Desde 2019 a Jac Motors Brasil comercializa vários modelos de veículos elétricos. Em outubro de 2021 lançou o SUV médio Jac e-JS4, ou seja, a versão elétrica do SUV JAC T60 Plus, o qual tem motor 1.5 Turbo i-VVT e câmbio CVT de 6 marchas simuladas.
Nesta avaliação do SUV elétrico Jac e-JS4, vale destacar que o visual do modelo segue linhas futuristas. O capô com vincos ressaltos têm o logotipo JAC colocado deitado.
As lanternas em LED do e-JS4 são no formato de um ‘V’ invertido, elas estão nas extremidades e são unidas por um fino friso cromado. Integra o visual frontal uma grande grade preta, também com um friso cromado, o qual ume os faróis colocados nas extremidades. Também no formato de ‘V’ invertido há molduras cromadas uma de cada lado dos faróis.
O desenho lateral do JAC E-JS4 traz o teto na cor preta com barras cromadas. A moldura das janelas laterais e colunas das portas também são na mesma cor do teto e abaixo um friso cromado. Os retrovisores com as lâmpadas sinalizadores têm a capa na cor da carroceria e a base preta. Nos para-lamas vincos, sendo que no lado esquerdo está a portinhola de proteção onde estão colocadas as conexões para acoplar o carregador.
Um vinco inicia na divisão da porta com o para-lama e segue até o final da porta traseira passando por cima das maçanetas cromadas. Outro vinco que também inicia na divisão da porta e para-lamas desce no sentido do para-lama traseiro. As caixas de rodas são com molduras, elas são ligadas por um friso. As rodas diamantadas em liga leve 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17 do JAC E-JS4 têm desenho diferente das rodas utilizadas no irmão com motor a combustão T60 Plus.
A tendencia futurista de desenho está ressaltada na traseira do SUV elétrico médio Jac e-JS4. Ela exibe as lanternas em forma o “V” invertido, para unir as duas lanternas traseiras há uma régua reflexiva entre elas. No teto aparece a antena estilo barbatana de tubarão e um aerofólio, ambos na cor preta.
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No centro da tampa do porta-malas o logotipo JAC e na parte de baixo do lado direito a identificação do modelo e-JS4 100% elétrico. No lado esquerdo esta a inscrição SHC, referente ao Grupo do empresário Sérgio Habib, importador oficial da marca chinesa. O para-choque é preto com refletores nas pontas e no centro uma moldura que acomoda a placa de identificação.
Por dentro, o e-JS4 tem o quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT. O volante com ajuste de altura é multifuncional, em um dos botões é possível mudar o visual, são três modos de apresentação disponíveis. As molduras são em black piano com as superfícies revestidas em couro (soft touch). O sistema de ar-condicionado de duas zonas, ou módulo de climatização, é todo digital, ele possui uma tela sensível ao toque.
O painel de instrumentos do e-JS4 tem no alto a tela do multimídia de 10,25 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay. Ela mostra as imagens da câmera 360 graus e câmera de ré. Oferece a conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. Também mostra a autonomia remanescente da bateria, a carga de kWh recuperada nas desacelerações ou frenagem, além de funções como o consumo médio ou instantâneo. O sistema de som traz 4 alto falantes e 2 tweeters. Os bancos e laterais de portas são revestidos em couro, sendo que o banco do motorista possui ajustes elétricos.
O SUV elétrico chinês Jac e-JS4 tem boas dimensões, por isso é espaçoso, já que seu comprimento é de 4,4 m, para uma distância entre-eixos de 2,6 m. A largura é de 1,8 m e sua altura é de 1,6 m. Estas dimensões proporcionam ao e-JS4 650 litros de capacidade no porta-malas, a qual pode ser ampliada para 1.210 litros ao rebater os bancos, inclusive com opção 60/40. O peso do e-JS4 em ordem de marcha é de 1.690 kg e o Peso Bruto Total (PBT) é de 2.160 kg.
A Jac utiliza no e-JS4 a motor elétrico que entrega 150 cv de potência e 34,6 kgfm de torque. As baterias tem a capacidade máxima de 55 kWh. O sistema de refrigeração não permiti que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos.
Semelhante a outros modelos elétricos, o SUV chinês não tem a caixa de marchas com as engrenagens. Por isso, ao colocar o seletor na posição ‘D’, o motor é conectado ao diferencial, e ao pisar no acelerador, o carro se movimenta e o torque está totalmente disponível.
Antes de detalhar as impressões ao dirigir, nesta avaliação do SUV elétrico Jac e-JS4 é necessário comentar que não há diferença entre dirigir um carro elétrico e um carro com motor térmico. O motorista entra no carro, coloca o cinto, realiza os ajustes no banco, volante e espelhos. Depois disso, liga o carro, coloca o seletor na posição ‘D’, no caso o freio de estacionamento é elétrico, ao acelerar ele é automaticamente desativado.
O que muda e é preciso ficar atento, no primeiro contato, o motorista irá perceber que ele não emite ruídos. Um veículo elétrico não tem os barulhos do motor em funcionamento. Essa condição obriga quem dirige um carro elétrico a ter muito mais atenção com o ambiente externo, ou seja, os pedestres e outros veículos que estão na via. O pedestre descuidado só não entra na frente de um carro em movimento porque ouve o barulho do motor. Sendo assim, fique atento ao dirigir um carro elétrico!
Como dirigir um carro elétrico não é diferente de guiar um carro com motor a combustão, quem é fã de um SUV com arranque forte, que desenvolve velocidade de maneira rápida e tem reações de um esportivo, vai gostar do elétrico Jac e-JS4. Um carro elétrico não desperdiça torque, o torque de 34,6 kgfm do e-JS4 está disponível logo ao encostar no acelerador.
No que diz respeito a estabilidade, os ajustes feitos para a rodar no Brasil atendem as necessidades. A suspensão dianteira é McPherson independente e eixo de torção na traseira. O carro oferece conforto tanto ao motorista, como para os ocupantes ao passar por asfalto ruim, valetas e lombadas.
A direção com assistência elétrica está bem calibrada e o sistema de freio com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD, proporciona frenagens seguras em baixa e alta velocidade.
Ao rodar na estrada, o e-JS4 mantém velocidade constante, oferece acelerações e retomadas rápidas, firmeza nas curvas e desempenho de esportivo, mas sem barulho. O inconveniente é que na rodovia aceleração constante, o consumo da bateria é maior, o que diminui a autonomia. Como ainda os pontos de carregamento são escassos, o SUV elétrico da Jac Motors é recomendado para uso urbano.
Segundo divulgado pela Jac Motors Brasil, com a bateria que tem a capacidade máxima de 55 kWh, o SUV e-JS4 é capaz de rodar até 420 km com a carga completa. Isso representa um consumo médio de 13 kWh para rodar 100 km. Para recarregar as baterias, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,92 por kWh, o proprietário do SUV elétrico e-JS4 gasta R$ 11,96 a cada 100 km.
Em um veículo com motor movido a gasolina que consome um litro de gasolina a cada 10 km, o valor gasto será de R$ 67,52. Na data da postagem o custo médio da gasolina foi de R$ 6,752. Sendo assim, por esse valor, rodar 420 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico.
Durante o período de empréstimo para esta Avaliação, o e-JS4 foi utilizado em situações comum, rodando a maior parte do tempo na cidade alternando o uso do ar-condicionado. Sendo assim, o consumo médio obtido foi de 12,2 kWh para 100 km.
Para carregar a bateria do e-JS4, ao utilizar carregamento rápido em Eletroposto CC o tempo é de 1h50min. Ao utilizar o carregamento moderado em Wallbox CA, o tempo para carregar é de 11h. E em uma tomada de 220V com o carregador portátil o tempo estimado é de 27h.
O Jac e-JS4 tem um equipamento denominado I-Pedal (Pedal acelerador inteligente). Ao tirar o pé do acelerador, ele recarrega a bateria e também diminui a velocidade. Dependendo da distância do veículo que vai à frente, nem é necessário pisar no freio. Este sistema é bem útil, pois além de recarregar a bateria, também proporciona menor desgaste nas pastilhas e discos dos freios.
O SUV elétrico Jac e-JS4 custa R$264.900. Ele é completo, entre os itens de série, além dos já mostrados, tem o teto solar, Cruise Control com os comandos no volante, faróis com regulagem elétrica de altura do facho e Follow Me Home, retrovisor interno antiofuscante. São seis air bags, as portas têm barras de proteção lateral, aviso de cinto não acoplado.
A lista de equipamentos do e-JS4 conta ainda com o BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico), BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio), HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas), TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus), ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade.
São vários os sensores presentes no Jac e-JS4 como o de capô aberto, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, há entradas USB no console central do painel e no banco traseiro e o Isofix para cadeiras infantis.
Ele vem com o carregador portátil 220V padrão GBT chinês, esse equipamento pode ser conectado em uma tomada doméstica, por exemplo e o adaptador AC para estações de carregamento Tipo 2 para GBT. Já o adaptador DC para carga rápida em estações de carregamento CHAdeMO para GBT é opcional ele custa R$ 13.900,00.
Outra vantagem que o proprietário de um carro elétrico é que o custo de revisões e manutenções é muito menor que o de um modelo com motor a combustão. Isso porque no carro elétrico não é necessário trocar óleo, velas, cabos, filtros de ar, óleo e combustível, correias, entre outros itens. No caso do SUV médio e-JS4, por exemplo, as revisões entre 10.000 km e 60.000 km, custam menos de R$ 740,00, ou seja, o valor é bem menor que o de uma única revisão de 20.000 km dos concorrentes com motores térmicos.
Como citado no inicio desta Avaliação, a Jac Motors oferece vários modelos de carros elétricos, inclusive o compacto e-JS1 que é o mais barato do Brasil. As vendas de veículos elétricos crescem a cada ano no Brasil. Levantamento da ANFAVEA– Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores mostrou que em 2021 foram vendidos 2.860 veículos elétricos. Este total supera em quase quatro vezes as 801 unidades comercializadas em 2020.
Motor: Elétrico
Potência: 150 cv/ 110 kW
Torque: 34,6 kgfm
Tração: Dianteira
Tipo: Fosfato de Ferro-Lítio
Capacidade total de energia da bateria: 55,1 Kwh
Tipo de refrigeração: Refrigeração Liquida
Interface de carregamento: GB/T
Carregamento rápido em Eletroposto CC: 1h50min
Carregamento doméstico com carregador portátil (220V): 27h
Direção: Elétrica progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos ventilados
Rodas: Liga leve 17″
Pneus: 215/50 R17
Comprimento: 4.410 mm
Entre-eixos: 2.620 mm
Altura: 1.660 mm
Largura: 1.800 mm
Porta-Malas: 650 litros/1.210 litros com os encostos traseiros rebatidos
Peso em ordem de marcha: 1.690 Kg
Peso Bruto Total: 2.160 Kg
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