A BMW planeja lançar o primeiro elétrico de célula de combustível (FCEV) em 2028, oferecendo assim aos clientes uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões em um BMW.
O grupo BMW e a Toyota Motor Corporation estão reunindo sua força inovadora e suas capacidades tecnológicas para trazer uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível.
“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Veja mais: Veja as dicas para cuidar certo do óleo do carro
“E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível.”
Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração (Diretor Representante) da Toyota Motor Corporation, disse: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na ‘abertura tecnológica’ e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade.”
Saiba mais: SUV do pequenino smart está pronto
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração) criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio.
A BMW lançará seu primeiro modelo de produção movido a hidrogênio em 2028
Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen em todo o mundo, o BMW Group está agora se preparando para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028 com base na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em conjunto.
Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, ou seja, a BMW oferecerá um modelo existente em uma variante adicional de sistema de propulsão de célula de combustível de hidrogênio.
Como a tecnologia FCEV é outra tecnologia de veículo elétrico, o BMW Group a vê explicitamente como um complemento à tecnologia de propulsão usada por veículos elétricos a bateria (BEV) e ao lado de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão juntos há mais de uma década de colaboração confiável e bem-sucedida. Com base nisso, as empresas agora estão estendendo sua cooperação para acelerar a inovação de sistemas de trem de força de célula de combustível de próxima geração e serem pioneiras nessa nova tecnologia.
O caminho para concretizar todo o potencial da mobilidade de hidrogênio inclui seu uso em veículos comerciais e o estabelecimento de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade, incluindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio. Reconhecendo a natureza complementar dessas tecnologias, o BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão apoiando a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria.