BMW usa óleo térmico ajudar aquecimento da cabine de pintura

Participação do etanol de milho cresce no Brasil
Participação do etanol de milho cresce no Brasil
14/08/2025
BYD e GWM se comprometem com fornecedores locais
BYD e GWM se comprometem com fornecedores locais
21/08/2025
BMW usa óleo térmico ajudar aquecimento da cabine de pintura

BMW usa óleo térmico ajudar aquecimento da cabine de pintura

BMW usa óleo térmico ajudar aquecimento da cabine de pintura. O sistema faz parte dos esforços para descarbonizar a produção de veículos.

Com isso, o projeto-piloto recentemente concluído na planta de Regensburg, Alemanha, demonstra como essa transição pode ser simplificada e acelerada.

O ponto-chave está no sistema de óleo térmico, que por meio da transferência de calor, permite que a geração seja dissociada do restante dos componentes.

Ou seja, possibilitando, por exemplo, o fornecimento de energia para as linhas de pintura.

BMW usa óleo para autoaquecimento em oficina

Agora, as oficinas de pintura já podem operar com energia renovável, mesmo que o aquecimento a gás ainda não esteja disponível.

Sistema oferece uma solução intermediária

A rede elétrica, hoje, não está equipada para atender à alta demanda de energia de uma oficina de pintura totalmente eletrificada, principalmente devido aos processos de secagem.

Portanto, um sistema a óleo térmico que também pode operar com gás surge como uma solução intermediária.

Com isso, a equipe do projeto-piloto de Regensburg aproveitou a parada técnica de produção para instalar a tecnologia de óleo térmico. Em apenas alguns dias, substituiu-se o equipamento de secagem a gás utilizado em uma das três linhas de pintura de acabamento por um sistema de óleo térmico aquecido eletricamente.

Segredo está na transferência do calor pelo óleo

A principal inovação está no uso da nova unidade de aquecimento elétrico para transferir calor ao óleo térmico, em vez de aquecer diretamente o ar ao redor das carrocerias na câmara de secagem após a aplicação da tinta.

O óleo aquecido circula em um circuito fechado e, em uma segunda etapa, aquece o ar da câmara de secagem por meio de trocadores de calor. Por fim, o óleo térmico em circulação atinge temperaturas de várias centenas de graus Celsius e, ao contrário da água, mantém-se estável mesmo em temperaturas elevadas.

BWW estima que a redução de energia ficou em 40%

Sempre que há geração de calor residual, ele é recuperado e reutilizado como calor de processo. Isso reduz a temperatura do ar de exaustão liberado pelo telhado do galpão.

Como resultado dessas medidas de modernização, o consumo total de energia do equipamento de secagem foi reduzido em aproximadamente 40%.

A adoção do aquecimento por óleo térmico, combinada com a melhora energética, permite reduzir cerca de 480 toneladas de CO₂ ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *