Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
Lançado em setembro de 2020 o Chevrolet Onix Plus Midnight chegou como uma versão para quem quer um sedã compacto que se destaque dos demais. Sendo assim ele tem visual totalmente escurecido.
Onix Plus Midnight, na frente uma grade diferente da utilizada em outras versões/ Foto: Saulo Mazzoni
A frente do Chevrolet Onix Plus Midnight recebeu uma nova grade tipo colmeia na cor preta brilhante. A tradicional gravata dourada, símbolo da marca, foi substituída por uma na cor preta com frisos cromados. Os faróis são do tipo projetor com máscara negra. Já o capô tem dois vincos, a grade frontal está dividida por uma barra cromada. Nas extremidades do para-choque entradas de ar e filetes de luzes de LED.
Para o Chevrolet Onix Plus Midnight as rodas têm desenho exclusivo/ Foto: Saulo Mazzoni
Na lateral, as rodas são escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado da versão Premier original. Os pneus são 195/55 R16. A área envidraçada é grande, os espelho retrovisor com a capa preta. No para-lama luz de seta, os vincos estão nas portas na região das maçanetas e parte inferior, por causa da cor eles estão, digamos que camuflados, quase que imperceptíveis. Os faróis e as lanternas traseiras invadem a lateral.
Chevrolet Onix Plus Midnight, na traseira as lanternas avançam para a tampa do porta-malas/ Foto: Saulo Mazzoni
A traseira tem o vidro inclinado, a tampa do porta-malas tem um ressalto. As lanternas invadem a tampa. No centro da tampa o logo escurecido, do lado direito a inscrição Premier e do lado esquerdo a inscrição Turbo. Nas extremidades do para-choque há refletores. O espaço onde está colocada a placa de identificação tem o formato de losango.
As dimensões do Chevrolet Onix Plus Midnight, por se tratar de um sedã compacto, são generosas, ou seja, tem o comprimento é de 4,4 m e a distância entre-eixos de 2,6 m. A largura da carroceria é de 1,7 m e altura de 1,4 m. Estes dimensões proporcionam, além do bom espaço para os ocupantes, uma capacidade volumétrica no porta-malas de 500 litros e os bancos são rebatíveis 60/40.
Chevrolet Onix Plus Midnight, volante multifuncional com a base reta/ Foto: Saulo Mazzoni
No interior, o Onix Plus Midnight tem o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Ele é revestimento em couro e tem a base achatada, seguindo o padrão da versão, o acabamento é em preto brilhante no aro inferior e a gravata Chevrolet com fundo escurecido. Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento Premium na cor preto Jet Black, esta cor é exclusiva da versão.
O painel de instrumentos tem o conta-giros e velocímetro analógicos e uma tela TFT na qual são mostradas informações como a velocidade, consumo médio, ou seja, as informações do computador de bordo.
Também como item de série o multimídia MyLink, a tela sensível ao toque é de 8 polegadas e compatível com o Android Auto e Apple Car Play. Integra o equipamento o rádio AM/FM, com a função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB.
Chevrolet Onix Plus Midnight, motor 3 cilindros turbo com 116 cv/ Foto: Saulo Mazzoni
No sedã compacto Premium Chevrolet Onix Plus Midnight, a General Motors utiliza o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros. A potência é de 116 cv abastecido com etanol ou gasolina. No entanto, se não há diferença de potência com um ou outro combustível, o torque sofre alteração ele é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm ao usar gasolina. E no que dia respeito ao motor, uma dica importante. Fique atento ao período correto para trocar o óleo e sempre utilize o recomendado pela fabricante, ou seja, no motor Chevrolet Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros , a especificação do óleo é 5W30. Já o câmbio é automático de 6 marchas com opção de trocas manuais através de um botão no pomo da alavanca.
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
Logo no primeiro contato com o Chevrolet Onix Plus Midnight, observar as linhas, detalhes externos, fica aquela impressão de um carro com visual ‘malvadão’!
Ao entrar e sentar no banco do motorista, a sensação é de estar mesmo em um sedã. O banco com o encosto de inteiriço, ao estilo dos utilizados em carros de competição é confortável. O do motorista, volante e retrovisores são de fácil de ajuste.
Chevrolet Onix Plus Midnight, tela multimídia de 8 polegadas/ Foto: Saulo Mazzoni
Não há dificuldades para visualizar o painel, acessar e entender as informações do computador de bordo. Parear o multimídia ao smartphone também é um processo fácil. Outro item de série no Chevrolet Onix Plus Midnight é a chave com sensor de aproximação e botão de partida.
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
Para arrancar é só colocar a alavanca na posição D, soltar o freio de estacionamento e aplicar uma leve pressão no acelerador que ele arranca rapidamente. No trajeto urbano o sedã saiu-se muito bem. Os espelhos retrovisores oferecem boa visibilidade, a direção com assistência elétrica é leve ao estacionar entre dois carros e as suspensões proporcionam conforto aos ocupantes ao passar no asfalto ondulado, lombadas e valetas. Só é necessário cuidado para não raspar a frente.
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
E na estrada é rápido para desenvolver velocidade e estabilizar em 120 km/h, com giro baixo do motor em torno de 1.800 rpm. Além de manter aceleração constante, as retomadas também são rápidas, não exige trocas manuais para melhora o desempenho. Nas curvas não joga a traseira e tem o volante firme. Como tem um porta-malas grande para este tipo de veículo atende bem quem necessita de um modelo para usar na cidade e nas viagens.
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
Em tempos de constantes aumentos no preço dos combustíveis, vale ressaltar que a linha Onix figura entre os modelos mais econômicos do Brasil. No registro do programa de etiquetagem veicular do Inmetro o consumo do Onix Plus Midinight com etanol é de 8,6 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina, na cidade consome 12,0 km/L e na rodovia 15,7 km/L. Para esta Avaliação, a General Motors entregou o Onix Plus Midnight com gasolina no tanque, sendo assim, o consumo obtido com o ar-condicionado ligado na cidade foi de 12,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia.
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni
O preço do Chevrolet Onix Plus Midnight é R$ 97.190, além dos itens já mostrados acima, o Chevrolet Onix Plus Midnight vem com o acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Controlador para limitar a velocidade (piloto automático), airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina.
Assista o vídeo no Canal AutoAgora
Os freios do Onix Plus Midnight são com ABS, o sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência, controle de estabilidade, alarme anti-furto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive. Conjunto de alto falantes (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros). Vem também com as trava elétrica das portas com acionamento na chave e vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras.
O Chevrolet Onix Plus Midnight é um dos modelos mais econômicos do Brasil/ Foto: Saulo Mazzoni
Ficha técnica Chevrolet Onix Plus Midnight
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Câmbio
Tipo: Automático 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve16″
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.474 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.474 mm
Porta-malas: 500 litros
Tanque de combustível: 44 litros