Com o conjunto motor e câmbio bem acertado, o hatch compacto Premium Renault Sandero, tem como principal qualidade o espaço interno
Nesta avaliação do Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic mostramos as modificações feitas no hatch em relação ao da geração anterior. Para iniciar, vale lembrar que ele foi lançado em julho de 2019, já como modelo 2020.
O time do Renault Design Center São Paulo, não tinha uma tarefa fácil, pois o objetivo era modernizar o hatch, sem subir o preço. Isso porque na sua categoria ele enfrenta rivais como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Ford Ka, HB20 e VW Gol.
Nesta busca de melhorar sem cobrar mais, a Renault teve uma vantagem, pois o Sandero 2020 não mudou de plataforma. Sendo assim, o próximo passo foi renovar o desenho da carroceria.
Na dianteira, incluíram um novo para-choque. Ao redor dos faróis chegou a assinatura luminosa em LED no formato de “C”, aliás, esta assinatura está presente no Renault Captur, Renault Duster e Novo Logan, além disso, a nova grade recebeu detalhes cromados.
Na parte traseira, um novo formato para as lanternas, elas são em LED e cresceram, pois agora invadem a tampa do porta-malas.
Ainda no exterior, as laterais mantiveram os vincos ressaltados nos para-lamas dianteiros, e os que saem das lanternas traseiras. Eles estão também na parte inferior das portas.
A versão Intense traz ainda molduras nas caixas de rodas. Elas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 205/55 R16.
Renault Sandero 2020: Interior aprimorado
A parte interior do Sandero foi aprimorada, ela recebeu novos materiais. O teto é escuro, e as portas estão com novo acabamento. Já no volante multifuncional, o couro foi utilizado para dar acabamento, há ainda detalhes cromados.
Também são novos os padrões de revestimentos dos bancos, mas não é só isso, eles cresceram, ficaram mais largos e as espumas mais espessas.
O painel de instrumentos pode ser chamado de convencional. Velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela no centro. Nela é possível acessar informações como o consumo médio, instantâneo, autonomia, odômetro total e parcial.
Já a Renault incluiu na linha 2020 do Sandero o MEDIA Evolution com Android Auto e Apple CarPlay. A tela é TouchScreen 7″, ou seja sensível ao toque. O sistema além do rádio AM/FM, e espelhamento de celulares, oferece também o Eco Scoring e Eco Coaching. Ele mostra informações que auxiliam o motorista a economizar combustível, orientando na melhor maneira de dirigir. Para melhorar a segurança, a partir da linha 2020, o Renault Sandero passou a ter além dos airbags dianteiros obrigatórios, mais duas bolsas laterais. Além disso, como manda a regra válida este ano, os cintos de segurança de três pontos estão presentes para todos os ocupantes.
No entanto, nesta avaliação do Renault Sandero Intense automático 1.6 CVT X-Tronic vale dizer que outra modificação feita, em relação ao modelo anterior, vai exigir que o motorista encoste a versão anterior, ao lado da atual para ser percebida.
O sistema de suspensão, no modelo que utiliza o câmbio automático CVT X-Tronic, foi elevada em 40 mm. É a mesma configuração de outro automóvel da Renault o Stepway.
Os engenheiros da marca consideraram esta alteração necessária, isso porque se ficasse na mesma altura da opção com o câmbio manual, o X-Tronic estaria muito próximo ao solo, e sujeito a sofrer danos ao passar por valetas ou lombadas.
No Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic, o motor utilizado é o1.6 SCe (Smart Control Efficiency) com 118 cv (E)/115 cv (G) a 5.500 rpm e 16 kgfm (E/G) a 4.000 rpm.
Com quatro cilindros, traz duplo comando de válvulas variável na admissão e injetores posicionados no cabeçote. Montado em bloco de alumínio, passou a ser utilizado em 2016. Se comparado ao1.6 anterior ele é 30 kg mais leve.
Apesar de ser um motor moderno, ainda utiliza o reservatório de gasolina, também conhecido como tanquinho, para auxilio na partida a frio. O câmbio é automático CVT X-Tronic, também utilizado pela companheira de Aliança a Nissan. Ele simula 6 marchas, com opção de trocas manuais na alavanca.
O consumo de combustível do Renault Sandero 2020 automático apurado por AutoAgora.com.br, foi de 7,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. O carro foi entregue abastecido com etanol e o cálculo foi feito com o ar-condicionado ligado.
Como citado no inicio desta avaliação do Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic, a maior qualidade do hatch é o espaço. Sua carroceria mede 4,07 m de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,5 m. A altura é de 1,5 m e a largura de 1,7 m. Estas dimensões proporcionam bom espaço para todos os ocupantes. O porta-malas tem a capacidade volumétrica de 320 litros, e o tanque de combustível recebe até 50 litros.
Quando o motorista entra pela primeira vez no hatch da Renault, principalmente após experimentar outros de marcas concorrentes, ele se sente confortável. Também não tem dificuldades para ajustar banco, volante e retrovisores, e encontrar a posição correta para guiar.
Os instrumentos do painel são simples e de fácil visualização. O mesmo ocorre com a central multimídia. Ela tem os comandos intuitivos, pareamento fácil, tanto para o Android Auto, como Apple Carplay.
Depois de feitos os devidos ajustes, é hora de dirigir o carro. Ao sair não tem um arranque empolgante, situação normal, pois não se trata de um esportivo. Quem quer alta performance deve escolher o Sandero RS com motor 2.0L e preparado para isso.
No anda e para do trânsito, saiu-se bem. Um leve toque no acelerador é suficiente para movê-lo. Não faça mais do que isso, deixe-o desenvolver a velocidade naturalmente, assim irá aproveitar melhor as condições oferecidas para melhor eficiência energética.
A direção com assistência eletro-hidráulica mostra-se mais suave ao realizar as manobras de estacionamento, como por exemplo, estacionar entre dois carros. Já na condução normal uso poderia ser mais leve.
As suspensões estão bem calibradas para a situação urbana, o fato de ser um pouco mais alto que a opção de câmbio manual não interfere na estabilidade e o deixou mais seguro para passar em valetas e lombadas.
E na rodovia o motor SCe é melhor aproveitado. Ele desenvolve velocidade rapidamente, com giro baixo, média de 2.100 rpm a 100 km/h, porém, é preciso exigir mais do acelerador ao encarar uma subida, ele vai chegar a 3.500 rpm.
Sem passar o câmbio para a posição manual, o motorista também precisará forçar bastante o pé direto ao realizar uma ultrapassagem. Já se optar por trocar as marchas manualmente durante o processo, a sensação é de mais controle. E, apesar de ter a suspensão elevada é seguro nas curvas.
Nesta avaliação do Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic, a opção topo de linha, constatamos que é um carro completo. Ele traz o controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA) e faróis de neblina.
Traz ainda, direção com assistência eletro-hidráulica, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade).
As rodas são de liga leve 16 polegadas diamantadas e tem ainda as molduras nas caixas.
Inclui também o Media Evolution com Android Auto e Apple Carplay, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme.
O Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic, tem preço sugerido para venda é de R$ 65.490.
Por causa da pandemia do coronavírus, a Renault intensificou as vendas em sua loja on line, processo que ela já havia iniciado antes de serem decretadas as norma de isolamento social. Além disso, oferece vários modelos, com preço de nota fiscal de fábrica e ainda opções de pagamento financiado com o custo menor que o da compra à vista.
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.597 cm³
Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 16,2 kgfm (G) / (E) a 4.000 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 205/55 R16
Rodas: Liga leve 16”
Comprimento: 4.070 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.570 mm
Entre-eixos: 2.590 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros