Desde quando foi lançado no Brasil em 2015, o SUV Peugeot 2008 chama a atenção por causa de suas linhas modernas. Durante estes 9 anos, o modelo passou por atualizações visuais, porém, a mudança mais significante ocorreu em 2024, pois ele passou a ser fabricado em uma nova plataforma e também recebeu o motor 1.0 3 cilindros turbo T200 GSE que estreou nos veículos da Fiat e depois passou para outros das marcas do Grupo Stellantis como a Peugeot e Citroën.
O visual dianteiro do novo Peugeot 2008 2025 traz o para-brisa bem inclinado e o capô com vincos acentuados. O SUV é o primeiro a receber a mais recente identidade visual da marca francesa. Recebeu uma nova assinatura luminosa, ela é caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, elas são integradas nas inserções do para-choque. A versão GT tem os faróis dianteiros Full LED em 3D. A nova grade frontal bodycolor ostenta ao centro o novo logotipo PEUGEOT, acima dele a inscrição 2008.
Ao observar a lateral do Peugeot 2008 GT 2025 a parir do teto, nota-se que ele é preto e tem as barras na mesma cor. A área envidraçada é grande com molduras, apliques nas portas e capas dos retrovisores na cor preta com lâmpadas de direção em LED. A inscrição GT aparece na parte superior dos para-lamas, os quais são vincados. Também há vincos que passam acima das maçanetas dianteiras, eles abrem e formam um ‘V’, ambas as maçanetas são na cor da carroceria. As caixas das rodas são vincadas com molduras pretas ligadas por um friso. O desenho das rodas é chamativo e no centro formam um ‘H’. Elas são de liga leve 17 polegadas com pneus 215/60 R17.
A traseira do novo Peugeot 2008 GT 2025 tem no teto a antena tipo barbatana de tubarão. Um aerofólio sai do teto, nele está o break light, o vidro traseiro é inclinado e traz o limpador. Por sua vez, a assinatura luminosa ganhou novas definições na traseira, pois eles introduziram lanternas em LED que remetem as três garras do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampada a palavra PEUGEOT. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
Por dentro, o novo SUV Peugeot 2008 GT 2025 traz o i-Cockpit 3D. O painel de instrumentos é totalmente digital, ele está posicionado ao nível dos olhos, isso por cima do volante, nele o design também é novo, e as telas são de 10 polegadas e alta definição, por sua vez, é totalmente personalizável, o que permiti a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do motorista. O volante multifuncional é do tipo Sport Drive com ajuste de altura e profundidade.
Bem no centro está o multimídia PEUGEOT i-Connect, sua tela é touchscreen de 10,3 polegadas. Logo abaixo estão as saídas de ar dianteiras e na sequencia as teclas de comando do ar-condicionado digital, luzes de emergência, entre outras. No centro do console há um compartimento no qual é colocado o aparelho celular para carregar por indução, ele tem refrigeração e portinhola para fechar, assim quem olha de fora não tem a visualização do aparelho.
Na tela do multimídia do Peugeot 2008 GT 2025, além de vários comandos digitais, o condutor tem as imagens do sistema Visio Park 360°. Também aceita espelhar Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de conectar um cabo de dados. São 6 alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters), quatro entradas USB, 3 USB-C e 1 USB-A, o ar-condicionado é digital, os bancos são exclusivos em couro com costura verde GT e o teto solar panorâmico, também integra os itens de série do modelo.
Vamos lembrar que o Peugeot 2008 GT 2025 é um SUV compacto, porém, bem dimensionado. O comprimento é 4,3 m, enquanto que a distância entre-eixos, a qual determina o espaço interno é de 2,61 m. Já a largura da carroceria é de 1,77 m e altura de 1,54 m. E a capacidade do porta-malas do Peugeot 2008 GT 2025 é de 419 litros, a qual é ampliada ao rebater totalmente os bancos. A versatilidade fica por conta do rebatimento 40/60 e 60/40.
Quando foi lançado em 2015, o Peugeot 2008 foi oferecido com duas opções de motorização, 1.6L aspirado e 1.6 THP com injeção direta de combustível e turbo, este segundo permaneceu até a linha 2024, a qual foi avaliada no nosso Canal autogoracombr e também aqui no portal avaliamos a série limitada 2008 Griffe Skywalker.
No entanto, na linha 2025, podemos dizer que o veículo francês foi “italianizado”. Isso porque todas as versões do Peugeot 2008 2025, inclusive a GT, recebeu o motor T200 GSE, o qual estreou no Fiat Pulse e é produzido em Betim (MG). No 2008 a potência é de 130 cv (E)/ 125 cv (G) a 5.750 rpm, enquanto que o torque é de 20,4 kgfm ou 200 Nm abastecido com qualquer combustível. Utiliza corrente de comando e o óleo do motor do Peugeot 2008 GT 2025 tem a especificação SAE 0W30. O câmbio é CVT com trocas automáticas, e simula 7 marchas. O motorista pode optar por três modos de condução: Automático/ Manual/ Sport.
Não há dúvidas de que logo ao entrar na concessionária, o interessado em comprar o SUV novo Peugeot 2008 GT 2025, ficou impressionado com o visual do carro, pois a Peugeot manteve a tradição de oferecer veículos com visual moderno e chamativo, neste modelo que é fabricado na Argentina.
Logo ao entrar, a boa impressão permanece, pois também no interior o 2008 GT tem linhas modernas, detalhes de acabamento que combinam com a proposta do veículo e o toque de modernidade fica por conta do i-Cockpit 3D. O motorista tem ótima acomodação no seu banco e perfeita visualização do painel de instrumentos. O mesmo ocorre com os espelhos retrovisores, nos quais a visualização é eficaz. O volante multifuncional esportivo de boa empunhadura tem ajuste de altura e profundidade.
Feitos os devidos ajustes, ao acionar o botão para ligar o motor, o Peugeot 2008 GT não tem a tradicional chave, utiliza o sensor de proximidade, pouco do ruído externo invade a cabine. Depois de colocar a alavanca na posição D e pisar levemente no acelerador, não é necessário desativar o freio de estacionamento, porque ele é eletrônico, o SUV Peugeot 2008 GT arranca forte e desenvolve velocidade de maneira rápida.
O motorista pode escolher entre três tipos de modo para conduzir, automático, manual e Sport. No modo automático, as trocas são macias, não há trancos, já as trocas manuais podem ser feitas através das borboletas atrás do volante ou na própria alavanca, e neste caso responde também de maneira rápida. Já no modo Sport a velocidade aumenta rapidamente e o ruído do motor invade a cabine, dá até a impressão de ser um esportivo.
O novo Peugeot 2008 GT tem boa altura em relação ao solo, por isso, ao passar por lombadas, valetas, ele não raspa o assoalho e também causa pouco desconforto aos ocupantes. Este SUV da Peugeot com motor T200 GSE desempenha muito bem na estrada.
Acelerações e retomadas rápidas, quando necessário pode exigir dos freios, pois são confiáveis. Nas curvas é estável, até mesmo nas mais severas. E no que diz respeito aos ocupantes ele oferece bom espaço. Está muito bem ajustado o novo Peugeot 2008 GT, além de visual chamativo, entrega bom desempenho.
Como mostrado anteriormente, todas as versões do SUV Peugeot 2008, inclusive a GT, são oferecidas com uma só opção de trem de força, ou seja, motor T200 GSE turbo Flex e cambio CVT que simula 7 marchas. Sendo assim, ele faz com um litro na cidade, abastecido com etanol: 8,6 km/l e 12,3 km/l ao usar gasolina. Por sua vez no trajeto rodoviário com etanol, a média é de 9,8 km/l e 13,7 km/l abastecido com gasolina. Para esta avaliação, a Peugeot entregou o 2008 GT abastecido com gasolina. Depois de rodar com o SUV na cidade e estrada, sempre com o ar-condicionado ligado, a média obtida foi de 11,5 km/l no circuito urbano e 12,3 km/l na estrada
O preço do Peugeot 2008 GT 2025 é R$ 169.990, porém, até a data desta postagem a fabricante francesa oferecia o modelo por R$ 154.990. Por se tratar da versão topo de linha, o 2008 GT 2025 traz todos os itens que foram mostrados na descrição do SUV.
Porém, vale destacar que, para auxiliar o motorista e preservar a segurança dos ocupantes ele é equipado com o Peugeot Driver Assist: Alerta de Ponto Cego, Alerta de Colisão, Frenagem de Emergência Automática, Auxílio de Farol Alto, Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade, Detector de Fadiga, Alerta e Correção de Permanência em Faixa. No total são seis aribags (dois dianteiros e dois laterais e dois de cortina).
Também estão entre os itens de série os sensores para acendimento automático dos faróis (crepuscular) e de chuva, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com comandos elétricos com rebatimento eletrônico e teto solar panorâmico.
Motor: Novo Peugeot 2008 GT 2025
Denominação: GSE T200
Tipo: Dianteiro, transversal, com turbocompressor e wastegate elétrica
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Comando de válvulas: no cabeçote, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Cilindrada: 999 cm³
Alimentação: Injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Torque Peugeot 2008 GT 2025: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (G/E)
Tipo de óleo Novo Peugeot 2008 GT 2025: 0W30
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica com assistência variável
Suspensões Novo Peugeot 2008 GT 2025
Dianteira: Tipo independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 215/60 R17
Comprimento: 4309 mm
Distância entre-eixos: 2612 mm
Largura: 1776 mm
Altura: 1548 mm
Altura livre do solo: 227 mm
Capacidade porta-malas: 419 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
Colaborou: