Stellantis lança plataforma com autonomia de 800 km

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Stellantis STLA Large Platform Side

Stellantis STLA Large Platform Side

Stellantis lança plataforma com autonomia de 800 km

STLA Large nativa BEV tem máxima flexibilidade para cobrir leque amplo de veículos

A Stellantis apresentou o STLA Large, plataforma altamente flexível e nativa do BEV que é a base para uma ampla gama de veículos futuros para os mercados globais.

Os veículos de tamanho real baseados no STLA Large são o núcleo da demanda dos clientes nos principais mercados globais e serão usados primeiro no mercado norte-americano e nas marcas Dodge, Jeep, seguidos por outras marcas, incluindo Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. Serão oito veículos lançados de 2024 a 2026.

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A plataforma STLA Large foi projetada com flexibilidade de tecnologia que permite diversidade de veículos e qualidade a partir de um conjunto básico de componentes, juntamente com processos de fabricação robustos e econômicos que podem ser duplicados em várias fábricas de montagem.

Stellantis STLA Large Platform Side

Stellantis STLA Large Platform Side

“Nossas metas para nossas plataformas STLA são ambiciosas, mas é isso que nossos clientes precisam de nós hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais, atenderá aos clientes de cada uma de nossas marcas icônicas. A flexibilidade e agilidade desta plataforma é a sua marca registada e será uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte.”

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A STLA Large é uma das quatro plataformas globais de BEV que sustentam os produtos futuros da empresa. A segunda plataforma será revelada em julho de 2023. 

A flexibilidade inerente da plataforma permite que engenheiros e projetistas ajustem a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Uma variedade de módulos de suspensão e suportes do trem de força podem ser empregados para atender aos objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem condução, manuseio e conforto. Os engenheiros podem ajustar dimensões-chave, como o eixo dianteiro à extensão do assoalho, o balanço dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para ajustar as capacidades e o desempenho do veículo.

Abraçando a importância de equilibrar autonomia e custo, a plataforma inclui inicialmente opções de baterias com classificações energéticas entre 85 e 118 quilowatts-hora (kWh). A STLA Large visa uma autonomia total de 800 km ou 500 milhas para sedãs e foi projetada para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando elas atingirem a prontidão de produção.

A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de fornecer aceleração de 0-100 km/h (62 mph) na faixa de 2 segundos. O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh por minuto à bateria de 800 volts.

O STLA Large também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo. 

Principais métricas STLA Large:

  • Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)
  • Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)
  • Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)
  • Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)
  • Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)

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