Em julho de 2019, a Renault promoveu atualização da linha Sandero e Logan. E assim, um dos integrantes da família emancipou-se, pois passou a seguir carreira solo. O aventureiro urbano Sandero Stepway foi rebatizado como Renault Stepeway e ganhou a denominação de SUV.
A dianteira do Stepway tem um capô com vinco ressaltado em forma de V. Os faróis receberam assinatura de LED no formato de C, agora igual a todos os outros modelos da marca. No interior do farol um pequeno friso iluminado segue na linha do friso cromado que está na grade preta. No centro, o logotipo da Renault na forma de um Losango. Outro friso cromado se estende pela parte inferior da grade. O para-choque é bicolor, a parte superior na cor da carroceria e a inferior com uma grade no centro na cor preta e abaixo, o overbumper, já nas extremidades as luzes de neblina com molduras cromadas.
Visto de lateral, começando pela parte superior, no teto há barras. A área envidraçada é grande, os apliques pretos nas colunas reforçam o apelo esportivo. Os retrovisores têm lâmpadas repetidoras com a capa na cor da carroceria e a base preta. Os para-lamas dianteiros têm vincos ressaltados que terminam nas portas. O mesmo ocorre nos para-lamas traseiros. As caixas de rodas são com molduras ligadas ao friso que se estende pela parte debaixo da carroceria. As rodas liga leve 16 polegadas diamantadas receberam novo desenho na cor cinza Erbe.
Na traseira sai do teto um aerofólio, o vidro em formato ovalado com o limpador no centro. As lanternas nos lados dos para-lamas, são bipartidas e avançam para tampa, a qual tem no centro o logotipo da Renault. O para-choque é na cor do veículo com uma moldura preta no centro onde está a placa de identificação. Nas pontas, refletores e abaixo o overbump. Por ter a suspensão elevada é possível visualizar o eixo da suspensão traseira.
Na parte interior, o painel de instrumentos é o convencional. Ele tem o velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela no centro. Nela é possível acessar informações como o consumo médio, instantâneo, autonomia, odometro total e parcial.
No centro do painel está o MEDIA Evolution com Android Auto e Apple CarPlay. A tela é de 7 polegadas sensível ao toque (TouchScreen). O sistema, além do rádio AM/FM, e espelhamento de celulares, traz o Eco Scoring e Eco Coaching. Nele é possível obter informações que auxiliam o motorista a economizar combustível, e também orienta a melhor maneira de dirigir.
Ainda acrescentaram assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante, além da identificação 3D e baixo relevo nos bancos que são bicolores em tom claro e escuro.
A carroceria do Renault Stepway Iconic mede 4,07 m de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,5 m. A altura é de 1,6 m e a largura de 1,7 m. O porta-malas tem a capacidade volumétrica de 320 litros. Eles podem ser rebatidos totalmente ou 60/40 (confira as fotos acima).
No tanque de combustível a capacidade é de até 50 litros. O Renault Stepway Iconic tem altura livre do solo de 145 mm. Na opção com o câmbio manual o vão livre do solo é de 185 mm.
O Renault Stepway utiliza o mesmo motor do Sandero, Logan, Duster e o Duster Orock, o motor é o 1.6L SCe (Smart Control Efficiency) com 118 cv (E)/115 cv (G) a 5.500 rpm e 16 kgfm (E/G) a 4.000 rpm.
Este motor de quatro cilindros em linha tem um duplo comando de válvulas variável na admissão e os injetores posicionados no cabeçote. Ele é montado em bloco de alumínio.
A Renault ainda utiliza o reservatório de gasolina, também conhecido como tanquinho, para auxilio na partida a frio. Aqui vale uma observação, o tanquinho precisa de manutenção. Com o tempo a gasolina perde as propriedades e pode contaminar os bicos injetores. Use sempre gasolina aditivada que tem maior resistência e esvazie, troque toda a gasolina antes de iniciar o período com temperaturas frias.
O câmbio é automático CVT X-Tronic, também utilizado pela Nissan, companheira de aliança e no Sandero, Duster e Logan. Ele simula 6 marchas, com opção de trocas manuais na alavanca.
Logo ao entrar o motorista percebe que o Renault Stepway é um automóvel confortável, espaçoso, mesmo para quem senta no banco de trás. Muito fácil de encontrar a posição correta para sentir-se bem acomodado e visualizar todo o painel.
Por falar em painel, a grafia é convencional e um pouco escura durante o dia, mesmo com as lanternas ou faróis ligados. Este é um item que a Renault não mudou em relação as gerações anteriores do carro, merece pelo menos incluir o um mostrador digital de velocidade.
Já o volante multifuncional é de boa empunhadura, simples de entender as funções, inclusive do comando satélite colocado na coluna, onde é possível aumentar e diminuir o som do multimídia, mudar as estações de rádio, atender chamadas telefônicas.
E o multimídia também é simples de operar, intuitivo não oferece dificuldades, apesar de utilizar tecnologia de ponta.
Já para dirigir na cidade o Stepway tem qualidades, graças ao sistema de suspensão elevada. Ele composto por sistema McPherson independente na dianteira e eixo rígido na traseira. Associado aos pneus 205/55 R16 e as rodas 16 polegadas, faz com que o motorista enfrente obstáculos como buracos, valetas e lombadas de maneira confortável. Não é um automóvel para competir no Rally dos Sertões, porém nos trechos de terra para chegar em sítios, chácaras, como ele foi utilizado nesta avaliação, proporciona conforto a todos os ocupantes, inclusive para os passageiros sentados no banco de trás, sem chacoalho.
Ao ir para a rodovia, as reações são mais lentas. É preciso pressionar bastante o acelerador para embalar, mas ao chegar aos 120 km/L estabiliza, mantém média de 1.800 rpm e segue de maneira uniforme.
A direção com assistência eletro-hidráulica é um pouco resistente nas manobras de estacionamento, mas atende bem quando enfrenta uma curva mais severa em uma rodovia.
O consumo de combustível do Renault Stepway valido no programa de etiquetagem veicular do Inmetro, abastecido com etanol é de 7,2 km/L na cidade e de 8,2 km/L na estrada. Abastecido com gasolina, o consumo de combustível do Renault Stepway 2021 é de 10,8 km/L na cidade e 11,8 km/L na estrada. Nesta Avaliação do AutoAgora.com.br, o Stepeway foi entregue abastecido com etanol. Ao utilizá-lo em várias situações comuns na cidade com o ar-condicionado ligado, a média foi de 7,0 km/L e na rodovia chegou a 7,9 km/L, ou seja, valores próximos os obtidos nos testes. Em todas as avaliações nós explicamos que o consumo de combustível sofre influência das condições climáticas, terreno por onde trafega e principalmente do peso do pé do motorista.
O Renault Stepway Iconic 2021 automático CVT X-Tronic custa a partir de R$ 89.690. Além dos itens já citados, ele traz o comando de satélite no volante, ar-condicionado automático, ESP + HSA (controle eletrônico de estabilidade), item que não está presente na opção com o câmbio manual, barras longitudinais, Sistema CAR (travamento automático a 6 km/h, alarme perimétrico, vidros e retrovisores elétricos), quatro airbags (dois frontais obrigatórios e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas. As cores disponíveis pra o Renault Sandero Stepway 2021 são: Vermelho Vivo(sem custo), Branco Glacier (R$ 700) e Prata Étoile, Cinza Cassiopée, Bege Dune e Preto Nacré (todas custam R$ 1.500).
Para quem gosta de um veículo alto, não tem muito espaço na garagem, ou uma vaga apertada de um edifício, a qual é complicada estacionar um SUV, o Renault Stepway irá atender plenamente as necessidades.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.597 cm³
Torque: 16,2 kgfm (G) / (E) a 4.000 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Suspensão
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 205/55 R16
Rodas: Liga leve 16”
Comprimento: 4.070 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.630 mm
Entre-eixos: 2.590 mm
Altura livre do solo: 145 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros
1 Comment
[…] Leia também: Avaliação: Renault Stepway Iconic 2021 […]