Apple Carplay.
Após conhecer todos os detalhes internos, a sequencia natural é colocar o cinto de segurança, colocar a alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de estacionamento e acelerar. O Honda City Touring hatch 2022 tem arranque forte e a velocidade aumenta de maneira rápida.
No circuito urbano, as suspensões mostram-se bem calibradas, absorve os impactos provocados por passar em lombadas, valetas, buracos e outras imperfeições do piso. No trânsito tem desenvoltura, e é fácil de manobrar, com boa visibilidade nos espelhos e auxilio da câmera de ré, além dos vários sensores.
Na estrada, o City Hatch Touring 2022, na velocidade média de 120 km/h, mesmo com o modo Econ ativado, mostra bom desempenho. Mas, ao realizar uma ultrapassagem, ou quando chega em uma subida, o motorista tem a sensação de forçar o motor já que o giro, dependendo da situação, sobe até os 4.000 rpm.
Porém, o City Hatchback não diminui a velocidade, para diminuir o ruído do motor, é só dar um leve toque na borboleta do lado direito do volante, assim ele muda a marcha, baixando o giro e mantendo a velocidade. A direção elétrica é firme nas curvas, até as mais severas e na cidade, oferece conforto nas manobras, inclusive as de estacionamento.
Os sistemas de auxílio ao motorista, como aviso de saída de faixa, alerta de ponto cego, sensores de proximidade funcionam de acordo com o que é proposto.
Quando abastecido com etanol, o Honda City Hatch Touring 2022 tem o consumo registrado no Inmetro de 9,1 km/L na cidade e 10,5 km/L ou rodar na estrada. Com gasolina ele faz 13,3 km/L na cidade e 14,8 km/L na rodovia. Para esta Avaliação, o novo Honda City Hatch 2022 foi entregue abastecido com gasolina. Com o ar-condicionado ligado, e o modo Econ ativado, a média obtida foi de 12,1 km/L no ciclo urbano e 13,5 km/L na estrada. Esta diferença em relação aos testes de validação ocorre por causa de vários fatores como, por exemplo, a maneira de cada motorista conduzir o carro, condições climáticas, tempo parado no trânsito, entre outros.
O preço do Novo Honda City Touring Hatch 2022 é R$ 132.600. Esta é a versão topo de linha e conta com o Honda SENSING, um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. No total são cinco funções acionadas pelas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância. Esta câmera instalada na parte central e superior do para-brisa para acionar:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, ele auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão, o qual aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de diminuir acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
Assista no Canal AutoAgoracombr o vídeo de Avaliação do Honda City Hatch Touring 2023
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa, ele detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista, ele detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol é a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
O Honda Novo City Touring Hatch 2022 traz ainda o assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, e o LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro.
E no que diz respeito a espaço, conforto e versatilidade, o Honda City Hatch vai agradar até os fãs do Honda Fit. Vale conferir.
Motor: 1.5L DOHC i-VTEC
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16 SOHC
Injeção de combustível: Injeção direta
Potência: 126 cv (E/G) a 6.200 rpm
Torque: 15,5 kgfm (G)/ 15,8 kgfm (E) a 4.600 rpm
Câmbio
Tipo: CVT com Paddle Shifts e simulação de 7 marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Suspensões
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Barra de torção
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 185/55 R16
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 4.341 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Largura: 1.748 mm
Altura: 1.498 mm
Volume do porta-malas: 268 litros
Tanque de combustível: 39, litros
2 Comments
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I really like the new Honda City Hatch! It’s a great car for the price.