Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Fabricada na Argentina, na época da apresentação em 2010, a VW Amarok trazia o motor 2.0L biturbo diesel e câmbio manual de 6 marchas.
Em 2012, a picape recebeu câmbio automático de 8 marchas. Mas o que se tornou objeto de desejo dos ‘picapeiros’, foi a Amarok edição limitada a 450 unidades com motor turbo diesel V6, a qual teve a pré-venda iniciada em 2017 e a entrega foi feita em abril de 2018. Na época custa R$ 184.990. Já no ano passado, para ser mais exato em outubro de 2020, a picape VW com motor turbo diesel V6 passou a integrar o mix de produtos da Volkswagen.
O visual dianteiro traz um para-brisa grande. O capô tem vinco acentuado o qual forma um ‘U’ e outros dois laterais que se juntam a grade. Os faróis são bixênon com luz de condução diurna em LED. A grade tem duas faixas cromadas com o símbolo VW no centro e o logo ‘V6’ do lado direito. O para-choque na cor da carroceria tem abertura na parte inferior, onde há outra grade estilo colméia. Nas extremidades estão os faróis de neblina com luz estática de conversão, ou seja, ao virar o volante, a luz é acionada.
Nas laterais, os para-lamas com para-barros, são esculpidos. A área envidraçada é grande, sendo que, as colunas das janelas utilizam apliques pretos. Os retrovisores de acionamento e rebatimento elétrico, aquecimento, têm as capas pretas. Um vinco acima das maçanetas inicia no para-lama e segue até o final da porta traseira. As maçanetas são na mesma cor da carroceria e outro vinco na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 18 polegadas e os pneus 255/60 R18.
Na traseira, a Amarok V6 tem o formato retangular. No teto o break light, a terceira luz de freio. O vidro é grande com desembaçador. A tampa da caçamba tem maçaneta com chave e sistema de alívio de peso. No centro a logomarca VW, do lado esquerdo a inscrição ‘Amarok’ e do lado direito a inscrição ‘V6’ para identifica o motor e 4MOTION que indica o tipo de tração. O para-choque é cromado com uma escultura central onde é colocada a placa Mercosul. Abaixo o suporte para engate de reboque, o qual pode ser colocado e retirado de acordo com a necessidade.
A picape VW Amarok tem 5,2 m de comprimento, 3 m de distância entre-eixos, 1,8 m de altura e 1,9 m de largura, enquanto que a capacidade volumétrica da caçamba é de 1.280 litros e a capacidade de carga útil é de 1.156 kg. De série ela vem com o protetor de caçamba, enquanto que no tanque de combustível a capacidade é de 80 litros de diesel.
Uma novidade que chegou na picape média Amarok V6 2021 foi o aumento da potência e torque do motor diesel V6. Ele recebeu uma nova calibração na ECU (central eletrônica). Sendo assim, o motor V6 diesel da Amarok passou dos 225 cv para 258 cv, ou seja, aumentou de 33 cv, dos quais 15%, disponíveis entre 3.250 rpm e 4.000 rpm.
Mas não foi só a potência que aumentou, o torque também subiu, passou de 56,1 kgfm para 59,1 kfgm, o que representa um ganho de 5%. Ele está disponível entre 1.400 rpm e 3.000 rpm. Com esta nova configuração, a VW Amarok 3.0 V6 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h, porque é limitada eletronicamente.
Ainda no que diz respeito a performance, ela tem a função Overboost. Ao ser acionada, durante 10 segundos, o motor tem um incremento de 14 cv, o que eleva a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Depois de utilizada, a função Overboost volta a estar disponível após 5 segundos de intervalo. O motor 3.0 V6 Turbodiesel trabalha com o câmbio automático de 8 marchas, o qual também foi recalibrado, para se adequar aos novos padrões de potência e torque. Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pela aletas (Shift Paddles) atrás do volante. Preparada para todo o terreno, traz o travamento mecânico do diferencial traseiro e a tração é 4Motion 4×4 permanente.
Na parte interior a picape média VW Amarok V6 oferece um habitáculo que pode ser definido como confortável e funcional. O volante multinacional com as borboletas para troca das marchas é revestido em couro, com ajustes de altura e profundidade. Já o painel de instrumentos entrega informações analógicas e digitais, sendo que, o velocímetro e conta-giros são analógicos e no centro uma tela digital com as informações de velocidade, computador de bordo, navegador, entre outras.
A central multimídia de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in , sistema GPS de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay conectados por cabo, nesta tela também é projetada as imagens da câmera de ré. Já o sistema de ar-condicionado é digital Climatronic de duas zonas, com opção de temperatura para motorista e passageiro. Os bancos dianteiros (motorista e passageiro) são com ajustes elétricos e a chave tipo canivete com comando remoto.
Quem dirigi uma picape está sujeito a sensações diversas, entre elas, a segurança de estar em um veículo alto e imponente. Ao entrar na VW Amarok V6 Highline 2021, a maior curiosidade é a de sentir como é acelerar esta picape.
Mas antes de tirar ela da posição estacionária é preciso fazer os ajustes no banco, volante, retrovisores, navegar nas funções do computador de bordo e multimídia. Isso é feito de maneira intuitiva, sem dificuldades para o motorista.
Depois disso, basta girar a chave e ter outra surpresa! O som do motor que invade a cabine. É um som típico de um motor diesel, mas não é rude é encorpado e agradável.
E finalmente, o momento de acelerar. Com 258 cv de potência e 59,1 kfgm de torque, o arranque é forte, mas sem trancos. O câmbio está bem sincronizado, fala a mesma língua do V6, por isso as trocas são suaves, o motorista nem percebe que elas ocorrem.
A Amarok V6 tem a suspensão independente tipo duplo A com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido com mola de lâminas (feixe de molas) na traseira. É um sistema robusto, preparado para receber carga, por isso, quando a picape está sem carga na caçamba, os ocupantes sentem um pouco quando passa por valetas, lombadas e asfalto ondulado.
O sistema de freio da Amarok é muito eficiente, aliás, são poucas as picapes que utilizam freio a disco nas quatro rodas, porém dirigir um veículo com mais de 2 toneladas , ela pesa 2154 kg, na cidade exige mais atenção do motorista. Ele deve manter uma maior distância do veículo que está na frente, isso porque necessita de mais espaço para parar.
Nas manobras de estacionamento, definitivamente, as vagas nas cidades não foram pensadas ou planejadas para modelos grandes e aí a câmera de ré e os sensores de estacionamento são aliados importantíssimos, eles proporcionam boa visualização.
Utilizar a Amarok V6 na terra também é muito bom. A tração 4Motion mantém a picape estável em qualquer condição, seja na pista seca ou molhada. Mas se necessitar acionar o 4×4 manualmente é possível acionando a tecla colocada no console. Nesta avaliação passamos por algumas situações na terra e grama, onde ela atendeu as expectativas.
Mas, o melhor da picape o motorista sente ao entrar na rodovia. Acelerações e retomadas rápidas, velocidade constante sem perder fôlego, direção hidráulica com calibração precisa, enfim o motorista sente muito prazer ao dirigir. Só precisa ficar atento ao velocímetro, pois passar do limite da via é fácil e quase que imperceptível.
O consumo de combustível da VW AmarokV6 3.0 TDI Highline 2021 é de 8,3 km/L na cidade e 8,6 km/L na estrada. Estes resultados estão validados pelo Inmetro no Programa de etiquetagem veicular. Nesta Avaliação, na maior do tempo ela foi utilizada com o ar-condicionado ligado e o consumo foi de 7,5 km/L na cidade e 7,9 km/L na rodovia.
O preço da picape VW Amarok V6 3.0 TDI Highline 2021 é R$ 283.860, além dos itens mostrados, ela traz como equipamento de série 4 alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros) e 2 tweeters dianteiros. São 4 tomadas de 12V (2 dianteiras e 1 traseira na cabine e 1 na caçamba), controle eletrônico de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, regulagem elétrica da altura dos faróis, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico, travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE” e vidros com acionamento elétrico.
Para a segurança e auxilio ao motorista tem o alarme sonoro e luz de advertência para cintos de segurança do motorista e do passageiro não afivelados. O controle eletrônico de estabilidade (ESC), ABS e ABS off-road, controle automático de descida (HDC) e assistente para partida em subida (HSA). Os ganchos para amarração de carga na caçamba (6), também são de série, assim como o indicador de perda de pressão dos pneus, lanterna de neblina traseira, sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis) com a função “coming and leaving home”, sistema de frenagem automática pós- colisão e ISOFIX para fixação de duas cadeiras para criança no banco traseiro.
As cores disponíveis para a Amatok V6 3.0 TDI Highline são: Cinza Indium, Prata Pyrit (metálicas), Preto Mystic (perolizada), as quais custam R$ 1.520,00, já a cor sólida Branco Cristal não tem custo.
A capota marítima da VW Amarok V6 3.0 TDI Highline 2021 é opcional e custa R$ 3.490,00, enquanto que as rodas 19 polegadas, também opcionais custam R$ 4.070,00. A versão com motor V6 pode ser configurada no site da VW.
Leia também: Lançamentos: Amarok é a picape média da VW
Lançamentos: Picape Amarok Automática
Motor: EA 897
Posição: Dianteiro, longitudinal sobre o eixo
Número de cilindros: 6 em V
Número de válvulas: 24
Taxa de compressão: 17:1
Cilindrada: 2967cm³
Combustível: Diesel
Alimentação: Injeção direta Common Rail
Tipo: Automático de 8 marchas com função manual sequencial
Tração: 4×4 4Motion
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Direção: Assistência hidráulica
Dianteira: Independente tipo duplo A, com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas
Liga leve: Liga leve 18”
Pneus: 255/60R18
Comprimento: 5254 mm
Distância entre-eixos: 3097mm
Largura: 1944 mm
Altura: 1834 mm
Caçamba
Capacidade: 1280 litros
Carga útil: 1156 kg
Tanque de combustível: 80 litros
Ângulo de entrada: 30,3°
Ângulo central: 23º
Ângulo de saída: 22°
Vão livre do solo: 240 mm
2 Comments
Isso ocorreu em setembro de 2021, fazendo com que a Amarok 2022 voltasse a ter quatro opcoes em sua gama (Comfortline, Highline, Highline V6 e Extreme V6). A linha 2021 da Volkswagen Amarok foi bem esperada pelas mudancas anunciadas no motor V6, que passou de 225 para 258 cavalos e de 56,1 kgfm para 59,1 kgfm. O que ja era interessante ficou ainda melhor nessa opcao da picape.
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