Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Conheça as diferenças entre o Cronos Drive e Cronos Precision 2024
Conheça as diferenças entre o Cronos Drive e Cronos Precision 2024
02/10/2023
Avaliação: SUV Peugeot 2008 Style 2023 1.6 Flex AT6
Avaliação: SUV Peugeot 2008 Style 2023 1.6 Flex AT6
25/10/2023
Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 movimento

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

O VW Polo 2023 perdeu potência e torque, o que não comprometeu em seu desempenho

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Por: Edison Ragassi

O novo VW Polo foi lançado em setembro de 2022. O hatch foi o escolhido para uma importante missão, ou seja, substituir o icônico VW Gol. Para isso, a Volkswagen não só promoveu alterações no visual do modelo, mas também nas opções de motor e câmbio. O escolhido para ser a versão de entrada na marca foi o VW Polo Track, com motor 1.0 MPI 3 cilindros e câmbio manual de 5 marchas e para substituir o VW Gol 1.6 chegou o VW Polo com quatro opções de acabamento: Polo TSI 170, Polo Sense TSI 170 (versão destinada a PCD), Polo Highline TSI 170 (topo de linha) e VW Polo Comfortline TSI 170 (intermediária), a qual avaliamos nesta postagem. Também há o Novo Polo GTS, para quem gosta de modelos esportivos, porém, este tem o motor 1.4 TSI e câmbio automático de 6 marchas.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Frente

VW Polo Comfortline 2023 com grade especifica e faróis em LED

No visual dianteiro, o novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem o capô com vincos acentuados em formato de V na parte central e extremidades. Os faróis são em LED, máscara escurecida e assinatura também em LED. Na grade a abertura para entrada do ar está no lado direito, ela é na cor preto fosco. Bem ao centro o símbolo da VW cromado com o fundo preto se destaca. Comparado ao Polo vendido até 2022, o para-choque foi redesenhado, ele é na cor da carroceria, com uma grade escurecida na parte inferior e um que está nas laterais e parte inferior na cor da carroceria.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Lateral

Sem alterações no desenho lateral do VW Polo Comfortline 2023, só as rodas que ganharam novo visual

O desenho lateral do novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023, também traz detalhes esportivos. As colunas das portas são com apliques pretos, no entanto, as capas dos retrovisores, eles têm lâmpadas de direção, são na cor da carroceria e a base preta. Os vincos aparecem na linha das maçanetas, as quais também são na cor da carroceria, e abaixo nas portas. Bem no inicio do vinco está a inscrição Comfortline, indicativa da versão. As rodas de liga leve 15 polegadas são calçadas com pneus 185/65 R15.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Traseira

VW Polo Comfortline TSI 170, na traseira lanternas em LED

A traseira do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem um aerofólio que sai do teto, o qual também acomoda o break light. No vidro traseiro há o limpador no centro e os pequenos frisos na cor laranja internos servem para desembaçar o vidro. As lanternas são escurecidas e as luzes em LED, há vincos na tampa do porta-malas para liga-las. No meio da tampa o logotipo VW e abaixo dele a inscrição ‘POLO’. Na parte inferior direita o logotipo TSI indica qual o motor utilizado no hatch. O para-choque é na cor da carroceria vem com refletores nas extremidades.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Painel

Painel de instrumentos totalmente digital e volante multifuncional para o VW Polo Comfortline TSI 170 2023

A cabine do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 tem o painel em material plástico, com detalhes que simulam a fibra de carbono. Já o quadro de instrumentos é totalmente digital. Já o volante multifuncional com a base reta e shift-paddles é revestido em couro. Ele pode ser ajustado em altura e profundidade. A central multimidia VW Play com Android Auto e Apple Carplay é item opcional. Ela custa R$ 1.550,00 e acompanha quatro alto falantes, a antena de teto, o indicador multifunções, a tomada USB tipo C. O ar-condicionado é mecânico e os bancos revestidos em tecido.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Porta-malas Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Porta-malas rebatido

Dimensões e capacidades Novo VW Polo Comfortline TSI  170 2023

A Volkswagen produz o novo Polo Comfortline TSI 170 na fábrica de Taubaté (SP), onde era fabricado o VW Gol. O Polo é montado na plataforma MQB, seu comprimento é de 4,07 m, para uma distância entre-eixos de 2,56 m. Sua largura é de 1,75 m e a altura 1,47 m. Já a capacidade do porta-malas é de 365 litros, porém, o encosto traseiro pode ser rebatido totalmente, o que amplia a capacidade para transportar carga.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Motor TSI 170

Novo VW Polo Comfortline, ele utiliza o motor TSI 170, o mesmo do VW up!

Motor e câmbio novo VW Polo Comfortline TSI  170 2023

No que diz respeito a motor e câmbio, o VW Polo Comfortline TSI 170 recebeu o motor TSI 170, o qual era utilizado no VW up! e manteve o câmbio automático de 6 marchas, o qual foi recalibrado, pois o Polo anterior tinha o motor TSI de 128 cv. Este conjunto entrega potência de 116 cv (E)/109 cv (G) a 5.000rpm e Torque: 16,8 (E/G) -1.750-4.500 rpm.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 movimento

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Impressões ao dirigir novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Desde quando foi lançado em 2017, o VW Polo já apresentava características que remetiam ao VW Gol, principalmente no que diz respeito ao desenho da carroceria. Na época, para valorizar o modelo e não passar a impressão de que se tratava de um veículo popular, a campanha publicitária de lançamento chamava o VW Polo de ‘Mini Golf’. Isso foi feito também para informar que o carro compartilhava peças e tecnologias com o irmão de marca.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 câmbio

Câmbio automático de 6 marchas com trocas manuais na alavanca e borboletas para o VW Polo Comfortline TSI 170

Mas a ordem natural do mercado levou a fabricante a aposentar o Gol, depois de um longo período de bons serviços prestados e entregar a missão de substituir o Gol ao VW Polo. Sendo, assim, a mudanças radicais ocorreram no trem de força, o modelo de entrada, VW Polo Track só é vendido com o motor 1.0 aspirado e câmbio manual, o qual já avaliamos. E o Polo substituto do Gol 1.6 continuou com o motor 1.0 TSI turbo, porém, a potência e torque diminuíram, isso em relação ao Polo de sexta geração que chegou ao Brasil em 2017.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Volante multifuncional

Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023, volante multifuncional revestido em couro e painel de instrumentos digital

Para mostrar as impressões ao dirigir do VW Polo Comfortline TSI 170 2023, vamos fazer um exercício de comparação. Digamos que, o proprietário de um VW Gol 2021vá até uma concessionária com o objetivo de trocar o modelo usado por um novo. Logo ao entrar no Polo Comfortline, a sensação é de estar em um veículo maior e mais sofisticado. A primeira confirmação de evolução ocorre ao procurar a chave para acionar o motor. Ela foi substituída por um sensor de proximidade e um botão de acionamento. Depois disso, quando o painel é iluminado e as informações digitais mostradas, ele tem a confirmação da evolução técnica.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Muktimídia

Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023, multimídia VW Play é item opcional

Para ajustar o banco, espelho, volante, não há dificuldades, e caso a escolha for pelo multimídia VW Play, vale navegar nas funções com o carro parado para entender e conhecer as funções que ele oferece. A posição para dirigir no VW Polo Comfortline TSI 170 2023 é agradável, remete a modelos esportivos e os espelhos oferecem boas condições de visibilidade.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Espaço dianteiro Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023, espaço traseiro

O carro tem isolamento acústico bom, pois pouco dos ruídos externos entram na cabine e os revestimentos em tecido dos bancos combinam com o estilo do hatch. Mas a surpresa ocorre ao colocar a alavanca na posição ‘D’ e encostar o pé no acelerador, principalmente se o motorista saiu do Gol 1.6 e foi acelerar o Polo TSI 170. O arranque é ágil, ele desenvolve velocidade rapidamente sem engasgos. O câmbio automático de 6 marchas está bem sincronizado, as trocas são precisas e o motorista nem percebe que o carro tem câmbio.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Movimento

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

O sistema de direção elétrica é bem calibrado, até as curvas mais fechadas são feitas com muita segurança e as calibrações das suspensões condizem com a proposta do hatch, mas é necessário cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar embaixo.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Acesse o Canal AutoAgoracombr

Assista o vídeo: Avaliação Novo VW Polo Comfortline TSI 170. Ele substitui o VW Gol?

Consumo novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

O VW Polo Comfortline TSI 170 2023 faz por litro na cidade, abastecido com etanol, 8,7 km/L e 10,8 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina no tanque o consumo é de 12,5 km/L no ciclo urbano e 15,3 km/L na rodovia. O VW Polo Comfotline entregue para a Avaliação foi abastecido com etenol e utilizado em situações cotidianas tanto na cidade como na estrada e com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, a média obtida foi de 7,7 km/L na cidade e 8,9 km/L ao rodar no ciclo rodoviário.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Lombada

VW Polo Comfortline TSI 170 2023, suspensões acertadas para uso urbano e rodoviário

Preço e itens de série novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

O preço do VW Polo Comfortline TSI 170 2023 é R$ 110.990. Entre os itens de série ele traz os dois airbags dianteiros obrigatórios e dois airbags laterais. O sistema de auxílio a frenagem ABS/EBD, auxilio para saída em rampa, controle de tração/estabilidade/ bloqueio do diferencial, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023 Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

VW Polo Comfortline TSI 170 2023, ar-condicionado mecânico e saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro

Por sua vez, o travamento das portas no VW Polo Comfortline é elétrico, traz o sistema de partida sem chave com o sensor de proximidade, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento traseiro, controlador de velocidade (piloto automático) e Start/Stop. A cor sólida Preto Ninja não tem custo, enquanto que a Branco Cristal custa R$ 900,00. E as cores metálicas Vermelho Sunset, Prata Sirius e Cinza Platinum, cada uma delas custa R$ 1.650,00.

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Avaliação: Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Ficha técnica VW Polo Comfortline TSI  170 2023

Motor Novo VW Polo Comfortline TSI  170 2023

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12

Cilindrada: 999 cm³

Injeção de combustível: Direta

Potência Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023: 116 cv (E)/109 cv (G) a 5.000rpm

Torque novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023: 16,8 (E/G) -1.750-4.500 rpm

Câmbio novo Polo Comfortline 2023: Automático, 6 marchas

Tração: Dianteira

Direção Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023: Assistência elétrica              

Suspensões Novo VW Polo Comfortline TSI 170 2023

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios Novo Polo Comfortline TSI 170 2023

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Tambor

Rodas Novo Polo Comfortline TSI 170 2023: Liga leve 15”

Pneus: 185/65 R15

Dimensões/Capacidade Novo Polo Comfortline TSI 170 2023

Comprimento: 4.079 mm

Distância entre-eixos: 2.566 mm

Largura: 1.751 mm

Altura: 1.471 mm

Capacidade porta-malas VW Polo Comfortline TSI 170 2023: 365 litros

Tanque de combustível: 52 litros

Colaborou: VW do Brasil 

Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens

Leia também:

Como transportar crianças em um automóvel

Acesse o Canal AutoAgoracombr e assista os vídeos de Avaliação

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *