A picape média Chevrolet ganhou motor de 206 cv importado dos EUA. Ele usa injeção direta de combustível e aceita gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção
Por: Edison Ragassi
Em Puerto Iguazú, na Argentina, dia 24/09, a imprensa especializada brasileira conheceu a linha S10 2015. A picape média mais vendida do Brasil recebeu uma versão de motor Flex ECOTEC 2.5L SIDI (Spark Ignition Direct Injection). Ele usa injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e bloco em alumínio com camisa em ferro fundido nodular. Eixo balanceador, pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do motor e sistema de partida a frio sem tanquinho.
O combustível é injetado com altíssima pressão diretamente na câmara de combustão. Dessa forma, com a compressão, o ar lá dentro se aquece e vaporiza o etanol e a gasolina. Para garantir a total eficiência do processo, a picape possui duas bombas de combustível, uma no tanque e outra no cabeçote de alta pressão.
Diferente de outras montadoras que compram o sistema de um fabricante como Bosch, Delphi, Magneti Marelli, a General Motors desenvolveu tecnologia própria e adquiri os bicos injetores e bomba de alta de sistemistas.
A Chevrolet também incluiu a transmissão manual de 6 marchas e a opção de tração 4X4, antes disponível apenas nas configurações a diesel. As suspensões dianteira e traseira foram recalibradas para deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta, assim, as buchas passaram a ter maior rigidez.
No interior, a picape ganhou reforços no isolamento acústico da cabine, adoção de novos materiais de acabamento no painel e, dependendo da versão, equipamentos de série adicionais.
Assim, são duas opções de carroceria (simples e dupla), duas de tração (4X2 e 4X4), três de transmissão (manual de 5 ou de 6 e automática de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de motorização (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel), o que totaliza 14 pacotes.
A versão de entrada LS cabine simples, com 1.031 kg de capacidade de carga conta com itens como ar-condicionado e computador de bordo. Esse acabamento está disponível na cabine dupla, nas configurações 2.4 flex ou 2.8 Turbodiesel, com tração 4X2 e 4X4.
Já a opção intermediária LT é oferecida apenas com carroceria de cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou automática). Os propulsores são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, ambos com opção de tração 4X2 ou 4X4. Conjunto elétrico de travas e vidros, controlador de velocidade, sistema multimídia Chevrolet MyLink, coluna de direção regulável em altura e rodas de liga leve são itens de série.
Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ tem ainda faróis tipo projetor, lanterna de LED, rodas aro 17, sensor de estacionamento, navegador por GPS, bancos em couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives, entre outros.
Com estas modificações, a Chevrolet pretende continuar na liderança do segmento, pois oferece versões para vários tipos de usuários. Confira abaixo a tabela de preços de todas as opções da S10.
Preços sugeridos versões S10 2015
*MT5= manual de 5 marchas/ MT6= manual de 6 marchas/ AT6= automático de 6 marchas
S10 2.4 flex MT5 4×2 LS cabine simples R$ 69.800
S10 2.4 flex MT5 4×2 LS cabine dupla R$ 78.200
S10 2.5 flex MT6 4×2 LT cabine dupla R$ 86.400
S10 2.5 flex MT6 4×4 LT cabine dupla R$ 92.400
S10 2.5 flex MT6 4×2 LTZ cabine dupla R$ 97.700
S10 2.5 flex MT6 4×4 LTZ cabine dupla R$ 103.700
S10 2.8 diesel MT6 4×4 LS cabine simples R$ 98.300
S10 2.8 diesel MT6 4×4 LS cabine dupla R$ 108.300
S10 2.8 diesel MT6 4×2 LT cabine dupla R$ 111.500
S10 2.8 diesel AT6 4×2 LT cabine dupla R$ 115.000
S10 2.8 diesel MT6 4×4 LT cabine dupla R$ 121.800
S10 2.8 diesel AT6 4×4 LT cabine dupla R$ 124.900
S10 2.8 diesel AT6 4×2 LTZ cabine dupla R$ 131.000
S10 2.8 diesel AT6 4×4 LTZ cabine dupla R$ 142.400