BYD registra maior desembarque de veículos da história do Brasil

Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro
Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro
02/06/2025
Fenbrave divulga os mais vendidos
Motos e autos vão bem, pesados não em maio de 2025
05/06/2025
Importados Abeifa fecham semestre com alta de 31,3%

Importados Abeifa fecham semestre com alta de 31,3%

BYD registra maior desembarque de veículos da história do Brasil. O país registrou a maior operação de desembarque de veículos de sua história com a chegada do navio BYD Shenzhen ao porto de Itajaí (SC).

A embarcação, da BYD, trouxe mais de 7 mil carros híbridos e elétricos, todos da marca BYD, que serão descarregados em cinco dias.

Segundo o superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos, o feito marca um momento de virada para a infraestrutura portuária da cidade.

Movimento crescente das importações reacende pressão por tarifa

O desembarque em Itajaí repete uma movimentação de fevereiro, quando outro navio da BYD chegou à Vitória (ES) com 5,5 mil veículos eletrificados.

Na ocasião, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) reagiu ao crescimento das importações e intensificou os pedidos de Impostos.

Apesar da pressão da indústria local, o governo federal mantém o cronograma de reajuste tarifário definido no fim de 2023. A partir de julho de 2025, as alíquotas subirão para 30% nos híbridos convencionais, 28% nos híbridos plug-in e 25% nos modelos 100% elétricos.

Operação em Itajaí representa avanço logístico e expansão da BYD

A operação em Itajaí consolida a estratégia da BYD de ampliar sua presença no mercado brasileiro por meio de uma logística integrada e maior autonomia no transporte de seus veículos. A movimentação robusta também reforça o potencial de expansão do porto catarinense, que busca se reposicionar como hub de carga de alto valor agregado após anos de estagnação.

Com a chegada do BYD Shenzhen, a montadora chinesa segue acelerando sua ofensiva no Brasil, onde pretende não apenas ampliar as vendas, mas também consolidar a cadeia de distribuição de veículos eletrificados em um momento de transição da mobilidade nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *