Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
Por: Edison Ragassi
Para a linha 2023 do Yaris a Toyota modificou totalmente a frente do modelo. Por dentro ganhou novos revestimentos e ainda os modos de condução Eco e Sport. O trem de força, composto por motor e câmbio, é oferecido só com opção 1.5L e câmbio CVT. Anteriormente havia o motor 1.3L com o câmbio manual.
O desenho da dianteira do Toyota Yaris Sedã XS 2023 foi inspirado no irmão maior, ou seja, o sedã médio Toyota Corolla. O capô tem vincos acentuados em forma ‘V’. Eles direcionam o ar frontal para o para-brisa inclinando formando uma espécie de corredor até o teto, que também apresenta dois vincos. Esta solução é utilizada para que o carro tenha menor resistência ao ar.
Toyota Yaris Sedã XS 2023 com novo para-choque
Os faróis com lâmpadas halógenas e assinatura em LED têm as pontas retangulares. Elas se juntam a uma pequena grade preta a qual ostenta o símbolo da marca cromado no centro. Já o para-choque dianteiro do Yaris Sedã XS 2023 foi totalmente redesenhado. Nas extremidades ele é na cor da carroceria com área esculpida, a qual acomoda LEDs. A parte central é composta por uma grande grade na cor preta. E no meio desta grade está a placa de identificação tipo Mercosul.
O Toyota Yaris Sedã XS 2023 ganhou novas rodas de liga leve
As laterais do Toyota Yaris Sedã XS 2023 têm um vinco que inicia na parte final dos para-lamas dianteiros, eles sobem e passam acima das maçanetas das portas dianteiras. O teto tem a caída na parte traseira, a área envidraçada é de bom tamanho é emoldurada na cor preta. As colunas das portas utilizam apliques pretos de material plástico. Os retrovisores com lâmpadas indicadoras de direção utilizam capas na cor da carroceria e a base preta. As 15 polegadas são de liga leve, elas estão calçadas com pneus verdes 185/60 R15. Vale comentar que os pneus verdes reduzem a resistência ao rolamento, isso contribui para a melhoria da eficiência do combustível, ou seja, automóveis com pneus verdes gastam menos combustível se comparado aos que utilizam pneus convencionais.
A do Toyota Yaris Sedã XS 2023 não sofreu alterações
No entanto, a Toyota optou por não revitalizar o desenho da traseira do Yaris Sedã XS 2023. Ao observar a partir do teto ele tem a antena convencional com vidro inclinado. Na tampa um leve ressalto e no centro o logotipo da marca cromado. As lanternas são divididas e avançam para a tampa. Abaixo a área esculpida com a placa de identificação tipo Mercosul. Do lado direito a inscrição Yaris XS cromada. O para-choque é na cor da carroceria com refletores nas pontas.
O Toyota Yaris Sedã figura na categoria dos sedãs compactos premium, por isso as dimensões são maiores que as de um compacto, porém, menores que as de um médio. Em dimensões o Yaris Sedã tem 4,4 m de comprimento, distância entre-eixos de 2,5 m. A altura é de 1.4 m e o vão livre do solo é de 150 mm. No porta-malas a capacidade do Yaris Sedan XS é de 473 litros, mas ela pode ser ampliada, pois os encostos traseiros podem ser rebatidos 60/40.
No habitáculo interior, o Toyota Yaris XS Sedã 2023, comparado ao modelo 2022 traz um novo estilo no revestimento dos bancos e a cor darksilver nos acabamentos. O clooster de instrumentos é digital, mas a grafia do conta-giros e velocímetro é do tipo analógica. Há uma pequena tela em TFT 4,2 polegadas, ela mostra a velocidade digital e as informações do computador de bordo.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023, Painel com instrumentos digitais
No total são 16 funções, entre elas: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo. O volante é multifuncional e o ar-condicionado digital com filtro antipólen.
Toyota Yaris Sedã XS 2023 a cor do fundo da central multimídia pode ser alterado
No centro do painel a central multimídia do Yaris, tem tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay, conectados por cabo. Para os passageiros do banco traseiro, há duas novas entradas USB, as quais carregam os celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023 com motor 1.5L DOHC 16V VVTI
O Toyota Yaris 2023, independente da carroceria, hatch ou sedã é oferecido somente com o motor 1.5L Flex Dual VVT-i e câmbio CVT que simula 7 marchas, e na versão XS possue a troca de marchas no volante. Para os que gostam de trocar as marchas manualmente, o câmbio manual foi retirado da linha em 2021. Para atender as regras de emissões estipuladas a partir de 2022, foram feitas alterações na calibração do motor. Além disso, o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência.
Toyota Yaris Sedã XS 2023, câmbio CVT que simula 7 marchas
O motor 1.5L do Yaris entrega 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, isso quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, ao utilizar gasolina no tanque. O Yaris 2023 recebeu os modos de condução Sport e Eco em todas as versões. No modo esportivo, o motorista muda a calibragem do câmbio, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. Já para mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
O Toyota Yaris Sedan XS 2023 é um carro cm características urbanas. Ao entrar o motorista percebe que, apesar de ser um compacto Premium ele oferece bom espaço aos ocupantes e os bancos confortáveis. É fácil encontrar a melhor posição para dirigir, porém, ele oferece só a função de altura do volante, se tivesse ajuste de profundidade seria melhor. O painel de instrumentos do Yaris Sedã 2023 é de fácil visualização e o motorista também acessa as funções de da central multimidia com facilidade.
Toyota Yaris Sedã XS 2023, volante multifuncional revestido em couro
Nesta Avaliação o Yaris Sedã XS 2023 foi utilizado na maior parte do tempo na cidade com o módulo ECO ativado, já que se trata de um modelo com característica urbana. Para sair da posição parada, basta posicionar a alavanca do câmbio em ‘D’ e depois disso exercer uma pequena pressão no acelerador.
Toyota Yaris Sedã XS 2023, confortável ao passar em valetas e lombadas
Com o modo ECO do Toyota Yaris XS 2023 ativado o arranque é lento, melhora um pouco no modo Sport, mas a consequência direta é o maior consumo de combustível. Ele desenvolve velocidade de maneira consistente e ao passar por uma lombada, por exemplo, até naquelas que não são homologadas, as suspensões se mostram com bom acerto.
Toyota Yaris Sedã 2023, câmera de ré item de série na versão XS
Os acessórios tecnológicos como a câmera de ré, os sensores de proximidades e alerta de colisão funcionam de maneira satisfatória, principalmente ao realizar manobras de estacionamento em vagas de garagem apertadas.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023, desenvolve velocidade de maneira constante
Na rodovia o Yaris Sedã XS também tem performance exemplar, mesmo com o modo ECO e ar-condicionado ligado. Desenvolve velocidade de maneira constante, só incomoda um pouco quando é necessário exigir um pouco mais do acelerador, pois o giro sobe rápido e passa a impressão de que está forçando o motor, pois isso é natural nos modelos com o câmbio CVT, mas ao ser mudada a marcha a sensação desaparece.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023, estável nas curvas mais severas
No que diz respeito a estabilidade, também está acertado é estável até nas curvas mais severas e a direção com assistência elétrica progressiva é firma e macia. Firme nas curvas e macia nas manobras de estacionamento. Aliás, vale uma dica. Quando o sistema de direção elétrica apresenta falha, uma luz amarela acende no painel (Leia: Significado das luzes do painel acesas em um carro), isso não significa que o motorista ficará sem controle da direção, porém ele ficará bem mais duro.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
Por se tratar de um sedã com bom espaço interno e porta-malas grande, o Toyota Yaris XS Sedã 2023 com motor 1.5L e câmbio CVT vai atender quem necessita de um automóvel para múltiplas funções, ou seja, trabalhar, levar as crianças na escola, fazer compras e como ninguém é de ferro, passear com a família nos fins de semana.
Toyota Yaris Sedã XS 2023, ele faz 9 km/L na cidade com álcool
A Toyota divulga que, o consumo de combustível do Toyota Yaris XS Sedã 2023 com etanol é de 9 km/L na cidade e 10,6 km/L na estrada. Ao usar gasolina no tanque do Yaris ele faz na cidade 12,9 km/L no ciclo urbano e 14,7 km/L no ciclo rodoviário. Sabemos que os testes de consumo feitos para validação das fabricantes de veículos seguem um padrão, porém no uso diário, as condições do terreno, condições climáticas, a maneira que o motorista dirige, o tempo que fica parado em congestionamentos, ar-condicionado ligado ou não, influenciam no resultado final. Sendo assim nesta Avaliação de AutoAgora.com.br utilizamos o sedã em várias condições de uso do dia a dia. O carro foi entregue abastecido com Etanol e o consumo obtido foi de 8,7 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada.
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
O preço do Toyota Yaris Sedã XS 2023 é R$ 106.490 na cor Branco Polar. Ao optar pela cor Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Azull Titã O Yaris Sedã XS custa R$ R$ 108.120. Já na cor Branco Lunar o preço é R$ 108.420. Além dos itens mostrados durante esta avaliação ele traz os airbags frontal (dois) e lateral (dois) para motorista e passageiro dianteiro, airbag de cortina (dois sistemas com duas bolsas cada), airbag de joelho (um) para o motorista. Câmera de ré com linhas de distância, controle eletrônico de estabilidade veicular VSC, controle eletrônico de tração TRC, desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com BAS e EBD, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, sistema de assistência ao arranque em subida HAC, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas com Top Tether. sistema de pré-colisão (PCS), alerta de evasão de faixa (LDA).
Assista o vídeo no canal AutoAgoracombr
Apesar da atual preferência por parte dos consumidores por modelos SUV’s, o Toyota Yaris XS 2023 pode atender quem necessita de carro com visual moderno, interior e porta-malas espaçoso e confortável para dirigir em qualquer situação.
Avaliação: Toyota Yaris Sedã XS 2023
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Denominação: 1.5L Dual VVT-i
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16V DOHC
Cilindrada: 1.496 cm³
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (E)/ 105 cv a 5.600 rpm (G)
Torque: 14,9 kgfm a 4.000 rpm (E)/ 14,3 kgfm a 4.000 rpm (G)
Tipo: CVT Multidrive com modo sequencial de 7 marchas
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve15″
Pneus: 185/60 R15
Comprimento: 4.425 mm
Distância entre-eixos: 2.550 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.490 mm
Porta-malas: 473 L- sem rebater os bancos
Tanque de combustível: 45 litros
Fotos: AutoAgora.com.br