Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
A picape Ram Rampage foi lançada em junho de 2023. É o primeiro automóvel da marca fabricado no Brasil, por sua vez, ela divide a mesma linha de montagem onde são produzidos os SUVs da Jeep, o Compass, Commander, Renegade e também a picape Toro, ou seja, no complexo produtivo do Grupo Stellantis, localizado em Goiana, Pernambuco.
Caminhonete Rampage Rebel 2024 gasolina, grade escurecida é um dos detalhes que diferencia a versão
A Ram Rampage Rebel 2024 tem visual característico da versão, pois é voltada para o público off road. O capô utiliza vincos acentuados nas extremidades e no centro. O conjunto ótico é todo em LED, pois os faróis são com assinatura LED na parte superior. As setas são dinâmicas, uma novidade da marca para o mercado brasileiro, pois se movimentam ao serem acionadas. Os faróis têm projetor de função dupla, ou seja, farol baixo e alto. Também em LED, nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina com a função cornering, pois acompanham a curva. E a grade é no formato trapezoidal com acabamentos preto e grafite e a inscrição RAM bem grande no centro.
Lateral da Ram Rampage Rebel com área envidraçada grande, maçanetas na cor da carroceria e retrovisor com capa preta
As laterais da caminhonete Ram Rampage Rebel 2024 traz a inscrição RAM Turbo na parte de cima da lateral do capô. Os para-lamas têm vincos acentuados. As molduras das caixas das rodas saem dos para-choques, um friso serve de ligação entre as dianteiras e traseiras. A grande área envidraçada da Ram Rebel é emoldurada na cor preta, a mesma cor dos apliques plásticos colocados nas colunas e capa dos retrovisores com as lâmpadas indicadoras de direção em LED.
Rodas com desenho exclusivos para a Ram Rampage Rebel 2024
Um vinco inicia na divisão do para-lama com a porta da Rampage Rebel, ele segue na direção das maçanetas que são na mesma cor da carroceria e termina na moldura que acomoda a lanterna traseira. Um outro vinco, também inicia na divisa dos para-lamas com as portas dianteiras e seguem até terminar nas portas traseiras e abaixo está a inscrição RAMPAGE. As rodas 17 polegadas liga leve têm desenho exclusivo, o qual lembra o asterisco, presente nas teclas dos telefones. A Rampage Rebel usa pneus todo terreno All Terrain 235/65 R17.
O para-choque traseiro da Ram Rampage tem degraus para auxiliar o acesso na caçamba
Por sua vez, o desenho traseiro da Ram Rampage Rebel, visto a partir do teto, nota-se que a antena é do tipo barbatana de tubarão, também na cor preta. O vidro traseiro é grande e a capota marítima para proteger a caçamba é item de série. As lanternas em LED estão nas colunas. Há um vinco na parte superior da tampa da caçamba, a maçaneta para abrir é elétrica. A inscrição RAM aparece em destaque no centros da tampa, a identificação da versão, REBEL está na parte inferior esquerda e 4x4R do lado direito. O para-choque traseiro é preto com três degraus para facilitar o acesso à caçamba. Uma moldura acomoda a placa Mercosul e a dupla saída de escapamento reforça o visual esportivo.
Painel digital e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade para a Ram Rampage Rebel gasolina
Por dentro a picape Ram Rampage 2024 mistura praticidade com requintes no acabamento, pois os matérias escurecidos são emborrachados e sensíveis ao toque. O quadro de instrumentos é full digital 10,3 polegadas, onde o motorista visualiza as informações do computador de bordo, sistema ADAS como aviso de faixa, distância do veículo está na frente, entre outras. Ele muda para a cor vermelha quando é acionado o modo Sport. O volante multifuncional de três raios é revestido em couro com ajuste altura e profundidade.
Tela multimídia 12,3″ no centro do painel da Ram Rampage Rebel
No centro do painel da Ram Rampage Rebel está a central multimídia, tela sensível ao toque de 12,3”, traz os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay sem fio para espelhar o celular e ainda vem com o WI-FI nativo. Nesta tela também são projetadas as imagens da câmera de ré, ela também pode ser ativada sem colocar o seletor na posição R, o comando desta função está na tela.
No console da Ram Rampage Rebel 2024 gasolina, o seletor para acionar o câmbio
O ar-condicionado digital duas zonas, permite ajuste diferente de temperatura para motorista e passageiro. No console há o carregador por indução com resfriamento, pois uma saída de ar está voltada para o local onde é colocado o aparelho. O câmbio não tem a tradicional alavanca e sim um seletor. Também está no console a tecla para acionar o freio de estacionamento eletrônico, o Auto Hold, sistema de auxilio em descida, controle de estabilidade e 4×4 Low.
Os bancos da Rampage Rebel são revestidos em couro e os ajustes elétricos para o motorista são de série, porém para o passageiro da dianteira é opcional. Por sua vez, os ocupantes dos acentos traseiros, contam com o console que tem saída do ar-condicionado, mas só a ventilação, não é possível mudar a temperatura, além disso, há duas portas USB. Vale destacar também que o túnel central não é alto, assim o passageiro do meio consegue ter um certo conforto para acomodar as pernas.
Caçamba da Ram Rampage Rebel 2024 gasolina com capacidade de 980 litros
A picape Ram Rampage Rebel 2024 tem 5,02 m de comprimento. A distância entre-eixos é de 2,99 m e a largura é 1,88 m. Sua altura é de 1,78 m e o vão livre entre os eixos de 264 mm. Estas dimensões entregam bom espaço para os ocupantes, tanto dos bancos dianteiros como traseiro. O túnel central tem dimensões razoáveis, o que proporciona conforto para quem senta no meio, desde que tenha estatura baixa. Já a capacidade da caçamba da Ram Rampage Rebel é de 980 litros e a de carga de 750 kg.
Motor Hurricane 4 para a Ram Rampage Rebel 2024
Não é só a picape Rampage que é novidade no mercado brasileiro, já que o motor também é inédito, pois a Rampage foi o primeiro modelo da Stellantis a utilizar o Hurricane 4, o qual recentemente passou a ser oferecido também no Jeep Compass e Commander. O motor da caminhonete Ram Rampage Rebel 2024 é o Hurricane 4 2.0L turbo, movido a gasolina. Ele entrega potência de 272 cv e torque de 40,8 kgfm.
Acesse o Canal autoagoracombr Assista o vídeo, deixe um like, se inscreva e acione o sininho
O câmbio fornecido pela ZF é automático de 9 marchas. Com injeção direta de combustível e turbo compressor, ele utiliza óleo 5W30 para lubrificação das partes móveis e traz dois reservatórios para o líquido de arrefecimento cimento. O maior atua para arrefecer o motor e o menor o intercooler. Com este trem de força a Rampage Rebel acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h. A tração é 4×4 automática, ou seja, sensores identificam as necessidades para distribuir o torque nas rodas e a direção tem assistência elétrica.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
No primeiro contato com a picape Ram Rampage Rebel 2024, ao observar os detalhes externos, a impressão é de não ser um veículo grande, porém, ao entrar na cabine, o que primeiro chama a atenção, é o espaço interno.
Rampage Rebel com volante multifuncional de três raios
O motorista acomoda-se atras do volante facilmente. Também é fácil encontrar a melhor posição para dirigir, pois o ajuste do volante pode ser feito em altura e profundidade. Facilita também os comandos elétricos para o banco e os espelhos. Já para navegar e acessar as várias informações que estão disponíveis no painel de instrumentos e multimídia, o melhor é fazer isso com o veículo parado para entender como funciona. Depois de se habituar, fica fácil mudar as informações com a picape em movimento.
Conforto ao passar por lombadas e valetas com a Ram Rampage Rebel
Após o primeiro contato e acionar o Hurricane 4 2.0L turbo da Rampage Rebel, outro detalhe chama a atenção. Apesar de ser um motor movido a gasolina, o ruído que invade a cabine lembra o do motor diesel. Ao colocar o seletor na posição e pressionar um levemente o acelerador, a Rampage Rebel arranca forte e desenvolve velocidade rapidamente. Mesmo sendo uma picape, preparada para receber carga na caçamba, ela é confortável no circuito urbano, pois as suspensões estão bem acertadas. O motorista não tem o mesmo conforto que encontra em um sedã, por exemplo, mas por se tratar de uma caminhonete é até mais confortável que outras concorrentes.
Ram Rampage Rebel 2024 gasolina, estável nas curvas
Depois disso, o mais prazeroso é guiar na estrada como o asfalto bom. Na velocidade média de 100 km/h, a Rampage Rebel passa a sensação de estar a 60 km/h, isso porque o motorista não percebe ela desenvolver velocidade. É segura nas curvas, mesmo com a caçamba vazia, lógico que o condutor tem que entender que dirige um automóvel grande e por mais tecnologias que estão disponíveis é necessário alguns cuidados diferentes dos utilizados em carros pequenos, como por exemplo, manter uma distância maior do veículo que está na frente, pois afinal, por causa do peso, ela precisa de mais espaço para parar.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina, com sistema 4×4 para enfrentar todo o tipo de terreno
E na terra, certo que não foi possível guiar a Rampage Rebel em trilhas severas, ela foi utilizada na trilha leve, e nestas condições, a principal qualidade mostrada foi o conforto, pois pouco das vibrações externas incomodam os ocupantes. O sistema de auxilio para a descida atende bem as necessidades. O 4×4 Low é fácil de acionar e desligar e funciona de maneira correta.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
A Ram Rampage Rebel 2024 com motor Hurricane 4 movido a gasolina tem o consumo registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o qual mostra que na cidade ela faz com um litro 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Nesta Avaliação, a Rampage rodou em várias situações encontradas no dia a dia de quem utiliza uma caminhonete no circuito urbano e rodoviário, com o ar-condicionado ligado.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
Nestas condições o consumo registrado no computador de bordo foi 8,0 km/l cidade e 12,2 km/l estrada. Vale afirmar que na estrada ela foi dirigida com o módulo normal acionado. Esta diferença entre os resultados do Inmetro e o alcançado por autoagora.com.br também foi influenciada por fatores externos como o tipo de terreno por onde ela trafegou, as condições climáticas e a maneira de dirigir. Ainda vale destacar que os sistemas de auxilio oferecidos pelo sistema ADAS são precisos e proporcionam ao motorista da Rampage mais segurança ao guiar a picape.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
O preço da Ram Rampage Rebel 2024 é R$ 261.990, valor cobrado em maio de 2024. Entre os itens de série, além dos já mostrados acima na descrição do veículo, ela traz os 7 airbags, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa com correção, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, detecção de pedestres e ciclistas, detecção de tráfego traseiro cruzado, controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus. A Ram oferece só um kit de opcionais, o Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos, que custa R$ 6.000,00.
Avaliação: Ram Rampage Rebel 2024 gasolina
Motor: 2.0L Hurricane 4 Turbo 16V
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.995 cm³
Taxa de compressão: 10:1
Aspiração: Turbocompressor
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Tração: 4×4 Auto e 4×4 reduzida c/ acionamento eletrônico
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Multilink
Dianteiro: Discos ventilados
Traseiro: Discos ventilados
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 235/65R17 AT
Comprimento: 5028 mm
Entre-eixos: 2994 mm
Largura: 1886 mm
Altura: 1780 mm
Ângulo de entrada: 25,7°
Ângulo de saída: 25,3°
Ângulo de rampa: 23,9°
Tanque de combustível: 55 litros
Caçamba: 980 litros
Fotos: autoagora.com.br – Imagens
Colaborou: Ram Brasil
Leia também
Avaliação: Jeep Compass série S 4XE PHEV Híbrido
Festival Interlagos se consolida como maior experiência motor do mundo