BMW cria centro de reciclagem de baterias
O BMW Group está construindo um Centro de Competência de Reciclagem de Células (CRCC) na Alemanha para implementar a “reciclagem direta”.
Esse processo permite desmontar células de bateria, bem como reutilizar as matérias-primas diretamente na produção. Logo, BMW cria centro de reciclagem de baterias.
Markus Fallböhmer, vice-presidente sênior de Produção de Baterias da BMW AG, explicou que o novo CRCC adiciona mais uma etapa à experiência interna, criando um ciclo fechado para as células de bateria.
O BMW Group está investindo cerca de 10 milhões de euros na construção do CRCC, com trabalhos de instalação começando no segundo semestre de 2025. Após a conclusão, a validação do método de reciclagem será iniciada.
A reciclagem direta recupera matérias-primas valiosas como lítio, cobalto, grafite, manganês, níquel e cobre, reduzindo custos e impactos ambientais.
Este método, desenvolvido pelos especialistas do BMW Group, evita o processamento químico ou térmico e será implementado em grande escala no novo CRCC, permitindo a reciclagem de materiais na faixa de toneladas métricas de dois dígitos por ano.
O novo CRCC, com 2.200 m², será integrado à expansão de um edifício existente no parque industrial Kirchroth-Nord. A energia elétrica das células descarregadas será reutilizada nos sistemas de reciclagem e complementada com sistemas fotovoltaicos no telhado.
A propriedade intelectual do método pertence ao BMW Group, enquanto a Encory GmbH, uma joint venture com o Grupo Interzero, será responsável pela construção e operação. Cerca de 20 pessoas trabalharão no novo CRCC.