Como as concessionárias avaliam seminovos na hora da troca?
Como as concessionárias avaliam seminovos na hora da troca?
Quem está por dentro do mercado de seminovos em BH sabe que as opções disponíveis são bem amplas, mas ainda assim, tem gente que prefere pegar um veículo novo.
Para aumentar ainda mais as vendas, muitas concessionárias aceitam um carro usado na troca, e se ele for mais barato, o comprador paga apenas a diferença.
Antes de aceitar a troca, a concessionária fez uma boa vistoria para ver se o veículo está em boas condições.
Essa ação serve para que a loja consiga saber o valor de mercado aproximado do veículo e possa comprá-lo por um valor justo.
A avaliação leva diversos pontos em consideração, como por exemplo, a quilometragem do veículo, histórico de acidentes, demanda, entre outros pontos.
Quer entender como as concessionárias fazem uma avaliação veicular? Então continue acompanhando este artigo!
Antes de entrarmos de vez no assunto, é importante ter em mente quem faz uma avaliação de veículo seminovo.
Ela normalmente é realizada por um avaliador técnico (também conhecido como Perito em Seminovos), que possui treinamento especializado para avaliar carros usados.
Além disso, o próprio consultor de vendas da concessionária também pode realizar a avaliação, o que é algo bem comum em algumas lojas.
Caso queira ou ache necessário, é possível contratar um avaliador técnico depois da consulta do lojista.
Outra forma de realizar uma avaliação veicular é através de plataformas online, que são muito usadas por concessionárias.
Esses aplicativos ajudam a estimar um preço de mercado em tempo real, usando como base as vendas reais e lances em leilões.
Portanto, um avaliador técnico vai fazer uma análise minuciosa do seu veículo, enquanto um lojista pode iniciar essa checagem e os aplicativos podem ser uma boa referência para saber o preço do automóvel em questão.
Agora que você já sabe quem faz, chegou a hora de entender mais sobre como a avaliação de um veículo seminovo é feita.
Como falamos acima, existem vários fatores que são levados em consideração na hora de avaliar um veículo, as quais você pode conferir abaixo.
Em primeiro lugar, o avaliador fará uma boa inspeção visual do veículo, para observar se a lataria está amassada, arranhada ou enferrujada.
Além disso, o profissional também vai verificar se a pintura do carro é original (pois repinturas podem desvalorizar) e também checar o interior do carro, como o banco, painel, forro entre outros espaços.
Depois de terminar a inspeção visual, chegou a hora de dar uma boa olhada na parte mecânica do veículo.
O avaliador vai checar como estão as peças internas e de baixo do carro, como por exemplo, o motor, volante, câmbio, freios, suspensão, etc.
Não esqueça de apresentar o histórico do veículo, principalmente das manutenções, para mostrar que o carro sempre foi muito bem cuidado.
Com toda a certeza, a quilometragem é um dos pontos mais importantes em qualquer avaliação veicular.
Quanto mais um carro tiver rodado, mais desgastado suas peças estão, o que diminui o valor de venda do automóvel.
Portanto, carros com quilometragem baixa tendem a ser mais caros pois seus componentes estão mais novos e menos usados.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas possui uma tabela, chamada de Tabela Fipe, que mostra o valor de praticamente todos os modelos de carros comercializados no Brasil.
Apesar de não representar o valor de mercado, ela é um ótimo parâmetro para ver a valorização e desvalorização dos veículos.
Por isso, a Tabela Fipe é muito usada em avaliações de veículos, tendo em vista que ela dá uma boa base de quando o carro custa na hora da venda.
Por último, mas não menos importante, a demanda também é extremamente importante para qualquer avaliação de carros.
Isso acontece porque um veículo que está com uma procura alta costuma ser mais caro, enquanto os menos procurados acabam tendo uma desvalorização.
E aí, gostou do artigo? Então compartilhe ele em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como as concessionárias avaliam seminovos na hora da troca!
Acesse também no página de Avaliações, onde você encontra informações de automóveis desde 2007 e pode ajudar na escolha de um automóvel usado ou seminovo.