Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Novo Peugeot 208 GRIFFE 2021
Avaliação: Novo Peugeot 208 GRIFFE 2021
04/03/2021
Avaliação: Renault Stepway 2021
Avaliação: Renault Stepway Iconic 2021
02/04/2021
Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 / Foto: Saulo Mazzoni

Conheça os detalhes do Jeep Compass como o espaço interno, itens de série, opcionais, consumo de combustível, preço e impressões ao dirigir de um dos SUVs mais vendidos do Brasil

Sem dúvida nenhuma, a marca Jeep está na memória dos brasileiros como símbolo de veículos robustos para o fora de estrada. Depois de retornar a fabricação de veículos Jeep no Brasil em 2015, e alcançar sucesso com o SUV compacto Jeep Renegade, a então FCA Chrysler Automóveis lançou em outubro de 2016 o SUV médio Jeep Compass, o qual também passou a ser objeto de desejo dos amantes de utilitários esportivos. Rapidamente, ao somar as vendas de ambos, a Jeep assumiu a liderança do segmento no mercado nacional. O  SUV médio Jeep Compass também é fabricado na unidade produtiva da hoje Stellantis, empresa que surgiu após a fusão dos grupos FCA e PSA.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Jeep Compass Sport 2.0 Flex, faróis com assinatura em LED e lâmpadas halógenas/ Foto: Saulo Mazzoni

O Jeep Compass Sport é a versão de entrada do modelo. A frente tem nas extremidades do capô um vinco que forma um ‘U’, e no centro outro vinco em forma de ‘V’. Os faróis com lâmpadas alógenas têm assinatura em LED na base. Na grade há 7 molduras cromadas e ao fundo a grade na cor preta. A parte superior do para-choque é na cor da carroceria e no centro dele uma pequena grade afilada também preta. Nas extremidades do para-choque as luzes de neblina, abaixo uma moldura preta e no meio uma grade trapezoidal.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Jeep Compass Sport Flex, lateral com vincos e caixas de rodas com molduras/ Foto: Saulo Mazzoni

No teto as barras reforçam o visual esportivo, na lateral um vinco na região das maçanetas eoutro aprofundado cuja a base se une ao ressalto da caixa de roda traseira. As caixas de rodas utilizam molduras na cor preta. Um friso largo une as duas caixas. E as rodas são de liga-leve 17 polegadas, calçadas com pneus 225/60R17.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

A traseira do Jeep Compass Sport 2.0 Flex têm as lanternas que avançam para a tampa/ Foto: Saulo Mazzoni

Na traseira sai do teto um aerofólio com o break-light, a terceira luz de freio. O vidro é inclinado, com uma moldura cromada e o limpador. A logomarca Jeep está no centro da tampa. As lanternas são bipartidas e avançam das laterais para a tampa, uma moldura aprofundada  acomoda a placa de identificação. O para-choque traseiro é preto com refletores nas extremidades.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

O SUV mede 4,4m de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,6m. A largura é de 1,8m e a altura de 1,6m. Sem rebater os bancos traseiros, a capacidade volumétrica do porta-malas do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 é de 410 litros. Os encostos traseiros rebatem 60/40.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021, interior espaçoso

No interior o volante é multifuncional revestido em couro. A tela do painel de instrumentos de TFT 3,5 polegadas com informações analógicas e digitais. Sendo assim, o velocímetro e o conta-giros são analógicos, porém, no centro há um display digital onde o motorista visualiza velocidade, consumo, calibragem dos pneus, horas de uso do motor, entre outras.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Painel com informações analógicas e digitais/ Foto: Saulo Mazzoni

No centro do painel a tela do multimídia sensível ao toque de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay. O sistema de áudio tem rádio AM e FM, vem com 6 alto-falantes, entrada USB e Bluetooth.

Na tela do multimídia o motorista configura, por exemplo, o acionamento automático do freio de estacionamento. Isso ocorre quando a alavanca do câmbio é colocada na posição P, aciona imediatamente o sistema de freio de estacionamento eletrônico, além disso, o toque da buzina ao fechar o carro com o sensor de proximidade, entre ouras funções.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Multimídia

No multimídia do Jeep Compass Sport 2.0 Flex, ajustes das funções do veículo/ Foto: Saulo Mazzoni

Serve também para acionar o sistema de climatização, ajustar temperatura, ventilação. As emissoras de rádio, tanto AM como FM também são programadas no multimídia. O motorista ainda pode mudar a temperatura do ar-condicionado e trocar a sintonia do rádio por comando de voz. Os bancos com ajustes manuais são em tecido e as costuras na cor branca e laranja.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Motor 2.0 16V Tigershark com 166 cv/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021, motor, câmbio e tração

Embaixo do capô o Jeep Compass Sport tem o motor 2.0 16V Flex Tigershark. Ele desenvolve potência de 159 cv abastecido com gasolina e 166 cv ao usar etanol. Esta potência está disponível a 6.200 rpm. O torque é de 19,9 kgfm (G)/ 20,5 kgfm (E) disponíveis  a partir de 4.000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas e a tração 4×2. Nas versões com motor Flex não há opção de tração 4×4.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021, impressões ao dirigir

Por se tratar de um SUV médio, uma das qualidades do Jeep Compass Sport 2.0 Flex é percebida pelo motorista logo ao entrar, ou seja, o espaço interno. Além disso, é muito fácil para ajustar o banco, espelhos retrovisores e volante. Aqui vale uma dica. Sempre que avaliamos um modelo da Jeep ou Fiat, avisamos: “Verifique o velocímetro digital, pois ao acionar a tecla ‘OK’, ele muda para milhas por hora e vice versa”.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Painel de fácil visualização e volante de boa empunhadura/ Foto: Saulo Mazzoni

O painel de instrumentos é de fácil visualização, os comandos no volante multifuncional são intuitivos, ou seja, ao navegar nos menus o motorista descobre facilmente as funcionalidades. Mas, no primeiro contato é recomendado ler o manual e utilizar as funções com o Jeep Compass Sport parado, fica ainda mais fácil entender.

Ao sair da condição estacionária, o arranque é forte, apesar do tamanho, o Copass Sport é muito esperto. Ao rodar na cidade, o melhor é não abusar da aceleração, deixe ele desenvolver velocidade progressivamente, o que auxilia a economizar combustível. Só, ao enfrentar uma subida, dependendo de quão íngreme ela é, exige maior pressão no acelerador.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Outro equipamento presente no SUV médio Jeep Compass Sport 2.0 Flex para economizar combustível é o Start/ Stop, o qual desliga o motor quando para em um semáforo, ou no anda e para do trânsito. O equipamento funciona com precisão, sem falhas ou interferência na condução. As suspensões são bem calibradas, na dianteira e traseira é independente McPherson, com multibraço na traseira.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Jeep Compass Sport 2;.0 16V Flex com suspensões independentes na dianteira e traseira/ Foto: Saulo Mazzoni

Este sistema, somado as rodas de liga-leve 17 polegadas e os pneus 225/60R17 oferecem um rodar macio, mesmo em condições de asfalto ruim. A direção está bem ajustada, fácil de realizar as manobras ao estacionar e a câmera de ré oferece boa visão.

Ao rodar na rodovia, também tem bom desempenho, acelera rápido quando necessário, estabiliza a velocidade sem ter que forçar a aceleração, e passa por curvas sem assustar o condutor.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 /Foto: Saulo Mazzoni

O consumo de combustível do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021é de 6,1 km/L na cidade e 7,5 km/L na estrada, isso ao utilizar etanol. Enquanto que, ao abastecer com gasolina o consumo é de 8,8 km/L na cidade e 10,8 km/L na rodovia.  Este consumo está registrado no Conpet, o programa de eficiência energética do Inmetro.

Para esta Avaliação, solicitamos o SUV Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021abastecido com gasolina. Ao rodar na cidade, com o ar-condicionado ligado, o consumo de gasolina foi de 7,3 km/L e na estrada, também com ar ligado, média de velocidade de 120 km/h, o consumo do Jeep Compass Sport 2.0 Flex foi de 12,5 km/L.

Esta diferença em relação ao que é divulgado ocorre porque o consumo de combustível sofre influência pela maneira que o motorista dirige, das condições de ruas e rodovias e também climáticas.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Jeep Compas Sport Flex, versão de entrada com um bom pacote de itens de série/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY, preço, itens de série e opcionais

O preço do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021é R$ 138.320. Além dos itens de série já mostrados na descrição do modelo, ele tem para segurança e auxilio ao motorista: air bags dianteiros, controle de estabilidade para trailer (com engate Mopar), controle eletrônico anti-capotamento, controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (Hill Start Assist), sensores de chuva, estacionamento traseiro e crepuscular (acendimento automático dos faróis) e controlador de velocidade (piloto automático). O ar-condicionado é digital Dual Zone, vem ainda com alarme, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com ajuste elétrico. O acesso e acionamento do motor e por sensor de presença.

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

As cores disponíveis para o Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021são: Verde Recon (sem custo), Branco Ambiente (R$ 814,00), Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon (R$ 1.831,00) e a Perolizada Branco Polar (R$ 2.339,00).

A Jeep oferece pacotes de opcionais para o Compass Sport 2.0 Flex. O Pack Safety custa R$ 3.865,00, ele é composto por air bag de joelho para o motorista, air bags laterais e air bags de cortina. O Pack Exclusive com bancos em couro e roda em liga leve 18 polegadas custa R$ 2.594,00. E o Pack Protection com o protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro e badge exclusivo sai por R$ 966,00.

Com opções de motor flex e diesel, o Jeep Compass é sucesso em vendas desde o lançamento. Confira também nossa Avaliação do Jeep Compass Trailhawk 2.0 Turbo Diesel 2020.

Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Jeep Compass Sport 2.0 Flex

Motor: Tigershark

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.955 cm³

Potência: 166 cv (E)/ 159 (G) a 6.200 rpm

Torque: 20,5 kgfm (E)/ 19,9 kgfm (G) a 4.000 rpm

Alimentação: Injeção eletrônica multiponto

Câmbio: Automático, 6 marchas com o conversor de torque

Tração: 4×2

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente McPherson multibraço

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Pneus: 225/60 R17

Rodas: Liga leve 17”

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.416 mm

Largura: 1.819 mm

Entre-eixos: 2.636 mm

Altura: 1.635 mm

Porta-malas: 410 litros

Tanque de combustível: 60 litros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *