Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Avaliação: Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares 2025
Avaliação: Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares 2025
04/10/2024
Avaliação: Novo Citroën C3 You 2025 com motor turbo
Avaliação: Novo Citroën C3 You 2025 com motor turbo
14/11/2024
Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Nova geração do SUV francês é fabricada em uma nova plataforma, tem visual chamativo e recebe motor 1.0 3 cilindros turbo da Fiat

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Por: Edison Ragassi

Desde quando foi lançado no Brasil em 2015, o SUV Peugeot 2008 chama a atenção por causa de suas linhas modernas. Durante estes 9 anos, o modelo passou por atualizações visuais, porém, a mudança mais significante ocorreu em 2024, pois ele passou a ser fabricado em uma nova plataforma e também recebeu o motor 1.0 3 cilindros turbo T200 GSE que estreou nos veículos da Fiat e depois passou para outros das marcas do Grupo Stellantis como a Peugeot e Citroën.   

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Frente

Design Global da Peugeot na frente do novo 2008 GT 2025

O visual dianteiro do novo Peugeot 2008 2025 traz o para-brisa bem inclinado e o capô com vincos acentuados. O SUV é o primeiro a receber a mais recente identidade visual da marca francesa. Recebeu uma nova assinatura luminosa, ela é caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, elas são integradas nas inserções do para-choque. A versão GT tem os faróis dianteiros Full LED em 3D. A nova grade frontal bodycolor ostenta ao centro o novo logotipo PEUGEOT, acima dele a inscrição 2008.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Lateral

Nas laterais do Novo Peugeot 2008 GT 2025, o desenho exclusivo das rodas chama a atenção

Ao observar a lateral do Peugeot 2008 GT 2025 a parir do teto, nota-se que ele é preto e tem as barras na mesma cor. A área envidraçada é grande com molduras, apliques nas portas e capas dos retrovisores na cor preta com lâmpadas de direção em LED. A inscrição GT aparece na parte superior dos para-lamas, os quais são vincados. Também há vincos que passam acima das maçanetas dianteiras, eles abrem e formam um ‘V’, ambas as maçanetas são na cor da carroceria. As caixas das rodas são vincadas com molduras pretas ligadas por um friso. O desenho das rodas é chamativo e no centro formam um ‘H’. Elas são de liga leve 17 polegadas com pneus 215/60 R17.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Traseira

Lanternas em LED ligadas por uma faixa e para-choque com refletores na traseira do Peugeot 2008 GT

A traseira do novo Peugeot 2008 GT 2025 tem no teto a antena tipo barbatana de tubarão. Um aerofólio sai do teto, nele está o break light, o vidro traseiro é inclinado e traz o limpador. Por sua vez, a assinatura luminosa ganhou novas definições na traseira, pois eles introduziram lanternas em LED que remetem as três garras do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampada a palavra PEUGEOT. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Painel

Conceito i-Cockpit 3D é o destaque no interior do Peugeot 2008 GT/ Foto: Divulgação Peugeot

Interior moderno e chamativo do Peugeot 2008 GT 2025

Por dentro, o novo SUV Peugeot 2008 GT 2025 traz o i-Cockpit 3D. O painel de instrumentos é totalmente digital, ele está posicionado ao nível dos olhos, isso por cima do volante, nele o design também é novo, e as telas são de 10 polegadas e alta definição, por sua vez, é totalmente personalizável, o que permiti a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do motorista. O volante multifuncional é do tipo Sport Drive com ajuste de altura e profundidade.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Multimídia

Multimídia i-Connect com tela sensível ao toque 10,3″ no Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Bem no centro está o multimídia PEUGEOT i-Connect, sua tela é touchscreen de 10,3 polegadas. Logo abaixo estão as saídas de ar dianteiras e na sequencia as teclas de comando do ar-condicionado digital, luzes de emergência, entre outras. No centro do console há um compartimento no qual é colocado o aparelho celular para carregar por indução, ele tem refrigeração e portinhola para fechar, assim quem olha de fora não tem a visualização do aparelho. 

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Carregador de celular

No Peugeot 2008 GT 2025 ao carregar o celular por indução, o aparelho não fica a mostra, pois há uma tampa para fechar o compartimento/ Foto: Divulgação

Na tela do multimídia do Peugeot 2008 GT 2025, além de vários comandos digitais, o condutor tem as imagens do sistema Visio Park 360°. Também aceita espelhar Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de conectar um cabo de dados. São 6 alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters), quatro entradas USB, 3 USB-C e 1 USB-A, o ar-condicionado é digital, os bancos são exclusivos em couro com costura verde GT e o teto solar panorâmico, também integra os itens de série do modelo.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Porta-malas Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Porta-malas rebatido 60/40 Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Porta-malas rebatido

Dimensões e capacidades Peugeot 2008 GT 2025

Vamos lembrar que o Peugeot 2008 GT 2025 é um SUV compacto, porém, bem dimensionado. O comprimento é 4,3 m, enquanto que a distância entre-eixos, a qual determina o espaço interno é de 2,61 m. Já a largura da carroceria é de 1,77 m e altura de 1,54 m. E a capacidade do porta-malas do Peugeot 2008 GT 2025 é de 419 litros, a qual é ampliada ao rebater totalmente os bancos. A versatilidade fica por conta do rebatimento 40/60 e 60/40.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Motor

Motor 1.0 3 cilindros GSE que estreitou nos modelos da Fiat, agora também nos veículos Peugeot/ Foto: Divulgação

Motor e câmbio Peugeot 2008 GT 2025

Quando foi lançado em 2015, o Peugeot 2008 foi oferecido com duas opções de motorização, 1.6L aspirado e 1.6 THP com injeção direta de combustível e turbo, este segundo permaneceu até a linha 2024, a qual foi avaliada no nosso Canal autogoracombr e também aqui no portal avaliamos a série limitada 2008 Griffe Skywalker.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Câmbio CVT

Novo Peugeot 2008 GT 2025 com câmbio CVT que simula 7 marchas/ Foto: Divulgação

No entanto, na linha 2025, podemos dizer que o veículo francês foi “italianizado”. Isso porque todas as versões do Peugeot 2008 2025, inclusive a GT, recebeu o motor T200 GSE, o qual estreou no Fiat Pulse e é produzido em Betim (MG). No 2008 a potência é de 130 cv (E)/ 125 cv (G) a 5.750 rpm, enquanto que o torque é de 20,4 kgfm ou 200 Nm abastecido com qualquer combustível. Utiliza corrente de comando e o óleo do motor do Peugeot 2008 GT 2025 tem a especificação SAE 0W30. O câmbio é CVT com trocas automáticas, e simula 7 marchas. O motorista pode optar por três modos de condução: Automático/ Manual/ Sport.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 movimento

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Impressões ao dirigir novo Peugeot 2008 GT 2025

Não há dúvidas de que logo ao entrar na concessionária, o interessado em comprar o SUV novo Peugeot 2008 GT 2025, ficou impressionado com o visual do carro, pois a Peugeot manteve a tradição de oferecer veículos com visual moderno e chamativo, neste modelo que é fabricado na Argentina.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Espaço dianteiro Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Espaço traseiro

Logo ao entrar, a boa impressão permanece, pois também no interior o 2008 GT tem linhas modernas, detalhes de acabamento que combinam com a proposta do veículo e o toque de modernidade fica por conta do i-Cockpit 3D. O motorista tem ótima acomodação no seu banco e perfeita visualização do painel de instrumentos. O mesmo ocorre com os espelhos retrovisores, nos quais a visualização é eficaz. O volante multifuncional esportivo de boa empunhadura tem ajuste de altura e profundidade.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Multimídia espelhado

No multimídia do Peugeot 2008 GT é possível espelhar o celular/ Foto: Divulgação

Feitos os devidos ajustes, ao acionar o botão para ligar o motor, o Peugeot 2008 GT não tem a tradicional chave, utiliza o sensor de proximidade, pouco do ruído externo invade a cabine. Depois de colocar a alavanca na posição D e pisar levemente no acelerador, não é necessário desativar o freio de estacionamento, porque ele é eletrônico, o SUV Peugeot 2008 GT arranca forte e desenvolve velocidade de maneira rápida.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Movimento traseira

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

O motorista pode escolher entre três tipos de modo para conduzir, automático, manual e Sport. No modo automático, as trocas são macias, não há trancos, já as trocas manuais podem ser feitas através das borboletas atrás do volante ou na própria alavanca, e neste caso responde também de maneira rápida. Já no modo Sport a velocidade aumenta rapidamente e o ruído do motor invade a cabine, dá até a impressão de ser um esportivo.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Movimento passando por lombada

Boa altura em relação ao solo, Peugeot 2008 GT 2025 não raspa o assoalho

O novo Peugeot 2008 GT tem boa altura em relação ao solo, por isso, ao passar por lombadas, valetas, ele não raspa o assoalho e também causa pouco desconforto aos ocupantes. Este SUV da Peugeot com motor T200 GSE desempenha muito bem na estrada.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Movimento estrada

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Acelerações e retomadas rápidas, quando necessário pode exigir dos freios, pois são confiáveis. Nas curvas é estável, até mesmo nas mais severas. E no que diz respeito aos ocupantes ele oferece bom espaço. Está muito bem ajustado o novo Peugeot 2008 GT, além de visual chamativo, entrega bom desempenho.              

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025- Consumo

Novo Peugeot 2008 GT 2025 com boa eficiência energética

Consumo novo Peugeot 2008 GT

Como mostrado anteriormente, todas as versões do SUV Peugeot 2008, inclusive a GT, são oferecidas com uma só opção de trem de força, ou seja, motor T200 GSE turbo Flex e cambio CVT que simula 7 marchas. Sendo assim, ele faz com um litro na cidade, abastecido com etanol: 8,6 km/l e 12,3 km/l ao usar gasolina. Por sua vez no trajeto rodoviário com etanol, a média é de 9,8 km/l e 13,7 km/l abastecido com gasolina. Para esta avaliação, a Peugeot entregou o 2008 GT abastecido com gasolina. Depois de rodar com o SUV na cidade e estrada, sempre com o ar-condicionado ligado, a média obtida foi de 11,5 km/l no circuito urbano e 12,3 km/l na estrada

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Movimento

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Preço e itens de série novo Peugeot 2008 GT 2025

O preço do Peugeot 2008 GT 2025 é R$ 169.990, porém, até a data desta postagem a fabricante francesa oferecia o modelo por R$ 154.990. Por se tratar da versão topo de linha, o 2008 GT 2025 traz todos os itens que foram mostrados na descrição do SUV.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Painel de instrumentos

Sistema ADAS de auxilio ao motorista no Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Porém, vale destacar que, para auxiliar o motorista e preservar a segurança dos ocupantes ele é equipado com o Peugeot Driver Assist: Alerta de Ponto Cego, Alerta de Colisão, Frenagem de Emergência Automática, Auxílio de Farol Alto, Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade, Detector de Fadiga, Alerta e Correção de Permanência em Faixa. No total são seis aribags (dois dianteiros e dois laterais e dois de cortina).

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025 Teto solar panorâmico

O teto solar panorâmico é item de série no Peugeot 2008 GT 2025/ Foto: Divulgação

Também estão entre os itens de série os sensores para acendimento automático dos faróis (crepuscular) e de chuva, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com comandos elétricos com rebatimento eletrônico e teto solar panorâmico.

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Avaliação: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Ficha técnica Novo Peugeot 2008 GT 2025

Motor: Novo Peugeot 2008 GT 2025

Denominação: GSE T200

Tipo: Dianteiro, transversal, com turbocompressor e wastegate elétrica

Número de cilindros: 3 em linha

Número de válvulas: 12

Comando de válvulas: no cabeçote, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape

Cilindrada: 999 cm³

Alimentação: Injeção direta

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência Peugeot 2008 GT 2025: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm

Torque Peugeot 2008 GT 2025: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (G/E)

Tipo de óleo Novo Peugeot 2008 GT 2025: 0W30

Tração: Dianteira

Câmbio Novo Peugeot 2008 GT 2025: CVT, simula 7 marchas

Direção: Elétrica com assistência variável

Suspensões Novo Peugeot 2008 GT 2025

Dianteira: Tipo independente McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios Novo Peugeot 2008 GT 2025

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Discos sólidos

Rodas/Pneus Novo Peugeot 2008 GT 2025

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 215/60 R17

Dimensões/Capacidades Novo Peugeot 2008 GT 2025

Comprimento: 4309 mm

Distância entre-eixos: 2612 mm

Largura: 1776 mm

Altura: 1548 mm

Altura livre do solo: 227 mm

Capacidade porta-malas: 419 litros

Capacidade do tanque: 47 litros

Colaborou:

Peugeot Brasil

 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *