Por: Edison Ragassi
Desde janeiro de 2022, a Honda Automóveis comercializa o New City 2022. Este sedã compacto Premium recebeu modificações no visual externo, novos acabamentos, ganhou um novo motor, o qual passou a contar com injeção direta de combustível, mas sem o turbo. Além disso, a Honda deixou de fabricar o Fit e em seu lugar passou a oferecer a versão com carroceria hatch do City. Nesta Avaliação, destacamos o sedã, o hatchback será avaliado em breve.
O visual dianteiro do Novo Honda City Touring tem o capô com vincos acentuados nas extremidades. Os faróis são em full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto e DRL. No centro uma faixa larga cromada com as pontas em formato de seta e o grande H, símbolo da marca. Abaixo uma grade preta ressalta o visual. O para-choque na mesma cor da carroceria, tem molduras nas pontas, as quais abrigam as luzes de neblina em LED. A parte inferior do para-choque do New City traz uma grade menor também na cor preta.
Visto de lateral, o New City Touring 2022 tem o teto com caída na parte traseira. A área envidraçada é grande e as colunas das portas com aplique preto. Os retrovisores com lâmpadas indicadoras de direção em LED, utilizam uma capa na cor da carroceria e a base na cor preta. Um vinco que se inicia na parte do farol que avança para o para-lama, se estende por toda a carroceria, passando por cima das maçanetas, elas são na mesma cor da carroceria. Outro vinco está na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 16 polegadas com pneus 185/55R16.
Já na traseira, o New Honda City 2022 recebeu mudanças menos perceptíveis em relação ao modelo que foi comercializado até o final de 2021 (Acesse nossa Avaliação). A tampa do porta-malas tem um pequeno ressalto. A parte superior traz o nome do carro ‘City’ e o grande H no meio. Abaixo uma área esculpida onde está a placa de identificação tipo Mercosul. As lanternas com lizes de LED nas setas e freios, são bipartidas, elas avançam na tampa. O para-choque é na mesma cor da carroceria, com refletores na posição vertical nas pontas.
As mudanças visuais também fizeram o sedã crescer. Ao comparar com o City comercializado até o final de 2021, o New City 2022 sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido, porém, a altura total é 8 mm menor. Seu comprimento é de 4,3 m. A distância entre eixos do New City sedã 2022 é de 2,6 m. Sua largura é de 1,7 m e altura de 1,4 m. A capacidade do porta-malas do New City é de 519 litros, a qual pode ser ampliada, pois os bancos rebatem 60/40. E o tanque de combustível recebe até 44 litros.
Por dentro o New City 2022 recebeu modificações no painel e volante. A geração anterior do City mesclava informações digitais e analógicas. Já o painel é de material sensível ao toque e o quadro de instrumentos do Novo City 2022 é totalmente digital, a tela é de TFT 7″ de alta resolução. O detalhe vintage fica por conta do visual analógico para velocímetro e conta-giros, porém, no visor do conta-giros, o motorista pode configurar para mostrar as informações do computador de bordo, assistentes de direção, entre outras.
Os comandos no volante também têm novo desenho. A coluna da direção com assistência elétrica progressiva possui ajuste de altura e profundidade. Bem ao centro do painel está o multimídia, a tela é de 8 polegadas, touchscreen, ou seja, sensível ao toque. Espelha smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com Voice Tag, câmera de ré e USB. O ar-condicionado é digital, ele tem saída para os passageiros da traseira e o revestimento dos bancos em couro sendo que os ajustes são manuais.
Não foram só alterações visuais implementadas na nova geração do Honda City. O sedã compacto Premium estreia o novo motor 1.5 L 16V DI DOHCi-VTEC. Ele é montado em um bloco de alumínio. São quatro-cilindros, aspirado, e a injeção direta de combustível. São dois comandos de válvulas no cabeçote, um para as 8 válvulas de escape e outro para as 8 de admissão. Ele entrega 126 cv a 6.200 rpm, abastecido com gasolina ou etanol e 15,8 kgfm a 4600 rpm (E)/15,5 kgfm a 4600 rpm (G) de torque. O câmbio tipo CVT com Paddle Shifts de relação continuamente variável, oferece simulação de 7 marchas. A Honda recalibrou o CVT e incluiu o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking).
O Step-shift atua sob condução esportiva. Com o acelerador no fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, para acentuar exatamente a sensação da mudança e de esportividade. Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. Esta ação do EDDB é automática e segundo a Honda, aumenta a segurança sem afetar o consumo.
Nas estratégias para manter a empresa competitiva, a Honda optou por parar de produzir no Brasil o sedã médio Civic e aposta no New City para substitui-lo, pelo menos na versão de entrada. Para isso, mudou, podemos dizer que até de maneira tímida o sedã compacto Premium. Isso fica evidente ao observar o desenho da carroceria, porém, incorporou várias tecnologias de assistência ao motorista e também colocou um novo motor.
Logo ao entrar, o motorista percebe que o novo Honda City Touring sedã 2022 está com visual mais moderno e tecnológico. Um sinal sonoro dá as boas vindas ao motorista quando ele entra no carro. Ao acionar o botão de partida, o painel 100% digital é acionado, mostrando primeiro os ponteiros e depois o restante das informações disponíveis.
A escolha do tipo de grafia é positiva, muito fácil de visualizar. Destaque também para o volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade, pois os comandos colocados nas extremidades são intuitivos, sem dificuldades para navegar. O multimidia é fácil de parear com o smartphone e todas as funções do Android Auto funcionam.
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Depois de feito os devidos ajustes de banco, volante e espelhos no Honda City Touring 2022, ao colocar a alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de estacionamento e acelerar, uma grata surpresa. O Honda City Touring sedã 2022 arranca forte e desenvolve velocidade rapidamente.
Ao rodar na cidade, sujeito as mais diversas situações como por exemplo asfalto ondulado, buracos, valetas, lombadas, o conjunto de suspensões, absorve bem estes impactos e proporciona conforto aos ocupantes, inclusive dos assentos traseiros. É ágil no transito, fácil nas manobras de estacionamento, neste quesito, inclusive a câmera de ré e os vários sensores auxiliam de maneira satisfatória.
Já ao entrar na estrada, com velocidade média de 120 km/h, na reta, mesmo com o modo Econ acionado, ele vai bem. O motorista sente algum desconforto ao realizar uma ultrapassagem ou quando entra em uma subida. Isso porque o giro do motor, dependendo da situação, chega até os 4.000 rpm.
A manobra é feita com segurança, o carro não perde velocidade, mas o alto ruído do motor passa a impressão de que ele está sendo forçado. Nestas condições, basta um leve toque na borboleta do lado direito do volante, que ele muda a marcha, o giro baixa, a manobra é feita e a sensação de que está forçando é esquecida.
Ainda no que diz respeito ao uso na rodovia, a direção elétrica está bem calibrada, é firme nas curvas mais severas. Já ao utilizar na cidade, é macia nas manobras de estacionamento.
Os sistemas de auxilio ao motorista, como aviso de saída de faixa, alerta de ponto cego, sensores de proximidade são precisos, ajudam e muito a ter uma direção mais segura.
O Honda City Touring 2022 faz 9,1 km/L na cidade e 10,5 km/L na estrada quando abastecido com etanol e 13,3 km/L no ciclo urbano e 14,8 km/L na rodovia ao utilizar gasolina. Nesta Avaliação, a Honda entregou o novo City sedã abastecido com gasolina e foi utilizado com o ar-condicionado ligado. Ele foi utilizado com o modo Econ acionado, em situações comuns do dia a dia de um usuário, enfrentando trânsito congestionado, assim a média obtida foi de 11 km/L. Ao rodar na estrada, velocidade média de 120 km/h, o computador de bordo mostrou consumo de 12,5 km/L. A diferença de consumo entre o uso diário e o obtido nos testes de validação está relacionada a maneira que o carro é conduzido, situações climáticas, de terreno, entre outras.
O preço do Honda City Touring 2022 é R$ 129.100, por se tratar da versão topo de linha é completo, pois o New City é o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a receber o Honda SENSING. Trata-se de um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. São cinco funções que são acionadas pelas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância. Esta câmera instalada na parte central e superior do para-brisa fornece informações para acionar:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, ele auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão, o qual aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de diminuir acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista, ele detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol é a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
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Além disso, o Honda New City Touring 2022 traz o assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, e o LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro.
Motor: 1.5L DOHC i-VTEC
Tipo: Dianteiro transversal
Válvulas: 16 SOHC
Injeção de combustível: Injeção direta
Potência: 126 cv (E/G) a 6.200 rpm
Torque: 15,5 kgfm (G)/ 15,8 kgfm (E) a 4.600 rpm
Tipo: CVT com Paddle Shifts e simulação de 7 marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Barra de torção
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 185/55 R16
Comprimento: 4.341 mm
Largura: 1.748 mm
Altura: 1.498 mm
Volume do porta-malas: 519 litros
Tanque de combustível: 44 litros
Fotos: AutoAgora.com.br– Imagens
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