A Stellantis apresentou o STLA Large, plataforma altamente flexível e nativa do BEV que é a base para uma ampla gama de veículos futuros para os mercados globais.
Os veículos de tamanho real baseados no STLA Large são o núcleo da demanda dos clientes nos principais mercados globais e serão usados primeiro no mercado norte-americano e nas marcas Dodge, Jeep, seguidos por outras marcas, incluindo Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. Serão oito veículos lançados de 2024 a 2026.
Leia mais: Stellantis adquire a rede DPaschoal
A plataforma STLA Large foi projetada com flexibilidade de tecnologia que permite diversidade de veículos e qualidade a partir de um conjunto básico de componentes, juntamente com processos de fabricação robustos e econômicos que podem ser duplicados em várias fábricas de montagem.
“Nossas metas para nossas plataformas STLA são ambiciosas, mas é isso que nossos clientes precisam de nós hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais, atenderá aos clientes de cada uma de nossas marcas icônicas. A flexibilidade e agilidade desta plataforma é a sua marca registada e será uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte.”
Leia mais: Veja as dicas de off-road elaboradas pelos pilotos da Dakar
A STLA Large é uma das quatro plataformas globais de BEV que sustentam os produtos futuros da empresa. A segunda plataforma será revelada em julho de 2023.
A flexibilidade inerente da plataforma permite que engenheiros e projetistas ajustem a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Uma variedade de módulos de suspensão e suportes do trem de força podem ser empregados para atender aos objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem condução, manuseio e conforto. Os engenheiros podem ajustar dimensões-chave, como o eixo dianteiro à extensão do assoalho, o balanço dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para ajustar as capacidades e o desempenho do veículo.
Abraçando a importância de equilibrar autonomia e custo, a plataforma inclui inicialmente opções de baterias com classificações energéticas entre 85 e 118 quilowatts-hora (kWh). A STLA Large visa uma autonomia total de 800 km ou 500 milhas para sedãs e foi projetada para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando elas atingirem a prontidão de produção.
A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de fornecer aceleração de 0-100 km/h (62 mph) na faixa de 2 segundos. O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh por minuto à bateria de 800 volts.
O STLA Large também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo.