Caminhão autônomo e elétrico entra em testes

Novo Renault Kangoo chega ao Brasil
Novo Renault Kangoo chega ao Brasil
17/05/2024
Unimog é atração em feira na Alemanha
Unimog é atração em feira na Alemanha
22/05/2024

Caminhão Freightliner eCascadia é elétrico e autônomo

Caminhão autônomo e elétrico entra em testes

A Daimler está desenvolvendo um caminhão Freightliner eCascadia movido a energia elétrica e com tecnologia de condução autônoma integrada de Nível 4

O caminhão Freightliner eCascadia movido a energia elétrica e com tecnologia de condução autônoma integrada de Nível 4 está em fase de testes.

Embora ainda seja um projeto de pesquisa e de engenharia avançada, o autônomo tem potencial para evoluir e entrar em produção.

Leia mais: Saiba declarar seu veículo no IR

“Ao combinar tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto, estamos testando soluções para desafios que nossos clientes provavelmente enfrentarão no futuro”, disse John O’Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America.

Joanna Buttler, Chefe do Grupo Global de Tecnologia Autônoma da Daimler Truck, acrescentou: “Juntamente com a Torc, estamos fazendo progressos significativos na introdução de caminhões autônomos nos EUA até 2027. Embora tenhamos como alvo caminhões autônomos com tecnologia de propulsão convencional para este primeiro lançamento no mercado, sempre olhamos mais para o futuro. Empregaremos uma abordagem iterativa para o desenvolvimento, teste e otimização de tecnologia elétrica autônoma, enquanto exploramos os casos de uso mais promissores em colaboração com nossos clientes de frota.”

Como é a versão elétrica do caminhão da Daimler?

O Freightliner eCascadia elétrico entrou em produção em 2022 e já atingiu 6 milhões de milhas no mundo real em mais de 55 frotas nos Estados Unidos.

Trata-se de um caminhão Classe 8 com emissão zero, projetado para fornecer produtividade ideal para frotas que buscam fazer a transição para tratores eficientes e com emissão zero.

Leia mais: Preço do novo Chevrolet Spin 2025

A bateria pode ser recarregada até 80% da capacidade em apenas 90 minutos. Várias opções de bateria e eixo motor estão disponíveis, proporcionando um alcance de até 370 km, dependendo da configuração específica.

O motor tem potência equivalente a 470 cv e capacidade de carga, peso bruto total combinado (PBTC), de 37 toneladas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *