Posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro foi lançada em 2016. Chegou com versões de motor Flex, Diesel, câmbio manual e automático. A decisão de trazer o modelo para o mercado nacional foi acertada, tanto que a picape figura entre os automóveis mais vendidos da Fiat.
Desde que chegou a picape se destaca pelo visual moderno. O capo usa vincos que formam um ‘V’. O conjunto de faróis e lanternas é formado por dois faróis afilados em LED, os quais são unidos por um friso cromado. O logo da Fiat está no centro.
O grande para-choque usa nas extremidades um farol de cada lado. E no centro uma grade, que também é grande. A parte inferior do para-choque acomoda nas pontas as luzes de neblina e no meio, o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), que foi incluído na linha 2020.
A área envidraçada da lateral é grande, já as portas são cortadas por vincos. Abaixo dos retrovisores, o símbolo Ranch, que identifica a versão. As caixas de rodas utilizam molduras pretas para reforçar o visual esportivo. As barras no teto, os estribos cromados e o santoantonio, vistos também na lateral, são itens de série na versão Ranch. As rodas são em liga leve 18″ e os pneus 225/60. Os para-barros dianteiros e traseiros, também são itens de série. O vidro traseiro tem a barra de proteção.
Outro detalhe que diferencia a picape Fiat Toro, em relação às outras picapes, independente do tamanho é a traseira. Ela é retangular, porém, a tampa abre como a porta de um armário, para os lados. As lanternas são em LED, posicionadas nas extremidades, e a fechadura elétrica está localizada no centro da tampa, onde figura o logotipo Fiat. O para-choque é preto com refletores e as luzes de ré nas pontas. Ainda como item de série traz o engate reboque removível traseiro.
Nesta avaliação da picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, vale destacar que o interior tem detalhes de acabamentos exclusivos. Os bancos, com ajustes elétricos para o motorista, são em couro marrom. A pintura é no mesmo tom na moldura do multimídia, saídas de ar, alça da porta e volante. O revestimento do teto e colunas, as alças de segurança e o porta-óculos são na cor escura.
Enquanto que o quadro de instrumentos é o padrão adotado na linha Toro, mistura informações analógicas e digitais, mas a versão Ranch traz o recurso Welcome Movement com fundo de tela específico da série no quadro TFT de 7 polegadas. O volante é multifuncional, dá acesso as informações do computador de bordo, por eles é possível mudar as estações do rádio, aumentar e diminuir volume, atender o celular pareado e ajustar o controlador de velocidade de cruzeiro, o qual também é conhecido como piloto automático. Todos os acessos são feitos com os dedos.
No centro do painel de instrumentos um visor digital, o qual mostra inclusive a velocidade. Nele o motorista visualiza as informações do computador de bordo como o consumo médio e instantâneo, hodômetro parcial e total, pressão dos pneus, entre outras. Tem ainda conta-giros e velocímetro analógicos. A central multimídia, com a tela de 7” sensível ao toque, tem as funções ativadas como se fosse em um tablet. É completa, intuitiva, sem dificuldades para entender como funciona.
Compatível com Android Auto e Apple Carplay, o navegador é independente, vem com o Bluetooth para parear o Smartphone. E o ar-condicionado é digital de duas zonas.
Posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro MY20 Ranch tem comprimento de 4,9 m. A distância entre-eixos é de 2,9 m, com a largura da carroceria de 1,8 m. A altura em relação ao solo é de 1,7 m. Estas dimensões conferem bom espaço interno e acomoda três adultos de maneira confortável no banco traseiro. A capacidade volumétrica da caçamba é de 820 litros e a capacidade de carga de até uma tonelada, ou seja, 1.000 kg.
A Fiat Toro Ranch só é comercializada com motor Diesel 2.0 Multijet, com potência de 170 cv e torque máximo de 35,6 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio é automático de 9 marchas, não há opção de câmbio manual e ainda tem a tração 4×4 que é acionada por botão colocado no console. No programa de etiquetagem veicular do Inmetro, a Toro MY20 Ranch está homologada com o consumo de combustível de 12,5 km/l na estrada e 10,2 km/l na cidade. Nesta avaliação da picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, com o ar-condicionado ligado, o consumo de óleo diesel foi de 9,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
Não há dúvidas de que a picape Toro entra para a história da Fiat como um dos automóveis de maior sucesso da fabricante no Brasil. Não só pelo volume de vendas, mas também por seu desenho de carroceria arrojado e por ter excelente dirigibilidade. Esta configuração com motor Diesel está muito ajustada. O motorista se sente bem acomodado logo ao entrar. O banco é confortável e de fácil ajuste. Visualizar o painel de instrumentos é uma tarefa fácil, pois mesmo nos mostradores analógicos, os números são grandes. Para obter as informações do computador de bordo, entre outras, basta usar o polegar esquerdo.
Depois de regular o banco, ajustar os espelhos e afivelar o cinto é o momento de pisar no pedal do freio, apertar o botão e ligar o motor. Ao acioná-lo, o som do motor movido a diesel invade a cabine. Não é um som irritante, muito pelo contrário, ele invade a cabine com os decibéis certos, só para deixar claro que se trata de um motor movido a diesel.
Igual a todos os veículos com este tipo de motor o arranque é lento, não adianta afundar o pé, isso só vai elevar o consumo de combustível. Mas depois que está em movimento, desenvolve velocidade rapidamente. Interessante observar como ocorrem as trocas de marchas do câmbio automático. Isso pode ser observado no painel ao lado da letra D, o número que aparece é referente a marcha engatada. Na velocidade de 90 km/l ela permanece na 8ª marcha. A 9ª é uma marcha de cruzeiro e só acionada a partir dos 100 km/h. Vale destacar que conforme a velocidade aumenta e as marchas são mudadas o motorista não sente.
É quase que como não tivesse o câmbio. Para aqueles que gostam de sentir um pouco mais o carro, traz as borboletas atrás do volante para trocar as marchas manualmente. As trocas manuais também podem ser feitas na alavanca de maneira seqüencial. Outra boa qualidade da picape Fiat Toro é o sistema de suspensão bem calibrado. As suspensões são independentes na dianteira e traseira. Transmite conforto e segurança tanto ao motorista como aos passageiros, principalmente para os que estão no banco traseiro. Agarra bem nas curvas, sem deixar a traseira escapar. E nos buracos, lombadas, asfalto ondulado, absorvem bem os impactos.
A picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel custa R$ 171.990. Porém, o custo da Fiat Toro Ranch AT9 Diesel 2021para o produtor rural é de R$ 141.921,70.
Traz de série o controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. O alarme também é item de série, assim como a direção eletro-assistida, desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores de comando elétrico e câmera de ré. Além disso, ela vem com todos os outros itens mostrados nesta reportagem, pois se trata de uma versão topo de linha.
Inclusive a Fiat não oferece acessórios para o modelo Ranch. Caso o interessado queira gastar um pouco mais, este custo será cobrado pela pintura. A cor sólida Vermelho Colarado não tem custo, já a sólida Branco Ambiente custa R$ 1.5000,00. São 6 opções de cores metálicas, Preto Carbon, Cinza Antique, Prata Billite, Vermelho Tribal, Azul Jazz e Marrom Deep ao custo de R$ 2.500,00. E uma opção perolizada a Branco Polar, que custa R$ 3.500,00.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 2.0 Mjet 170cv 948TE
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 225 / 60 R18
Comprimento: 4.945 mm
Largura: 2.033 mm
Altura: 1.737 mm
Entre-eixos: 2.990 mm
Ângulo de ataque: 24°
Ângulo de saída: 29°
Tanque de combustível: 60 litros (capacidade reserva 8 litros)
Caçamba: 820 litros