A nova geração do Peugeot 208 chegou ao Brasil em setembro do ano passado, enquanto acontecia o processo de fusão entre FCA e PSA, que criou a Stellantis.
Diferente da geração anterior que era fabricada em Porto Real (RJ), o modelo atual é produzido em Palomar na Argentina, na plataforma modular CMP (Common Modular Platform), a qual será utilizada em breve nos modelos da Fiat e em um novo automóvel que será produzido em Porto Real.
A dianteira do hatch recebeu um visual moderno e futurista. No capô os vincos são acentuados. A grade frontal é grande, com o leão estilizado, símbolo da marca, ao centro. Os faróis trazem três faixas em LED. No grande para-choque foram colocados LEDS nas extremidades, para simular os dentes de sabre de um felino. Enquanto que os faróis são em full LED. E na parte de baixo do para-choque uma outra grade menor para reforçar o visual esportivo.
Na lateral, o farol avança até o para-lama. A caixa de roda sem moldura tem um ressalto para fora. O vinco está acima da maçaneta. As colunas das portas e retrovisores são na cor preta. Para reforçar a esportividade a capa do retrovisor é na cor preto brilhante, também há luzes indicadoras de direção nos retrovisores. As rodas de liga leve diamantadas 16 polegadas são calçadas com os pneus 195/55 R16.
A traseira do Novo Peugeot 208 GRIFFE 2021 traz as lanternas na forma de três faixas para simbolizar as garras. Para uni-las, uma faixa em black piano, na tampa do porta-malas. O para-choque traseiro parece uma única peça, no centro uma moldura preta que acomoda a placa de identificação.
No interior o Novo Peugeot 208 traz o i-Cockpit 3D, ou seja, é uma evolução do conceito patenteado pela Peugeot. O cluster de instrumentos é em três dimensões com o volante Sport Drive e base achatada. O painel de instrumentos é elevado, e a central multimídia touchscreen (tela sensível ao toque), de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, traz ainda, uma série de teclas que permitem acesso direto às principais funções do veículo. Ele vem com 4 auto-falantes e 2 tweeters, conexão Bluetooth para celular e de streaming para áudio e ainda duas entradas USB (central multimídia, dados e carregamento e console central para carregamento. Os bancos são em Alcantara e as maçanetas internas com acabamento cromado.
O novo Peugeot 208 2021 está maior que o modelo da geração anterior. A carroceria ficou mais longa, mais larga e mais baixa, as dimensões são: 4,0 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e distância entre-eixos de 2,5 m. O porta-malas tem capacidade 265 litros e pode ser ampliada para 311 litros.
O Novo Peugeot 208 2021utliza o motor 1.6 16V Flex. O acionamento é por correia e o comando de válvulas é variável na admissão. Abastecido com etanol a potência é de 118 cv, enquanto que ao usar gasolina, a potência é de 115 cv, ambas as potências são obtidas a 5.750 rpm. O torque é de 15,4 kgfm a 4.000 rpm (G) /15,5 kgfm (E) a 4.750 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático sequencial de 6 marchas fornecido pela Aisin. O motorista pode escolher entre os modos de condução Eco e Sport.
Quem tem o primeiro contato com o Novo Peugeot 208 2021 fica impressionado logo ao entrar e sentar. A posição ideal para dirigir é encontrada facilmente, graças ao i-Cockpit 3D, pois como o volante está abaixo do painel de instrumentos é muito simples de visualizar. A sensação é de estar em um console de vídeo game.
Ao sair da posição estacionária ele tem um bom arranque. Desenvolve velocidade de maneira rápida, com a troca das marchas do câmbio automático sem trancos, isso em linha reta. Para economizar combustível, o melhor é deixá-lo no modo Eco ao circular no trânsito congestionado, vias com velocidade média de 50 km/h, ou seja, em situações que não é necessário exigir do motor. Já ao entrar em uma subida, o recomendado é desativar o modo Eco. Assim as reações são mais rápidas, o câmbio funciona melhor, troca as marchas com mais rapidez e não passa a sensação de que o motor exige mais aceleração.
Na cidade, ao trafegar por asfalto ruim, as suspensões funcionam de maneira eficiente. O motorista só precisa ter cuidado ao passar por valetas e lombadas para não raspar o assoalho. Ele oferece boa visibilidade nos espelhos retrovisores e com o auxilio da câmera de ré, as manobras de estacionamento são facilitadas.
Ao rodar na rodovia vale utilizar o modo Sport, principalmente nas ultrapassagens. Neste caso o motor enche mais rápido e as trocas das marchas são realizadas com o giro mais alto. O desempenho na rodovia é bom, sem sustos para o motorista.
O veículo entregue para esta Avaliação do AutoAgora.com.br foi abastecido com gasolina. Ao rodar na cidade, com o modo Eco acionado e alternando de acordo com as necessidades, o consumo de combustível do Novo Peugeot 208 2021 foi de 8,1 km/L na cidade e 10,2 km/L na rodovia. Vale ressaltar que o consumo de combustível, tanto no ciclo urbano como no rodoviário é influenciado pela maneira que o motorista dirige.
O Novo Peugeot 208 GRIFFE 2021 câmbio automático custa 96.990. As cores Cinza Aluminium, Preto Perla Nera e Azul Quasar têm o preço estipulado de R$ 1.890,00, enquanto que a Bronco Nacré não tem custo.
Este hatch foi o modelo escolhido pela fabricante para mostrar que está em linha com as mais modernas tecnologias e traz os sistemas semiautônomos de auxilio e assistência ao motorista:
Alerta de colisão: Alerta o motorista em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:
Nível 1: Alerta visual apenas, ele indica que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;
Nível 2: Alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.
Frenagem de Emergência: O sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos, como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado, atuando no sistema de frenagem do veículo.
Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. O sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.
Alerta e correção de mudança de faixa: O Novo Peugeot 208 2021 GRIFFE é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da rodovia e alerta o motorista no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.
Esta câmera também analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.
O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.
Auxílio de farol alto: A câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque, o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Reconhecimento de placas de velocidade: A câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).
O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.
O limite de velocidade recomendado completa a função: O condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade. Uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.
Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Carregamento de smartphone wireless: Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.
Entre os itens de segurança traz 6 air bags ( 2dianteiros/ 2 laterais/ 2 de cortina). Os freios com ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem), programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca e Isofix para cadeiras infantis. O ar-condicionado é automático digital e a direção utiliza assistência elétrica variável.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16 comando variável na admissão
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Potência: 118 cv (E) 115 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.000 rpm (G) e /15,5 kgfm (E) a 4.750 rpm
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: Automática Sequencial de 6 marchas
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente, pseudo McPherson
Traseira: Travessa deformável,
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 195/55 R16 87H
Comprimento: 4.055 mm
Distância entre-eixos: 2.538 mm
Largura: 1.960 mm
Altura: 1.453 mm
Capacidade porta-malas: 265 litros / 311 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
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