Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
A primeira geração do SUV Peugeot 3008 foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010 e lançada no mercado brasileiro poucos meses depois, ou seja, em abril de 2011. Em 2017 ele recebeu uma atualização visual e a mudança completa foi feita no modelo lançado em 2017. Outra alteração visual e de conteúdo para o Peugeot 3008 foi promovida em junho de 2021, quando foi lançada no Brasil como linha 2022.
Para melhorar o visual da dianteira, o SUV Peugeot 3008 recebeu uma nova grade denominada Frameless, sem moldura, as aletas da grade avançam para os faróis. O logotipo da Peugeot está no centro e, acima no capô vincado, a inscrição 3008. Os faróis saõ no formato da garra do leão, deles saem as assinaturas em LED chamadas de dentes de sabre e descem para a parte inferior do SUV. O desenho frontal é semelhante ao utilizado no hatch Novo Peugeot 208.
As laterais do Peugeot 3008 GT Pack têm as áreas envidraçadas grandes, as colunas das portas com apliques pretos, os quais ressaltam a esportividade do modelo. Vincos acentuados saem dos para-lamas e seguem até a região dos retrovisores com capa preta e luz repetidora. Outro vinco inicia um pouco a frente das maçanetas traseiras, as quatro são na cor da carroceria e seguem até as lanternas, elas avançam para as laterais. As caixas das rodas utilizam molduras, as rodas em liga leve 19 polegadas são calçadas com pneus 235/50 R19.
Na traseira, o Novo Peugeot 3008 GT Pack recebeu as novas lanternas em Full LED, inclusive para a luz de ré. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas estão recobertas com acabamento em black piano, o qual se estende por toda a tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo. Além disso, somente na versão GT, os emblemas na tampa do porta-malas ganharam nova grafia, o mesmo está nos para-lamas dianteiros. O para-choque na cor preta tem refletores nas extremidades e duas molduras cromadas que simulam saídas do escapamento.
O Peugeot 3008 mede 4,4 m de comprimento, a largura é de 2 m, altura de 1,6 m. A distância entre-eixos é de 2,6 m. Sendo assim, a altura livre do solo é de 226 mm, o ângulo de ataque de 20° e ângulo de saída 29º. A capacidade do porta-malas do Peugeot 3008 GT, sem rebater os bancos é de 520 litros. Eles são rebatíveis 60/40 e o peso vazio em ordem de marcha é de 1.587 kg.
No interior, o Peugeot 3008 GT Pack, recebeu um novo painel em material soft touch, o cluster de instrumentos tem a tela de 12,3 polegadas totalmente digital e a central multimídia de 10 polegadas e alta definição é exclusiva da versão GT Pack ele vem com Android Auto, Apple Carplay, GPS nativo, 6 alto-falantes (4 alto-falantes + 2 tweeters), Sistema de som High-fidelity FOCAL, conexão Bluetooth para celular, entrada USB e saída de energia 12V na lateral do porta-malas e no console central.
Já o volante é multifuncional tipo esportivo, ele tem a parte superior e a base é reta com a inscrição GT e ao lado paddle shifters para as mudanças das marchas manuais. O Peugeot i-Cockpit 2.0 separa o motorista do passageiro, a alavanca do câmbio lembra um joystick e os bancos são revestidos em Alcântara e couro sintético. Para conforto dos ocupantes, o ar- condicionado é automático digital bi-zone, ou seja, duas zonas.
O Novo Peugeot 3008 GT Pack 2022 tem o motor 1.6 THP Turbo com injeção direta de combustível. Sua potência é de 165 cv e 24,5 kgfm de torque a partir de 1.400 rpm. Acoplado ao propulsor está o câmbio automático de 6 marchas com o modo manual, para as trocas de marchas feitas através das aletas, os paddle shifters. Oferece ainda três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, os quais podem ser ativados através de um botão no console.
Diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Pois bem, o visual externo do Peugeot 3008 GT Pack é marcante, quem vê, jamais esquece. Isso é facilmente comprovado ao rodar com o modelo, já que é comum, no trânsito ao parar em um semáforo, o motorista ao lado perguntar, “que carro é esse?”. Ao entrar, a sensação é melhor ainda, pois é um automóvel que te abraça. Com acabamento refinado, detalhes que remetem a esportividade sem exageros.
A posição do volante, abaixo do painel, passa a sensação de estar em veículo de competição e faz com que a visualização dos instrumentos seja perfeita, aliás, tudo está na mão, fácil de entender e utilizar os comandos disponíveis para acessar as informações do computador de bordo e multimídia.
Já sobre o desempenho do Novo Peugeot 3008 GT Pack, o motorista escolhe como obter o melhor. Quando ele está no modo ECO, as reações como arranque, acelerações e retomadas são lentas, isso porque privilegia a economia de combustível, assim é recomendado, no uso urbano, naquelas situações de anda e para no trânsito carregado, ou até na cidade, onde geralmente a velocidade média é de 50 km/h. Não precisa forçar o acelerador, pise de maneira suave que ele desenvolve velocidade progressivamente.
Na estrada, o modo Esportivo do Peugeot 3008 GT Pack cumpre bem seu papel, pois parece que é outro carro, um leve toque no acelerador é o suficiente para aumentar a velocidade, já que as marchas são trocadas com o giro mais alto do motor. É um recurso bom também ao entrar em uma subida e tirar aquela sensação de que o carro está sofrendo. As suspensões estão bem calibradas, por isso oferece conforto aos passageiros e estabilidade. No geral, o Peugeot 3008 GT Pack vai agradar quem tem a necessidade de modelo robusto, visual moderno, com bastante espaço e conforto.
O consumo de combustível, ou seja, o consumo de gasolina do Peugeot 3008 GT Pack é de 9,8 km/L na cidade e 12,1 km/L na estrada. Estes valores estão registrados no CONPET- Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, coordenado pelo Inmetro- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Nesta Avaliação, com o ar-condicionado ligado, o Peugeot 3008 GT Pack consumiu 8,9 km/L na cidade, rodando com o módulo Eco e mudando para o Esportivo quando entrava em uma subida. Na rodovia, também no módulo Eco o consumo foi de 11,9 km/L.
O preço do Peugeot 3008 GT Pack é de R$ 271.690. Ele traz tecnologias semiautônomas de auxilio ao motorista como o Visiopark 1 com câmera traseira em 180°, Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°, Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do motorista em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo. Ainda vem com o alerta de atenção do condutor, assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos, sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória), tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres), teto solar panorâmico, bancos massageadores multipontos e freio de estacionamento elétrico.
No total são 6 air bags (2 dianteiros, 2 laterais, 2 de cortina. Os freios são com ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem), controle eletrônico de estabilidade (ESP), Hill Assist (sistema de auxílio de partida em aclive), protetor de cárter, ESS (acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca) e Isofix para a fixação de cadeiras infantis. A cor Preto Perla Nera não tem custo. Já as cores Cinza Platinum, Azul Vertigo (igual ao modelo desta postagem), custam R$ 1.890,00. Ainda para o Peugeot 3008 o Grupo Stellantis, o qual pertence a Peugeot, disponibiliza a cor Vermelho Ultimate e Branco Nacré ao custo de R$ 2.790,00.
Leia também: Peugeot 3008, tecnologia de primeiro mundo
Motor: 1.6 THP Turbo
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.598 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Número de válvulas: 16V
Acionamento por corrente, variável na admissão e exaustão
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, 6 marchas com função Normal, ECO e Sport
Direção: Assistência elétrica progressiva
Suspensões
Dianteira: Pseudo McPherson, independente
Traseira: Rodas semi-independentes, com barra de dois braços deformável, barra estabilizadora
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 19”
Pneus: 235/50 R19
Dimensões/Capacidades
Comprimento: 4.447 mm
Distância entre-eixos: 2.675 mm
Largura: 1.906 mm
Altura: 1.625 mm
Porta-malas: 520 litros
Tanque de combustível: 53 litros
1 Comment
[…] para transportar 7 ocupantes, chegou para disputar mercado com modelos como o VW Tiguan All Space, Peugeot 3008 e mais recentemente ganhou a concorrência do Jeep Commander. Desenvolvido na China, o modelo é […]