Brasil registrou recorde de blindagens em 2023

Função do sistema de freios hidráulicos, pastilhas e disco
Espessura do disco afeta eficiência dos freios
09/04/2024
O Código de Trânsito Brasileiro permite que tanto os agentes de trânsito municipais como os estaduais apliquem multas, mas projeto propõe mudanças no cumprimento das normas. Com isso, agentes municipais podem ser impedidos de multar.
Indicação do Real Infrator
12/04/2024

Brasil registrou recorde de blindagens em 2023

As boas notícias para o segmento de blindagem são com relação aos produtos utilizados para a blindar um carro, que vem se aperfeiçoando com relação ao peso e a qualidade

O Brasil registrou um novo recorde de blindagens de carros em 2023. Dados divulgados pela Abralin (Associação Brasileira de Blindagem), mostra que o setor teve um aumento de 13% sobre o ano de 2022 e estima que 340 mil carros tenham a proteção no país. Com o crescimento pela procura deste serviço e o aumento no setor de compra e venda de veículos novos e usados o segmento está aquecido.

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Altis Hibrido Flex

As boas notícias para o segmento de blindagem são com relação aos produtos utilizados para a blindar um carro, que vem se aperfeiçoando com relação ao peso e a qualidade. Estão cada vez mais leve, utilizando de uma alta tecnologia e com a mesma proteção balística de anos anteriores.

Outro desafio que o setor de blindagem está enfrentando são com relação aos novos carros elétricos, devido ao uso de baterias que fez com que o setor desenvolvesse um modelo de blindagem para estes modelos que não interferisse no funcionamento e nem no desempenho do veículo.

Leia mais: Mitsubishi lança L200 Triton Sport Outdoor GLS

Trata-se de um cenário irreversível e um desafio totalmente palpável. De janeiro a março, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090 e bateram mais um recorde, com aumento de 145% sobre o período homólogo (14.786).

Os 13.613 emplacamentos de março representam um crescimento de 127% sobre março de 2023 (5.989). Em relação a fevereiro de 2024 (10.451), o aumento foi de 30%. 

Leia mais: Novo Spin: Anti-SUV chega como monovolume com alma de perua

“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.

Para o empresário Alberio José Ribeiro Junior, fundador da Army Blindagens, há outros problemas além da questão técnica da eletrificação: “A concorrência vem crescendo e com isso vem prejudicando também o mercado, pois os custos para blindagem do veículo são bem altos e para poder vender acabam praticando preços menores do que deveriam ser aplicados e isso além de deixar o setor com uma concorrência desleal, coloca em risco a qualidade do serviço e a vida do motorista. Com a alta demanda pela procura dos consumidores por veículos blindados, a mão de obra para a realização deste serviço está cada vez mais escassa e os profissionais são disputados no setor e os valores pagos para estes profissionais estão bem acima do valor praticado no setor automobilístico, em geral.”

O empresário salienta a importância de alguns conhecimentos que o cliente precisa ter na hora de escolher pela compra de um carro blindado: “Caso o carro escolhido tenha mais de 5 anos é necessário fazer a revisão da blindagem para manter o nível de proteção, principalmente na parte transparente do veículo que são os vidros. Não é aconselhável blindar carro com mais de 10 anos. Importante o cliente procurar por uma empresa que seja cadastrada no Siscab, para poder emitir a declaração de blindagem.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *