O novo VW Polo foi lançado em setembro de 2022. O hatch foi o escolhido para uma importante missão, ou seja, substituir o icônico VW Gol. Para isso, a Volkswagen não só promoveu alterações no visual do modelo, mas também nas opções de motor e câmbio. O escolhido para ser a versão de entrada na marca foi o VW Polo Track, com motor 1.0 MPI 3 cilindros e câmbio manual de 5 marchas e para substituir o VW Gol 1.6 chegou o VW Polo com quatro opções de acabamento: Polo TSI 170, Polo Sense TSI 170 (versão destinada a PCD), Polo Highline TSI 170 (topo de linha) e VW Polo Comfortline TSI 170 (intermediária), a qual avaliamos nesta postagem. Também há o Novo Polo GTS, para quem gosta de modelos esportivos, porém, este tem o motor 1.4 TSI e câmbio automático de 6 marchas.
No visual dianteiro, o novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem o capô com vincos acentuados em formato de V na parte central e extremidades. Os faróis são em LED, máscara escurecida e assinatura também em LED. Na grade a abertura para entrada do ar está no lado direito, ela é na cor preto fosco. Bem ao centro o símbolo da VW cromado com o fundo preto se destaca. Comparado ao Polo vendido até 2022, o para-choque foi redesenhado, ele é na cor da carroceria, com uma grade escurecida na parte inferior e um que está nas laterais e parte inferior na cor da carroceria.
O desenho lateral do novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023, também traz detalhes esportivos. As colunas das portas são com apliques pretos, no entanto, as capas dos retrovisores, eles têm lâmpadas de direção, são na cor da carroceria e a base preta. Os vincos aparecem na linha das maçanetas, as quais também são na cor da carroceria, e abaixo nas portas. Bem no inicio do vinco está a inscrição Comfortline, indicativa da versão. As rodas de liga leve 15 polegadas são calçadas com pneus 185/65 R15.
A traseira do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem um aerofólio que sai do teto, o qual também acomoda o break light. No vidro traseiro há o limpador no centro e os pequenos frisos na cor laranja internos servem para desembaçar o vidro. As lanternas são escurecidas e as luzes em LED, há vincos na tampa do porta-malas para liga-las. No meio da tampa o logotipo VW e abaixo dele a inscrição ‘POLO’. Na parte inferior direita o logotipo TSI indica qual o motor utilizado no hatch. O para-choque é na cor da carroceria vem com refletores nas extremidades.
A cabine do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem o painel em material plástico, com detalhes que simulam a fibra de carbono. Já o quadro de instrumentos é totalmente digital. Já o volante multifuncional com a base reta e shift-paddles é revestido em couro. Ele pode ser ajustado em altura e profundidade. A central multimidia VW Play com Android Auto e Apple Carplay é item opcional. Ela custa R$ 1.550,00 e acompanha quatro alto falantes, a antena de teto, o indicador multifunções, a tomada USB tipo C. O ar-condicionado é mecânico e os bancos revestidos em tecido.
A Volkswagen produz o novo Polo Comfortline TSI 170 na fábrica de Taubaté (SP), onde era fabricado o VW Gol. O Polo é montado na plataforma MQB, seu comprimento é de 4,07 m, para uma distância entre-eixos de 2,56 m. Sua largura é de 1,75 m e a altura 1,47 m. Já a capacidade do porta-malas é de 365 litros, porém, o encosto traseiro pode ser rebatido totalmente, o que amplia a capacidade para transportar carga.
No que diz respeito a motor e câmbio, o VW Polo Comfortline TSI 170 recebeu o motor TSI 170, o qual era utilizado no VW up! e manteve o câmbio automático de 6 marchas, o qual foi recalibrado, pois o Polo anterior tinha o motor TSI de 128 cv. Este conjunto entrega potência de 116 cv (E)/109 cv (G) a 5.000rpm e Torque: 16,8 (E/G) -1.750-4.500 rpm.
Desde quando foi lançado em 2017, o VW Polo já apresentava características que remetiam ao VW Gol, principalmente no que diz respeito ao desenho da carroceria. Na época, para valorizar o modelo e não passar a impressão de que se tratava de um veículo popular, a campanha publicitária de lançamento chamava o VW Polo de ‘Mini Golf’. Isso foi feito também para informar que o carro compartilhava peças e tecnologias com o irmão de marca.
Mas a ordem natural do mercado levou a fabricante a aposentar o Gol, depois de um longo período de bons serviços prestados e entregar a missão de substituir o Gol ao VW Polo. Sendo, assim, a mudanças radicais ocorreram no trem de força, o modelo de entrada, VW Polo Track só é vendido com o motor 1.0 aspirado e câmbio manual, o qual já avaliamos. E o Polo substituto do Gol 1.6 continuou com o motor 1.0 TSI turbo, porém, a potência e torque diminuíram, isso em relação ao Polo de sexta geração que chegou ao Brasil em 2017.
Para mostrar as impressões ao dirigir do VW Polo Comfortline TSI 170 2023, vamos fazer um exercício de comparação. Digamos que, o proprietário de um VW Gol 2021vá até uma concessionária com o objetivo de trocar o modelo usado por um novo. Logo ao entrar no Polo Comfortline, a sensação é de estar em um veículo maior e mais sofisticado. A primeira confirmação de evolução ocorre ao procurar a chave para acionar o motor. Ela foi substituída por um sensor de proximidade e um botão de acionamento. Depois disso, quando o painel é iluminado e as informações digitais mostradas, ele tem a confirmação da evolução técnica.
Para ajustar o banco, espelho, volante, não há dificuldades, e caso a escolha for pelo multimídia VW Play, vale navegar nas funções com o carro parado para entender e conhecer as funções que ele oferece. A posição para dirigir no VW Polo Comfortline TSI 170 2023 é agradável, remete a modelos esportivos e os espelhos oferecem boas condições de visibilidade.
O carro tem isolamento acústico bom, pois pouco dos ruídos externos entram na cabine e os revestimentos em tecido dos bancos combinam com o estilo do hatch. Mas a surpresa ocorre ao colocar a alavanca na posição ‘D’ e encostar o pé no acelerador, principalmente se o motorista saiu do Gol 1.6 e foi acelerar o Polo TSI 170. O arranque é ágil, ele desenvolve velocidade rapidamente sem engasgos. O câmbio automático de 6 marchas está bem sincronizado, as trocas são precisas e o motorista nem percebe que o carro tem câmbio.
O sistema de direção elétrica é bem calibrado, até as curvas mais fechadas são feitas com muita segurança e as calibrações das suspensões condizem com a proposta do hatch, mas é necessário cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar embaixo.
Acesse o Canal AutoAgoracombr
Assista o vídeo: Avaliação Novo VW Polo Comfortline TSI 170. Ele substitui o VW Gol?
O VW Polo Comfortline TSI 170 2023 faz por litro na cidade, abastecido com etanol, 8,7 km/L e 10,8 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina no tanque o consumo é de 12,5 km/L no ciclo urbano e 15,3 km/L na rodovia. O VW Polo Comfotline entregue para a Avaliação foi abastecido com etenol e utilizado em situações cotidianas tanto na cidade como na estrada e com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, a média obtida foi de 7,7 km/L na cidade e 8,9 km/L ao rodar no ciclo rodoviário.
O preço do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 é R$ 110.990. Entre os itens de série ele traz os dois airbags dianteiros obrigatórios e dois airbags laterais. O sistema de auxílio a frenagem ABS/EBD, auxilio para saída em rampa, controle de tração/estabilidade/ bloqueio do diferencial, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas.
VW Polo Comfortline TSI 170 2023, ar-condicionado mecânico e saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro
Por sua vez, o travamento das portas no VW Polo Comfortline é elétrico, traz o sistema de partida sem chave com o sensor de proximidade, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento traseiro, controlador de velocidade (piloto automático) e Start/Stop. A cor sólida Preto Ninja não tem custo, enquanto que a Branco Cristal custa R$ 900,00. E as cores metálicas Vermelho Sunset, Prata Sirius e Cinza Platinum, cada uma delas custa R$ 1.650,00.
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Cilindrada: 999 cm³
Injeção de combustível: Direta
Tração: Dianteira
Direção Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023: Assistência elétrica
Suspensões Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Tambor
Rodas Novo Polo Comfortline TSI 170 2023: Liga leve 15”
Pneus: 185/65 R15
Comprimento: 4.079 mm
Distância entre-eixos: 2.566 mm
Largura: 1.751 mm
Altura: 1.471 mm
Tanque de combustível: 52 litros
Colaborou: VW do Brasil
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Leia também:
Como transportar crianças em um automóvel
Acesse o Canal AutoAgoracombr e assista os vídeos de Avaliação