Controle de Estabilidade obrigatório em 2024

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Controle de Estabilidade obrigatório em 2024

Controle de Estabilidade obrigatório em 2024

Controle de Estabilidade obrigatório em 2024

Os itens já deveriam ser obrigatórios em automóveis fabricados entre 2022 e 2023, mas foi adiado em razão da pandemia da Covid-19

Controle de estabilidade passa a ser obrigatório em veículos 2024

Controle de Estabilidade passa a ser obrigatório em veículos 2024

Controle de Estabilidade obrigatório em 2024. Conforme a nova norma de segurança do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os carros novos, feitos no Brasil ou importados, precisam ter controle de estabilidade (ESC), luzes repetidoras laterais (seja no para-lama ou no retrovisor), luzes diurnas de condução (DRL), viso de frenagem de emergência (ESS) e aviso de não uso dos cintos de segurança.

Os itens já deveriam ser obrigatórios em automóveis fabricados entre 2022 e 2023, mas foi adiado em razão da pandemia da Covid-19.

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Ônibus, caminhões e vans tem um prazo maior para se adequarem as novas regras. A partir de 2025. Para os veículos que não têm os equipamentos determinados, a única saída e que incorporem os itens ou que deixem de ser fabricados.

Veja os itens que passam a ser obrigatório nos veículos em 2024:

Luzes de condução diurnas (DRL) que permanecem ligadas enquanto o carro estiver funcionando, e que não podem desligar;

Luzes de frenagem de emergência (ESS) que se acendem e que piscam as setas em caso de frenagem brusca, avisando aos outros motoristas sobre a manobra repentina;

Aviso de não afivelamento dos cintos de segurança: emite avisos sonoros ou visuais pedindo que o motorista coloque o cinto;

Luzes repetidoras laterais: indicadores de setas nas laterais do veículo, seja no retrovisor ou no painel lateral, à frente das portas.

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Como funciona o Controle de Estabilidade?

O Controle de Estabilidade (ESC, sigla em inglês para Electronic Stability Control) é um sistema de segurança ativo projetado para ajudar os motoristas a manter o controle do veículo em situações de derrapagem ou perda de aderência. Esse sistema é particularmente útil em condições adversas, como curvas escorregadias, estradas molhadas ou nevadas.

Sensores de Velocidade das Rodas: O sistema utiliza sensores de velocidade nas rodas para monitorar individualmente a velocidade de rotação de cada uma delas.

Sensores de Direção e Aceleração: Além dos sensores de velocidade das rodas, o ESC também recebe informações sobre a posição do volante e a aceleração lateral do veículo.

Atuação nos Freios Individualmente: Se o sistema detectar uma possível perda de controle, ele intervém automaticamente nos freios de rodas específicas para corrigir a trajetória do veículo. Isso pode envolver a aplicação de frenagem seletiva em uma ou mais rodas para trazer o veículo de volta à trajetória desejada.

Redução de Potência: Em alguns casos, o sistema também pode reduzir temporariamente a potência do motor para restaurar o controle.

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