O SUV BYD Yuan Plus EV foi lançado na China em 2021, mas chegou ao Brasil só no final de 2022. O nome Yuan faz referência a Dinastia Yuan dos imperadores chineses. E desde quando chegou ao mercado, o carro chama a atenção por ter linhas arrojadas e futuristas, não só no visual externo, mas também interno, a quantidade de tecnologias que disponibiliza e também a autonomia da bateria.
O SUV é montado na e-Plataform 3.0 com o design chamado Dragon Face. O desenho da frente do Yuan Plus EV tem o formato de seta. No capô há vincos acentuados nas extremidades. Logo abaixo uma barra cromada que é afilada nas postas e larga no centro com a logomarca BYD ao centro em destaque. Os faróis Full LED em formato triangular trazem também a assinatura em LED. O para-choque é na cor da carroceria com uma grade preta estilizada na parte inferior.
Ao observar as laterais, a partir do teto, nota-se que o Yuan Plus EV tem as barras cromadas, uma caída na parte traseira, onde sai o aerofólio. Os vidros são emoldurados com frisos cromados. Os apliques das colunas das portas são na cor preta. Outro aplique cromado em forma de losango imprimi um visual diferente na lateral traseira do modelo.
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Os retrovisores do YUAN PLUS EV têm lâmpadas de direção, a capa na cor da carroceria e a base preta. Os vincos iniciam nos para-lamas dianteiros e seguem passando por cima das maçanetas, as quais são na mesma cor da carroceria, por toda a lateral. As caixas das rodas são emolduradas e as rodas liga leve 18 polegadas são calçadas com pneus 215/55R18.
Na traseira o desenho do Yuan Plus EV é arredondado. No teto está a antena estilo barbatana de tubarão e um aerofólio que avança e faz uma pequena cobertura para o vidro. Bem no centro da tampa do porta-malas e logo abaixo do vidro está a inscrição ‘BUILD YOUR DREAMS’ (construa seus sonhos). Um friso cromado separa a tampa das lanternas em LED. Elas têm uma faixa que acende e liga uma ponta a outra. O desenho formado pela iluminação é estilizado. O para-choque é uma só peça e traz no centro uma moldura escura para reforçar o visual esportivo.
Ao observar o desenho externo do SUV elétrico BYD YUAN PLUS EV ele passa a impressão de ser um automóvel moderno, o que é confirmado ao entrar no carro. O grande painel inclinado com linhas arredondadas, é feito de material sensível ao toque em dois tons, azul na parte superior e branco gelo na inferior.
No centro uma saída de ar em formato de cilindro. Os alto-falantes são redondos e acima a maçaneta interna
As saídas de ar, laterais e central são cilíndricas. Já o painel de instrumentos é totalmente digital com tela TFT 5 polegadas. O volante esportivo multifuncional permite ajuste de altura e profundidade.
Tela do painel digital do Yuan Plus EV. Multimídia com tela rotativo, pode ser colocada na posição horizontal e vertical
Por sua vez, a tela do sistema Multimídia DiLink é de 12,8”, ela tem rotação adaptativa, ou seja, pode ser colocada na posição vertical e horizontal. Outro detalhe que chama a atenção é o console central, ele separa o motorista do passageiro. Nele há o carregador do celular por indução, a alavanca de liberação do motor elétrico estilo manche e vários comandos do carro.
As forrações das portas são no mesmo padrão das cores do painel e bancos revestidos em couro, neles as costuras são vermelhas. Os porta-objetos das portas também têm elásticos vermelhos para combinar com as costuras.
O SUV elétrico BYD YUAN PLUS EV é um veículo espaçoso, mede 4,4 m de comprimento e a distância entre-eixos é de 2,7 m. Sua largura é de 1,8 m e a altura é de 1,6 m, sendo que a altura mínima do solo é de 175 mm.
Estas dimensões proporcionam ao YUAN PLUS EV capacidade de 440 litros no porta-malas e os bancos rebatem 60/40 e também 40/60. Por ser um carro elétrico, o SUV YUAN da BYD não tem o túnel central. Por isso o passageiro que senta no meio do banco traseiro tem bom espaço para acomodar as pernas e ter uma viagem com um certo conforto.
O motor elétrico do BYD YUAN PLUS EV entrega o equivalente a 204 cv de potência e torque de 31,5 kgfm. Alavanca de câmbio oferece as posições R-N-D, enquanto que P (parking) é acionado por um botão na base. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,3s. A direção tem assistência elétrica, as suspenções são independentes tipo McPherson e multi-link na traseira. Os frios são a disco nas quatro rodas e a tração dianteira.
Logo ao visualizar o BYD YUAN PLUS EV fica evidente que não é um automóvel comum. Os designers chineses se esforçaram e conseguiram fazer um carro que ao ser visto rodando seja identificado como um modelo elétrico. Depois disso, a surpresa continua ao entrar no SUV. O painel digital e a tela do multimídia iluminados, coloridos, passam a sensação de modernidade, até parece uma estação para jogar vídeo game.
Os comandos são fáceis de acessar e intuitivos, com poucos toques na tela é possível acessar e entender as opções de configurações do carro. Porém, a tela do cluster de instrumentos poderia ser maior, o que melhoraria a visibilidade.
Como em qualquer carro elétrico, ao acionar o motor, falta o ruído, e ai vem a lembrança de que se trata de um veículo elétrico, por isso não tem ruído. E a maior surpresa o motorista percebe ao colocar a alavanca na posição ‘D’ e acelerar para sair da posição estacionária. Um leve toque no acelerador é o suficiente para o BYD YUAN PLUS EV arrancar forte. Isso acontece porque o torque de 31,6 kgfm está disponível de maneira imediata.
Ao rodar na cidade, principalmente ao passar por lombadas, valetas, asfalto ondulado, buracos, obstáculos comuns presentes nos grandes centros urbanos, o motorista percebe que o trabalho de recalibração das suspensões foi feito. A China, país natal do Yuan tem ruas e avenidas largas e muito bem asfaltadas, por isso, os modelos comercializados lá tem calibragem das suspensões mais moles, sendo assim, para vender seus carros no Brasil, as fabricantes chinesas são obrigadas a recalibrar os sistemas, seguindo as recomendações dos engenheiros brasileiros.
O desempenho do YUAN PLUS EV no circuito urbano agrada, tanto o motorista que conduz de maneira comedida, quanto aquele que prefere a direção esportiva. O formato da carroceria não prejudica a visualização nos espelhos e ainda tem a câmera de ré e os sensores, ótimos aliados nas manobras de estacionamento.
E na rodovia é necessária muita atenção ao velocímetro, pois a velocidade máxima nas estradas brasileiras é de 120 km/h, porém, o YUAN quer andar acima disso. Por sua vez, ele tem sistema de freio confiável, responde bem até nas condições mais severas e ainda é regenerativo, pois envia carga para a bateria.
Dirigir o YUAN PLUS EV é extremamente prazeroso e divertido. Graças a autonomia de 400 km, concorre em pé de igualdade com outros SUVs de mesmo porte com motor a combustão e ainda o proprietário não precisa se preocupar com a troca de óleo, filtros de combustível e óleo, velas, correias, entre outros itens. O inconveniente fica por conta dos pontos de carregamento, pois são poucos até nas grandes cidades.
O BYD YUAN PLUS EV tem bateria tipo lâminas (blade) LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) com sistema de gestão térmica, para resfriamento e aquecimento, o que aumenta o alcance em até 20% no inverno. O sistema aproveita o calor residual do ambiente, do powertrain, do compartimento de passageiros e até mesmo das baterias. Por isso, essa gestão ajuda a garantir uma longa vida e durabilidade da bateria, a qual oferece capacidade de armazenamento elétrico de 60 kW/h. A autonomia urbana até 458 km, enquanto que a rodoviária é de 380km. Para carregar na tomada residencial o tempo médio é de 33 horas. No carregador rápido DC 80kW o tempo gasto para carga de 30 a 80% é de 30 minutos.
O preço do BYD YUAN PLUS EV é R$ 229.800. É um veículo completo, além dos itens já mostrados, ele traz de série 6 airbags, AutoHold, auxilio em descida, sistema ADAS o qual permite frear o veículo de forma autônoma, alertar sobre mudanças de faixa, corrigir a trajetória quando o sensor detecta saída de faixa, regular a velocidade de maneira autônoma, levando em consideração a velocidade do veículo que está à frente, alertar sobre a presença de obstáculos nos pontos cegos. Também identifica a placa de velocidade, há o controle de estabilidade e tração, sensores crepuscular e de farol alto e baixo automático, luz ambiente configurável (cor e intensidade) e teto solar.
Motor: Elétrico síncrono de ímã permanente
Potência: 204 cv
Torque: 31,6 kgfm
Transmissão: Automática de 1 marcha
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente, McPherson e mola helicoidal
Traseira: Independente, multibraço e mola helicoidal
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga lev 18″
Pneus: 215/55 R18
Comprimento: 4.455 mm
Largura: 1.875 mm
Altura: 1.615 mm
Distância entre-eixos: 2.720 mm
Capacidade da bateria: 60 kWh
Porta-malas: 440 L
Colaborou: BYD Brasil
Fotos: AutoAgora.com.br– Imagens
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