Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual
A Renault disponibiliza no mercado brasileiro a picape Oroch, a qual é posicionada entre as compactas e médias. São várias as versões, desde a mais simples até a mais sofisticada, com opções de motor turbo, aspirado, câmbio manual e automático. Para atender as várias necessidades do consumidor, inclusive daquela que precisa de uma caminhonete que seja utilizada para o trabalho e entregue a tecnologia e conforto de um SUV, ela incluiu no mix de produtos a Oroch Iconic com o motor 1.6 SCe e câmbio manual.
Frente Renault Oroch Iconic 2025. Grade com detalhes cromados
No visual dianteiro, a caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, traz grade e para-choque com o desenho da versão Outsider. O capô tem vincos acentuados e a grade com detalhes cromados. Os faróis com assinatura em LED e o para-choque tem a parte superior na cor da carroceria, enquanto que uma moldura preta está na parte central com as luzes de neblina nas extremidades.
Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Rodas com detalhes escurecidos
Ao observar a lateral da picape Oroch Iconic 2025 câmbio manual, nota-se que os alargadores de para-lamas são os mesmos da versão Outsider. No teto há barras, as quais a Renault divulga que suportam até 80 kg. Na coluna B, a coluna das portas os apliques são na cor preta para reforçar o visual esportivo. A capa dos retrovisores, moldura dos vidros e maçanetas são na cor preta, a mesma do friso que liga as molduras das caixas das rodas. E as rodas 16 polegadas diamantada biton são calçadas com pneus verdes 215/65R16.
Traseira da Renault Oroch Iconic 2025, no para-choque um degrau para auxiliar o acesso a caçamba
O desenho da traseira da Renault Oroch tem a fechadura com chave na cor preta. As lanternas com acabamento fumê e o logo da Renault bem ao centro. A inscrição Oroch está bem destacada na parte inferior tampa. O para-choque é preto com refletores nas pontas, colocados na posição vertical. Ele forma um degrau de apoio para subir na caçamba, sem abrir a tampa. A capota marítima é item de série nesta versão.
Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Painel de instrumentos semelhante ao do Captur
O painel da Oroch Iconic 2025 tem as saídas de ar retangulares e frisos em prata fosco, os botões de comandos estão no centro. Os acabamentos internos são na cor laranja Corail, igual da Outsider, esta cor está também no painel e costuras dos bancos, os quais são revestidos em tecido.
Renault Oroch Iconic 2025, volante multifuncional de 3 raios
Por sua vez, o quadro de instrumentos tem um velocímetro digital no centro e o volante com regulagem de altura. O acabamento escovado e os botões retroiluminados. A central multimídia EasyLink é de tela flutuante sensível ao toque de 8 polegadas, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, já o ar-condicionado é digital.
Caçamba da Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual com a capacidade de 683 litros
O comprimento da Renault Oroch Iconic é de 4,70 m, por sua vez, a distância entre-eixos é de 2,82 m. Enquanto que, a largura é de 1,82 m e altura de 1,63 m. Já a caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. O tanque de combustível recebe até 45 litros.
Espaço para os ocupantes da Renault Oroch é generoso
Para auxiliar no transporte de carga são 8 anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), os quais podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total da Renault Orock Iconic é de até 680 kg.
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual. Motor 1.6 SCe aspirado
A Renault Oroch Iconic 2025 com o câmbio manual de 6 marchas traz embaixo do capô o motor 1.6 SCe flex. A potência é de 120 cv (E)/ 118 cv (G) a 5.500 rpm. O torque é de 16,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm. O motor Renault 1.6 SCe é aspirado, com injeção de combustível multiponto. Ele tem duplo comando de válvulas, a variação ocorre na admissão, utiliza corrente de comando e o óleo indicado é de viscosidade 10W40.
Renault Oroch Iconic 2025. O câmbio manual é de 6 marchas
Para auxiliar na economia de combustível e melhor aproveitamento energético, tem o sistema Start&Stop. Ele desliga o veículo automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. E a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para diminuir o consumo.
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Antes de falar sobre as impressões ao dirigir, vale destacar que a caminhonete Renault Orock compartilha a plataforma com o SUV Renault Duster. A diferença entre eles está no sistema de suspensão traseira, isso porque a Oroch tem suspensão independente tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, enquanto que no Duster a suspensão traseira é do tipo eixo rígido.
Tela multimídia da caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 tem a tela de 8 polegadas
Sendo assim, ao entrar na Renault Oroch, se fizer isso depois de entrar no Duster, o motorista não irá perceber diferença, pois, por dentro a picape tem um visual agradável. O volante multifuncional é de boa empunhadura e o multimídia fácil de entender e utilizar. Posicionar, banco com os comandos mecânicos e espelhos externos elétricos, também é feito de maneira fácil. Já o painel de instrumentos é semelhante ao do Renault Captur, SUV que não é mais fabricado, e com boa visualização.
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, bom desempenho na cidade e estrada/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Depois de ligar a picape, colocar a alavanca do câmbio manual na primeira marcha e acelerar, o motorista percebe que ele sai da posição estacionária de maneira rápida. As mudanças das marchas são precisas, pois o câmbio é macil, assim como o pedal da embreagem, não exige esforço para ser acionado. Já no que diz respeito a desenvolver velocidade, é mais lenta, afinal, não podemos esquecer que a picape Oroch é um veículo utilitário, não se trata de um modelo para alta performance.
Renault Oroch câmbio manual, com as suspensões bem acertadas/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
O sistema de suspensão da Oroch Iconic 2025 está bem acertado. Nos obstáculos comuns da cidade, como buracos, lombadas e valetas, pouco desconforto é sentido para os usuários. Ao chegar em uma subida, caso não esteja embalada, o melhor desempenho é obtido ao desativar o modo ECO. Passada esta situação ele pode ser ativado, e assim cumprir sua função de auxiliar a consumir menos combustível.
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, desenvolve velocidade de maneira lenta na estrada/ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Por sua vez, na estrada, na rodovia, a Oroch com o câmbio manual demora um pouco para atingir a velocidade máxima da via, principalmente se estiver com o modo Eco ativado. No entanto, ao chegar a 100 km/h ou 120 km/h, mantem esta condição sem a necessidade de pressionado o acelerador. O sistema de direção tem assistência eletro-hidráulica, o qual é bem calibrado para entregar conforto nas situações de manobra e segurança, firmeza nas curvas com velocidade elevada. Apesar de ser uma picape, uma caminhonete, o motorista encontra na Orock Iconic, a dirigibilidade e conforto oferecidos por um SUV.
Renault Duster Oroch. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
O consumo de combustível da caminhonete Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual, registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, ao abastecer com gasolina, na cidade é de 11,3 km/L e na estrada 11,7 km/L. Ao trocar o combustível, passar para o etanol, álcool combustível, o consumo é de 7,6 km/L na cidade e 8,1 km/L no circuito rodoviário. A Oroch Iconic 1.6L SCe 2025, que a Renault emprestou para esta Avaliação foi abastecida com etanol. Depois de utilizar na cidade, ciclo urbano, e na estrada, ciclo rodoviário, com o ar-condicionado ligado e o modo ECO acionado, o consumo registrado no computador de bordo foi de 7 km/L na cidade e 7,5 km/L na estrada.
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual
O preço da picape Renault Oroch Iconic 2025 com o câmbio manual de 6 marchas é de R$ 126.690. Ela é bem equipada, todos os itens mostrados na descrição do veículo são de fábrica. Além disso ela vem com os sensores de ré, crepuscular e de chuva, câmera de ré, travas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e alarme. O airbag é duplo, os freios ABS com BAS, também vem com o Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
Avaliação: Renault Oroch Iconic 2025 câmbio manual
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Alimentação: Injeção multiponto
Cilindrada: 1.598 cm³
Tração: Dianteira
Direção: Assistência Eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Traseira: Independente tipo McPherson com Multilink, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/65 R16
Rodas: Liga leve 16”
Comprimento: 4.700 mm
Entre-eixos: 2.829 mm
Largura: 1.821mm
Altura: 1.631 mm
Caçamba: 683 litros
Tanque de combustível: 45 litros
Ângulo de entrada: 27,5º
Ângulo de saída: 22,4º
Altura do solo: 212 mm
Colaborou: Renault Brasil
Leia também:
Renault Duster 2026: Novidades, Versões e Preços Revelados
Acesse o Canal autoagoracombr
Confira o que verificar no carro antes de ligar.