Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Nissan Versa Exclusive 2025
Avaliação: Nissan Versa Exclusive 2025
03/06/2025
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Quem disse que carro de trabalho não pode ser confortável e ter visual esportivo?

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Por: Edison Ragassi

A Renault disponibiliza no mercado brasileiro a picape Oroch, a qual é posicionada entre as compactas e médias. São várias as versões, desde a mais simples até a mais sofisticada, com opções de motor turbo, aspirado, câmbio manual e automático. Para atender as várias necessidades do consumidor, inclusive daquela que precisa de uma caminhonete que seja utilizada para o trabalho e entregue a tecnologia e conforto de um SUV, ela incluiu no mix de produtos a Oroch Iconic com o motor 1.6 SCe e câmbio manual.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Frente

Frente Renault Oroch Iconic 2025. Grade com detalhes cromados

No visual dianteiro, a caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, traz grade e para-choque com o desenho da versão Outsider. O capô tem vincos acentuados e a grade com detalhes cromados. Os faróis com assinatura em LED e o para-choque tem a parte superior na cor da carroceria, enquanto que uma moldura preta está na parte central com as luzes de neblina nas extremidades.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Lateral

Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Rodas com detalhes escurecidos

Ao observar a lateral da picape Oroch Iconic 2025 câmbio manual, nota-se que os alargadores de para-lamas são os mesmos da versão Outsider. No teto há barras, as quais a Renault divulga que suportam até 80 kg. Na coluna B, a coluna das portas os apliques são na cor preta para reforçar o visual esportivo. A capa dos retrovisores, moldura dos vidros e maçanetas são na cor preta, a mesma do friso que liga as molduras das caixas das rodas. E as rodas 16 polegadas diamantada biton são calçadas com pneus verdes 215/65R16.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Traseira

Traseira da Renault Oroch Iconic 2025, no para-choque um degrau para auxiliar o acesso a caçamba

O desenho da traseira da Renault Oroch tem a fechadura com chave na cor preta. As lanternas com acabamento fumê e o logo da Renault bem ao centro. A inscrição Oroch está bem destacada na parte inferior tampa. O para-choque é preto com refletores nas pontas, colocados na posição vertical. Ele forma um degrau de apoio para subir na caçamba, sem abrir a tampa. A capota marítima é item de série nesta versão.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Painel

Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Painel de instrumentos semelhante ao do Captur

Interior Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

O painel da Oroch Iconic 2025  tem as saídas de ar retangulares e frisos em prata fosco, os botões de comandos estão no centro. Os acabamentos internos são na cor laranja Corail, igual da Outsider, esta cor está também no painel e costuras dos bancos, os quais são revestidos em tecido.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Volante

Renault Oroch Iconic 2025, volante multifuncional de 3 raios

Por sua vez, o quadro de instrumentos tem um velocímetro digital no centro e o volante com regulagem de altura. O acabamento escovado e os botões retroiluminados. A central multimídia EasyLink é de tela flutuante sensível ao toque de 8 polegadas, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, já o ar-condicionado é digital.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Caçamba

Caçamba da Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual com a capacidade de 683 litros

Dimensões e capacidades Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

O comprimento da Renault Oroch Iconic é de 4,70 m, por sua vez, a distância entre-eixos é de 2,82 m. Enquanto que, a largura é de 1,82 m e altura de 1,63 m. Já a caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. O tanque de combustível recebe até 45 litros.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Espaço dianteiro Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Espaço traseiro

Espaço para os ocupantes da Renault Oroch é generoso

Para auxiliar no transporte de carga são 8 anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), os quais podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total da Renault Orock Iconic é de até 680 kg.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Motor

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Motor 1.6 SCe aspirado

Motor Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

A Renault Oroch Iconic 2025 com o câmbio manual de 6 marchas traz embaixo do capô o motor 1.6 SCe flex.  A potência é de 120 cv (E)/ 118 cv (G) a 5.500 rpm. O torque é de 16,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm. O motor Renault 1.6 SCe é aspirado, com injeção de combustível multiponto. Ele tem duplo comando de válvulas, a variação ocorre na admissão, utiliza corrente de comando e o óleo indicado é de viscosidade 10W40.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Câmbio

Renault Oroch Iconic 2025. O câmbio manual é de 6 marchas

Para auxiliar na economia de combustível e melhor aproveitamento energético, tem o sistema Start&Stop. Ele desliga o veículo automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. E a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para diminuir o consumo.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Movimento

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Impressões ao dirigir Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Antes de falar sobre as impressões ao dirigir, vale destacar que a caminhonete Renault Orock compartilha a plataforma com o SUV Renault Duster. A diferença entre eles está no sistema de suspensão traseira, isso porque a Oroch tem suspensão independente tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, enquanto que no Duster a suspensão traseira é do tipo eixo rígido.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Multimídia

Tela multimídia da caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 tem a tela de 8 polegadas

Sendo assim, ao entrar na Renault Oroch, se fizer isso depois de entrar no Duster, o motorista não irá perceber diferença, pois, por dentro a picape tem um visual agradável. O volante multifuncional é de boa empunhadura e o multimídia fácil de entender e utilizar. Posicionar, banco com os comandos mecânicos e espelhos externos elétricos, também é feito de maneira fácil. Já o painel de instrumentos é semelhante ao do Renault Captur, SUV que não é mais fabricado, e com boa visualização.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Movimento traseira

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, bom desempenho na cidade e estrada/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Depois de ligar a picape, colocar a alavanca do câmbio manual na primeira marcha e acelerar, o motorista percebe que ele sai da posição estacionária de maneira rápida. As mudanças das marchas são precisas, pois o câmbio é macil, assim como o pedal da embreagem, não exige esforço para ser acionado. Já no que diz respeito a desenvolver velocidade, é mais lenta, afinal, não podemos esquecer que a picape Oroch é um veículo utilitário, não se trata de um modelo para alta performance.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual movimento na terra

Renault Oroch câmbio manual, com as suspensões bem acertadas/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O sistema de suspensão da Oroch Iconic 2025 está bem acertado. Nos obstáculos comuns da cidade, como buracos, lombadas e valetas, pouco desconforto é sentido para os usuários. Ao chegar em uma subida, caso não esteja embalada, o melhor desempenho é obtido ao desativar o modo ECO. Passada esta situação ele pode ser ativado, e assim cumprir sua função de auxiliar a consumir menos combustível.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual Movimento

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, desenvolve velocidade de maneira lenta na estrada/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Por sua vez, na estrada, na rodovia, a Oroch com o câmbio manual demora um pouco para atingir a velocidade máxima da via, principalmente se estiver com o modo Eco ativado. No entanto, ao chegar a 100 km/h ou 120 km/h, mantem esta condição sem a necessidade de pressionado o acelerador. O sistema de direção tem assistência eletro-hidráulica, o qual é bem calibrado para entregar conforto nas situações de manobra e segurança, firmeza nas curvas com velocidade elevada. Apesar de ser uma picape, uma caminhonete, o motorista encontra na Orock Iconic, a dirigibilidade e conforto oferecidos por um SUV.

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Renault Duster Oroch. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Consumo de combustível Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

O consumo de combustível da caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, ao abastecer com gasolina, na cidade é de 11,3 km/L e na estrada 11,7 km/L. Ao trocar o combustível, passar para o etanol, álcool combustível, o consumo é de 7,6 km/L na cidade e 8,1 km/L no circuito rodoviário. A Oroch Iconic  1.6L SCe 2025, que a Renault emprestou para esta Avaliação foi abastecida com etanol. Depois de utilizar na cidade, ciclo urbano, e na estrada, ciclo rodoviário, com o ar-condicionado ligado e o modo ECO acionado, o consumo registrado no computador de bordo foi de 7 km/L na cidade e 7,5 km/L na estrada. 

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Preço e itens de série Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual   

O preço da picape Renault Oroch Iconic 2025 com o câmbio manual de 6 marchas é de R$ 126.690. Ela é bem equipada, todos os itens mostrados na descrição do veículo são de fábrica. Além disso ela vem com os sensores de ré, crepuscular e de chuva, câmera de ré, travas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e alarme. O airbag é duplo, os freios ABS com BAS, também vem com o Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Ficha técnica Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual

Motor: 1.6 16V SCe

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Alimentação: Injeção multiponto

Cilindrada: 1.598 cm³

Potência motor 1.6L SCe Flex: 120 cv (E)/ 118 cv (G) a 5.500 rpm

Torque motor 1.6L SCe Flex: 16,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm

Câmbio Renault Oroch Iconic: Manual 6 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Traseira: Independente tipo McPherson com Multilink, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 215/65 R16

Rodas: Liga leve 16”

Dimensões / Capacidades Renault Oroch Iconic 2025

Comprimento: 4.700 mm

Entre-eixos: 2.829 mm

Largura: 1.821mm

Altura: 1.631 mm

Caçamba: 683 litros

Tanque de combustível: 45 litros

Ângulo de entrada: 27,5º                  

Ângulo de saída:   22,4º          

Altura do solo:      212 mm               

Colaborou: Renault Brasil

Leia também:

Renault Duster 2026: Novidades, Versões e Preços Revelados

Acesse o Canal autoagoracombr

Confira o que verificar no carro antes de ligar.

 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *