Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Avaliação: Renault Kwid Outsider 2020
Avaliação: Renault Kwid Outsider 2020
01/09/2020
Santander lança financiamento especial para veículos híbridos e elétricos
Avaliação: SUV elétrico Audi e-tron
22/09/2020
Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Sem modificações externas na linha 2021, a versão topo Ranch com motor Diesel e câmbio automático, passa a ter 7 airbags e mantém as condições de dirigibilidade   

Posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro foi lançada em 2016. Chegou com versões de motor Flex, Diesel, câmbio manual e automático. A decisão de trazer o modelo para o mercado nacional foi acertada, tanto que a picape figura entre os automóveis mais vendidos da Fiat.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Fiat Toro Ranch Diesel, a frente tem linhas modernas/ Foto: Saulo Mazzoni

Desde que chegou a picape se destaca pelo visual moderno. O capo usa vincos que formam um ‘V’. O conjunto de faróis e lanternas é formado por dois faróis afilados em LED, os quais são unidos por um friso cromado. O logo da Fiat está no centro.

O grande para-choque  usa nas extremidades um farol de cada lado. E no centro uma grade, que também é grande. A parte inferior do para-choque acomoda nas pontas as luzes de neblina e no meio, o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), que foi incluído na linha 2020.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Fiat Toro MY20 Ranch, estribos laterais, barras no teto e santoantonio de série/ Foto: Saulo Mazzoni

A área envidraçada da lateral é grande, já as portas são cortadas por vincos. Abaixo dos retrovisores, o símbolo Ranch, que identifica a versão. As caixas de rodas utilizam molduras pretas para reforçar o visual esportivo. As barras no teto, os estribos cromados e o santoantonio, vistos também na lateral, são itens de série na versão Ranch. As rodas são em liga leve 18″ e os pneus 225/60. Os para-barros dianteiros e traseiros, também são itens de série. O vidro traseiro tem a barra de proteção.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

A tampa traseira abre como as portas de um armário/ Foto: Saulo Mazzoni

Outro detalhe que diferencia a picape Fiat Toro, em relação às outras picapes, independente do tamanho é a traseira. Ela é retangular, porém, a tampa abre como a porta de um armário, para os lados. As lanternas são em LED, posicionadas nas extremidades, e a fechadura elétrica está localizada no centro da tampa, onde figura o logotipo Fiat. O para-choque é preto com refletores e as luzes de ré nas pontas. Ainda como item de série traz o engate reboque removível traseiro.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Fiat Toro MY20 Ranch, interior com cores exclusivas/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, interior exclusivo

Nesta avaliação da picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, vale destacar que o interior tem detalhes de acabamentos exclusivos. Os bancos, com ajustes elétricos para o motorista, são em couro marrom. A pintura é no mesmo tom na moldura do multimídia, saídas de ar, alça da porta e volante. O revestimento do teto e colunas, as alças de segurança e o porta-óculos são na cor escura.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Na traseira bom espaço para as pernas/ Foto: Saulo Mazzoni

Enquanto que o quadro de instrumentos é o padrão adotado na linha Toro, mistura informações analógicas e digitais, mas a versão Ranch traz o recurso Welcome Movement com fundo de tela específico da série no quadro TFT de 7 polegadas. O volante é multifuncional, dá acesso as informações do computador de bordo, por eles é possível mudar as estações do rádio, aumentar e diminuir volume, atender o celular pareado e ajustar o controlador de velocidade de cruzeiro, o qual também é conhecido como piloto automático. Todos os acessos são feitos com os dedos.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Volante multifuncional, painel com informações analógicas e digitais/ Foto: Saulo Mazzoni

No centro do painel de instrumentos um visor digital, o qual mostra inclusive a velocidade. Nele o motorista visualiza as informações do computador de bordo como o consumo médio e instantâneo, hodômetro parcial e total, pressão dos pneus, entre outras. Tem ainda conta-giros e velocímetro analógicos. A central multimídia, com a tela de 7” sensível ao toque, tem as funções ativadas como se fosse em um tablet. É completa, intuitiva, sem dificuldades para entender como funciona.

Compatível com Android Auto e Apple Carplay, o navegador é independente, vem com o Bluetooth para parear o Smartphone. E o ar-condicionado é digital de duas zonas.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, dimensões e capacidades

Posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro MY20 Ranch tem comprimento de 4,9 m. A distância entre-eixos é de 2,9 m, com a largura da carroceria de 1,8 m. A altura em relação ao solo é de 1,7 m. Estas dimensões conferem bom espaço interno e acomoda três adultos de maneira confortável no banco traseiro. A capacidade volumétrica da caçamba é de 820 litros e a capacidade de carga de até uma tonelada, ou seja, 1.000 kg.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 só com motor Diesel/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, motor, câmbio e consumo de combustível

A Fiat Toro Ranch só é comercializada com motor Diesel 2.0 Multijet, com potência de 170 cv e torque máximo de 35,6 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio é automático de 9 marchas, não há opção de câmbio manual e ainda tem a tração 4×4 que é acionada por botão colocado no console. No programa de etiquetagem veicular do Inmetro, a Toro MY20 Ranch está homologada com o consumo de combustível de 12,5 km/l na estrada e 10,2 km/l na cidade. Nesta avaliação da picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, com o ar-condicionado ligado, o consumo de óleo diesel foi de 9,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, impressões ao dirigir

Não há dúvidas de que a picape Toro entra para a história da Fiat como um dos automóveis de maior sucesso da fabricante no Brasil. Não só pelo volume de vendas, mas também por seu desenho de carroceria arrojado e por ter excelente dirigibilidade. Esta configuração com motor Diesel está muito ajustada. O motorista se sente bem acomodado logo ao entrar. O banco é confortável e de fácil ajuste. Visualizar o painel de instrumentos é uma tarefa fácil, pois mesmo nos mostradores analógicos, os números são grandes. Para obter as informações do computador de bordo, entre outras, basta usar o polegar esquerdo.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Picape Fiat Toro MY20 Ranch, volante multifuncional/ Foto: Saulo Mazzoni

Depois de regular o banco, ajustar os espelhos e afivelar o cinto é o momento de pisar no pedal do freio, apertar o botão e ligar o motor. Ao acioná-lo, o som do motor movido a diesel invade a cabine. Não é um som irritante, muito pelo contrário, ele invade a cabine com os decibéis certos, só para deixar claro que se trata de um motor movido a diesel.

Igual a todos os veículos com este tipo de motor o arranque é lento, não adianta afundar o pé, isso só vai elevar o consumo de combustível. Mas depois que está em movimento, desenvolve velocidade rapidamente. Interessante observar como ocorrem as trocas de marchas do câmbio automático. Isso pode ser observado no painel ao lado da letra D, o número que aparece é referente a marcha engatada. Na velocidade de 90 km/l ela permanece na 8ª marcha. A 9ª é uma marcha de cruzeiro e só acionada a partir dos 100 km/h. Vale destacar que conforme a velocidade aumenta e as marchas são mudadas o motorista não sente.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

É quase que como não tivesse o câmbio. Para aqueles que gostam de sentir um pouco mais o carro, traz as borboletas atrás do volante para trocar as marchas manualmente. As trocas manuais também podem ser feitas na alavanca de maneira seqüencial. Outra boa qualidade da picape Fiat Toro é o sistema de suspensão bem calibrado. As suspensões são independentes na dianteira e traseira. Transmite conforto e segurança tanto ao motorista como aos passageiros, principalmente para os que estão no banco traseiro. Agarra bem nas curvas, sem deixar a traseira escapar. E nos buracos, lombadas, asfalto ondulado, absorvem bem os impactos.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021, preço, itens de série e opcionais

A picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel custa R$ 171.990. Porém, o custo da Fiat Toro Ranch AT9 Diesel 2021para o produtor rural é de R$ 141.921,70.

Traz de série o controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. O alarme também é item de série, assim como a direção eletro-assistida, desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores de comando elétrico e câmera de ré. Além disso, ela vem com todos os outros itens mostrados nesta reportagem, pois se trata de uma versão topo de linha.

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Central multimídia é item de série/ Foto: Saulo Mazzoni

Inclusive a Fiat não oferece acessórios para o modelo Ranch. Caso o interessado queira gastar um pouco mais, este custo será cobrado pela pintura. A cor sólida Vermelho Colarado não tem custo, já a sólida Branco Ambiente custa R$ 1.5000,00. São 6 opções de cores metálicas, Preto Carbon, Cinza Antique, Prata Billite, Vermelho Tribal, Azul Jazz e Marrom Deep ao custo de R$ 2.500,00. E uma opção perolizada a Branco Polar, que custa R$ 3.500,00.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel 2021 4WD

Motor: 2.0 Mjet 170cv 948TE

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.956 cm³

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 a 1.750 rpm

Alimentação: Injeção direta

Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas

Tração: 4WD

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente McPherson multibraço

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Rodas: Liga leve 18”

Pneus: 225 / 60 R18

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4.945 mm

Largura: 2.033 mm

Altura: 1.737 mm

Entre-eixos: 2.990 mm

Ângulo de ataque: 24°

Ângulo de saída: 29°

Tanque de combustível: 60 litros (capacidade reserva 8 litros)

Caçamba: 820 litros 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *