Depois de iniciar a produção e comercialização no Brasil em 2012, com o HB20, a fabricante coreana de automóveis Hyundai lançou o Creta em 2017, modelo escolhido para a empresa ingressar no segmento que mais cresce na preferencia dos consumidores, o dos utilitários esportivos, os SUVs.
Já em 2022, o Hyundai Creta recebeu uma atualização radical, no que diz respeito a desenho de carroceria e acabamento. Contestado por uns e aplaudido por outros, o visual dianteiro do Hyundai Creta Ultimate Nova Geração tem um capô com vincos acentuados no centro e nas extremidades. A grade frontal tem o formato hexagonal na cor prata e as bordas cromadas.
O para-choque do SUV coreano é na mesma cor da carroceria, na parte inferior tem uma pequena grade preta e nas pontas uma área esculpida que acomoda as luzes indicadoras de direção, as famosas lâmpadas de seta e as luzes de neblina.
Porém, o que mais chama a atenção na dianteira do Hyundai Creta Ultimate 2023 é o desenho dos faróis. Na parte superior, há uma pequena faixa em LED, ela é dividida por um friso na cor da carroceria e abaixo está o farol. A parte superior e lateral é reta, mas elas arredondam na parte inferior. E por dentro três canhões em LED são os responsáveis pela iluminação.
Já nas laterais o Creta 2.0 Ultimate 2023 manteve o tradicional desenho da carroceria. No teto há barras cromadas, a área envidraçada tem molduras e apliques nas colunas na cor preta. As capas dos retrovisores com as lâmpadas de direção são na cor da carroceria.
Os vincos começam nos para-lamas dianteiras, passam por baixo das maçanetas das portas dianteiras e sobem para passar por cima das maçanetas das portas traseiras e terminam nas lanternas traseiras. Na parte inferior das portas outro vinco acentuado. No entanto, as rodas de liga leve 18 polegadas diamantadas chamam a atenção por causa do desenho, o qual lembra uma estrela ninja. Elas são calçadas com pneus 215 / 55 R18.
O desenho da traseira do SUV Creta nova geração também é chamativo. Na parte superior há um aerofólio que prolonga o teto, ele começa logo após a antena tipo barbatana de tubarão. O vidro traseiro tem as pontas arredondadas com o limpador no centro.
Um vinco está logo abaixo e o grande ‘H’ estilizado, símbolo da marca coreana, aparece no centro com o nome CRETA em letras maiúsculas logo abaixo. Uma área esculpida acomoda a placa de identificação. As identificações do motor 2.0L está no lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira. E nas extremidades, as lanternas estilizadas em LED, as quais se destacam na parte de trás do SUV.
Na parte interior, o Hyundai Creta Ultimate mistura visual clássico e moderno. O painel tem a parte superior na cor cinza, porém, o acabamento frontal é chamativo, pois ele é nas cores bege e marrom. Já o quadro de instrumentos é digital colorido denominado “Supervision Cluster” de 7 polegadas. O detalhe vintage é o conta giros de ponteiro e o marcador de combustível, ou seja, são de formato tradicional. O volante esportivo é multifuncional, ele tem ajuste de altura e profundidade, é revestido em couro, com detalhes em cromo acetinado e base reta.
No centro do painel o Hyundai Creta Ultimate tem a central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas com navegação GPS nativa. A central multimidia se conecta com o Google Android Auto, e Apple CarPlay, além disso, traz a conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, tocador MP3 player e duas conexões USB. Há controles de áudio e Bluetooth no volante com reconhecimento de voz.
No total, o Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2023 tem quatro alto falantes, sendo dois nas portas dianteiras e dois nas portas traseiras. Logo abaixo da tela da central multimídia está o comando digital do ar-condicionado e no console há o espaço para acomodar o smartphone e carrega-lo por indução, sem necessidade de conectar o cabo.
O comprimento do Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2023 é 4,3 m, a distância entre-eixos é de 2,6 m, largura de 1,7 m e a altura de 1,6 m. Já a capacidade do porta-malas do Hyundai Creta é de 422 litros, sem rebater os bancos, os quais permitem rebatimento 60/40 e o tanque recebe até 50 litros de combustível.
Embaixo do capô o Hyundai Creta Ultimate 2023 tem o motor Smartstream 2.0L 16V DOHC D-CVVT Flex. E o câmbio é automático de 6 marchas. Este conjunto entrega potência de 167 cv (E)/157,3 cv (G) disponíveis a 6.200 rpm. E o torque é de 20,6 kgfm (E)/ 19,2 kgfm (G) a 4.700 rpm.
Comparado a geração anterior, o motor 2.0L recebeu uma série de inovações, as quais aumentaram a potência e a eficiência melhorou 8%, ou seja, ficou mais econômico. Ele tem o sistema Stop & Go, o qual desliga o motor ao parar em um semáforo e volta a liga-lo ao tirar o pé do freio, e a assistência de direção é elétrica.
Certamente quando o cliente entra em uma das várias concessionárias da Hyundai espalhadas pelo Brasil, mesmo que o interesse seja por outro modelo da marca coreana, o que vai chamar sua atenção no showroom ao primeiro olhar é o Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2023 Nova Geração. Os designers da marca não economizaram na liberdade de criação ao desenvolver o visual do modelo. Qual é conclusão sobre o visual? Eu não vou me manifestar, deixo para o internauta/leitor, observar as fotos, analisar as linhas e deixar nos comentários sua opinião.
Passada essa primeira impressão, o próximo passo é entrar no SUV Creta 2023 e neste caso também uma surpresa, pois o interior com a mistura de cores e texturas, também é chamativo, porém, muito funcional e confortável.
O volante do Creta 2.0 Ultimate 2023 Nova Geração é de boa empunhadura e fácil de ajustar em altura e profundidade e o mesmo acontece para acertar banco e espelhos. Merece um pouco mais de atenção por parte do motorista, utilizar os comandos do e a navegação nos vários aplicativos disponíveis no multimídia.
Depois disso, ao acionar o motor através do botão de partida, ele não tem a chave convencional, colocar a alavanca na posição ‘D’ e acelerar, o motorista irá perceber que apenas uma pressão moderada no pedal do acelerador é necessária para tirar o SUV da posição estacionária.
Você já dirigiu carro com o câmbio automático? Então, assista no Canal AutoAgoracombr as dicas de como dirigir um carro com o câmbio automático.
Ao iniciar a rodagem na cidade, o motorista se acostuma facilmente com os sistemas de auxilio, como por exemplo a câmera 360°. Ao acionar a seta, a câmera mostra no centro do painel a imagem do lado do carro. Um recurso interessante, já que o condutor não precisa desviar o olhar. O sistema também é um bom aliado quando é necessário manobrar para estacionar entre dois veículos, ou simplesmente entrar no meio das duas colunas das vagas apertadas dos prédios em geral.
Na cidade, o sistema de suspensão, aliado ao tamanho das rodas e perfil dos pneus, absorve bem os impactos provocados ao passar em valetas, buracos e lombadas, isso com pouco chacoalho.
A potência e torque do motor 2.0L que está no Creta Nova Geração são adequadas para o SUV trafegar de maneira eficaz no circuito urbano, mesmo com o modo econômico acionado, ele oferece as opções de condução Normal, Smart, Eco e Sport, não perde performance nas subidas e não passa aquela sensação de que está forçando o motor.
Mas o melhor da performance do Hyundai Creta 2.0 Ultimate é obtido na estrada. Acelera e alcança a velocidade máxima permitida rapidamente. Os vários sistemas de auxilio entregam ao motorista estabilidade e segurança, mesmo nas curvas mais severas.
O bom espaço para quem senta no banco de trás, faz com que a viagem no Hyundai Creta Nova Geração seja confortável e o porta-malas, acomoda um bom conteúdo de bagagens. Sendo assim, quem procura um SUV chamativo visualmente, com bom espaço, tecnologia e motor forte, irá aprovar o Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2023.
Como já mostrado, o motor 2.0L passou por atualização, sendo o consumo de combustível do Creta Ultimate 2023 divulgado pela Hyundai, abastecido com Etanol, na cidade é de 7,7 km/L e na estrada 8,7 km/L. Quando abastecido com gasolina na cidade ele faz 10,9 km/l e 12,4 km/L na estrada. Para esta Avaliação, o SUV emprestado pela Hyundai foi entregue abastecido com álcool, ele foi utilizado com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, a média obtida na cidade foi de 6,3 km/L e 7,9 km/L na estrada.
O preço do SUV Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2023 nova geração na cor Preto Onix é R$ 172.790. É um modelo completo, entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista ele vem com os obrigatórios freios ABS com EBD, aliás, o sistema de freios é composto por discos nas quatro rodas e o freio de estacionamento é eletrônico com auto hold. Integra ainda o pacote de assistência e segurança, o controle de estabilidade eletrônico (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS), airbags frontais, laterais de tórax e de cortina.
Volante revisto em couro, velocímetro digital e câmera 360º são itens de série no Hyundai Creta Ultimate
Nos bancos traseiros do Creta Ultimate 2023 está a fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê. O motorista pode ajustar manualmente a altura dos faróis, o farol alto é adaptativo, vem com o alerta de não utilização do cinto de segurança para motorista e passageiros. As portas e porta-malas têm o travamento automático a 20 km/h e elas são destravadas automaticamente em caso de acidente.
Leia também: Como tirar uma nova placa para o veículo
Também traz sistemas de alertas como o alarme volumétrico, sensor de inclinação, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera para monitoramento de ponto cego, detector de fadiga, sistema de frenagem autônomo que identifica, carros, pedestres, ciclistas e convergência à esquerda, assistente de permanência em faixa (LKA) e ainda sai da fábrica com o teto solar panorâmico, o qual pode ser aberto por comando de voz e carregador por indução.
A Hyundai entrega seus modelos com o sistema de telemática Bluelink. É um pacote de serviços os quais são ativados por aplicativo no celular. Por este aplicativo é possível acionar e ajustar de temperatura do ar-condicionado automático digital, acionar e ajustar a ventilação do banco do motorista, acesso ao sistema da Smart Câmera 360º, busca e acesso a pontos de interesse, informações de tráfego em tempo real, buscas em tempo real de localidades, modo guia de destino, comandos de voz, assistência 24 horas.
Leia também: Avaliação: Novo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus
O Hyundai Bluelink também oferece os serviços de rastreamento e imobilização veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular como ligar o carro e abrir as janelas, receber alertas, acessar diagnósticos e verificar o status do veículo como portas trancadas e janelas abertas. Para o Creta Nova Geração, o Bluelink é oferecido com 3 anos grátis.
Motor: Smartstream 2.0l 16V DOHC D-CVVT Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16 DOHC D-CVVT
Taxa de compressão: 12:1
Alimentação: Injeção Eletrônica multiponto sequencial
Cilindrada: 1.999 cm³
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 215 / 55 R18
Comprimento: 4.300 mm
Entre-eixos: 2.610 mm
Largura: 1.790 mm
Altura: 1.635 mm
Porta-malas: 422 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Colaborou: Hyundai Motor Brasil
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Assista no Canal AutoAgoracombr :
Avaliação: Hyundai Creta Ultimate 2 0 2024, o SUV mais vendido para o consumidor final
6 Comments
Como estragar um carro que era discreto e relativamente bonito, fase 5.
A dianteira lembra um Decave gordo.
A traseira parece ter levado uma pedrada .
Hyundai parece ter perdido a mão.
Olá, muito obrigado por compartilhar sua opinião e navegar pelas páginas do AutoAgora.com.br
Gostei da matéria, acho que o carro deu uma melhorada em comparação de quando foi reestilizado, porém não compraria, pois na minha opinião o visual ficou péssimo.
Olá, seja bem vindo. Obrigado por compartilhar sua opinião.
Carro maravilhoso, visual Made Ásia! O pessoal esta acostumado com visual europeu aqui, porém de 10 anos atrás. Esse carro tem motor forte, econômico e painel tecnológico!
Oi. A Hyundai evoluiu muito no design de seus modelos. Obrigado por comentar.