Emplacamentos de veículos novos aumentam mais de 93% em junho

Lançamento: Honda Civic Si 2020
Lançamento: Honda Civic Si 2020
02/07/2020
Avaliação: Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic
Avaliação: Renault Sandero Intense 1.6 automático CVT X-Tronic
06/07/2020
Emplacamentos de veículos novos aumentam mais de 93% em junho

Emplacamentos de veículos novos aumentam mais de 93% em junho

O número de emplacamentos de veículos novos volta a subir, porém, os lojistas independentes enfrentam problemas para manter o negócio  

Os emplacamentos de veículos novos aumentam mais de 93% em junho, isso segundo divulgado pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O mês de junho registrou aumento de 93,5% nos emplacamentos, ou seja, foram vendidos 194.354 veículos, contra 100.422 unidades em maio.

Apesar do número crescente, ele é menor do que o alcançado ano passado, quando foram emplacados em junho de 2019,  316.453 unidades, o que representa retração de 38,58%.

Para o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Jr, a pandemia do Coronavírus, iniciada na segunda quinzena de março, impactou, negativamente, no balanço do 1º. semestre do setor. “A queda já era esperada, em função do atual cenário, considerando os efeitos da pandemia do Covid-19. Ela  obrigou o fechamento do comércio e o isolamento social, durante longo período. Mas, quando avaliamos o mês de junho, na comparação com maio deste ano, já observamos uma expressiva melhora. Esta melhora é explicada pelo retorno das atividades dos DETRAN´s, principalmente, em São Paulo, que representou 32,1% das vendas nacionais, e também da reabertura das concessionárias, para vendas, na Capital Paulista e em outras localidades”.

No acumulado do 1º. Semestre de 2020, foram emplacados 1.225.663 veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, o que representa queda de 36,13%, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 1.918.977 unidades.

Lojas de usados e seminovos sofrem com as medidas de isolamento social

Luca Cafici, CEO da Instacarro, uma startup criada para auxiliar o consumidor a vender seu carro, explica que, por causa do isolamento social e as lojas fechadas, os números da queda foram expressivos no segmento de usados e seminovos. “Uma análise em nossa base, por exemplo, mostra que, embora mais de dois terços dos lojistas tentarem vender, manter sua atividade de forma online, a queda em vendas já tem sido em média acima de 50%, já outros 20% relataram ter sofrido queda de 100%”.

O veículo usado ou seminovo é uma importante moeda na troca por um modelo novo, sendo assim, o fato de ocorrer poucos negócios no segmento de usados e seminovos também impacta a venda do veículo zero-quilômetro.

Um problema recorrente em todos os setores de negócios, o fluxo de caixa. “A maioria de nossos clientes são pequenos negócios que dependem de ter suas lojas abertas para trabalhar. Uma pesquisa realizada internamente mostrou que 40% de nossos clientes ressaltou que tem caixa para ficar parado por 30 dias ou mais. De mesma maneira, 70% comentou que, embora não tenha feito demissões, realizará logo, caso a situação não se normalizar, relata o CEO da Instacarro.

Sabemos que há um menor volume de recursos circulando, por causa do baixo faturamento. São casos de pessoas que foram demitidas, tiveram os salários reduzidos, salários congelados, entre outras condições.

No entanto, quem tem algum capital guardado e pode disponibilizá-lo para a compra de um automóvel, este é o momento. Pois o comprador pode aproveitar as promoções das fabricantes ou negociar com um lojista independente. Com certeza irá realizar um ótimo negócio.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação   

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *