Após um recorde de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anuncia agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul.
O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.
“O BMW Group está comprometido com o Brasil, o país líder em vendas para a marca BMW na América Latina. Em 2023, a BMW foi líder do segmento Premium no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 15.113 unidades vendidas (+9,8% em relação a 2022). Agora, vamos subir a barra para continuar moldando o futuro da Mobilidade Premium, de forma eletrificada”, diz Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
Leia mais: Nissan lança furgão com autonomia de 460 quilômetros
“No BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado. No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano.”
Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, diz: “O BMW Group está comprometido com a abertura tecnológica. Nesse contexto, os PHEVs são, e continuarão sendo, um elemento importante de nossa oferta tecnológica. E o BMW X5 trará sua tecnologia PHEV de ponta para uma linha de produção na região da América do Sul pela primeira vez”.
E o executivo acrescenta: “A planta Araquari possui uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto período, dependendo da demanda do mercado. Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group. Este é um presente único para a planta, que celebrará seu 10º aniversário em outubro”.
Leia mais: Vendas financiadas crescem 30,7%
O BMW Group possui a maior fábrica de carros premium da América do Sul e agora também será a primeira a produzir modelos Premium híbridos plug-in na América do Sul.
A Planta Araquari continua firme em seu objetivo de ser mais sustentável e expandiu recentemente a área coberta de painéis fotovoltaicos localizados no prédio de montagem final. Cerca de 20% da área do telhado é coberta por painéis solares, totalizando 1.902 painéis que cobrem uma área de 9.940 m². A energia gerada atingiu o equivalente a cerca de 650 unidades produzidas exclusivamente por energia solar, em uma produção de 11.000 veículos. Antes da última expansão, a marca tinha cerca de 300 unidades feitas com energia solar.