A BYD lançou no Brasil uma solução completa de carregadores. Trata-se de um ecossistema de carregadores rápidos e ultrarrápidos que dão início a uma nova modalidade de vendas e negócios.
O lineup conta com dois carregadores – o AC (corrente alternada), de 7 Kw/h e 22 Kw/h, e os modelos DC (corrente contínua) de 60 kW, 120 kW, 180kW, além do Grid Zero, de 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias criadas pela própria empresa para ser mais barato, seguro e eficiente. Os modelos serão comercializados em duas linhas de mercado: residenciais e públicos.
Leia mais: Mitsubishi lança L200 Triton Sport Outdoor GLS
“A BYD tem como missão incentivar o uso de tecnologias que não poluam. É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo” afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
O Grid Zero, é um modelo de ultra tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada. Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, ele consome somente 60 kW da rede. No momento em que não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria.
Leia mais: Nissan lança furgão com autonomia de 460 quilômetros
“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, explica Rodrigo Garcia, gerente sênior de P&D da BYD Energy.
“Os modelos contam com alta qualidade, resistência e durabilidade, próprios para operações comerciais. Podem ficar em funcionamento 24 horas por dia. São carregadores muito eficientes, que terão os principais recursos para desenvolvimento nas plataformas existentes, e a possibilidade de novas ferramentas no futuro”, completa o executivo.
A eficiência pode ser comprovada por alguns dados. Com um carregador rápido de 60 kW, por exemplo, é possível recuperar de um BYD Dolphin de 30% até 80% em apenas 30 minutos. Já com o carregador rápido de 150 kW, a bateria de um BYD Seal vai de 30% até 80% em apenas 25 minutos.