Cinco tendências do mercado de autos. Após um período de crise marcado por escassez de semicondutores e retração nas vendas, o setor viu uma recuperação gradual, impulsionada pelos avanços na indústria e pelos incentivos do governo.
O resultado foi o crescimento de 12% em 2023 nas vendas em comparação com 2022. Segundo o balanço da Fenabrave, no ano passado foram emplacadas 4,1 mil unidades contra 3,6 mil em 2022.
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Dados da Anfavea mostram que o país registrou um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades por dia apenas em novembro.
Para 2024, o desafio de alcançar números positivos será ainda maior e estarão na frente as concessionárias alinhadas com as tendências digitais que norteiam o setor.
1. Consumidor no centro do mundo:
A chave para garantir a fidelidade e o sucesso duradouro nas relações da marca com o cliente é otimizar processos, implementar novas ferramentas e adaptar-se às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line. Para Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional.
2. Serviços dentro do multiverso
O sucesso das concessionárias está intrinsecamente ligado à sua capacidade de inovação. Estar pronto para oferecer serviços multicanais de ponta a ponta é o alicerce da competitividade no cenário automotivo moderno. “A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Uma alternativa são os chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), que permitem personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva”, detalha o head comercial da Dealersites. Na avaliação de Pavesi, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica enfrentar diversos desafios, sendo que seguir as principais tendências com rapidez já não é mais o suficiente.
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3. Carro tão rápido quanto o Mercado Livre
A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. O conceito de comprar, alugar ou vender veículos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Antigamente, as concessionárias precisavam manter uma variedade de modelos em estoque, mas hoje em dia, os vendedores veem na internet uma forma de driblar a concorrência.
4. Cibersegurança como prioridade
Num cenário em que mobilidade e digitalização caminham lado a lado, a cibersegurança no setor automotivo torna-se uma prioridade inegável. Para além dos sites das concessionárias, a preocupação se volta também para os veículos modernos, equipados com tecnologias avançadas e sistemas interconectados. Assim, os players automotivos devem considerar a segurança digital durante todo o ciclo de vida dos produtos, não se limitando ao processo de venda do carro.
5. Inovação como palavra de ordem
Nesse contexto de rápidas transformações, a inovação destaca-se como a palavra de ordem para o setor automotivo. A mudança de postura dos consumidores, aliada à necessidade do mercado de direcionar seu olhar para a digitalização, exige a identificação de novas oportunidades de negócios e ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de aproximar as empresas de seus potenciais clientes.