Por: Edison Ragassi
Para a linha 2023 do Yaris a Toyota modificou totalmente a frente do modelo. Por dentro ganhou novos revestimentos e ainda os modos de condução Eco e Sport. O trem de força, composto por motor e câmbio, é oferecido só com opção 1.5L e câmbio CVT. Anteriormente havia o motor 1.3L com o câmbio manual.
O desenho da dianteira do Toyota Yaris Sedã XS 2023 foi inspirado no irmão maior, ou seja, o sedã médio Toyota Corolla. O capô tem vincos acentuados em forma ‘V’. Eles direcionam o ar frontal para o para-brisa inclinando formando uma espécie de corredor até o teto, que também apresenta dois vincos. Esta solução é utilizada para que o carro tenha menor resistência ao ar.
Os faróis com lâmpadas halógenas e assinatura em LED têm as pontas retangulares. Elas se juntam a uma pequena grade preta a qual ostenta o símbolo da marca cromado no centro. Já o para-choque dianteiro do Yaris Sedã XS 2023 foi totalmente redesenhado. Nas extremidades ele é na cor da carroceria com área esculpida, a qual acomoda LEDs. A parte central é composta por uma grande grade na cor preta. E no meio desta grade está a placa de identificação tipo Mercosul.
As laterais do Toyota Yaris Sedã XS 2023 têm um vinco que inicia na parte final dos para-lamas dianteiros, eles sobem e passam acima das maçanetas das portas dianteiras. O teto tem a caída na parte traseira, a área envidraçada é de bom tamanho é emoldurada na cor preta. As colunas das portas utilizam apliques pretos de material plástico. Os retrovisores com lâmpadas indicadoras de direção utilizam capas na cor da carroceria e a base preta. As 15 polegadas são de liga leve, elas estão calçadas com pneus verdes 185/60 R15. Vale comentar que os pneus verdes reduzem a resistência ao rolamento, isso contribui para a melhoria da eficiência do combustível, ou seja, automóveis com pneus verdes gastam menos combustível se comparado aos que utilizam pneus convencionais.
No entanto, a Toyota optou por não revitalizar o desenho da traseira do Yaris Sedã XS 2023. Ao observar a partir do teto ele tem a antena convencional com vidro inclinado. Na tampa um leve ressalto e no centro o logotipo da marca cromado. As lanternas são divididas e avançam para a tampa. Abaixo a área esculpida com a placa de identificação tipo Mercosul. Do lado direito a inscrição Yaris XS cromada. O para-choque é na cor da carroceria com refletores nas pontas.
O Toyota Yaris Sedã figura na categoria dos sedãs compactos premium, por isso as dimensões são maiores que as de um compacto, porém, menores que as de um médio. Em dimensões o Yaris Sedã tem 4,4 m de comprimento, distância entre-eixos de 2,5 m. A altura é de 1.4 m e o vão livre do solo é de 150 mm. No porta-malas a capacidade do Yaris Sedan XS é de 473 litros, mas ela pode ser ampliada, pois os encostos traseiros podem ser rebatidos 60/40.
No habitáculo interior, o Toyota Yaris XS Sedã 2023, comparado ao modelo 2022 traz um novo estilo no revestimento dos bancos e a cor darksilver nos acabamentos. O clooster de instrumentos é digital, mas a grafia do conta-giros e velocímetro é do tipo analógica. Há uma pequena tela em TFT 4,2 polegadas, ela mostra a velocidade digital e as informações do computador de bordo.
No total são 16 funções, entre elas: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo. O volante é multifuncional e o ar-condicionado digital com filtro antipólen.
No centro do painel a central multimídia do Yaris, tem tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay, conectados por cabo. Para os passageiros do banco traseiro, há duas novas entradas USB, as quais carregam os celulares e outros equipamentos eletrônicos.
O Toyota Yaris 2023, independente da carroceria, hatch ou sedã é oferecido somente com o motor 1.5L Flex Dual VVT-i e câmbio CVT que simula 7 marchas, e na versão XS possue a troca de marchas no volante. Para os que gostam de trocar as marchas manualmente, o câmbio manual foi retirado da linha em 2021. Para atender as regras de emissões estipuladas a partir de 2022, foram feitas alterações na calibração do motor. Além disso, o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência.
O motor 1.5L do Yaris entrega 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, isso quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, ao utilizar gasolina no tanque. O Yaris 2023 recebeu os modos de condução Sport e Eco em todas as versões. No modo esportivo, o motorista muda a calibragem do câmbio, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. Já para mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente.
O Toyota Yaris Sedan XS 2023 é um carro cm características urbanas. Ao entrar o motorista percebe que, apesar de ser um compacto Premium ele oferece bom espaço aos ocupantes e os bancos confortáveis. É fácil encontrar a melhor posição para dirigir, porém, ele oferece só a função de altura do volante, se tivesse ajuste de profundidade seria melhor. O painel de instrumentos do Yaris Sedã 2023 é de fácil visualização e o motorista também acessa as funções de da central multimidia com facilidade.
Nesta Avaliação o Yaris Sedã XS 2023 foi utilizado na maior parte do tempo na cidade com o módulo ECO ativado, já que se trata de um modelo com característica urbana. Para sair da posição parada, basta posicionar a alavanca do câmbio em ‘D’ e depois disso exercer uma pequena pressão no acelerador.
Com o modo ECO do Toyota Yaris XS 2023 ativado o arranque é lento, melhora um pouco no modo Sport, mas a consequência direta é o maior consumo de combustível. Ele desenvolve velocidade de maneira consistente e ao passar por uma lombada, por exemplo, até naquelas que não são homologadas, as suspensões se mostram com bom acerto.
Os acessórios tecnológicos como a câmera de ré, os sensores de proximidades e alerta de colisão funcionam de maneira satisfatória, principalmente ao realizar manobras de estacionamento em vagas de garagem apertadas.
Na rodovia o Yaris Sedã XS também tem performance exemplar, mesmo com o modo ECO e ar-condicionado ligado. Desenvolve velocidade de maneira constante, só incomoda um pouco quando é necessário exigir um pouco mais do acelerador, pois o giro sobe rápido e passa a impressão de que está forçando o motor, pois isso é natural nos modelos com o câmbio CVT, mas ao ser mudada a marcha a sensação desaparece.
No que diz respeito a estabilidade, também está acertado é estável até nas curvas mais severas e a direção com assistência elétrica progressiva é firma e macia. Firme nas curvas e macia nas manobras de estacionamento. Aliás, vale uma dica. Quando o sistema de direção elétrica apresenta falha, uma luz amarela acende no painel (Leia: Significado das luzes do painel acesas em um carro), isso não significa que o motorista ficará sem controle da direção, porém ele ficará bem mais duro.
Por se tratar de um sedã com bom espaço interno e porta-malas grande, o Toyota Yaris XS Sedã 2023 com motor 1.5L e câmbio CVT vai atender quem necessita de um automóvel para múltiplas funções, ou seja, trabalhar, levar as crianças na escola, fazer compras e como ninguém é de ferro, passear com a família nos fins de semana.
A Toyota divulga que, o consumo de combustível do Toyota Yaris XS Sedã 2023 com etanol é de 9 km/L na cidade e 10,6 km/L na estrada. Ao usar gasolina no tanque do Yaris ele faz na cidade 12,9 km/L no ciclo urbano e 14,7 km/L no ciclo rodoviário. Sabemos que os testes de consumo feitos para validação das fabricantes de veículos seguem um padrão, porém no uso diário, as condições do terreno, condições climáticas, a maneira que o motorista dirige, o tempo que fica parado em congestionamentos, ar-condicionado ligado ou não, influenciam no resultado final. Sendo assim nesta Avaliação de AutoAgora.com.br utilizamos o sedã em várias condições de uso do dia a dia. O carro foi entregue abastecido com Etanol e o consumo obtido foi de 8,7 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada.
O preço do Toyota Yaris Sedã XS 2023 é R$ 106.490 na cor Branco Polar. Ao optar pela cor Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Azull Titã O Yaris Sedã XS custa R$ R$ 108.120. Já na cor Branco Lunar o preço é R$ 108.420. Além dos itens mostrados durante esta avaliação ele traz os airbags frontal (dois) e lateral (dois) para motorista e passageiro dianteiro, airbag de cortina (dois sistemas com duas bolsas cada), airbag de joelho (um) para o motorista. Câmera de ré com linhas de distância, controle eletrônico de estabilidade veicular VSC, controle eletrônico de tração TRC, desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com BAS e EBD, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, sistema de assistência ao arranque em subida HAC, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas com Top Tether. sistema de pré-colisão (PCS), alerta de evasão de faixa (LDA).
Assista o vídeo no canal AutoAgoracombr
Apesar da atual preferência por parte dos consumidores por modelos SUV’s, o Toyota Yaris XS 2023 pode atender quem necessita de carro com visual moderno, interior e porta-malas espaçoso e confortável para dirigir em qualquer situação.
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Denominação: 1.5L Dual VVT-i
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16V DOHC
Cilindrada: 1.496 cm³
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (E)/ 105 cv a 5.600 rpm (G)
Torque: 14,9 kgfm a 4.000 rpm (E)/ 14,3 kgfm a 4.000 rpm (G)
Tipo: CVT Multidrive com modo sequencial de 7 marchas
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve15″
Pneus: 185/60 R15
Comprimento: 4.425 mm
Distância entre-eixos: 2.550 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.490 mm
Porta-malas: 473 L- sem rebater os bancos
Tanque de combustível: 45 litros
Fotos: AutoAgora.com.br